Lúcia Alves

Defesa, 27 anos,
Portugal
Estatísticas: 5 épocas, 151 jogos, 21 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (4), Supertaça (3)

TeamRocket37

Citação de: Gradinni em 16 de Setembro de 2020, 16:26
Citação de: BlankFile em 16 de Setembro de 2020, 16:07
Convenhamos que a rapariga não mostrou nada de especial no Benfica... tem que fazer mais, se futuramente quiser agarrar um lugar.

Pelo menos no Valadares terá bons minutos.
Se nao tem oportunidades é dificil mostrar algo de especial.
E depois ser da agência que é tambem nao ajuda...

Foi decisão da jogadora.

Gradinni

Citação de: TeamRocket37 em 16 de Setembro de 2020, 16:34
Citação de: Gradinni em 16 de Setembro de 2020, 16:26
Citação de: BlankFile em 16 de Setembro de 2020, 16:07
Convenhamos que a rapariga não mostrou nada de especial no Benfica... tem que fazer mais, se futuramente quiser agarrar um lugar.

Pelo menos no Valadares terá bons minutos.
Se nao tem oportunidades é dificil mostrar algo de especial.
E depois ser da agência que é tambem nao ajuda...

Foi decisão da jogadora.
E fez ela bem.
Com esta mudança de formato na Champions ainda mais compreensivel se torna.
Mas tenho pena é de ver jogadoras bastante piores que ela a ficarem no plantel e ela nao

anarcos

O maior flop da passada temporada na nossa equipa. (E digo-o porque eu próprio esperava muito mais dela.)
Destacou-se nas 2 primeiras jornadas da Liga BPI, onde marcou todos os seus 5 golos (contra 2 das equipas mais fracas que tivemos como adversários).
A partir daí, eclipsou-se quase completamente. E oportunidades não faltaram (quando não foi titular, foi de longe a suplente com maior utilização, a opção que mais vezes saía do banco.)
Não fosse a prematura saída de Julia e Thembi, e suspeito que teria sido ela uma das dispensadas. (Outra seria a Evy.)

Poderá ser um daqueles casos de jogadoras que não resultam em equipas "grandes" (de posse de bola e ataque continuado durante mais de 80 minutos).
Certamente voltará a render no Valadares, mas não tenho muitas expectativas num eventual regresso em 2021, já quase com 24 anos e vinda novamente de uma equipa onde vai praticar o tipo de jogo com que cá não singrou. E porque vai encontrar, por ex, Kika e Lara potenciadas com 1 ano de experiência na 1ª Liga.

Gradinni

Citação de: anarcos em 17 de Setembro de 2020, 02:39
O maior flop da passada temporada na nossa equipa. (E digo-o porque eu próprio esperava muito mais dela.)
Destacou-se nas 2 primeiras jornadas da Liga BPI, onde marcou todos os seus 5 golos (contra 2 das equipas mais fracas que tivemos como adversários).
A partir daí, eclipsou-se quase completamente. E oportunidades não faltaram (quando não foi titular, foi de longe a suplente com maior utilização, a opção que mais vezes saía do banco.)
Não fosse a prematura saída de Julia e Thembi, e suspeito que teria sido ela uma das dispensadas. (Outra seria a Evy.)

Poderá ser um daqueles casos de jogadoras que não resultam em equipas "grandes" (de posse de bola e ataque continuado durante mais de 80 minutos).
Certamente voltará a render no Valadares, mas não tenho muitas expectativas num eventual regresso em 2021, já quase com 24 anos e vinda novamente de uma equipa onde vai praticar o tipo de jogo com que cá não singrou. E porque vai encontrar, por ex, Kika e Lara potenciadas com 1 ano de experiência na 1ª Liga.

Que a Kika e a Lara têm muito mais potencial que ela, isso não duvido. E ate que no proximo ano poderão ja estar a frente dela numa "hierarquia" para a posição. Agora, com as limitações de estrangeiras existentes acho que ela é uma excelente opção de plantel.

Quando dizes "quando ela nao foi titular" e dpois vai-se a ver o teu proprio quadro e ve-se que ela fez 90 mins em apenas 2 jogos na epoca toda, apesar de pelo menos metade da concorrência ser de um nivel muito baixo, para mim ta tudo dito.
Eu tambem esperava mais dela e acredito que ainda pode ser um elemento de plantel muito util. E volto a afirmar que para mim é muito melhor que a Evy e a Jassie, que ainda por cima contam como estrangeiras, e que por ca continuam

anarcos

Marcou o 1º golo do Valadares na vitória por 5-1 sobre o Cadima.

anarcos

Titular, fez 81 minutos na vitória em Fiães por 1-4.

anarcos

Lúcia Alves bisa e volta a ganhar confiança

Cedida pelo Benfica, a atacante do Valadares Gaia explica-nos os contornos curiosos dos dois golos

Foi só um empate, mas com sabor especial. O Valadares esteve a perder por 2-0 com o Clube Albergaria, mas na segunda parte Lúcia Alves bisou, o que rendeu um ponto à formação de Nuno Pereira, importante para permanecer no top-4 da zona norte da Liga BPI.

Lúcia Alves, que está de volta a uma casa que bem conhece, pois representou o Valadares entre 2017 e 2019, falou com o Lado F sobre esta partida.

"Sabíamos que ia ser um jogo bastante complicado e que nos prejudicou foi entrar em campo um pouco adormecidas. Não tivemos aquela capacidade de entrar e matar como nos dois anteriores jogos. Fomos surpreendidas e fomos atrás do prejuízo e comemos a relva", diz a atacante portuguesa, que voltou a marcar de cabeça, o que não sucedia desde 2018/19.

Esse primeiro golo aos 67′ até teve uma peripécia. "Eu ganhei a bola, faço o passe para a Keisy, mas pensei que ela ia meter logo a bola e ela andou às fintinhas e fiquei meio chateada. Mas conseguiu cruzar, embora já não estivesse à espera e depois foi só encostar. Só pensei em agarrar a bola para recomeçarmos, nem pensei no golo", conta.

Aos 87′, aconteceu o momento alto da tarde, com um remate extraordinário de Lúcia depois de deixar para trás duas rivais.

"Estava com aquela raiva de ajudar a equipa e pensar 'não podemos perder este jogo', porque a luta pelo top-4 está muito renhida e ao primeiro deslize, sai-se logo dos quatro primeiros lugares. Nunca desisto e fui feliz, porque nem sou muito de chutar de longe. Gosto de meter as bolas nas minhas colegas e fazer jogar. Vi que tinha espaço e que a guarda-redes estava um pouco adiantada e ao ver a bola entrar, pensei 'Lúcia não podes festejar', porque era só o empate, mas quando vi as colegas e treinador a virem na minha direção festejei.

Parecia que tínhamos ganho sei lá o quê... Foi um golo bonito e o festejo também e no fundo, o futebol é emoção", destaca, acrescentando que o golo foi dedicado a uma amiga que estava na bancada.

Lúcia Alves domina a bola

"Ela no início teve uma conversa comigo, a dizer que eu tinha que ganhar confiança e que tinha de ser a Lúcia que resolvia o jogo. E assim foi", revelou, lembrando que tem sempre os pais no pensamento quando fatura. "Então se meu pai estiver lá, é raro as vezes em que não marco".

Com três golos em quatro desafios, Lúcia não descarta igualar os 18 tentos de 2018/19, mas pensa mais no coletivo. "Prefiro ganhar do que marcar. Se marcar, perfeito. Ponho a equipa em primeiro e se estivermos na fase de campeão ficarei realizada. E depois, os golos acabam por sair", afirma Lúcia, uma falsa nove no Valadares. "Ando pelo campo inteiro. Venho buscar jogo e faço o último passe".

Grata ao Benfica

Foi no Valadares que deu nas vistas e saltou para o Benfica na época passada. Agora, volta por empréstimo ao Norte e não se arrepende. "Muita gente acha que foi um passo atrás, mas sinto que foi um impulso, uma corda para me ajudar a subir sem parar. Disse que precisava de ganhar confiança de novo e nesse aspeto, o Benfica foi incrível comigo. Disseram que iriam ajudar e estariam sempre comigo, porque quando fui para o Benfica, sabia que nada estava garantido e até comecei com tudo, mas depois fui-me abaixo e agora precisava de voltar a ser a Lúcia de novo. O segredo para um jogador estar bem é quando psicológico funciona", refere, sem esconder o amor pelo Valadares e Benfica, o clube de coração.

https://ladof.pt/2020/10/19/lucia-alves-bisa-e-volta-a-ganhar-confianca/

Notguilty

preferia que tivesse ficado no plantel em vez da Carlota Cristo

anarcos

"Quero muito ajudar o Valadares para depois regressar ao Benfica"

Lúcia Alves, jogadora cedida pelo Benfica ao Valadares

Um ano após ter rumado ao Benfica, Lúcia Alves voltou a Valadares, por empréstimo. Esta época já soma três golos pela formação de Gaia, equipa que se estreou na Liga BPI na época 2017/2018.

Com a ambição de regressar à sua melhor forma, a avançada Lúcia Alves, de 23 anos, contou a O JOGO a passagem pelo Benfica e o regresso ao Valadares, equipa da zona norte da Liga BPI.

Quando é que percebeu que o futebol seria o seu futuro?

- Comecei a jogar futebol em equipas mistas com seis anos. Como naquela altura não havia equipas de futebol feminino optei pelo futsal, onde estive três anos. Depois o Paredes - que foi o clube onde iniciei com os rapazes - criou o feminino e mudei para lá sem pensar duas vezes.

Quais são as principais diferenças entre as duas modalidades?

- O futsal é uma excelente escola para começarmos. Consegui evoluir a minha técnica. No futsal acho que a técnica é muito mais trabalhada. Já no futebol, são dados outros destaques à velocidade em distância e à visão de jogo. Por isso é que optei pelo futebol, a velocidade é a minha melhor característica.

Chegou à Liga BPI em 2017, pelo Valadares. Como é que foi a estreia no principal escalão?

-Quando surgiu a proposta nem pensei duas vezes. Fosse para a primeira ou para a segunda equipa, era uma grande oportunidade. Na altura era para a equipa B, mas o primeiro treino que fiz foi na equipa principal, e o míster Barreto gostou e disse que eu iria ficar na equipa A.

Foi o rendimento demonstrado no Valadares que despertou a atenção do Benfica na época passada?

- Quando chegamos ao primeiro escalão, o nosso objetivo é chegar cada vez mais longe e claro que o meu objetivo é conseguir atingir níveis profissionais. Quando nos preocupamos primeiro com a equipa, o individual acaba por sair. E isso despertou a atenção ao Benfica, que quer sempre os melhores.

Quando surgiu a proposta do Benfica, a sua vida teve de mudar. O que foi mais difícil?

-Quando surgiu a proposta do Benfica fiquei tão feliz que nem pensei nas dificuldades que podia ter a nível de adaptação. Mas quando cheguei a Lisboa percebi. As saudades foram o mais difícil de ultrapassar, principalmente por ser muito ligada à minha família.

Esta temporada, surgiu a oportunidade de regressar ao Valadares, por empréstimo do Benfica, sente que o regresso a pode ajudar a crescer?

-Tenho a certeza que ter voltado ao Valadares é para me ajudar a crescer e ganhar de novo confiança. É um passo atrás para dar dois em frente. Vejo isto não como uma descida, mas como uma forma de impulso para me ajudar a crescer sem parar. Tenho a certeza que a equipa do Valadares vai ajudar-me.

Esta época já tem três golos marcados. A goleadora está de volta?

- Não posso dizer já que a goleadora está de volta, mas acho que aos poucos vou ganhando a confiança que tinha. Agora vou jogando frequentemente e quero fazer muitos mais golos. Tenho a certeza que com as minhas colegas da equipa, com o trabalho coletivo, as coisas individualmente acabam por sair e eu vou fazer uma época boa.

A época ainda está no início, mas que objetivos traçou?

-A nível coletivo queremos atingir os primeiros quatro lugares. Acho que se atingirmos essa fase, que as coisas individualmente acabam por sair. Quero muito ajudar o Valadares, para depois voltar ao Benfica.

https://www.ojogo.pt/especiais/futebol-feminino/quero-muito-ajudar-o-valadares-para-depois-regressar-ao-benfica-12996627.html

anarcos

Esteve em 3 golos do Valadares ontem na vitória sobre o Boavista por 6-1:
provocou os 2 penalties que deram origem aos 2º e 3º golos (este último convertido por ela própria) e assistiu para o 5º golo.

Titular. Substituida aos 86'.

J.P.

Tendo em conta a nossa falta de opções no banco, tinha cá lugar de caras e palpita-me que teria muitos minutos.

JMiguel23

Já que o Valadares não se apurou para a fase de campeões será que não seria uma boa opção retornar ao Benfica (caso seja possivel) para dar uma maior profundidade ao plantel?

Pedro2910

O Valadares não se ter apurado ainda torna mais improvável o seu regresso. O objectivo deles tal como da maioria das equipas é ficar na primeira divisão e isso ainda foi conseguido. De qualquer forma ela não se encaixa não sistema de 3 centrais, não a estou a ver a fazer todo o corredor, mais uma razão para a contratação urgente, urgente desde o primeiro dia, de uma DE de raiz. Seria de esperar que chegados a Janeiro e com títulos em disputa finalmente houvesse fumo branco, mas pelo visto nem assim.

JMiguel23

Citação de: Pedro2910 em 04 de Janeiro de 2021, 18:34
O Valadares não se ter apurado ainda torna mais improvável o seu regresso. O objectivo deles tal como da maioria das equipas é ficar na primeira divisão e isso ainda foi conseguido. De qualquer forma ela não se encaixa não sistema de 3 centrais, não a estou a ver a fazer todo o corredor, mais uma razão para a contratação urgente, urgente desde o primeiro dia, de uma DE de raiz. Seria de esperar que chegados a Janeiro e com títulos em disputa finalmente houvesse fumo branco, mas pelo visto nem assim.
Eles tem equipa mais que sobra para ficarem na 1º Divisão. O objectivo deles não era a manutenção mas sim o apuramento que falharam.

TeamRocket37

Citação de: Pedro2910 em 04 de Janeiro de 2021, 18:34

Por acaso eu até acho que encaixa melhor neste sistema jogando numa das 2 frentes do que no 4-3-3 do Andrade.
Lúcia presa a uma ala não rende, precisa de jogar solta na frente para potencializar o seu melhor jogo.
Era bem vinda agora em Janeiro, só ia a ganhar ser treinada pela Filipa, acredito que viesse bem mais motivada agora.