O.P.A. do S.L.Benfica sobre a Benfica,SAD

Zetuga

Citação de: MALU15 em 30 de Novembro de 2019, 12:41
Citação de: Zetuga em 30 de Novembro de 2019, 08:01
Citação de: MALU15 em 27 de Novembro de 2019, 18:16
Citação de: Carminati em 27 de Novembro de 2019, 17:23
Citação de: magoslb em 27 de Novembro de 2019, 16:29
Citação de: FP3 em 27 de Novembro de 2019, 09:08
Citação de: magoslb em 27 de Novembro de 2019, 07:05
(...)"Também os demais acionistas, que adquiriram ações da Benfica SAD em momento posterior, poderão, nos termos legais, vender ações na oferta ao mesmo preço", indica também a equipa de Vieira. Na verdade, a OPA vai permitir a acionistas venderem as suas posições, mesmo aqueles que entraram depois de 2001, como é o caso dos grandes acionistas (o maior é o clube, com 67%, e esse não é alvo da oferta).

Entre os atuais acionistas, encontram-se José António dos Santos, do Grupo Valouro (das carnas Avibom), que poderá conseguir, vendendo toda a participação, 14,6 milhões de euros. O construtor civil José Guilherme - que deu 14 milhões a Ricardo Salgado - poderia fazer 4,3 milhões. Joaquim Oliveira, da Olivedesporto, faria 3 milhões. A empresa de cabazes de Natal Quinta dos Jugais ficar-se-ia com 2,3 milhões
.(...)



https://tribunaexpresso.pt/benfica/2019-11-26-Os-seis-argumentos-de-Luis-Filipe-Vieira-para-que-os-socios-do-Benfica-paguem-5-aos-acionistas



Tudo normal. A banca e os amigalhaços que ajudaram a entrar pela porta dos fundos agora são recompensados.
Epá.... É só gente de bem aí
Fdx que trupe de merda, escória mm

A gentinha que se apresenta como accionista da nossa sad é qualquer coisa. Só faltou o pintinho tb comprar umas acções.

Então empresa "cabaz de natal"... top. Se calhar o assunto OPA neste época do ano foi até a pensar neles.

Alguem conhece essa empresa "quinta dos jugais"? têm um site bastante profissional e parecem ter instalções modernas mas nunca tinha ouvido falar neles.

Por muito que pesquise não encontro referência a quem são os seus acionistas.

Qual a ligação deles ao Benfica para terem investido tanto?

Olha se queres a minha opinião aqui vai. Pondo de lado agora os nomes, sejam eles individuais ou empresas, nem todos se encontram na mesma situação, pois há os casos do JC Guilherme e Olivedesportos, que fizeram investimentos logo em 2001, no caso da Olivedesportos até tem como característica o facto de ter tomado participação em todas as principais SAD`s, e quer queiramos quer não, já na altura investiram os mesmos milhões que agora muitos dizem que vão ganhar.

Estes dois casos mantiveram, ao que julgo a base das participações iniciais, porque a BSAD  entrou num processo de desvalorização chegando a acção a atingir valores a rondar  um pouco acima de 1 Euro. Tendo mantido a participação durante estes anos, era visível desde há 1/2 anos que quando a SAD recuperasse o capital social, que a cotação subiria, como veio a acontecer durante quase todo o ano de 2019, em que chegou a atingir cotações acima dos 3,10 Euros. E hoje que não haja dúvidas o valor contabilístico da BSAD é já hoje superior aos 5 Euros e em mercado aberto só não atingiram essa cotação porque os títulos não têm liquidez no nosso mercado.

Quanto ao JAS, o que se sabe é que ele comprou as participações detidas então pelo BES e pela construtora do estádio, a um preço muito baixo, porque as entidades que detinham as participações se quiseram libertar das mesmas quase a qualquer preço (em operações fora de Bolsa) porque não estavam no core dos seus negócios. Quem as recomprou, mesmo que a bom preço nos dias de hoje, também assumiu o risco de imobilização de capital, que numa economia de mercado não podemos condenar.

Por último quem as foi comprando em bolsa, caso da Qt. dos Jugais também investiu e assumiu um risco elevado, tal como pode ter acontecido com outros investidores (benfiquistas ou não) que existirão, mas como têm participações inferiores aos 2% não são conhecidos os seus nomes.

Para terminar, as participações podem ter agora um valor mais aproximado do seu valor real, mas só o podem vir a ter porque o Benfica estando atento à valorização da BSAD, entendeu lançar a OPA, porque certamente vê nisso a possibilidade de aumentando o seu domínio na participação, também vir a ganhar num eventual acordo de parceria estratégica que possa estar a ser pensado. Uma coisa para mim eu dou como certa, o Benfica não ia gastar (ou investir) 32Me se não estivesse convencido que a prazo pode vir a ter um retorno directo e indirecto bem maior. E mais, eu até admito que a BSGPS possa vir a rever em alta o valor da oferta, caso venha a concluir que poderá não ser bem sucedida.

Concordo com tudo, mas acrescento dois pontos:

1) porque nao fez o Benfica uma accao destas quando as accoes estavam de facto em baixa? Lembro-me de na altura mencionar isso aqui, e possivelmente poderiamos ate' ter incluido a compra das accoes num negocio com o BES em paralelo com abatimento de divida - ja que o presidente gosta tanto de negocios paralelos

2) falas na possibilidade de rever a opa em alta caso nao se consiga comprar tudo o desejado a €5. E eu pergunto, as declarações do presidente ontem nao contribuirão mais para essa necessidade? Porque raio vem falar agora?
Antes de mais, num post meu de ontem eu já corrigi a parte referente à aquisição das acções por parte da Olivedesportos, a qual ocorreu em 2007 no âmbito da resolução do litígio que existiu com os direitos televisivos.

Em relação ao que dizes, no ponto 1, isso podia ter acontecido na verdade, pelo menos a compra da participação detida pelo BES/Novo Banco, mas talvez nessa altura (por volta de 2017) a estratégia não passasse por isso pois a situação financeira ainda não era bem a que é hoje.

Quanto ao ponto 2, sobre as declarações do Presidente, devo-te dizer que as não esperava, não que não possa perspectivar que isso venha acontecer, mas porque pelo conheço destas matérias do mundo das OPAS as declarações de responsáveis da parte oferente nesta fase não devem existir e não sei mesmo o que dirá a CMVM sobre isso. E mais, até estranho que o calendário da operação ainda não seja conhecido, podendo mesmo a CMVM estar a colocar alguns entraves à aprovação do prospecto. Aguardemos.


O meu problema e' que nao confio no LFV. Nao o nego.

E parece-me que vem falar do que possa vir a acontecer precisamente para justificar esta accao e quiçá para eventualmente ter que subi-la (eg, "estao a ver, €5 até era um bom preço").

Penso que se tivesse mesmo um parceiro alinhavado, nao vinha falar. Entretanto a opa e' feita, o investidor nao aparece, e a vida continua.

A outra hipótese e' vir um investidor duvidoso. As pessoas aceitam a pensar na adidas, emirates, etc., e depois vem o primo da tia com dinheiro do oriente...

Mas confesso, se calhar sao só macacos na minha cabeça, mas gato escaldado....

golfdreamer

Citação de: andoaleme em 30 de Novembro de 2019, 14:05
Citação de: Aslio em 30 de Novembro de 2019, 13:49
Citação de: andoaleme em 30 de Novembro de 2019, 13:42
Citação de: Aslio em 30 de Novembro de 2019, 13:22
Citação de: golfdreamer em 30 de Novembro de 2019, 13:13
Citação de: BEKAMBOL em 30 de Novembro de 2019, 13:02
Citação de: ZICKLER em 30 de Novembro de 2019, 12:59
Agora digam-me lá uma coisa.

O que leva um parceiro estratégico comprar por exemplo 20% de uma sociedade anónima desportiva que tem o seu capital em 2/3 nas mãos do accionista principal que por acaso é o clube?

Uma sociedade que não distribui dividendos?

Uma sociedade anónima radicada num campeonato periférico?

Pode investir e lucrar e respeitar o Benfica. Procurando não o Lucro mas o Valor do Benfica. Assim seria sério e honesto para o Benfica. Mas, difícil de pensar. Porém não impossível.


Eu não estou a ver nenhum investidor colocar dinheiro a sério no Benfica sem antes ter esclarecida a nova modalidade da Champions e se o Benfica é parte integrante dessa nova competição.

Até lá não vejo como o Benfica possa ser interessante para um forte investimento.
Se calhar o truque é mesmo esse... a entrada de um investidor poderá garantir a entrada na competição.

Veja-se que tanto o City como o PSG são sempre considerados como partes integrantes na futura competição, dentro desses moldes. São também considerados (pelo menos um deles) na International Champions Cup.
Agora digam-me: que história vencedora têm esses clubes? Que massa adepta têm? (o PSG tem milhões de adeptos, fruto dos emigrantes que vão para França; mas o City...)

Entrará na nova Champions quem tiver dinheiro, quem tiver adeptos e espectadores no mundo inteiro. Dos clubes periféricos entrarão poucos...
Não podemos comparar realidades distintas, porque esses clubes têm de ser analisadas na sociedade e mercados que se inserem e aí claramente perdemos.

Citando por ex.º a Inglaterra que conheço bem, a cultura desportiva faz parte da sociedade inglesa onde independentemente dos resultados das equipas dos clubes, posição na tabela ou objectivos, os estádios ingleses enchem em qualquer dos escalões em futebol, sendo transversal inclusive a outras modalidades. Outra situação que cá é inexistente é a promoção que a Federação inglesa faz do futebol e das competições que disputam, onde as regras existem e são aplicadas a todos os clubes, atletas e técnicos sem excepções. Já para não me referir à diferença abissal existente entre os mercados português e inglês.

Termino como comecei, não somos atractivos, sequer sabemos promover o que deveria ser o nosso core business, quando a estratégia de gestão não assenta no mesmo.
Realidades diferentes, tudo bem, mas o dinheiro é quem comanda.
Se um patrocinador forte o suficiente quiser um clube como o Benfica numa competição dessas, o Benfica lá estará.

Por exemplo, um forte patrocinador chinês traz milhões de espectadores chineses. Iria haver muito dinheiro em jogo, mais uma razão para a UEFA vender os direitos de tv mais caros, etc.
Duvido que o Benfica entre nessa competição, ainda para mais quando nada tem feito na sua gestão para o tentar garantir sequer.

Desculpa mas o romantismo não é premissa de investimento. Ninguém investe para perder dinheiro e os chineses não são excepção, basta analisar os investimentos realizados em vários sectores económicos no nosso país p.ex. do Grupo Fosun.





Actualmente a única justificação para um "parceiro estratégico" investir dinheiro gordo no Benfica é se tiver a mesma estratégia que o Jorge Mendes...
Lucrar com a galinha  ovos de ouro do Benfica... a formação.

BENFICA76

Citação de: MALU15 em 30 de Novembro de 2019, 13:10
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 11:14
Citação de: AnotherDoom em 30 de Novembro de 2019, 11:00
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 10:35
Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 08:24
Negócios, negócios e mais negócios.

- Temos o clube a fazer uma OPA a preço super inflacionado quando precisamos de dinheiro para abater passivo e investir no futebol e restantes modalidades.

- Os mandantes de tal operação decidem em benefício próprio ('o dinheiro é meu e dos meus filhos'!!! bravo sr. Kim il-luzes), colocando a ética no caixote de lixo com a cmvm a assinar por baixo.

- Próximo passo será vender uma boa percentagem de ações a um 'investidor estratégico'

- Quando tal acontecer, vamos vender essas ações a preço inflacionado ou a preço da uva mijona? (Pergunta retórica)

- Que vem esse investidor fazer cá? Investir sem retorno para ter o seu nome aliado ao Benfica ou começar a meter mão no lucro que o clube faz? (Outra pergunta retórica)

Em resumo, estamos a assistir ao roubo do nosso clube, sempre dentro dos trâmites legais. E a nossa resposta é esperar por Outubro de 2020, aí já será tarde demais.
Lembram-se do verão de 2018 quando ele quis que Jonas saísse do Benfica e a reação dos sócios e adeptos? Esse tinha sido o momento para meter este trafulha fora do Benfica.

Haveria mais para comentar, mas deixemos o foco na tua primeira afirmação, que é importante desmistificar em vez de fazer caixa de ressonância.

Pergunto-te: com base em quê afirmas que o preço da OPA está inflacionado.

E convido qualquer outra pessoa a responder.

Um preço 81% acima do valor de mercado.
Se gerires assim a tua vida depressa te afundas.

Não precisas de dizer mais nada, já sabemos ao que andas.

Só se for o preço de mercado para comprar 20 ou 30 mil ações. Mete lá uma ordem de compra de 1 milhão de ações que verás o "preço de mercado".

É claro que me queres calado. O que aqui interessa é a repetição de informação pouco fundamentada. Todos de acordo, e quem contraria é carneiro. Suprema ironia.
Ah tigre! Foste corajoso, mas essa é a realidade há que dizê-lo. A mim esta semana até me apelidaram de inocente por postar verdades insofismáveis que vão contra certa corrente que por aqui prolifera.

Expõe essas verdades de forma concreta, com exemplos,
Quantas OPA's houve que pagaram 81% acima do valor comercializado na altura?

Tomahawk

#603
Citação de: Dr.Lecter em 21 de Novembro de 2019, 17:32
Citação de: flsb em 21 de Novembro de 2019, 17:27
Citação de: Dr.Lecter em 21 de Novembro de 2019, 17:25
Citação de: capelada em 21 de Novembro de 2019, 17:19
Citação de: BlankFile em 21 de Novembro de 2019, 16:19
Boa iniciativa. Vim aqui só para dizer isto.

Agora que falem os especialistas em Finanças que eu limito-me a ler apenas.

Têm falado, mas ainda não vi uma boa justificação em como isto pode servir os interesses do Benfica.

A verdade é que, muito provavelmente, ainda não é possível dar essa justificação, na medida em que esta operação deverá tratar-se de um de vários passos intermédios (porventura o mais relevante) com vista a um objectivo final ainda desconhecido.

Amén .

Aliás, devo dizer que se há área do clube onde eu considero haver um planeamento de médio/longo prazo é a área financeira. Portanto, quero acreditar que não se vão meter a gastar 32M€ que o clube não tem apenas para podermos ir pro café dizermos que o clube tem a SAD toda e que o Benfica é dos Benfiquistas.
I) Em 1º lugar, a Benfica SAD era (e ainda é mesmo à cotação actual de + - 4,6 Eur) claramente a acção + sub-avaliada na Bolsa de Lisboa, valendo 3 a 4 X menos do que equipas europeias cotadas em Bolsa com dimensão semelhante em termos de receitas como o Ajax ou como as equipas de topo turcas.

O valor efetivo da Benfica SAD andará pelos 300 M€ a 400 M€,  e à data da comunicação da OPA estava esse valor de mercado (Nº de Acções X Cotação a valores pré-OPA) abaixo dos 70 M, muito abaixo inclusivé do valor dos nossos Capitais Próprios (100,9 M € a 31.12.2018).

Para além disso, é preciso  contar :
. Com as vendas já fechadas, nomeadamente dos +120 M Eur do João Félix, e que só no próximo fecho de contas é que ficarão reflectidas, o que nos garantirá de certeza + 1 exercício com  Lucros muito elevados e + um aumento muito significativo dos nossos Capitais Próprios;

- Com uma enorme riqueza escondida no nosso Balanço e que resulta da não contabilização dos jogadores formados na Academia, os quais estão registados no Balanço com o valor de 0 €,  e mesmo assim, o Capital Próprio da Benfica SAD, a 31 de dezembro de 2018, estava nos 100,9 M€, bem acima do seu valor de mercado.

Desta forma, o valor contabilístico do conjunto de todos os jogadores do Benfica (em que a Benfica SAD detém os direitos económicos), a 30 de junho de 2018 era de... apenas 113,5 M €, quando no TransferMarket avaliam o Valor de Mercado do plantel do Benfica em 279,5 M€.

II) Provavelmente a melhor newsletter de acções europeia (www.borjaonstocks.com), criada por um português: César Borja, passe a publicidade, já há alguns anos que recomendava a compra das Acções da Benfica SAD, apontando para um valor ideal da sua cotação para cerca de 16 Euros por ação.

Logo, há muito era conhecido no mercado de acções , o elevado potencial de valorização das nossas acções, não sendo por isso de estranhar o aparecimento de alguns investidores ricos e com faro para pechinchas que, ao longo dos últimos anos foram comprando posições relevantes na nossa SAD, como sendo o accionista do Grupo Valouro e a Quinta de Jugais. O facto de a cotação nunca passar dos 3 Euros resultava da enorme ineficiência do mercado de acções português, da desconfiança do público português do mundo do futebol, dos escândalos fabricados artificialmente mas com impacto mediático que afectaram o Benfica, pelo facto de termos durante vários anos atrás dado prejuízo..., enfim, múltiplas razões que não anulavam uma evidência: as acções do BENFICA SAD estavam (e ainda estão) a preço de Saldo!!

III) Há muito que a Direcção do Benfica, face à reduzida dimensão do mercado português em termos de capacidade de gerar receitas televisivas e de patrocínios, tinha a ambição de ir buscar um parceiro estratégico com grande capacidade financeira, mas ainda não tinha a casa arrumada em termos financeiros, como sendo a recuperação integral dos Capitais com que a SAD foi inicialmente constituída, a evidência de semestres/anos sucessivos a dar lucros avultados, a evidência de um modelo de gestão que assegurava consistentemente resultados desportivos internos e elevados resultados líquidos anuais, nomeadamente com vendas milionárias de jogadores todos os anos.

Agora que essas evidências estavam à vista de todos (recuperação dos Capitais Próprios, os quais provavelmente vão duplicar no próximo ano, + consistência nas vitórias desportivas (ainda que só internas, mas que permitiam ir ganhando com regularidade um mínimo + 40 M €ur/ano garantidos pela presença na Champions), vendas anuais milionárias e Lucros anuais elevados, as "resistências" ao investimento forte na Benfica SAD estavam a desaparecer e o risco de aparecer um Milionário, ou uma Red Bull, a oferecer 15 Euros ou mais por acção em bolsa era cada vez mais elevado, situação em que, ainda que o Benfica não perdesse o controlo da SAD, levaria a 2 coisas:
     . a que uma Enorme Mais-Valia fosse embolsada não pelo Benfica mas pelos accionistas relevantes (como a Olivedesportos, Accionista da Valouro , Quinta de Jugais e outros)  ou  anónimos (como eu),
     . a que esse novo Accionista forte (ainda que minoritário) até pudesse ser hostil/não alinhado com a actual Direcção.

Assim o Benfica, de forma inteligente e percebendo que estavam criadas as condições para + cedo ou + tarde aparecer uma OPA de surpresa de algum magnata ou grupo internacional forte, antecipou-se e ofereceu um preço suficientemente apelativo para que os accionistas pós-subscrição inicial nem sequer pensem 2 X e despachem já as suas acções( a maioria, como eu, de imediato por volta dos 4,6 €/4,7 € a investidores de curto prazo que as compram para ganhar os cerca de + 8 % até à realização da OPA a 5 € ==>(aliás, eu se fosse ao Benfica, estaria já a rapar todas as acções que aparecessem à venda agora no mercado e poupava essa diferença  ente a cotação de compra actual e os 5 Euros que terá de pagar para as comprar na OPA, em vez de deixar que sejam investidores endinheirados que estejam a aproveitar essa rentabilidade ainda assim elevada de cerca de 8%, dado não existir risco, uma vez que o Benfica certamente daqui a 1 ano continuará a ter capacidade para comprar todas essas acções em Bolsa aos 5 Euros prometidos da OPA).

. O preço oferecido foi também suficientemente atractivo para os accionistas de referência iniciais, face às baixas cotações pós início da Benfica SAD, para que, mesmo não ganhando nenhuma mais-valia, pelo menos recuperarem o Capital inicialmente investido por esses accionistas (nomeadamente o LFV, José Guilherme e Olivedesportos).

IV) Assim, o verdadeiro fito desta OPA não é certamente proteger o Clube de um Magnata/Grupo Investidor que queira comprar o Benfica e fique integralmente a mandar (estilo Red Bull no Salzburgo e Leipzig), pois tal nunca aconteceria ,face à posição de domínio que o Benfica Clube tem sobre a SAD, mas antes:

. Ser o Benfica a ganhar a mais-valia entre os 5 € que vai pagar pelas acções que vai comprar agora com a OPA e os 15 Euros ou 20 Euros que vai exigir ao investidor internacional que quiser entrar (sempre numa posição minoritária) no capital da SAD ==> daí o LFV ter falado hoje que este vai ser o maior negócio de sempre do Benfica!!;

. Ter total domínio na escolha do Investidor estratégico com quem vai negociar a entrada para o Capital da Benfica SAD, o qual será certamente um investidor com grande capacidade financeira e alinhado com a estratégia da Direcção ( a qual desejo sinceramente que com a futura maior capacidade financeira do Benfica com a entrada desse investidor futuro deixe de ser tão mercantilista e focada em objectivos financeiros, e passe a visar mais o sucesso desportivo, sobretudo a nível da Europa).

MALU15

Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 15:15
Citação de: MALU15 em 30 de Novembro de 2019, 13:10
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 11:14
Citação de: AnotherDoom em 30 de Novembro de 2019, 11:00
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 10:35
Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 08:24
Negócios, negócios e mais negócios.

- Temos o clube a fazer uma OPA a preço super inflacionado quando precisamos de dinheiro para abater passivo e investir no futebol e restantes modalidades.

- Os mandantes de tal operação decidem em benefício próprio ('o dinheiro é meu e dos meus filhos'!!! bravo sr. Kim il-luzes), colocando a ética no caixote de lixo com a cmvm a assinar por baixo.

- Próximo passo será vender uma boa percentagem de ações a um 'investidor estratégico'

- Quando tal acontecer, vamos vender essas ações a preço inflacionado ou a preço da uva mijona? (Pergunta retórica)

- Que vem esse investidor fazer cá? Investir sem retorno para ter o seu nome aliado ao Benfica ou começar a meter mão no lucro que o clube faz? (Outra pergunta retórica)

Em resumo, estamos a assistir ao roubo do nosso clube, sempre dentro dos trâmites legais. E a nossa resposta é esperar por Outubro de 2020, aí já será tarde demais.
Lembram-se do verão de 2018 quando ele quis que Jonas saísse do Benfica e a reação dos sócios e adeptos? Esse tinha sido o momento para meter este trafulha fora do Benfica.

Haveria mais para comentar, mas deixemos o foco na tua primeira afirmação, que é importante desmistificar em vez de fazer caixa de ressonância.

Pergunto-te: com base em quê afirmas que o preço da OPA está inflacionado.

E convido qualquer outra pessoa a responder.

Um preço 81% acima do valor de mercado.
Se gerires assim a tua vida depressa te afundas.

Não precisas de dizer mais nada, já sabemos ao que andas.

Só se for o preço de mercado para comprar 20 ou 30 mil ações. Mete lá uma ordem de compra de 1 milhão de ações que verás o "preço de mercado".

É claro que me queres calado. O que aqui interessa é a repetição de informação pouco fundamentada. Todos de acordo, e quem contraria é carneiro. Suprema ironia.
Ah tigre! Foste corajoso, mas essa é a realidade há que dizê-lo. A mim esta semana até me apelidaram de inocente por postar verdades insofismáveis que vão contra certa corrente que por aqui prolifera.

Expõe essas verdades de forma concreta, com exemplos,
Quantas OPA's houve que pagaram 81% acima do valor comercializado na altura?
Não mistures mercados diferente. Vê este post que fiz hà pouco e tens a resposta.
___________________________________
Citação de: mojo_j0jo em 30 de Novembro de 2019, 10:42
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 10:35
Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 08:24
Negócios, negócios e mais negócios.

- Temos o clube a fazer uma OPA a preço super inflacionado quando precisamos de dinheiro para abater passivo e investir no futebol e restantes modalidades.

- Os mandantes de tal operação decidem em benefício próprio ('o dinheiro é meu e dos meus filhos'!!! bravo sr. Kim il-luzes), colocando a ética no caixote de lixo com a cmvm a assinar por baixo.

- Próximo passo será vender uma boa percentagem de ações a um 'investidor estratégico'

- Quando tal acontecer, vamos vender essas ações a preço inflacionado ou a preço da uva mijona? (Pergunta retórica)

- Que vem esse investidor fazer cá? Investir sem retorno para ter o seu nome aliado ao Benfica ou começar a meter mão no lucro que o clube faz? (Outra pergunta retórica)

Em resumo, estamos a assistir ao roubo do nosso clube, sempre dentro dos trâmites legais. E a nossa resposta é esperar por Outubro de 2020, aí já será tarde demais.
Lembram-se do verão de 2018 quando ele quis que Jonas saísse do Benfica e a reação dos sócios e adeptos? Esse tinha sido o momento para meter este trafulha fora do Benfica.

Haveria mais para comentar, mas deixemos o foco na tua primeira afirmação, que é importante desmistificar em vez de fazer caixa de ressonância.

Pergunto-te: com base em quê afirmas que o preço da OPA está inflacionado.

E convido qualquer outra pessoa a responder.

Porque o prémio está superior a 80% por acção,  agora vai-me buscar quantos negócios há em mercado financeiro com prémios de 80% por acção.
Estás totalmente  enganado. Essa regra do prémio poder ter como referência  a cotação média dos últimos 6 meses, prevista no CMV, só tem alguma razão de ser em títulos com maior liquidez   e com maior free float, e como tal do primeiro mercado (o que não é o caso das acções do Benfica) e em que não há um desfasamento tão grande entre a cotação do mercado e o valor contabilístico das mesmas. A cotação a valor de mercado só tem algum sentido quando o papel tem liquidez. No nosso mercado ninguém consegue comprar ou vender uns milhares de acções do Benfica, porque simplesmente não há oferta nem procura que o permita. O que tem acontecido nos últimos dias é disso exemplo claro.

boladeneve

Citação de: MALU15 em 30 de Novembro de 2019, 16:09
Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 15:15
Citação de: MALU15 em 30 de Novembro de 2019, 13:10
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 11:14
Citação de: AnotherDoom em 30 de Novembro de 2019, 11:00
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 10:35
Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 08:24
Negócios, negócios e mais negócios.

- Temos o clube a fazer uma OPA a preço super inflacionado quando precisamos de dinheiro para abater passivo e investir no futebol e restantes modalidades.

- Os mandantes de tal operação decidem em benefício próprio ('o dinheiro é meu e dos meus filhos'!!! bravo sr. Kim il-luzes), colocando a ética no caixote de lixo com a cmvm a assinar por baixo.

- Próximo passo será vender uma boa percentagem de ações a um 'investidor estratégico'

- Quando tal acontecer, vamos vender essas ações a preço inflacionado ou a preço da uva mijona? (Pergunta retórica)

- Que vem esse investidor fazer cá? Investir sem retorno para ter o seu nome aliado ao Benfica ou começar a meter mão no lucro que o clube faz? (Outra pergunta retórica)

Em resumo, estamos a assistir ao roubo do nosso clube, sempre dentro dos trâmites legais. E a nossa resposta é esperar por Outubro de 2020, aí já será tarde demais.
Lembram-se do verão de 2018 quando ele quis que Jonas saísse do Benfica e a reação dos sócios e adeptos? Esse tinha sido o momento para meter este trafulha fora do Benfica.

Haveria mais para comentar, mas deixemos o foco na tua primeira afirmação, que é importante desmistificar em vez de fazer caixa de ressonância.

Pergunto-te: com base em quê afirmas que o preço da OPA está inflacionado.

E convido qualquer outra pessoa a responder.

Um preço 81% acima do valor de mercado.
Se gerires assim a tua vida depressa te afundas.

Não precisas de dizer mais nada, já sabemos ao que andas.

Só se for o preço de mercado para comprar 20 ou 30 mil ações. Mete lá uma ordem de compra de 1 milhão de ações que verás o "preço de mercado".

É claro que me queres calado. O que aqui interessa é a repetição de informação pouco fundamentada. Todos de acordo, e quem contraria é carneiro. Suprema ironia.
Ah tigre! Foste corajoso, mas essa é a realidade há que dizê-lo. A mim esta semana até me apelidaram de inocente por postar verdades insofismáveis que vão contra certa corrente que por aqui prolifera.

Expõe essas verdades de forma concreta, com exemplos,
Quantas OPA's houve que pagaram 81% acima do valor comercializado na altura?
Não mistures mercados diferente. Vê este post que fiz hà pouco e tens a resposta.
___________________________________
Citação de: mojo_j0jo em 30 de Novembro de 2019, 10:42
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 10:35
Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 08:24
Negócios, negócios e mais negócios.

- Temos o clube a fazer uma OPA a preço super inflacionado quando precisamos de dinheiro para abater passivo e investir no futebol e restantes modalidades.

- Os mandantes de tal operação decidem em benefício próprio ('o dinheiro é meu e dos meus filhos'!!! bravo sr. Kim il-luzes), colocando a ética no caixote de lixo com a cmvm a assinar por baixo.

- Próximo passo será vender uma boa percentagem de ações a um 'investidor estratégico'

- Quando tal acontecer, vamos vender essas ações a preço inflacionado ou a preço da uva mijona? (Pergunta retórica)

- Que vem esse investidor fazer cá? Investir sem retorno para ter o seu nome aliado ao Benfica ou começar a meter mão no lucro que o clube faz? (Outra pergunta retórica)

Em resumo, estamos a assistir ao roubo do nosso clube, sempre dentro dos trâmites legais. E a nossa resposta é esperar por Outubro de 2020, aí já será tarde demais.
Lembram-se do verão de 2018 quando ele quis que Jonas saísse do Benfica e a reação dos sócios e adeptos? Esse tinha sido o momento para meter este trafulha fora do Benfica.

Haveria mais para comentar, mas deixemos o foco na tua primeira afirmação, que é importante desmistificar em vez de fazer caixa de ressonância.

Pergunto-te: com base em quê afirmas que o preço da OPA está inflacionado.

E convido qualquer outra pessoa a responder.

Porque o prémio está superior a 80% por acção,  agora vai-me buscar quantos negócios há em mercado financeiro com prémios de 80% por acção.
Estás totalmente  enganado. Essa regra do prémio poder ter como referência  a cotação média dos últimos 6 meses, prevista no CMV, só tem alguma razão de ser em títulos com maior liquidez   e com maior free float, e como tal do primeiro mercado (o que não é o caso das acções do Benfica) e em que não há um desfasamento tão grande entre a cotação do mercado e o valor contabilístico das mesmas. A cotação a valor de mercado só tem algum sentido quando o papel tem liquidez. No nosso mercado ninguém consegue comprar ou vender uns milhares de acções do Benfica, porque simplesmente não há oferta nem procura que o permita. O que tem acontecido nos últimos dias é disso exemplo claro.

Disse-lhe o mesmo, por palavras diferentes, esta manhã.

Não é uma questão de desinformação, é mesmo de não querer saber.

boladeneve

Citação de: golfdreamer em 30 de Novembro de 2019, 12:36
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 11:40
Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 11:06
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 10:35
Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 08:24
Negócios, negócios e mais negócios.

- Temos o clube a fazer uma OPA a preço super inflacionado quando precisamos de dinheiro para abater passivo e investir no futebol e restantes modalidades.

- Os mandantes de tal operação decidem em benefício próprio ('o dinheiro é meu e dos meus filhos'!!! bravo sr. Kim il-luzes), colocando a ética no caixote de lixo com a cmvm a assinar por baixo.

- Próximo passo será vender uma boa percentagem de ações a um 'investidor estratégico'

- Quando tal acontecer, vamos vender essas ações a preço inflacionado ou a preço da uva mijona? (Pergunta retórica)

- Que vem esse investidor fazer cá? Investir sem retorno para ter o seu nome aliado ao Benfica ou começar a meter mão no lucro que o clube faz? (Outra pergunta retórica)

Em resumo, estamos a assistir ao roubo do nosso clube, sempre dentro dos trâmites legais. E a nossa resposta é esperar por Outubro de 2020, aí já será tarde demais.
Lembram-se do verão de 2018 quando ele quis que Jonas saísse do Benfica e a reação dos sócios e adeptos? Esse tinha sido o momento para meter este trafulha fora do Benfica.

Haveria mais para comentar, mas deixemos o foco na tua primeira afirmação, que é importante desmistificar em vez de fazer caixa de ressonância.

Pergunto-te: com base em quê afirmas que o preço da OPA está inflacionado.

E convido qualquer outra pessoa a responder.

Porque nunca as ações estiveram a esse preço, excluindo a oferta inicial, e pelo histórico do seu valor acreditar que nos proximos anos lá ia chegar é pura fantasia.

Responde-me tu com que factos concretos podes afirmar que as ações têm esse valor ou ainda superam esse mesmo valor.

Já respondi a outras almas caridosas, mas como te citei, aqui fica.

A cotação das ações chegar ou superar os 5€ só depende das intenções de compra.

Ir buscar o último valor transacionado antes do anúncio diz-nos zero sobre o custo real de comprar 30% do capital social. A única coisa que sabemos é o custo de comprar meia dúzia de ações, passe a expressão.

Ao teu desafio começo por responder da seguinte forma: nenhum investidor racional aceitaria vender por um valor inferior aos capitais próprios, ou seja, ligeiramente acima dos 5€.

Na realidade, se olharmos ao EBITDA, a SAD vale, pelo menos, 300 milhões. Quando considerados outros valores intangíveis, vale bem mais.

Mas isto tudo é ignorar a característica principal da massa acionista anónima. O amor ao Benfica.

Ninguém (quase ninguém) quer saber o valor real da SAD. Somos investidores apaixonados, que acedemos a ajudar a manter a SAD na esfera dos Benfiquistas.

Eu não estou vendedor, mas deixo bem claro, quem o quer fazer, que seja ressarcido do investimento que fez.


No que te baseias para dizer isto?
A realidade mostra-nos que nenhum investidor racional pagou sequer metade deste valor para ter uma % da SAD. Outros venderam a praticamente 1/5 deste valor há não muito tempo.

é exactamente baseado nesta premissa:
"Ninguém (quase ninguém) quer saber o valor real da SAD. Somos investidores apaixonados, que acedemos a ajudar a manter a SAD na esfera dos Benfiquistas."
Se ninguém quer saber do real valor da SAD, porque é que o clube têm que sobrevalorizar em prejuízo próprio?

Diria que na hierarquia de interesses de investidores profissionais, primeiro viria não investir em SAD (pelo risco e improbidade de obter dividendos), e só depois, não vender abaixo dos capitais próprios.

Em relação às tua última consideração, insisto que a oferta não está sobrevalorizada, antes pelo contrário.

A SAD vale mais que 5€ por ação, seja qual for o método de avaliação...

Tomahawk

#607
Citação de: BEKAMBOL em 30 de Novembro de 2019, 13:06
Citação de: Kravgnar em 30 de Novembro de 2019, 12:59
"O dinheiro é meu", diz ele.

Que pegue nele, no dobro dele, no triplo...e desapareça. Que o vá gozar para as Caraíbas e fique por lá a aproveitar o sol.

Não é a frase mais adequada de quem investe, se é o caso que acredito que seja, como benfiquista.
A forma de se expressar não foi a mais adequada, mas a ideia transmitida está correcta, ou seja:
esta afirmação surgiu na sequência das parangonas dos jornais que o LFV iria lucra 4 M Euros com esta OPA do Benfica, o que não é verdade, pois, ao contrário do José António dos Santos (Grupo Valouro) e Quinta de Jugais, que compraram as suas acções no mercado secundário a preços muito inferiores aos 5 Euros do valor nominal de cada acção, o LFV comprou as suas acções aquando da OPV (Oferta Pública de Venda )inicial, tendo pago o preço de 5 Euros por cada uma.

Assim, mesmo que daqui a alguns anos venha a receber 5 Euros por cada uma, ele não está a ter nenhuma mais-valia com essa operação, antes pelo contrário, pois os mesmos 4 M € recebidos em 2020 0u 2024 ou lá quando for que o conseguiremos tirar do Benfica valerão bem menos do que os mesmos 4 M € há largos anos atrás  quando ele as comprou aquando do lançamento da Benfica SAD (desvalorização pelo efeito da inflação).

capelada

Citação de: Tomahawk em 30 de Novembro de 2019, 15:46
Citação de: Dr.Lecter em 21 de Novembro de 2019, 17:32
Citação de: flsb em 21 de Novembro de 2019, 17:27
Citação de: Dr.Lecter em 21 de Novembro de 2019, 17:25
Citação de: capelada em 21 de Novembro de 2019, 17:19
Citação de: BlankFile em 21 de Novembro de 2019, 16:19
Boa iniciativa. Vim aqui só para dizer isto.

Agora que falem os especialistas em Finanças que eu limito-me a ler apenas.

Têm falado, mas ainda não vi uma boa justificação em como isto pode servir os interesses do Benfica.

A verdade é que, muito provavelmente, ainda não é possível dar essa justificação, na medida em que esta operação deverá tratar-se de um de vários passos intermédios (porventura o mais relevante) com vista a um objectivo final ainda desconhecido.

Amén .

Aliás, devo dizer que se há área do clube onde eu considero haver um planeamento de médio/longo prazo é a área financeira. Portanto, quero acreditar que não se vão meter a gastar 32M€ que o clube não tem apenas para podermos ir pro café dizermos que o clube tem a SAD toda e que o Benfica é dos Benfiquistas.
I) Em 1º lugar, a Benfica SAD era (e ainda é mesmo à cotação actual de + - 4,6 Eur) claramente a acção + sub-avaliada na Bolsa de Lisboa, valendo 3 a 4 X menos do que equipas europeias cotadas em Bolsa com dimensão semelhante em termos de receitas como o Ajax ou como as equipas de topo turcas.

O valor efetivo da Benfica SAD andará pelos 300 M€ a 400 M€,  e à data da comunicação da OPA estava esse valor de mercado (Nº de Acções X Cotação a valores pré-OPA) abaixo dos 70 M, muito abaixo inclusivé do valor dos nossos Capitais Próprios (100,9 M € a 31.12.2018).

Para além disso, é preciso  contar :
. Com as vendas já fechadas, nomeadamente dos +120 M Eur do João Félix, e que só no próximo fecho de contas é que ficarão reflectidas, o que nos garantirá de certeza + 1 exercício com  Lucros muito elevados e + um aumento muito significativo dos nossos Capitais Próprios;

- Com uma enorme riqueza escondida no nosso Balanço e que resulta da não contabilização dos jogadores formados na Academia, os quais estão registados no Balanço com o valor de 0 €,  e mesmo assim, o Capital Próprio da Benfica SAD, a 31 de dezembro de 2018, estava nos 100,9 M€, bem acima do seu valor de mercado.

Desta forma, o valor contabilístico do conjunto de todos os jogadores do Benfica (em que a Benfica SAD detém os direitos económicos), a 30 de junho de 2018 era de... apenas 113,5 M €, quando no TransferMarket avaliam o Valor de Mercado do plantel do Benfica em 279,5 M€.

II) Provavelmente a melhor newsletter de acções europeia (www.borjaonstocks.com), criada por um português: César Borja, passe a publicidade, já há alguns anos que recomendava a compra das Acções da Benfica SAD, apontando para um valor ideal da sua cotação para cerca de 16 Euros por ação.

Logo, há muito era conhecido no mercado de acções , o elevado potencial de valorização das nossas acções, não sendo por isso de estranhar o aparecimento de alguns investidores ricos e com faro para pechinchas que, ao longo dos últimos anos foram comprando posições relevantes na nossa SAD, como sendo o accionista do Grupo Valouro e a Quinta de Jugais. O facto de a cotação nunca passar dos 3 Euros resultava da enorme ineficiência do mercado de acções português, da desconfiança do público português do mundo do futebol, dos escândalos fabricados artificialmente mas com impacto mediático que afectaram o Benfica, pelo facto de termos durante vários anos atrás dado prejuízo..., enfim, múltiplas razões que não anulavam uma evidência: as acções do BENFICA SAD estavam (e ainda estão) a preço de Saldo!!

III) Há muito que a Direcção do Benfica, face à reduzida dimensão do mercado português em termos de capacidade de gerar receitas televisivas e de patrocínios, tinha a ambição de ir buscar um parceiro estratégico com grande capacidade financeira, mas ainda não tinha a casa arrumada em termos financeiros, como sendo a recuperação integral dos Capitais com que a SAD foi inicialmente constituída, a evidência de semestres/anos sucessivos a dar lucros avultados, a evidência de um modelo de gestão que assegurava consistentemente resultados desportivos internos e elevados resultados líquidos anuais, nomeadamente com vendas milionárias de jogadores todos os anos.

Agora que essas evidências estavam à vista de todos (recuperação dos Capitais Próprios, os quais provavelmente vão duplicar no próximo ano, + consistência nas vitórias desportivas (ainda que só internas, mas que permitiam ir ganhando com regularidade um mínimo + 40 M €ur/ano garantidos pela presença na Champions), vendas anuais milionárias e Lucros anuais elevados, as "resistências" ao investimento forte na Benfica SAD estavam a desaparecer e o risco de aparecer um Milionário, ou uma Red Bull, a oferecer 15 Euros ou mais por acção em bolsa era cada vez mais elevado, situação em que, ainda que o Benfica não perdesse o controlo da SAD, levaria a 2 coisas:
     . a que uma Enorme Mais-Valia fosse embolsada não pelo Benfica mas pelos accionistas relevantes (como a Olivedesportos, Accionista da Valouro , Quinta de Jugais e outros)  ou  anónimos (como eu),
     . a que esse novo Accionista forte (ainda que minoritário) até pudesse ser hostil/não alinhado com a actual Direcção.

Assim o Benfica, de forma inteligente e percebendo que estavam criadas as condições para + cedo ou + tarde aparecer uma OPA de surpresa de algum magnata ou grupo internacional forte, antecipou-se e ofereceu um preço suficientemente apelativo para que os accionistas pós-subscrição inicial nem sequer pensem 2 X e despachem já as suas acções( a maioria, como eu, de imediato por volta dos 4,6 €/4,7 € a investidores de curto prazo que as compram para ganhar os cerca de + 8 % até à realização da OPA a 5 € ==>(aliás, eu se fosse ao Benfica, estaria já a rapar todas as acções que aparecessem à venda agora no mercado e poupava essa diferença  ente a cotação de compra actual e os 5 Euros que terá de pagar para as comprar na OPA, em vez de deixar que sejam investidores endinheirados que estejam a aproveitar essa rentabilidade ainda assim elevada de cerca de 8%, dado não existir risco, uma vez que o Benfica certamente daqui a 1 ano continuará a ter capacidade para comprar todas essas acções em Bolsa aos 5 Euros prometidos da OPA).

. O preço oferecido foi também suficientemente atractivo para os accionistas de referência iniciais, face às baixas cotações pós início da Benfica SAD, para que, mesmo não ganhando nenhuma mais-valia, pelo menos recuperarem o Capital inicialmente investido por esses accionistas (nomeadamente o LFV, José Guilherme e Olivedesportos).

IV) Assim, o verdadeiro fito desta OPA não é certamente proteger o Clube de um Magnata/Grupo Investidor que queira comprar o Benfica e fique integralmente a mandar (estilo Red Bull no Salzburgo e Leipzig), pois tal nunca aconteceria ,face à posição de domínio que o Benfica Clube tem sobre a SAD, mas antes:

. Ser o Benfica a ganhar a mais-valia entre os 5 € que vai pagar pelas acções que vai comprar agora com a OPA e os 15 Euros ou 20 Euros que vai exigir ao investidor internacional que quiser entrar (sempre numa posição minoritária) no capital da SAD ==> daí o LFV ter falado hoje que este vai ser o maior negócio de sempre do Benfica!!;

. Ter total domínio na escolha do Investidor estratégico com quem vai negociar a entrada para o Capital da Benfica SAD, o qual será certamente um investidor com grande capacidade financeira e alinhado com a estratégia da Direcção ( a qual desejo sinceramente que com a futura maior capacidade financeira do Benfica com a entrada desse investidor futuro deixe de ser tão mercantilista e focada em objectivos financeiros, e passe a visar mais o sucesso desportivo, sobretudo a nível da Europa).

Excelente post! Muito esclarecedor.

BENFICA76

Citação de: MALU15 em 30 de Novembro de 2019, 16:09
Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 15:15
Citação de: MALU15 em 30 de Novembro de 2019, 13:10
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 11:14
Citação de: AnotherDoom em 30 de Novembro de 2019, 11:00
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 10:35
Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 08:24
Negócios, negócios e mais negócios.

- Temos o clube a fazer uma OPA a preço super inflacionado quando precisamos de dinheiro para abater passivo e investir no futebol e restantes modalidades.

- Os mandantes de tal operação decidem em benefício próprio ('o dinheiro é meu e dos meus filhos'!!! bravo sr. Kim il-luzes), colocando a ética no caixote de lixo com a cmvm a assinar por baixo.

- Próximo passo será vender uma boa percentagem de ações a um 'investidor estratégico'

- Quando tal acontecer, vamos vender essas ações a preço inflacionado ou a preço da uva mijona? (Pergunta retórica)

- Que vem esse investidor fazer cá? Investir sem retorno para ter o seu nome aliado ao Benfica ou começar a meter mão no lucro que o clube faz? (Outra pergunta retórica)

Em resumo, estamos a assistir ao roubo do nosso clube, sempre dentro dos trâmites legais. E a nossa resposta é esperar por Outubro de 2020, aí já será tarde demais.
Lembram-se do verão de 2018 quando ele quis que Jonas saísse do Benfica e a reação dos sócios e adeptos? Esse tinha sido o momento para meter este trafulha fora do Benfica.

Haveria mais para comentar, mas deixemos o foco na tua primeira afirmação, que é importante desmistificar em vez de fazer caixa de ressonância.

Pergunto-te: com base em quê afirmas que o preço da OPA está inflacionado.

E convido qualquer outra pessoa a responder.

Um preço 81% acima do valor de mercado.
Se gerires assim a tua vida depressa te afundas.

Não precisas de dizer mais nada, já sabemos ao que andas.

Só se for o preço de mercado para comprar 20 ou 30 mil ações. Mete lá uma ordem de compra de 1 milhão de ações que verás o "preço de mercado".

É claro que me queres calado. O que aqui interessa é a repetição de informação pouco fundamentada. Todos de acordo, e quem contraria é carneiro. Suprema ironia.
Ah tigre! Foste corajoso, mas essa é a realidade há que dizê-lo. A mim esta semana até me apelidaram de inocente por postar verdades insofismáveis que vão contra certa corrente que por aqui prolifera.

Expõe essas verdades de forma concreta, com exemplos,
Quantas OPA's houve que pagaram 81% acima do valor comercializado na altura?
Não mistures mercados diferente. Vê este post que fiz hà pouco e tens a resposta.
___________________________________
Citação de: mojo_j0jo em 30 de Novembro de 2019, 10:42
Citação de: boladeneve em 30 de Novembro de 2019, 10:35
Citação de: BENFICA76 em 30 de Novembro de 2019, 08:24
Negócios, negócios e mais negócios.

- Temos o clube a fazer uma OPA a preço super inflacionado quando precisamos de dinheiro para abater passivo e investir no futebol e restantes modalidades.

- Os mandantes de tal operação decidem em benefício próprio ('o dinheiro é meu e dos meus filhos'!!! bravo sr. Kim il-luzes), colocando a ética no caixote de lixo com a cmvm a assinar por baixo.

- Próximo passo será vender uma boa percentagem de ações a um 'investidor estratégico'

- Quando tal acontecer, vamos vender essas ações a preço inflacionado ou a preço da uva mijona? (Pergunta retórica)

- Que vem esse investidor fazer cá? Investir sem retorno para ter o seu nome aliado ao Benfica ou começar a meter mão no lucro que o clube faz? (Outra pergunta retórica)

Em resumo, estamos a assistir ao roubo do nosso clube, sempre dentro dos trâmites legais. E a nossa resposta é esperar por Outubro de 2020, aí já será tarde demais.
Lembram-se do verão de 2018 quando ele quis que Jonas saísse do Benfica e a reação dos sócios e adeptos? Esse tinha sido o momento para meter este trafulha fora do Benfica.

Haveria mais para comentar, mas deixemos o foco na tua primeira afirmação, que é importante desmistificar em vez de fazer caixa de ressonância.

Pergunto-te: com base em quê afirmas que o preço da OPA está inflacionado.

E convido qualquer outra pessoa a responder.

Porque o prémio está superior a 80% por acção,  agora vai-me buscar quantos negócios há em mercado financeiro com prémios de 80% por acção.
Estás totalmente  enganado. Essa regra do prémio poder ter como referência  a cotação média dos últimos 6 meses, prevista no CMV, só tem alguma razão de ser em títulos com maior liquidez   e com maior free float, e como tal do primeiro mercado (o que não é o caso das acções do Benfica) e em que não há um desfasamento tão grande entre a cotação do mercado e o valor contabilístico das mesmas. A cotação a valor de mercado só tem algum sentido quando o papel tem liquidez. No nosso mercado ninguém consegue comprar ou vender uns milhares de acções do Benfica, porque simplesmente não há oferta nem procura que o permita. O que tem acontecido nos últimos dias é disso exemplo claro.

Escolhe os mercados que quiseres e mais um ou dois para despiste, e mete cá exemplos reais.

Carminati

Citação de: MALU15 em 30 de Novembro de 2019, 12:41
Citação de: Zetuga em 30 de Novembro de 2019, 08:01
Citação de: MALU15 em 27 de Novembro de 2019, 18:16
Citação de: Carminati em 27 de Novembro de 2019, 17:23
Citação de: magoslb em 27 de Novembro de 2019, 16:29
Citação de: FP3 em 27 de Novembro de 2019, 09:08
Citação de: magoslb em 27 de Novembro de 2019, 07:05
(...)"Também os demais acionistas, que adquiriram ações da Benfica SAD em momento posterior, poderão, nos termos legais, vender ações na oferta ao mesmo preço", indica também a equipa de Vieira. Na verdade, a OPA vai permitir a acionistas venderem as suas posições, mesmo aqueles que entraram depois de 2001, como é o caso dos grandes acionistas (o maior é o clube, com 67%, e esse não é alvo da oferta).

Entre os atuais acionistas, encontram-se José António dos Santos, do Grupo Valouro (das carnas Avibom), que poderá conseguir, vendendo toda a participação, 14,6 milhões de euros. O construtor civil José Guilherme - que deu 14 milhões a Ricardo Salgado - poderia fazer 4,3 milhões. Joaquim Oliveira, da Olivedesporto, faria 3 milhões. A empresa de cabazes de Natal Quinta dos Jugais ficar-se-ia com 2,3 milhões
.(...)



https://tribunaexpresso.pt/benfica/2019-11-26-Os-seis-argumentos-de-Luis-Filipe-Vieira-para-que-os-socios-do-Benfica-paguem-5-aos-acionistas



Tudo normal. A banca e os amigalhaços que ajudaram a entrar pela porta dos fundos agora são recompensados.
Epá.... É só gente de bem aí
Fdx que trupe de merda, escória mm

A gentinha que se apresenta como accionista da nossa sad é qualquer coisa. Só faltou o pintinho tb comprar umas acções.

Então empresa "cabaz de natal"... top. Se calhar o assunto OPA neste época do ano foi até a pensar neles.

Alguem conhece essa empresa "quinta dos jugais"? têm um site bastante profissional e parecem ter instalções modernas mas nunca tinha ouvido falar neles.

Por muito que pesquise não encontro referência a quem são os seus acionistas.

Qual a ligação deles ao Benfica para terem investido tanto?

Olha se queres a minha opinião aqui vai. Pondo de lado agora os nomes, sejam eles individuais ou empresas, nem todos se encontram na mesma situação, pois há os casos do JC Guilherme e Olivedesportos, que fizeram investimentos logo em 2001, no caso da Olivedesportos até tem como característica o facto de ter tomado participação em todas as principais SAD`s, e quer queiramos quer não, já na altura investiram os mesmos milhões que agora muitos dizem que vão ganhar.

Estes dois casos mantiveram, ao que julgo a base das participações iniciais, porque a BSAD  entrou num processo de desvalorização chegando a acção a atingir valores a rondar  um pouco acima de 1 Euro. Tendo mantido a participação durante estes anos, era visível desde há 1/2 anos que quando a SAD recuperasse o capital social, que a cotação subiria, como veio a acontecer durante quase todo o ano de 2019, em que chegou a atingir cotações acima dos 3,10 Euros. E hoje que não haja dúvidas o valor contabilístico da BSAD é já hoje superior aos 5 Euros e em mercado aberto só não atingiram essa cotação porque os títulos não têm liquidez no nosso mercado.

Quanto ao JAS, o que se sabe é que ele comprou as participações detidas então pelo BES e pela construtora do estádio, a um preço muito baixo, porque as entidades que detinham as participações se quiseram libertar das mesmas quase a qualquer preço (em operações fora de Bolsa) porque não estavam no core dos seus negócios. Quem as recomprou, mesmo que a bom preço nos dias de hoje, também assumiu o risco de imobilização de capital, que numa economia de mercado não podemos condenar.

Por último quem as foi comprando em bolsa, caso da Qt. dos Jugais também investiu e assumiu um risco elevado, tal como pode ter acontecido com outros investidores (benfiquistas ou não) que existirão, mas como têm participações inferiores aos 2% não são conhecidos os seus nomes.

Para terminar, as participações podem ter agora um valor mais aproximado do seu valor real, mas só o podem vir a ter porque o Benfica estando atento à valorização da BSAD, entendeu lançar a OPA, porque certamente vê nisso a possibilidade de aumentando o seu domínio na participação, também vir a ganhar num eventual acordo de parceria estratégica que possa estar a ser pensado. Uma coisa para mim eu dou como certa, o Benfica não ia gastar (ou investir) 32Me se não estivesse convencido que a prazo pode vir a ter um retorno directo e indirecto bem maior. E mais, eu até admito que a BSGPS possa vir a rever em alta o valor da oferta, caso venha a concluir que poderá não ser bem sucedida.

Concordo com tudo, mas acrescento dois pontos:

1) porque nao fez o Benfica uma accao destas quando as accoes estavam de facto em baixa? Lembro-me de na altura mencionar isso aqui, e possivelmente poderiamos ate' ter incluido a compra das accoes num negocio com o BES em paralelo com abatimento de divida - ja que o presidente gosta tanto de negocios paralelos

2) falas na possibilidade de rever a opa em alta caso nao se consiga comprar tudo o desejado a €5. E eu pergunto, as declarações do presidente ontem nao contribuirão mais para essa necessidade? Porque raio vem falar agora?
Antes de mais, num post meu de ontem eu já corrigi a parte referente à aquisição das acções por parte da Olivedesportos, a qual ocorreu em 2007 no âmbito da resolução do litígio que existiu com os direitos televisivos.

Em relação ao que dizes, no ponto 1, isso podia ter acontecido na verdade, pelo menos a compra da participação detida pelo BES/Novo Banco, mas talvez nessa altura (por volta de 2017) a estratégia não passasse por isso pois a situação financeira ainda não era bem a que é hoje.

Quanto ao ponto 2, sobre as declarações do Presidente, devo-te dizer que as não esperava, não que não possa perspectivar que isso venha acontecer, mas porque pelo conheço destas matérias do mundo das OPAS as declarações de responsáveis da parte oferente nesta fase não devem existir e não sei mesmo o que dirá a CMVM sobre isso. E mais, até estranho que o calendário da operação ainda não seja conhecido, podendo mesmo a CMVM estar a colocar alguns entraves à aprovação do prospecto. Aguardemos.

Como já tinha escrito tinham que ser dadas explicações, mesmo sabendo que o segredo é a alma do negocio (ou mesmo tem termos de legalidade) a pressão era já muita.

Isto não é uma empresa/negocio normal....

Felix79

Excelente visão estratégia e capacidade de antecipação.

ZICKLER

Ok

O Benfica compra por 5 € num investimento na ordem dos 35 milhões de euros...

Depois vende novamente por 15, arrecadando 105 milhões de euros.


Hugalf

O João Miguel Tavares falou do assunto no Governo Sombra desta semana de forma bastante sucinta e directa, levantando questões pertinentes, sobretudo, o branqueamento leviano e a falta de discussão pública e na comunicação social (em particular nos programas desportivos).

MiguelPalma92

11 milhões de lucro para o senhor da Valouro  :police: