Eleições 2020

ruisan

#79890
No rescaldo das eleições do Benfica e de tudo o que se passou em torno do acontecimento comecei a aperceber-me de um "padrão" que existe no discurso de vários benfiquistas que têm alguma voz no seio benfiquista – seja via órgãos da comunicação social, seja via redes sociais.

E numa altura em que se fala muito em ditadura devido ao sistema eletrónico dos votos, que eu quero acreditar que seja legítimo, embora sendo da opinião de que o sistema de votação deveria ser através do voto físico, apelar a que nos debrucemos sobre aquilo a que eu vou chamar de "ditadura comunicacional", que, por vezes parecendo que não, tem uma grande influência nas opiniões dos sócios e adeptos do Benfica que, através disso, acabam por ver as suas decisões altamente influenciadas.

Quero, antes de começar a desmontar toda esta "ditadura comunicacional", explicar de forma clara algumas das razões que me levaram a desmontar tudo isto:

Primeiro e mais importante: não há mal nenhum influenciar as pessoas convencendo-as a tomar partidos ou decisões. A maldade, no meio disto tudo, é o ódio e a pressão de como algumas destas pessoas atacam benfiquistas que têm uma opinião diferente, e, como vos irei provar mais à frente, até lançam suspeitas infundamentadas e conspiram contra essas pessoas – o que é bastante grave e é por essa razão de que apelido isto de "ditadura comunicacional" – porque, através de mentiras e conspirações as pessoas que lêm essas mentiras nunca terão um pensamento livre!

Segundo: a hipocrisia de, passados alguns dias após as eleições, virem apelar à nossa união, enquanto, durante alguns meses, andaram a destilar ódio contra benfiquistas que se insurgissem contra decisões do Presidente do Benfica e órgãos sociais, profissionais do clube ou seus órgãos de comunicação. A hipocrisia de virem apelar à nossa união por causa dos acontecimentos escandalosos que se sucederam no Paços x Porto, quando o Presidente do Benfica para atacar o Bernardo Silva é o primeiro a ir dar a cara em entrevista à Bola Branca. Mas para vir apontar o dedo a um dos maiores escândalos mais recentes do futebol português fica calado. União é falar sobre esses escândalos e aceitar a opinião de cada um, discordando ou partilhando da mesma, não destilar ódio nessas pessoas. O caso do Bernardo Silva foi muito caricato e dos que mais mediatismo teve e irei abordar mais à frente.

Terceiro: desmistificar toda esta onda de pensamento (propagada por muitas destas pessoas) que se algum benfiquista se insurgir contra, publicamente ou internamente (em AGs, por exemplo), criticar, ou não apoiar a Direção e restantes órgãos sociais do clube, é ser contra o Sport Lisboa e Benfica. Não é! Nem nunca será! O Benfica é um clube pensado há mais de uma centena de anos que sempre foi discutido, sempre houve discordâncias, e sempre se debateu o clube, sempre se deu ideias, os sócios sempre tiveram uma voz ativa e um espírito crítico para que o Benfica possa ser melhor!
Antes de começar, algumas notas sobre este post:

NOTA: não quero que olhem para este raciocínio relacionando-o com as eleições. Pretendo elucidar mais pessoas para que comecem a olhar para o clube de outra forma, sejam mais militantes e haja mais associativismo daqui em diante. Este post é para que olhemos para o futuro percebendo a "ditadura comunicacional" e como rumar contra a maré, tento um pensamento livre em relação ao Benfica! É controverso publicar neste tópico, mas tenho ideia de que por aqui se tem discutido também o futuro, partindo do que tem acontecido nas últimas semanas.

NOTA: antes que esses blogs, contas, páginas e até pessoas me ataquem como fazem com muitos benfiquistas, dizer que tudo o que vou publicar aqui está PÚBLICO e tenho todo o direito a dar a minha opinião sobre o que essas pessoas publicaram e escreveram!

ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO OFICIAL DO CLUBE

Um dos temas mais falados foi o facto de a BTV não acompanhar nenhuma das candidaturas (incluindo a do presidente) e a explicação que o Presidente do Benfica deu foi que a BTV nunca acompanhou eleições e tem de ser um canal isento. Isto à partida parece uma boa explicação, mas vamos mais a fundo: várias candidaturas foram apresentadas. À frente de uma delas estava o atual presidente do Benfica, que era presidente há 17 anos e o seu programa era relacionado com tudo aquilo que tinham vindo a fazer até então no clube, ou seja, todos os sócios já conheciam! As outras eram pessoas que tinham ideias diferentes e queriam apresentá-las e dá-las a conhecer aos sócios. Assim, quem beneficiou então com o facto de a BTV ter sido "isenta" foi a candidatura que os sócios já conheciam porque muita gente ficou sem conhecer as outras. É preciso que entendam isto, porque a BTV, daqui a quatro anos, não pode ficar de fora das eleições do Benfica e tem de dar tempo de antena a todos os candidatos!

TVS E JORNAIS

Há claramente uma propagação de uma opinião de, neste caso até de uma pessoa que comenta na BTV e escreve colunas em jornais. Mostro-vos este caso da Leonor Pinhão:



Reparem onde sublinhei – parte do texto em que condena a opinião de Bernardo Silva chamando-lhe lateral direito. Como já disse acima: não há mal em discordar dos outros, mas o padrão ofensivo é evidente. E o caso da Leonor Pinhão não foi o pior. José Calado, na CMTV chegou até a dizer que "Eusébio só há um" relativamente à opinião de Bernardo Silva. Arrastar o nome de Eusébio para este tipo de situações provocou em mim uma vergonha alheia enorme e achei claramente ofensivo. Estes são os exemplos mais superficiais, de certeza terá havido mais gente com espaços de opinião na comunicação social que atacou Bernardo Silva pelo texto que publicou.

REDES SOCIAIS

Tudo isto se arrasta para as redes sociais e os casos aqui agravam-se com as insinuassões e ataques que são lançados para com alguns benfiquistas conhecidos. E algumas dessas pessoas têm ligações com o presidente do Benfica. Vejamos o caso do César Boaventura:



O baixo nível de dizer que Noronha Lopes enviou pessoas à campanha de Vieira. Algo que acho que não deve ter fundamento algum.
Não deixa de ser caricato que até se serve de declarações da maior escória do futebol português, e que agora apelam à união contra esta gente:



Outro caso de factos infundamentados, e neste até estão algumas calúnias e conspirações, por parte da página UniVersus Benfica, acerca de pessoas que têm uma opinião contrária e uma visão diferente (neste caso, de alguém que se candidatou à presidência:



Do Facebook passo para exemplos do Twitter onde, neste caso, uma pessoa que não vou vou identificar, deixando só o primeiro nome "Daniel" para que tenham uma referência; porque, embora ele não tenha respeito por algumas pessoas como vamos verificar mais à frente, eu tenho o mínimo dos mínimos de respeito por ele e não vou identificá-lo, porque não se trata de uma figura pública, mesmo não havendo problema nenhum em dizer quem é essa pessoa.
Numa série de tweets falta ao respeito a um dos maiores nomes do nosso clube, com um tom de desvalorização de algumas das suas conquistas pelo Benfica, chamando-lhe aldrabão, por este ter uma opinião diferente da direção e respetivo presidente, e nos tweets seguintes diz que João Noronha Lopes saiu do Benfica porque o pai lhe arranjou um "tacho":



Num outro tweet conspira entre e interliga o jornal O JOGO, o FCP e João Noronha Lopes:



E dizer só que não deixa de ser curioso que na sua "bio" da conta twitter tenha o link da página de Facebook UniVersus Benfica.



E que fez também um post em que dá a sensação ter tirado uma fotografia na apresentação da campanha de Luís Filipe Vieira



Sobre isto concluo só com este print do post dele, em que parecia estar muito convencido de que o Cavani ia assinar pelo Benfica:



Para concluir: o meu apelo através de tudo o que escrevi e expus aqui é muito simples, que não se sintam influenciados por gente que posta este tipo de calúnias, os que dão a entender que no Benfica não pode haver um pensamento crítico, que vos faz deixar de pensar livremente acerca da atualidade do clube conjugada com o passado.

Para perceberem melhor dou-vos um exemplo de uma reação de Hugo Gil ao desacordo de Ricardo Araújo Pereira quando Jorge Jesus saiu do Benfica:


https://hugogil.pt/ricardo-araujo-pereira-retrata-se-a-sua-maneira/

Reparem onde sublinhei: O Ricardo não arrasou o Sport Lisboa e Benfica. Quanto muito arrasou o presidente e a estrutura por causa de uma decisão que tiveram naquela altura. Que mal tem discordar com isso? E onde é que isso é arrasar o Sport Lisboa e Benfica? Pensar diferente, expor esse pensamento é arrasar o clube? É isso que vos quero transmitir da minha modesta opinião: não é! Desde que haja respeito, coisa que estas contas, comentadores, etc. Nestes últimos tempos não tiveram para com muitos benfiquistas que tomaram uma posição diferente!

Espero, sinceramente, ter-vos elucidado um pouco sobre isso e que possam pensar de uma forma diferente, sem toda esta pressão comunicacional em cima! Temos um longo caminho a percorrer, remando contra esta maré!

Stanic

Citação de: SLF em 01 de Novembro de 2020, 18:46
O RGS desapareceu das redes sociais?
não sei mas curiosamente o blog e a página de facebook do seu jogo sujo já não existem. Ganhou vergonha na cara por um lado e por outro se calhar ficou satisfeito com a eleição de Vieira.

Só tou a ver

Citação de: odistraido em 31 de Outubro de 2020, 00:24
Alguém acredita que ele ganhou em todas as faixas etárias?
Os vieiristas.

20simao1

#79893
Citação de: Trapattoni em 31 de Outubro de 2020, 22:24
Neste momento, estou rendido a JNL, pela postura que demonstrou mas acima de tudo pela elevação e o nível que teve mesmo na hora da derrota, pondo o Benfica acima de tudo e todos.
JNL é provavelmente a maior antítese face ao atual presidente e como antítese que é, será fundamental tê-lo como o líder e face da oposição.
Já me fez o dia esta noticia.

Pôr o Benfica acima de tudo e de todos era contarem-se os votos físicos para não haver dúvidas quanto ao vencedor. Como andaram a dizer antes, até no próprio dia aliás (ele e o Paneira creio, por exemplo).
Pôr o Benfica acima de tudo e de todos não é deixar o vieira e amigos fazerem o que querem, haverem dúvidas, e eles ficarem para sempre.

Leonzo

Citação de: Karel Alinho em 01 de Novembro de 2020, 18:53
Citação de: luis.live em 01 de Novembro de 2020, 17:19
Citação de: Tomahawk em 01 de Novembro de 2020, 16:26
Citação de: luis.live em 01 de Novembro de 2020, 13:25
Tomawak , pelo facto de muitas dezenas de users do serbenfiquista escreverem que esta eleição foi um embuste , uma vigarice e por aí fora , não quer dizer que isso seja verdade.

o Noronha é uma pessoa inteligente e sabe que tem a eleição de 2024 "garantida".
Luís:
Não é porque eventualmente outros users o digam... é a minha profunda convicção de que os resultados finais não foram os que oficialmente foram revelados.

Não me contaram, eu vi ao vivo...Estive 3 horas e meia na fila de voto na Luz (17h - 20h30) e uma avalanche épica assim, só acontece muito raramente quando existe algo muito importante e grave na vida do Benfica e faz mobilizar de forma irresistível milhares de pessoas que, em condições normais, nunca iriam votar (por comodismo, por acharem que o seu voto não faz a diferença, porque gostam é do Benfica, independentemente de quem lá estiver à sua frente, ...).

Foi este tipo de tsunami humano anormal que derrubou JVA  em 2000, fez eleger BC nos lagartos, correu de vez com BC dos lagartos, e agora se  mobilizou porque queria e exigia a Mudança, porque voltou a acreditar no sonho de um Benfica com Valores e Europeu que RGS fez acordar durante os últimos anos e a que JNL e MSoB depois deram continuidade.

Vi a quantidade enorme de malta jovem nas filas, em grupo, ou isoladamente, muitos ainda com a mochila do Liceu ou da Faculdade nas costas e, através das minhas filhas, vi a avalanche de apoio maciço a JNL nas redes sociais, no Instagram e afins, pelo só consegui rir quando foram comunicados os resultados eleitorais e vi que LFV tinha conseguido ter mais votos no escalão de 1 e 5 votos (tendencialmente malta mais nova) que JNL. Se aldrabaram de forma descarada nos escalões de votos onde foi mais gritante a mobilização pela Mudança, facilmente o fizeram também nos escalões de sócios com + votos.

Por isso, volto a repetir, não foi por Inteligência que JNL não lutou até ao fim pela sua vitória, foi por falta de Coragem e de Independência que o fez (pois quem lhe pagou a campanha também ficava muito satisfeito com a vitória do seu Plano A (LFV), ou seja, não esteve à altura do seu Slogan Eleitoral: A GLÓRIA É AGORA!!!

Quanto ao outro erro que muitos apoiantes de JNL e, eventualmente o próprio JNL, estão a cometer, é embandeirarem em arco com esta vitória moral do 2º lugar com uma % de votação honrosa e acharem que em 2024 vão ser favas contadas, ou seja, estão a cometer o erro de que, não tendo conseguido cumprir com o slogan A Glória é Agora, estejam já a achar que A GLÓRIA, AFINAL, É PARA SER é EM 2024, à semelhança, passe o exagero da comparação, dos lagartos que, mal perdem matematicamente a hipóteses de serem campeões, começam logo a esfregar as mãos e a pensar: para o ano é que é.

Conforme noutro post atrás referi , 2024 vai ser muito diferente (para pior) para JNL  do que foi OUTubro 2020:

. Vai enfrentar provavelmente já não um LFV desgastado, acossado , de processos e polémicas e depois de perder 2 em 3 campeonatos para um Clube falido, mas sim um Rui Costa na plenitude da sua afirmação como Dirigente  Desportivo (e já não apenas de Director desportivo), e em cima de uma provável sequência de 3 em 4 Campeonatos vitoriosos até 2024;

. As forças que o apoiaram e financiaram em 2020, porque havia o perigo de LFV cair para um Independente como RGS, não precisarão de criar e financiar um Plano B em 2024, se até lá não aparecer um candidato Independente com ideias, projecto e coragem para afrontar LFV/Rui Costa, e, nesse caso, ou seja, num provável cenário eleitoral em 2024 de ausência de candidatos credíveis de Mudança e Independentes de interesses alheios ao Benfica (como ocorreu em 2020 com RGS), JNL vai ficar muito surpreendido por,  afinal, já não ir ter os apoios financeiros de forças poderosas do mundo do futebol a empurrá-lo para a frente de uma Candidatura.

. Finalmente, em 2024, JNL já não vai contar com o factor novidade e com o endeusamento causado pelo prestígio do seu CV profissional. Em 2024 os sócios vão-se lembrar, nomeadamente os que votaram útil em JNL e muitos dos que acreditaram plenamente no Candidato que lhes prometeu lutar pela vitória, porque a GLÓRIA ERA AGORA, de como JNL mentiu aos seus apoiantes ao afirmar uma coisa no dia das Eleições ("Exijo a Abertura das Urnas e a contagem do Voto Físico e os meus Delegados não abandonarão as urnas até estas serem abertas e contados os votos físicos" e do seu Comportamento (e dos absorvidos do MSoB) logo após saberem o resultado das Eleições e constatarem que RGS tinha sido claramente derrotado e que lhes tinha sido atribuído um honroso 2º Lugar com quase 35%, imediatamente se esqueceram das urnas  e foram para a Sede de Campanha  festejar e agradecer o seu 2 Lugar.



Sinceramente pensava que a campanha do Noronha tinha sido financiada por ele próprio  , mais contribuições de elementos da própria campanha e nunca por "alguém" exterior ao SL BENFICA e até estou com medo de perguntar-te quem foi esse "alguém" que tu achas que patrocinou a campanha dele.

Eu acho que ele (Noronha) tem a eleição garantida para 2024 porque parte com uma base de apoio de 14 000 sócios (que votaram nele) e  daqui a 4 anos (esses sócios) vão ter ainda mais votos para lhe entregarem  e além disso ele tem muito carisma , tem "pinta" de presidente . Do que vi , ele (Noronha) conseguiu reunir á volta dele uma base de apoio gigantesca que será a sua base de votantes em 2024.

  A posição dele "pós" eleições , para mim , humilde opinião obviamente , é já a pensar nas próximas eleições.

em relação ao desfecho das eleições , não tenho a mesma opinião de ti , mas pronto , isto é mesmo assim . Eu acho que a Lista A ganhou claramente as eleições , e a afluência anormal ás urnas pode também ter sido (e foi) de sócios que ao ver que o LF Vieira podia perder as eleições foram votar , o que em condições normais ( vitória fácil de LF Vieira) nem tinham lá metido os pés e eu vi alguns na fila...

Eu cada vez que penso nisto , cada vez fico com mais certeza de que o Noronha vai vencer as próximas eleições, e uma eleição a dois com Rui costa , o Noronha ganha. Rui Costa é ex jogador de futebol , Noronha é Gestor profissional e exerceu a sua profissão numa das maiores empresas do mundo . O cargo é o de presidente , e executivo .                                                                                                                                                                                                                                       Noronha vence o Rui Costa e daqui a 4 anos cá estaremos para ver...                                                                                   



Como me disse o meu pai, que votou em LFV: "tivessem ficado mais calados nos últimos dias e não tinha ido tanta gente votar e JNL tinha ganho". Houve mesmo muita gente a ir votar LFV por agradecimento.

E sim, Rui Costa não tem o mesmo peso que Vieira nas bases. JNL ganhou prestígio e responsabilidade, parte com essa massa de votos atrás e tem 4 anos para a trabalhar melhor.
E umas eleições de bagagem. Abriu a pestana, e ainda as vai abrir mais quando entrar nas AGs...

Ps: Como crl não converteste o teu pai? Eu o meu foi votar Noronha e era Vieirista

Trapattoni

Citação de: 20simao1 em 01 de Novembro de 2020, 22:17
Citação de: Trapattoni em 31 de Outubro de 2020, 22:24
Neste momento, estou rendido a JNL, pela postura que demonstrou mas acima de tudo pela elevação e o nível que teve mesmo na hora da derrota, pondo o Benfica acima de tudo e todos.
JNL é provavelmente a maior antítese face ao atual presidente e como antítese que é, será fundamental tê-lo como o líder e face da oposição.
Já me fez o dia esta noticia.

Pôr o Benfica acima de tudo e de todos era contarem-se os votos físicos para não haver dúvidas quanto ao vencedor. Como andaram a dizer antes, até no próprio dia aliás (ele e o Paneira creio, por exemplo).
Pôr o Benfica acima de tudo e de todos não é deixar o vieira e amigos fazerem o que querem, haverem dúvidas, e eles ficarem para sempre.
Pontos válidos que já cheguei a afirmar anteriormente. Porém há que compreender as razões por detrás da decisão de não o fazer, até porque o grande problema aqui de JNL é o facto de não querer ir para o "lamaçal". De qualquer das formas demonstrou mais benfiquismo nas suas palavras que o próprio presidente após a reeleição.
São coisas que podem e devem ser revistas para as eleições daqui a 4 anos.

20simao1

#79896
Citação de: Trapattoni em 01 de Novembro de 2020, 22:26
Citação de: 20simao1 em 01 de Novembro de 2020, 22:17
Citação de: Trapattoni em 31 de Outubro de 2020, 22:24
Neste momento, estou rendido a JNL, pela postura que demonstrou mas acima de tudo pela elevação e o nível que teve mesmo na hora da derrota, pondo o Benfica acima de tudo e todos.
JNL é provavelmente a maior antítese face ao atual presidente e como antítese que é, será fundamental tê-lo como o líder e face da oposição.
Já me fez o dia esta noticia.

Pôr o Benfica acima de tudo e de todos era contarem-se os votos físicos para não haver dúvidas quanto ao vencedor. Como andaram a dizer antes, até no próprio dia aliás (ele e o Paneira creio, por exemplo).
Pôr o Benfica acima de tudo e de todos não é deixar o vieira e amigos fazerem o que querem, haverem dúvidas, e eles ficarem para sempre.
Pontos válidos que já cheguei a afirmar anteriormente. Porém há que compreender as razões por detrás da decisão de não o fazer, até porque o grande problema aqui de JNL é o facto de não querer ir para o "lamaçal". De qualquer das formas demonstrou mais benfiquismo nas suas palavras que o próprio presidente após a reeleição.
São coisas que podem e devem ser revistas para as eleições daqui a 4 anos.

Acho que não seria nenhum lamaçal, mas ok.
Mesmo agora fui à publicação do Benfica com o bplay do vieira, e todos os comentários com mais likes são contra o vieira, e um até fala da questão de contarem os votos (claro que agora é tarde).

Almeida92

Citação de: ruisan em 01 de Novembro de 2020, 21:43
No rescaldo das eleições do Benfica e de tudo o que se passou em torno do acontecimento comecei a aperceber-me de um "padrão" que existe no discurso de vários benfiquistas que têm alguma voz no seio benfiquista – seja via órgãos da comunicação social, seja via redes sociais.

E numa altura em que se fala muito em ditadura devido ao sistema eletrónico dos votos, que eu quero acreditar que seja legítimo, embora sendo da opinião de que o sistema de votação deveria ser através do voto físico, apelar a que nos debrucemos sobre aquilo a que eu vou chamar de "ditadura comunicacional", que, por vezes parecendo que não, tem uma grande influência nas opiniões dos sócios e adeptos do Benfica que, através disso, acabam por ver as suas decisões altamente influenciadas.

Quero, antes de começar a desmontar toda esta "ditadura comunicacional", explicar de forma clara algumas das razões que me levaram a desmontar tudo isto:

Primeiro e mais importante: não há mal nenhum influenciar as pessoas convencendo-as a tomar partidos ou decisões. A maldade, no meio disto tudo, é o ódio e a pressão de como algumas destas pessoas atacam benfiquistas que têm uma opinião diferente, e, como vos irei provar mais à frente, até lançam suspeitas infundamentadas e conspiram contra essas pessoas – o que é bastante grave e é por essa razão de que apelido isto de "ditadura comunicacional" – porque, através de mentiras e conspirações as pessoas que lêm essas mentiras nunca terão um pensamento livre!

Segundo: a hipocrisia de, passados alguns dias após as eleições, virem apelar à nossa união, enquanto, durante alguns meses, andaram a destilar ódio contra benfiquistas que se insurgissem contra decisões do Presidente do Benfica e órgãos sociais, profissionais do clube ou seus órgãos de comunicação. A hipocrisia de virem apelar à nossa união por causa dos acontecimentos escandalosos que se sucederam no Paços x Porto, quando o Presidente do Benfica para atacar o Bernardo Silva é o primeiro a ir dar a cara em entrevista à Bola Branca. Mas para vir apontar o dedo a um dos maiores escândalos mais recentes do futebol português fica calado. União é falar sobre esses escândalos e aceitar a opinião de cada um, discordando ou partilhando da mesma, não destilar ódio nessas pessoas. O caso do Bernardo Silva foi muito caricato e dos que mais mediatismo teve e irei abordar mais à frente.

Terceiro: desmistificar toda esta onda de pensamento (propagada por muitas destas pessoas) que se algum benfiquista se insurgir contra, publicamente ou internamente (em AGs, por exemplo), criticar, ou não apoiar a Direção e restantes órgãos sociais do clube, é ser contra o Sport Lisboa e Benfica. Não é! Nem nunca será! O Benfica é um clube pensado há mais de uma centena de anos que sempre foi discutido, sempre houve discordâncias, e sempre se debateu o clube, sempre se deu ideias, os sócios sempre tiveram uma voz ativa e um espírito crítico para que o Benfica possa ser melhor!
Antes de começar, algumas notas sobre este post:

NOTA: não quero que olhem para este raciocínio relacionando-o com as eleições. Pretendo elucidar mais pessoas para que comecem a olhar para o clube de outra forma, sejam mais militantes e haja mais associativismo daqui em diante. Este post é para que olhemos para o futuro percebendo a "ditadura comunicacional" e como rumar contra a maré, tento um pensamento livre em relação ao Benfica! É controverso publicar neste tópico, mas tenho ideia de que por aqui se tem discutido também o futuro, partindo do que tem acontecido nas últimas semanas.

NOTA: antes que esses blogs, contas, páginas e até pessoas me ataquem como fazem com muitos benfiquistas, dizer que tudo o que vou publicar aqui está PÚBLICO e tenho todo o direito a dar a minha opinião sobre o que essas pessoas publicaram e escreveram!

ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO OFICIAL DO CLUBE

Um dos temas mais falados foi o facto de a BTV não acompanhar nenhuma das candidaturas (incluindo a do presidente) e a explicação que o Presidente do Benfica deu foi que a BTV nunca acompanhou eleições e tem de ser um canal isento. Isto à partida parece uma boa explicação, mas vamos mais a fundo: várias candidaturas foram apresentadas. À frente de uma delas estava o atual presidente do Benfica, que era presidente há 17 anos e o seu programa era relacionado com tudo aquilo que tinham vindo a fazer até então no clube, ou seja, todos os sócios já conheciam! As outras eram pessoas que tinham ideias diferentes e queriam apresentá-las e dá-las a conhecer aos sócios. Assim, quem beneficiou então com o facto de a BTV ter sido "isenta" foi a candidatura que os sócios já conheciam porque muita gente ficou sem conhecer as outras. É preciso que entendam isto, porque a BTV, daqui a quatro anos, não pode ficar de fora das eleições do Benfica e tem de dar tempo de antena a todos os candidatos!

TVS E JORNAIS

Há claramente uma propagação de uma opinião de, neste caso até de uma pessoa que comenta na BTV e escreve colunas em jornais. Mostro-vos este caso da Leonor Pinhão:



Reparem onde sublinhei – parte do texto em que condena a opinião de Bernardo Silva chamando-lhe lateral direito. Como já disse acima: não há mal em discordar dos outros, mas o padrão ofensivo é evidente. E o caso da Leonor Pinhão não foi o pior. José Calado, na CMTV chegou até a dizer que "Eusébio só há um" relativamente à opinião de Bernardo Silva. Arrastar o nome de Eusébio para este tipo de situações provocou em mim uma vergonha alheia enorme e achei claramente ofensivo. Estes são os exemplos mais superficiais, de certeza terá havido mais gente com espaços de opinião na comunicação social que atacou Bernardo Silva pelo texto que publicou.

REDES SOCIAIS

Tudo isto se arrasta para as redes sociais e os casos aqui agravam-se com as insinuassões e ataques que são lançados para com alguns benfiquistas conhecidos. E algumas dessas pessoas têm ligações com o presidente do Benfica. Vejamos o caso do César Boaventura:



O baixo nível de dizer que Noronha Lopes enviou pessoas à campanha de Vieira. Algo que acho que não deve ter fundamento algum.
Não deixa de ser caricato que até se serve de declarações da maior escória do futebol português, e que agora apelam à união contra esta gente:



Outro caso de factos infundamentados, e neste até estão algumas calúnias e conspirações, por parte da página UniVersus Benfica, acerca de pessoas que têm uma opinião contrária e uma visão diferente (neste caso, de alguém que se candidatou à presidência:



Do Facebook passo para exemplos do Twitter onde, neste caso, uma pessoa que não vou vou identificar, deixando só o primeiro nome "Daniel" para que tenham uma referência; porque, embora ele não tenha respeito por algumas pessoas como vamos verificar mais à frente, eu tenho o mínimo dos mínimos de respeito por ele e não vou identificá-lo, porque não se trata de uma figura pública, mesmo não havendo problema nenhum em dizer quem é essa pessoa.
Numa série de tweets falta ao respeito a um dos maiores nomes do nosso clube, com um tom de desvalorização de algumas das suas conquistas pelo Benfica, chamando-lhe aldrabão, por este ter uma opinião diferente da direção e respetivo presidente, e nos tweets seguintes diz que João Noronha Lopes saiu do Benfica porque o pai lhe arranjou um "tacho":



Num outro tweet conspira entre e interliga o jornal O JOGO, o FCP e João Noronha Lopes:



E dizer só que não deixa de ser curioso que na sua "bio" da conta twitter tenha o link da página de Facebook UniVersus Benfica.



E que fez também um post em que dá a sensação ter tirado uma fotografia na apresentação da campanha de Luís Filipe Vieira



Sobre isto concluo só com este print do post dele, em que parecia estar muito convencido de que o Cavani ia assinar pelo Benfica:



Para concluir: o meu apelo através de tudo o que escrevi e expus aqui é muito simples, que não se sintam influenciados por gente que posta este tipo de calúnias, os que dão a entender que no Benfica não pode haver um pensamento crítico, que vos faz deixar de pensar livremente acerca da atualidade do clube conjugada com o passado.

Para perceberem melhor dou-vos um exemplo de uma reação de Hugo Gil ao desacordo de Ricardo Araújo Pereira quando Jorge Jesus saiu do Benfica:


https://hugogil.pt/ricardo-araujo-pereira-retrata-se-a-sua-maneira/

Reparem onde sublinhei: O Ricardo não arrasou o Sport Lisboa e Benfica. Quanto muito arrasou o presidente e a estrutura por causa de uma decisão que tiveram naquela altura. Que mal tem discordar com isso? E onde é que isso é arrasar o Sport Lisboa e Benfica? Pensar diferente, expor esse pensamento é arrasar o clube? É isso que vos quero transmitir da minha modesta opinião: não é! Desde que haja respeito, coisa que estas contas, comentadores, etc. Nestes últimos tempos não tiveram para com muitos benfiquistas que tomaram uma posição diferente!

Espero, sinceramente, ter-vos elucidado um pouco sobre isso e que possam pensar de uma forma diferente, sem toda esta pressão comunicacional em cima! Temos um longo caminho a percorrer, remando contra esta maré!

Ahah, agora percebo porque é que via tweets a perguntar-lhe quando é que o Cavani chegava, não sabia que esse boneco era dessa página.

ruisan

Citação de: Almeida92 em 01 de Novembro de 2020, 22:40
Citação de: ruisan em 01 de Novembro de 2020, 21:43
No rescaldo das eleições do Benfica e de tudo o que se passou em torno do acontecimento comecei a aperceber-me de um "padrão" que existe no discurso de vários benfiquistas que têm alguma voz no seio benfiquista – seja via órgãos da comunicação social, seja via redes sociais.

E numa altura em que se fala muito em ditadura devido ao sistema eletrónico dos votos, que eu quero acreditar que seja legítimo, embora sendo da opinião de que o sistema de votação deveria ser através do voto físico, apelar a que nos debrucemos sobre aquilo a que eu vou chamar de "ditadura comunicacional", que, por vezes parecendo que não, tem uma grande influência nas opiniões dos sócios e adeptos do Benfica que, através disso, acabam por ver as suas decisões altamente influenciadas.

Quero, antes de começar a desmontar toda esta "ditadura comunicacional", explicar de forma clara algumas das razões que me levaram a desmontar tudo isto:

Primeiro e mais importante: não há mal nenhum influenciar as pessoas convencendo-as a tomar partidos ou decisões. A maldade, no meio disto tudo, é o ódio e a pressão de como algumas destas pessoas atacam benfiquistas que têm uma opinião diferente, e, como vos irei provar mais à frente, até lançam suspeitas infundamentadas e conspiram contra essas pessoas – o que é bastante grave e é por essa razão de que apelido isto de "ditadura comunicacional" – porque, através de mentiras e conspirações as pessoas que lêm essas mentiras nunca terão um pensamento livre!

Segundo: a hipocrisia de, passados alguns dias após as eleições, virem apelar à nossa união, enquanto, durante alguns meses, andaram a destilar ódio contra benfiquistas que se insurgissem contra decisões do Presidente do Benfica e órgãos sociais, profissionais do clube ou seus órgãos de comunicação. A hipocrisia de virem apelar à nossa união por causa dos acontecimentos escandalosos que se sucederam no Paços x Porto, quando o Presidente do Benfica para atacar o Bernardo Silva é o primeiro a ir dar a cara em entrevista à Bola Branca. Mas para vir apontar o dedo a um dos maiores escândalos mais recentes do futebol português fica calado. União é falar sobre esses escândalos e aceitar a opinião de cada um, discordando ou partilhando da mesma, não destilar ódio nessas pessoas. O caso do Bernardo Silva foi muito caricato e dos que mais mediatismo teve e irei abordar mais à frente.

Terceiro: desmistificar toda esta onda de pensamento (propagada por muitas destas pessoas) que se algum benfiquista se insurgir contra, publicamente ou internamente (em AGs, por exemplo), criticar, ou não apoiar a Direção e restantes órgãos sociais do clube, é ser contra o Sport Lisboa e Benfica. Não é! Nem nunca será! O Benfica é um clube pensado há mais de uma centena de anos que sempre foi discutido, sempre houve discordâncias, e sempre se debateu o clube, sempre se deu ideias, os sócios sempre tiveram uma voz ativa e um espírito crítico para que o Benfica possa ser melhor!
Antes de começar, algumas notas sobre este post:

NOTA: não quero que olhem para este raciocínio relacionando-o com as eleições. Pretendo elucidar mais pessoas para que comecem a olhar para o clube de outra forma, sejam mais militantes e haja mais associativismo daqui em diante. Este post é para que olhemos para o futuro percebendo a "ditadura comunicacional" e como rumar contra a maré, tento um pensamento livre em relação ao Benfica! É controverso publicar neste tópico, mas tenho ideia de que por aqui se tem discutido também o futuro, partindo do que tem acontecido nas últimas semanas.

NOTA: antes que esses blogs, contas, páginas e até pessoas me ataquem como fazem com muitos benfiquistas, dizer que tudo o que vou publicar aqui está PÚBLICO e tenho todo o direito a dar a minha opinião sobre o que essas pessoas publicaram e escreveram!

ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO OFICIAL DO CLUBE

Um dos temas mais falados foi o facto de a BTV não acompanhar nenhuma das candidaturas (incluindo a do presidente) e a explicação que o Presidente do Benfica deu foi que a BTV nunca acompanhou eleições e tem de ser um canal isento. Isto à partida parece uma boa explicação, mas vamos mais a fundo: várias candidaturas foram apresentadas. À frente de uma delas estava o atual presidente do Benfica, que era presidente há 17 anos e o seu programa era relacionado com tudo aquilo que tinham vindo a fazer até então no clube, ou seja, todos os sócios já conheciam! As outras eram pessoas que tinham ideias diferentes e queriam apresentá-las e dá-las a conhecer aos sócios. Assim, quem beneficiou então com o facto de a BTV ter sido "isenta" foi a candidatura que os sócios já conheciam porque muita gente ficou sem conhecer as outras. É preciso que entendam isto, porque a BTV, daqui a quatro anos, não pode ficar de fora das eleições do Benfica e tem de dar tempo de antena a todos os candidatos!

TVS E JORNAIS

Há claramente uma propagação de uma opinião de, neste caso até de uma pessoa que comenta na BTV e escreve colunas em jornais. Mostro-vos este caso da Leonor Pinhão:



Reparem onde sublinhei – parte do texto em que condena a opinião de Bernardo Silva chamando-lhe lateral direito. Como já disse acima: não há mal em discordar dos outros, mas o padrão ofensivo é evidente. E o caso da Leonor Pinhão não foi o pior. José Calado, na CMTV chegou até a dizer que "Eusébio só há um" relativamente à opinião de Bernardo Silva. Arrastar o nome de Eusébio para este tipo de situações provocou em mim uma vergonha alheia enorme e achei claramente ofensivo. Estes são os exemplos mais superficiais, de certeza terá havido mais gente com espaços de opinião na comunicação social que atacou Bernardo Silva pelo texto que publicou.

REDES SOCIAIS

Tudo isto se arrasta para as redes sociais e os casos aqui agravam-se com as insinuassões e ataques que são lançados para com alguns benfiquistas conhecidos. E algumas dessas pessoas têm ligações com o presidente do Benfica. Vejamos o caso do César Boaventura:



O baixo nível de dizer que Noronha Lopes enviou pessoas à campanha de Vieira. Algo que acho que não deve ter fundamento algum.
Não deixa de ser caricato que até se serve de declarações da maior escória do futebol português, e que agora apelam à união contra esta gente:



Outro caso de factos infundamentados, e neste até estão algumas calúnias e conspirações, por parte da página UniVersus Benfica, acerca de pessoas que têm uma opinião contrária e uma visão diferente (neste caso, de alguém que se candidatou à presidência:



Do Facebook passo para exemplos do Twitter onde, neste caso, uma pessoa que não vou vou identificar, deixando só o primeiro nome "Daniel" para que tenham uma referência; porque, embora ele não tenha respeito por algumas pessoas como vamos verificar mais à frente, eu tenho o mínimo dos mínimos de respeito por ele e não vou identificá-lo, porque não se trata de uma figura pública, mesmo não havendo problema nenhum em dizer quem é essa pessoa.
Numa série de tweets falta ao respeito a um dos maiores nomes do nosso clube, com um tom de desvalorização de algumas das suas conquistas pelo Benfica, chamando-lhe aldrabão, por este ter uma opinião diferente da direção e respetivo presidente, e nos tweets seguintes diz que João Noronha Lopes saiu do Benfica porque o pai lhe arranjou um "tacho":



Num outro tweet conspira entre e interliga o jornal O JOGO, o FCP e João Noronha Lopes:



E dizer só que não deixa de ser curioso que na sua "bio" da conta twitter tenha o link da página de Facebook UniVersus Benfica.



E que fez também um post em que dá a sensação ter tirado uma fotografia na apresentação da campanha de Luís Filipe Vieira



Sobre isto concluo só com este print do post dele, em que parecia estar muito convencido de que o Cavani ia assinar pelo Benfica:



Para concluir: o meu apelo através de tudo o que escrevi e expus aqui é muito simples, que não se sintam influenciados por gente que posta este tipo de calúnias, os que dão a entender que no Benfica não pode haver um pensamento crítico, que vos faz deixar de pensar livremente acerca da atualidade do clube conjugada com o passado.

Para perceberem melhor dou-vos um exemplo de uma reação de Hugo Gil ao desacordo de Ricardo Araújo Pereira quando Jorge Jesus saiu do Benfica:


https://hugogil.pt/ricardo-araujo-pereira-retrata-se-a-sua-maneira/

Reparem onde sublinhei: O Ricardo não arrasou o Sport Lisboa e Benfica. Quanto muito arrasou o presidente e a estrutura por causa de uma decisão que tiveram naquela altura. Que mal tem discordar com isso? E onde é que isso é arrasar o Sport Lisboa e Benfica? Pensar diferente, expor esse pensamento é arrasar o clube? É isso que vos quero transmitir da minha modesta opinião: não é! Desde que haja respeito, coisa que estas contas, comentadores, etc. Nestes últimos tempos não tiveram para com muitos benfiquistas que tomaram uma posição diferente!

Espero, sinceramente, ter-vos elucidado um pouco sobre isso e que possam pensar de uma forma diferente, sem toda esta pressão comunicacional em cima! Temos um longo caminho a percorrer, remando contra esta maré!

Ahah, agora percebo porque é que via tweets a perguntar-lhe quando é que o Cavani chegava, não sabia que esse boneco era dessa página.
Não sei se é ou não. O que é certo é que partilha muita coisa relacionada com a página UniVersus Benfica, e posts do mesmo estilo, a caluniar as pessoas.

Trapattoni

Citação de: 20simao1 em 01 de Novembro de 2020, 22:31
Citação de: Trapattoni em 01 de Novembro de 2020, 22:26
Citação de: 20simao1 em 01 de Novembro de 2020, 22:17
Citação de: Trapattoni em 31 de Outubro de 2020, 22:24
Neste momento, estou rendido a JNL, pela postura que demonstrou mas acima de tudo pela elevação e o nível que teve mesmo na hora da derrota, pondo o Benfica acima de tudo e todos.
JNL é provavelmente a maior antítese face ao atual presidente e como antítese que é, será fundamental tê-lo como o líder e face da oposição.
Já me fez o dia esta noticia.

Pôr o Benfica acima de tudo e de todos era contarem-se os votos físicos para não haver dúvidas quanto ao vencedor. Como andaram a dizer antes, até no próprio dia aliás (ele e o Paneira creio, por exemplo).
Pôr o Benfica acima de tudo e de todos não é deixar o vieira e amigos fazerem o que querem, haverem dúvidas, e eles ficarem para sempre.
Pontos válidos que já cheguei a afirmar anteriormente. Porém há que compreender as razões por detrás da decisão de não o fazer, até porque o grande problema aqui de JNL é o facto de não querer ir para o "lamaçal". De qualquer das formas demonstrou mais benfiquismo nas suas palavras que o próprio presidente após a reeleição.
São coisas que podem e devem ser revistas para as eleições daqui a 4 anos.

Acho que não seria nenhum lamaçal, mas ok.
Mesmo agora fui à publicação do Benfica com o bplay do vieira, e todos os comentários com mais likes são contra o vieira, e um até fala da questão de contarem os votos (claro que agora é tarde).
Por acaso seria e infelizmente a NET não é por onde anda a gigantesca maioria dos Vieiristas, muito menos o Twitter e sei do que falo porque ando lá à já algum tempo.

Só tou a ver

Citação de: Pedro Neto em 01 de Novembro de 2020, 01:20
Esta Direcao 'e a imagem do Benfica atual. 'E isto que os socios querem portanto 65% estao satisfeitos com aquilo que o Benfica 'e hoje. As simple as that.

Nao acredito em fraude eleitoral. Isso seria a coisa mais grave jamais feita ao Benfica e teria de dar prisao a quem 'e responsavel. Nao acredito que alguem tivesse coragem de o fazer e acho que esse tipo de coisas se iria saber mais tarde ou mais cedo.

Acredito mesmo que os socios escolheram este Presidente porque se reveem nele e isso diz tudo sobre o que sao como pessoas e como cidadaos. Votei em Noronha Lopes e ja tenho as quotas de 2021 pagas portanto estou perfeitamente tranquilo, com a consciencia limpa.

Irei receber a condecoracao dos 25 anos de socio com outro presidente.
Não acreditas que um não benfiquista agarrado à presidência do Benfica desde 2003, que tentou roubar o clube através duma OPA ilegal e que insulta e agride sócios, não tem coragem de cometer fraude eleitoral para se eternizar como presidente do Benfica? Nós, benfiquistas, não podemos acreditar na palavra de cadastrados e benfiquistos. Por isso é que devia haver transparência e verdadeira democracia nas eleições do Benfica.

Só tou a ver

Citação de: Tomahawk em 01 de Novembro de 2020, 17:09
Citação de: Trapattoni em 01 de Novembro de 2020, 16:44
Citação de: Tomahawk em 01 de Novembro de 2020, 16:26
Citação de: luis.live em 01 de Novembro de 2020, 13:25
Tomawak , pelo facto de muitas dezenas de users do serbenfiquista escreverem que esta eleição foi um embuste , uma vigarice e por aí fora , não quer dizer que isso seja verdade.

o Noronha é uma pessoa inteligente e sabe que tem a eleição de 2024 "garantida".
Luís:
Não é porque eventualmente outros users o digam... é a minha profunda convicção de que os resultados finais não foram os que oficialmente foram revelados.

Não me contaram, eu vi ao vivo...Estive 3 horas e meia na fila de voto na Luz (17h - 20h30) e uma avalanche épica assim, só acontece muito raramente quando existe algo muito importante e grave na vida do Benfica e faz mobilizar de forma irresistível milhares de pessoas que, em condições normais, nunca iriam votar (por comodismo, por acharem que o seu voto não faz a diferença, porque gostam é do Benfica, independentemente de quem lá estiver à sua frente, ...).

Foi este tipo de tsunami anormal que derrubou JVA  em 2000, fez eleger BC nos lagartos, correu de vez com BC dos lagartos, e agora se  mobilizou porque queria e exigia a Mudança, porque voltou a acreditar no sonho de um Benfica com Valores e com um Benfica Europeu que RGS fez acordar durante os últimos anos e a que JNL e MSoB depois deram continuidade.

Vi a quantidade enorme de malta jovem nas filas, em grupo, ou isoladamente, muitos ainda com a mochila do Liceu ou da Faculdade nas costas e, através das minhas filhas, vi a avalanche de apoio maciço a JNL nas redes sociais, no Instagram e afins, pelo só consegui rir quando foram comunicados os resultados eleitorais e vi que LFV tinha conseguido ter mais votos no escalão de 1 e 5 votos (tendencialmente malta mais nova) que JNL. Se aldrabaram de forma descarada nos escalões de votos onde foi mais gritante a mobilização pela Mudança, facilmente o fizeram também nos escalões de sócios com + votos.

Por isso, volto a repetir, não foi por Inteligência que JNL não lutou até ao fim pela sua vitória, foi por falta de coragem e de independência que o fez (pois quem lhe pagou a campanha também ficava muito satisfeito com a vitória do seu Plano A (LFV), ou seja, não esteve à altura do seu Slogan Eleitoral: A GLÓRIA É AGORA!!!

Quanto ao outro erro que muitos apoiantes de JNL e, eventualmente o próprio JNL, estão a cometer, é embandeirarem em arco com esta vitória moral do 2º lugar com uma % de votação honrosa e acharem que em 2024 vão ser favas contadas, ou seja, estão a cometer o erro de que, não tendo conseguido cumprir com o slogan A Glória é Agora, estejam já a achar que A GLÓRIA, AFINAL, É PARA SER é EM 2024, à semelhança, passe o exagero da comparação, dos lagartos que, mal perdem matematicamente a hipóteses de serem campeões, começam logo a esfregar as mãos e a pensar: para o ano é que é.

Conforme noutro post atrás referi , 2024 vai ser muito diferente (para pior) para JNL  do que foi OUTubro 2020:

. Vai enfrentar provavelmente já não um LFV desgastado, acossado , de processos e polémicas e depois de perder 2 em 3 campeonatos para um Clube falido, mas sim um Rui Costa na plenitude da sua afirmação como Dirigente  Desportivo (e já não apenas de Director desportivo), e em cima de uma provável sequência de 3 em 4 Campeonatos vitoriosos até 2024;

. As forças que o apoiaram e financiaram em 2020, porque havia o perigo de LFV cair para um Independente como RGS, não precisarão de criar e financiar um Plano B em 2024, se até lá não aparecer um candidato Independente com ideias, projecto e coragem para afrontar LFV/Rui Costa, e, nesse caso, ou seja, num provável cenário eleitoral em 2024 de ausência de candidatos credíveis de Mudança e Independentes de interesses alheios ao Benfica (como ocorreu em 2020 com RGS), JNL vai ficar muito surpreendido por,  afinal, já não ir ter os apoios financeiros de forças poderosas do mundo do futebol a empurrá-lo para a frente de uma Candidatura.

. Finalmente, em 2024, JNL já não vai contar com o factor novidade e com o endeusamento causado pelo prestígio do seu CV profissional. Em 2024 os sócios vão-se lembrar, nomeadamente os que votaram útil em JNL e muitos dos que acreditaram plenamente no Candidato que lhes prometeu lutar pela vitória, porque a GLÓRIA ERA AGORA, de como JNL mentiu aos seus apoiantes ao afirmar uma coisa no dia das Eleições ("Exijo a Abertura das Urnas e a contagem do Voto Físico e os meus Delegados não abandonarão as urnas até estas serem abertas e contados os votos físicos" e do seu Comportamento (e dos absorvidos do MSoB) logo após saberem o resultado das Eleições e constatarem que RGS tinha sido claramente derrotado e que lhes tinha sido atribuído um honroso 2º Lugar com quase 35%, imediatamente se esqueceram das urnas  e foram para a Sede de Campanha  festejar e agradecer o seu 2 Lugar.


Achas mesmo que o Vieira vai cumprir a palavra de não se candidatar em 2024?
Companheiro:

Tanto mentirá LFV se se candidatar em 2024, como mentirá também JNL se o fizer, pois no decorrer dos últimos dias da sua Campanha Eleitoral informou alto e bom som os sócios que não se recandidataria em 2024,conforme prometido à sua família, a menos que a família de JNL seja a mesma de LFV, a qual, cada vez que ele se vai aconselhar com ela sobre o seu futuro no Benfica, lhe diz para avançar.
Tal como RGS disse que nunca iria concorrer contra o aperta-pescoços. "Nunca digas nunca."

Peficago

Citação de: ruisan em 01 de Novembro de 2020, 21:43
No rescaldo das eleições do Benfica e de tudo o que se passou em torno do acontecimento comecei a aperceber-me de um "padrão" que existe no discurso de vários benfiquistas que têm alguma voz no seio benfiquista – seja via órgãos da comunicação social, seja via redes sociais.

E numa altura em que se fala muito em ditadura devido ao sistema eletrónico dos votos, que eu quero acreditar que seja legítimo, embora sendo da opinião de que o sistema de votação deveria ser através do voto físico, apelar a que nos debrucemos sobre aquilo a que eu vou chamar de "ditadura comunicacional", que, por vezes parecendo que não, tem uma grande influência nas opiniões dos sócios e adeptos do Benfica que, através disso, acabam por ver as suas decisões altamente influenciadas.

Quero, antes de começar a desmontar toda esta "ditadura comunicacional", explicar de forma clara algumas das razões que me levaram a desmontar tudo isto:

Primeiro e mais importante: não há mal nenhum influenciar as pessoas convencendo-as a tomar partidos ou decisões. A maldade, no meio disto tudo, é o ódio e a pressão de como algumas destas pessoas atacam benfiquistas que têm uma opinião diferente, e, como vos irei provar mais à frente, até lançam suspeitas infundamentadas e conspiram contra essas pessoas – o que é bastante grave e é por essa razão de que apelido isto de "ditadura comunicacional" – porque, através de mentiras e conspirações as pessoas que lêm essas mentiras nunca terão um pensamento livre!

Segundo: a hipocrisia de, passados alguns dias após as eleições, virem apelar à nossa união, enquanto, durante alguns meses, andaram a destilar ódio contra benfiquistas que se insurgissem contra decisões do Presidente do Benfica e órgãos sociais, profissionais do clube ou seus órgãos de comunicação. A hipocrisia de virem apelar à nossa união por causa dos acontecimentos escandalosos que se sucederam no Paços x Porto, quando o Presidente do Benfica para atacar o Bernardo Silva é o primeiro a ir dar a cara em entrevista à Bola Branca. Mas para vir apontar o dedo a um dos maiores escândalos mais recentes do futebol português fica calado. União é falar sobre esses escândalos e aceitar a opinião de cada um, discordando ou partilhando da mesma, não destilar ódio nessas pessoas. O caso do Bernardo Silva foi muito caricato e dos que mais mediatismo teve e irei abordar mais à frente.

Terceiro: desmistificar toda esta onda de pensamento (propagada por muitas destas pessoas) que se algum benfiquista se insurgir contra, publicamente ou internamente (em AGs, por exemplo), criticar, ou não apoiar a Direção e restantes órgãos sociais do clube, é ser contra o Sport Lisboa e Benfica. Não é! Nem nunca será! O Benfica é um clube pensado há mais de uma centena de anos que sempre foi discutido, sempre houve discordâncias, e sempre se debateu o clube, sempre se deu ideias, os sócios sempre tiveram uma voz ativa e um espírito crítico para que o Benfica possa ser melhor!
Antes de começar, algumas notas sobre este post:

NOTA: não quero que olhem para este raciocínio relacionando-o com as eleições. Pretendo elucidar mais pessoas para que comecem a olhar para o clube de outra forma, sejam mais militantes e haja mais associativismo daqui em diante. Este post é para que olhemos para o futuro percebendo a "ditadura comunicacional" e como rumar contra a maré, tento um pensamento livre em relação ao Benfica! É controverso publicar neste tópico, mas tenho ideia de que por aqui se tem discutido também o futuro, partindo do que tem acontecido nas últimas semanas.

NOTA: antes que esses blogs, contas, páginas e até pessoas me ataquem como fazem com muitos benfiquistas, dizer que tudo o que vou publicar aqui está PÚBLICO e tenho todo o direito a dar a minha opinião sobre o que essas pessoas publicaram e escreveram!

ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO OFICIAL DO CLUBE

Um dos temas mais falados foi o facto de a BTV não acompanhar nenhuma das candidaturas (incluindo a do presidente) e a explicação que o Presidente do Benfica deu foi que a BTV nunca acompanhou eleições e tem de ser um canal isento. Isto à partida parece uma boa explicação, mas vamos mais a fundo: várias candidaturas foram apresentadas. À frente de uma delas estava o atual presidente do Benfica, que era presidente há 17 anos e o seu programa era relacionado com tudo aquilo que tinham vindo a fazer até então no clube, ou seja, todos os sócios já conheciam! As outras eram pessoas que tinham ideias diferentes e queriam apresentá-las e dá-las a conhecer aos sócios. Assim, quem beneficiou então com o facto de a BTV ter sido "isenta" foi a candidatura que os sócios já conheciam porque muita gente ficou sem conhecer as outras. É preciso que entendam isto, porque a BTV, daqui a quatro anos, não pode ficar de fora das eleições do Benfica e tem de dar tempo de antena a todos os candidatos!

TVS E JORNAIS

Há claramente uma propagação de uma opinião de, neste caso até de uma pessoa que comenta na BTV e escreve colunas em jornais. Mostro-vos este caso da Leonor Pinhão:



Reparem onde sublinhei – parte do texto em que condena a opinião de Bernardo Silva chamando-lhe lateral direito. Como já disse acima: não há mal em discordar dos outros, mas o padrão ofensivo é evidente. E o caso da Leonor Pinhão não foi o pior. José Calado, na CMTV chegou até a dizer que "Eusébio só há um" relativamente à opinião de Bernardo Silva. Arrastar o nome de Eusébio para este tipo de situações provocou em mim uma vergonha alheia enorme e achei claramente ofensivo. Estes são os exemplos mais superficiais, de certeza terá havido mais gente com espaços de opinião na comunicação social que atacou Bernardo Silva pelo texto que publicou.

REDES SOCIAIS

Tudo isto se arrasta para as redes sociais e os casos aqui agravam-se com as insinuassões e ataques que são lançados para com alguns benfiquistas conhecidos. E algumas dessas pessoas têm ligações com o presidente do Benfica. Vejamos o caso do César Boaventura:



O baixo nível de dizer que Noronha Lopes enviou pessoas à campanha de Vieira. Algo que acho que não deve ter fundamento algum.
Não deixa de ser caricato que até se serve de declarações da maior escória do futebol português, e que agora apelam à união contra esta gente:



Outro caso de factos infundamentados, e neste até estão algumas calúnias e conspirações, por parte da página UniVersus Benfica, acerca de pessoas que têm uma opinião contrária e uma visão diferente (neste caso, de alguém que se candidatou à presidência:



Do Facebook passo para exemplos do Twitter onde, neste caso, uma pessoa que não vou vou identificar, deixando só o primeiro nome "Daniel" para que tenham uma referência; porque, embora ele não tenha respeito por algumas pessoas como vamos verificar mais à frente, eu tenho o mínimo dos mínimos de respeito por ele e não vou identificá-lo, porque não se trata de uma figura pública, mesmo não havendo problema nenhum em dizer quem é essa pessoa.
Numa série de tweets falta ao respeito a um dos maiores nomes do nosso clube, com um tom de desvalorização de algumas das suas conquistas pelo Benfica, chamando-lhe aldrabão, por este ter uma opinião diferente da direção e respetivo presidente, e nos tweets seguintes diz que João Noronha Lopes saiu do Benfica porque o pai lhe arranjou um "tacho":



Num outro tweet conspira entre e interliga o jornal O JOGO, o FCP e João Noronha Lopes:



E dizer só que não deixa de ser curioso que na sua "bio" da conta twitter tenha o link da página de Facebook UniVersus Benfica.



E que fez também um post em que dá a sensação ter tirado uma fotografia na apresentação da campanha de Luís Filipe Vieira



Sobre isto concluo só com este print do post dele, em que parecia estar muito convencido de que o Cavani ia assinar pelo Benfica:



Para concluir: o meu apelo através de tudo o que escrevi e expus aqui é muito simples, que não se sintam influenciados por gente que posta este tipo de calúnias, os que dão a entender que no Benfica não pode haver um pensamento crítico, que vos faz deixar de pensar livremente acerca da atualidade do clube conjugada com o passado.

Para perceberem melhor dou-vos um exemplo de uma reação de Hugo Gil ao desacordo de Ricardo Araújo Pereira quando Jorge Jesus saiu do Benfica:


https://hugogil.pt/ricardo-araujo-pereira-retrata-se-a-sua-maneira/

Reparem onde sublinhei: O Ricardo não arrasou o Sport Lisboa e Benfica. Quanto muito arrasou o presidente e a estrutura por causa de uma decisão que tiveram naquela altura. Que mal tem discordar com isso? E onde é que isso é arrasar o Sport Lisboa e Benfica? Pensar diferente, expor esse pensamento é arrasar o clube? É isso que vos quero transmitir da minha modesta opinião: não é! Desde que haja respeito, coisa que estas contas, comentadores, etc. Nestes últimos tempos não tiveram para com muitos benfiquistas que tomaram uma posição diferente!

Espero, sinceramente, ter-vos elucidado um pouco sobre isso e que possam pensar de uma forma diferente, sem toda esta pressão comunicacional em cima! Temos um longo caminho a percorrer, remando contra esta maré!


Por tudo isto, o resultado do JNL "indicado" por LFV é para lá de brilhante.

Excelente post!

SorcereR

Citação de: sergio.fil25 em 01 de Novembro de 2020, 14:12
Sobre o voto electrónico, eu sigo um canal no youtube do Tom Scott, e um dos videos ele explica o porquê de a votação electrónica ser uma coisa má:

https://www.youtube.com/watch?v=LkH2r-sNjQs


Agora, a questão das eleições do Benfica é pior do que isto:
- trata-se de uma programa feito por alguém sem ser auditado /certificado por nenhuma entidade externa.

O que me garante que o software não gera os resultados que algumas pessoas querem?

Eu, como engenheiro de software, até acho que aquela merda só deve ter um print/printf/system.out/etc. a devolver que o Vieira ganhou. E até prova em contrário, não acho que estou errado.

https://www.youtube.com/watch?v=KLe5Y0gVx7M


Não obstante do que escreveste, o voto eletronico é algo que deveria ser explorado. Mas também não nos moldes que é feito no Benfica

rfirmino9

Aceitem que dói menos. Quanto mais cedo largarem este tópico, menos doloroso vai ser.