Jogos Amigáveis do Passado

Benfiquista_

Entendo, felizmente tens mais tempo para os vídeos, mas mais valia não teres...

Isto não fez bem a ninguém...

Dá imenso trabalho e muita gente acha que é só dar sequência aos resumos e mais nada.

Aquelas músicas são muito bem metidas, estilo golos do Domingo Desportivo eheheh

Benfiquista_

Citação de: dfernandes em 27 de Junho de 2020, 21:59
Citação de: Benfiquista_ em 27 de Junho de 2020, 21:47
Que cena, isso nos anos 80 era uma odisseia!

Ainda hoje em dia, por exemplo nos jogos clássicos do Canal 11, darem a narração com comentários acruais, sabendo a malta já do resultado, é apenas idiota e secante na minha opinião.

Mais valia comprarem os jogos e a narração da altura.

Não sei que jogos é que o canal 11 tem dado, mas quase que aposto que boa parte desses jogos nunca tiveram comentários "em directo", e daí que seja necessário fazer novos que tiram metade da piada à coisa. E também há a hipótese de o som não estar em condiçoes para ser transmitido. Há muito material da própria RTP que se degradou ao longo dos anos. Não deve ser por acaso que eles raramente transmitem jogos completos do início/meados dos anos 80 na RTP Memória...
Vi há dias um bocado do Benfica-Belenenses da Final da TdP de 1986 e eram gajos do canal 11.

Ou o Portugal-Inglaterra do Euro 2004.

Meteram lá um comentador brasileiro que talvez não soubesse do desenrolar do jogo, mas dúvido que não soubesse também.

Perde a piada.

Alexandre1976

Parabens pela dedicação e pelo tempo gasto.Realmente uma pessoa não faz noção da trabalheira que deve dar.

dfernandes

Citação de: Alexandre1976 em 27 de Junho de 2020, 21:53
A época de 86-87 tenho  mais lembranças.As 2 épocas do Eriksson entre 82-84 são apenas alguns flashes daquilo que se passou.Mas como fanático por saber a história do nosso clube e visualizar esses momentos a procura de informação quer escrita ou em audiovisual é constante.Um jogo que recordo em 86-87 foi o Belenenses 1-Benfica 1 da 28ªjornada.Ia muitas vezes ao Restelo porque o meu Tio(irmão da minha Mãe) era sócio cativo dos pasteis.O que eu sofri quando o Chiquinho faz o 0-1 e eu na bancada central junto aos sócios do Belenenses a ter que ficar quieto.

Estavas lá? Que engraçado... Eu nessa altura nem sequer sonhava em ir a um estádio de futebol, até porque vivia na província.

Editei esse resumo há uns dias, narrado pelo Miguel Prates (sim, o homem anda nisto desde meados dos anos 80, e está sempre na mesma). Com uma conjugação favorável de resultados até podíamos ter sido campeões nesse dia. O Silvino deu frangalhada no empate do Belenenses. Felizmente deu poucas ao longo da época. E vá... se queremos ser justos, o próprio Bento, de tão "maluco" que era (saía dos postes com frequência numa altura em que os guarda redes raramente o faziam), também dava os seus franguitos...

Alexandre1976

Nessa altura era para mim a unica oportunidade de ir ver futebol.Quase sempre entrava sem pagar bilhete porque a pessoa que tinha o cativo ao lado do meu Tio nunca ia ver jogos.Aliás,nessa altura até aos 13 anos não se pagava bilhete.Em 86-87 e 87-88 vi quase todos os jogos no Restelo.O Belenenses tinha lá um craque chamado Mladenov.Ah e havia o Mapuata que nos marcou o golo em 86-87 que muita gente não sabe esteve para vir para o Benfica.Dfernandes, por curiosidade, és donde?

Alexandre1976

E foi com esse meu Tio que fui ver o Benfica-Steaua de 1988.Os minorcas como eu na altura empoleirados nos ombros dos mais velhos para vermos o jogo.

Benfiquista_

#126
O Restelo é um estádio magnífico.

E o Belenenses tinha uma bela equipa em finais dos anos 80.

Mladenov, Jaime, Juanico, Chico Faria, Sobrinho, José António, Chiquinho Conde..

Mapuata que marcou ao Barcelona em que o Belém venceu por 1-0.


Tenho uma enorme simpatia pelo Belenenses e tenho alguns livros do clube.

Também sigo uma página de YouTube muito boa de material do Belenenses (resumos, entrevistas, étc).

dfernandes

Citação de: Alexandre1976 em 27 de Junho de 2020, 22:11
Nessa altura era para mim a unica oportunidade de ir ver futebol.Quase sempre entrava sem pagar bilhete porque a pessoa que tinha o cativo ao lado do meu Tio nunca ia ver jogos.Aliás,nessa altura até aos 13 anos não se pagava bilhete.Em 86-87 e 87-88 vi quase todos os jogos no Restelo.O Belenenses tinha lá um craque chamado Mladenov.Ah e havia o Mapuata que nos marcou o golo em 86-87 que muita gente não sabe esteve para vir para o Benfica.Dfernandes, por curiosidade, és donde?

Sou originalmente do alentejo, do distrito de Portalegre, mas já vivo no Algarve há quase 20 anos. Tenho 38, por isso já passei mais de metade da minha vida cá.

E lembro-me bem do Mladenov. Muito bom jogador. Tenho a ideia dele a jogar em Portugal já nos anos 90. Do Mapuata realmente nunca tinha ouvido falar e muito menos tinha a ideia que esteve para vir para o Benfica.

E já agora que estamos nisto de jogadores meio que desconhecidos para o universo benfiquista, lanço aqui um nome que te deve ser familiar: Cláudio Adão.

dfernandes

Citação de: Alexandre1976 em 27 de Junho de 2020, 22:13
E foi com esse meu Tio que fui ver o Benfica-Steaua de 1988.Os minorcas como eu na altura empoleirados nos ombros dos mais velhos para vermos o jogo.

Imagino o ambiente num estádio da Luz com 120 mil pessoas... O máximo que vi ao vivo foi um com 80 mil, e foi brutal...

Por falar no estádio, não achas estranho quando vês aqueles resumos dos anos 80 antes do fecho do 3º anel? Em certos ângulos parece um estádio completamente diferente (e de facto era).

Alexandre1976

Não te consigo descrever esse ambiente.Um puto na altura como eu quase que chorei quando vi aquela imensidão de gente.E ainda faltava bastante tempo para começar o jogo.Caro companheiro Benfiquista,o Belenenses nessa altura tinha vários ex jogadores do Benfica(Jorge Martins,Alberto,Jose Antonio já infelizmente falecido ou Chico Faria).Foi o melhor Belenenses que vi.

Alexandre1976

Citação de: dfernandes em 27 de Junho de 2020, 22:16
Citação de: Alexandre1976 em 27 de Junho de 2020, 22:11
Nessa altura era para mim a unica oportunidade de ir ver futebol.Quase sempre entrava sem pagar bilhete porque a pessoa que tinha o cativo ao lado do meu Tio nunca ia ver jogos.Aliás,nessa altura até aos 13 anos não se pagava bilhete.Em 86-87 e 87-88 vi quase todos os jogos no Restelo.O Belenenses tinha lá um craque chamado Mladenov.Ah e havia o Mapuata que nos marcou o golo em 86-87 que muita gente não sabe esteve para vir para o Benfica.Dfernandes, por curiosidade, és donde?

Sou originalmente do alentejo, do distrito de Portalegre, mas já vivo no Algarve há quase 20 anos. Tenho 38, por isso já passei mais de metade da minha vida cá.

E lembro-me bem do Mladenov. Muito bom jogador. Tenho a ideia dele a jogar em Portugal já nos anos 90. Do Mapuata realmente nunca tinha ouvido falar e muito menos tinha a ideia que esteve para vir para o Benfica.

E já agora que estamos nisto de jogadores meio que desconhecidos para o universo benfiquista, lanço aqui um nome que te deve ser familiar: Cláudio Adão.
Fez a pré epoca de 83-84 quando o Benfica andava á procura de um ponta de lança.O Cesar tinha saido no final de 82-83 e o Claudio Adão veio das Arábias á experiencia para o Benfica.Recorde-se que era um jogador internacional Brasileiro e que tinha sido figura do Flamengo acho eu.Um dos particulares em que participou foi no empate 2-2 na Luz com o Coventry.Não sei se acompanhas o Bar da Sport Tv .O Carlos Manuel já por diversas vezes contou a história de um jogador que estava com uma fezada para marcar um livre e o Carlão e o Diamante que estavam junto á bola mandaram-no ir para o meio campo rezar para que algum deles fizesse golo.Essa cena foi com o Claudio Adão que quando foi dispensado seria substituido pelo Manniche .

Benfiquista_

Citação de: Alexandre1976 em 27 de Junho de 2020, 22:28
Não te consigo descrever esse ambiente.Um puto na altura como eu quase que chorei quando vi aquela imensidão de gente.E ainda faltava bastante tempo para começar o jogo.Caro companheiro Benfiquista,o Belenenses nessa altura tinha vários ex jogadores do Benfica(Jorge Martins,Alberto,Jose Antonio já infelizmente falecido ou Chico Faria).Foi o melhor Belenenses que vi.
O que nos venceu a TdP era grande equipa mesmo.

Pena estarem a recomeçar do 0, o verdadeiro Belenenses.

dfernandes

#132
Citação de: Alexandre1976 em 27 de Junho de 2020, 22:34
Citação de: dfernandes em 27 de Junho de 2020, 22:16
Citação de: Alexandre1976 em 27 de Junho de 2020, 22:11
Nessa altura era para mim a unica oportunidade de ir ver futebol.Quase sempre entrava sem pagar bilhete porque a pessoa que tinha o cativo ao lado do meu Tio nunca ia ver jogos.Aliás,nessa altura até aos 13 anos não se pagava bilhete.Em 86-87 e 87-88 vi quase todos os jogos no Restelo.O Belenenses tinha lá um craque chamado Mladenov.Ah e havia o Mapuata que nos marcou o golo em 86-87 que muita gente não sabe esteve para vir para o Benfica.Dfernandes, por curiosidade, és donde?

Sou originalmente do alentejo, do distrito de Portalegre, mas já vivo no Algarve há quase 20 anos. Tenho 38, por isso já passei mais de metade da minha vida cá.

E lembro-me bem do Mladenov. Muito bom jogador. Tenho a ideia dele a jogar em Portugal já nos anos 90. Do Mapuata realmente nunca tinha ouvido falar e muito menos tinha a ideia que esteve para vir para o Benfica.

E já agora que estamos nisto de jogadores meio que desconhecidos para o universo benfiquista, lanço aqui um nome que te deve ser familiar: Cláudio Adão.
Fez a pré epoca de 83-84 quando o Benfica andava á procura de um ponta de lança.O Cesar tinha saido no final de 82-83 e o Claudio Adão veio das Arábias á experiencia para o Benfica.Recorde-se que era um jogador internacional Brasileiro e que tinha sido figura do Flamengo acho eu.Um dos particulares em que participou foi no empate 2-2 na Luz com o Coventry.Não sei se acompanhas o Bar da Sport Tv .O Carlos Manuel já por diversas vezes contou a história de um jogador que estava com uma fezada para marcar um livre e o Carlão e o Diamante que estavam junto á bola mandaram-no ir para o meio campo rezar para que algum deles fizesse golo.Essa cena foi com o Claudio Adão que quando foi dispensado seria substituido pelo Manniche .

Não conhecia essa história, realmente. Mas é engraçada.

E também confesso que antes de editar o vídeo da época 83/84 só conhecia mesmo o Cláudio Adão de nome, tanto que estranhei quando o comentador do resumo do jogo com o Coventry falou nele como sendo nosso jogador. No filme da temporada acho que só tenho 1 jogo com ele (esse que ambos referimos). Se não me engano já não jogou no torneio de Lisboa.

Na altura rapidamente perceberam que não era solução e foram buscar um avançado a sério. Hoje em dia insistiriam nele até não dar mais. Outros tempos. Outro Benfica.


Alexandre1976

 Chegou a ir com a equipa na digressão á America do Norte no principio da pré temporada a seguir a esse empate com o Coventry tendo sido titular na vitoria por 3-1 frente ao Tecos em San Jose da California e na derrota em Toronto por 0-1 com o Blizzard.

Alexandre1976

Antes de vir o Manniche o Benfica queria o Sueco Sandberg que era tambem um carro de assalto.Veio o Dinamarquês e não ficámos nada mal servidos.