Movimento Servir o Benfica

Miklosf0rev3r

Tendo lido na comunicação social a alteração dos estatutos por parte deste movimento, tenho de aplaudir a iniciativa.
Os estatutos devem ser revistos, concordo com algumas das alterações propostas (limite de mandatos, revisão do numero de votos por antiguidade e votos das casas e filiais) mas discordo de outras (voto eletrônico, sócios correspondentes).
Viva o Benfica.

Guardião Encarnado

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/movimento-servir-o-benfica-pede-ag-extraordinaria-para-revisao-dos-estatutos

Notícia da Lusa, presente na conferência de imprensa de ontem

Movimento 'Servir o Benfica' pede AG extraordinária para revisão dos estatutos

Sportinforma / Lusa  1 dez 2020 20:28 I Liga
Movimento 'Servir o Benfica' pede AG extraordinária para revisão dos estatutos


O movimento 'Servir o Benfica', que nas últimas eleições apoiou a candidatura de João Noronha Lopes, anunciou hoje que vai solicitar uma revisão dos estatutos para "devolver a mística" e a "democraticidade" ao emblema 'encarnado'.

Numa comunicação feita numa sessão online, João Pinheiro, representante do movimento, destacou que, no dia em que se comemoram 66 anos da inauguração do antigo Estádio do Sport Lisboa e Benfica, o movimento entendeu que era a data apropriada para iniciar um movimento de "restauração de valores" no clube.

João Pinheiro sublinhou que "transparência e democracia" serão valores centrais neste processo de revisão e deixou críticas ao recente processo eleitoral, onde Luís Filipe Vieira foi eleito para um novo mandato de quatro anos.

"Colocámos questões ao presidente da mesa da AG, salientando a necessidade de não deixar perdurar as suspeições do ato eleitoral, mas até hoje não obtivemos resposta", disse João Pinheiro.

O representante do movimento, que qualificou o processo eleitoral como "duvidoso e opaco", criticou a imposição do voto eletrónico e admitiu que "as suspeitas perante os resultados e a perda de mística do clube" aceleraram a pretensão de fazer a marcação de uma AG extraordinária onde se debata a revisão estatutária.

Coube a João Leite a apresentação das 14 medidas que o movimento propõe para levar por diante a revisão dos estatutos das 'águias', tendo começado por realçar que se trata de um "trabalho que vem desde a campanha eleitoral" e que engloba ideias de outras candidaturas", "que não se pretende fazer uma revolução", mas sim "alterações cirúrgicas importantes".


Entre as medidas anunciadas, João Leite enumerou a atribuição de uma dignidade estatutária às cores dos equipamentos, a abolição da descriminação entre os sócios correspondentes e sócios efetivos, a atualização do número de sócios de cinco em cinco anos, a responsabilização da direção e do conselho fiscal quanto à realização e aprovação do Relatório e Contas, a limitação de mandatos dos titulares de órgãos sociais, a realização da eleição dos órgãos sociais em listas separadas e a realização de uma segunda volta nas eleições caso a lista vencedora não obtenha mais de metade dos votos.

Além destas medidas, o representante do movimento 'Servir o Benfica' elencou ainda a redefinição do número de votos em função da antiguidade associativa, a abolição do direito de votos das delegações e filiais do clube, a avaliação dos critérios para eleição de membros dos órgãos sociais, a marcação das reuniões da AG exclusivamente em dias de fim de semana ou feriados nacionais, a abolição do voto eletrónico, a criação de condições para que os sócios correspondentes possam assistir às reuniões por meios telemáticos e a elaboração e aprovação de um regulamento eleitoral como outras das medidas que o movimento quer ver plasmadas na revisão de estatutos, que espera que "avance em breve".

A terminar, os representantes do movimento garantiram ainda que este atua com "independência" face aos candidatos que se apresentaram às últimas eleições, que se trata somente de uma "iniciativa de sócios benfiquistas" e que nada tem de influência de João Noronha Lopes.


"É uma iniciativa de benfiquistas, para benfiquistas e que visa a revitalização do associativismo do Benfica", concluiu João Pinheiro.

Aguiavareira

Citação de: RGouveia.SLB em 02 de Dezembro de 2020, 13:32
Nunca é demais expressar o meu agradecimento pelo inestimável serviço prestado pelo Movimento em prol da defesa do Benfica.  :bandeiraslb2:

Partilho da mesma opinião foi só pena terem falhado o nome do cabeça de lista se teem nomeado alguém mais conhecido dos adeptos e que tivesse capacidade de unir os Benfiquistas teríamos derrotado Vieira

Tiago_GloriosoSLB

Citação de: Aguiavareira em 02 de Dezembro de 2020, 16:16
Citação de: RGouveia.SLB em 02 de Dezembro de 2020, 13:32
Nunca é demais expressar o meu agradecimento pelo inestimável serviço prestado pelo Movimento em prol da defesa do Benfica.  :bandeiraslb2:

Partilho da mesma opinião foi só pena terem falhado o nome do cabeça de lista se teem nomeado alguém mais conhecido dos adeptos e que tivesse capacidade de unir os Benfiquistas teríamos derrotado Vieira

Entendo o teu comentário, mas o objectivo do Movimento Servir o Benfica foi mesmo esse, ou seja, demonstrar que sócios anónimos tem competência e capacidade para avançar para a liderança do clube, não vou escrever que somos competentes para gerir o clube, porque não tivemos ainda essa oportunidade, mas estamos convictos que se esse dia chegar, isso será uma realidade.

Esperar por Dons Sebastiões seja no Sport Lisboa e Benfica, seja noutras áreas da nossa vida, é demitir-nos da nossa intervenção e deixarmos nas mãos de outros a gestão daquilo que tanto amamos.

Avante

As únicas coisas que eu mudava nas propostas:

- Actualização numéro de sócios todos os 4 anos, 1 ano antes das eleições
- Abolição de votos para todas as entidades, sejam casas, filiais, whatever... Votam só os sócios.

Peficago

Os sites online dos jornais desportivos nem menção fazem a este tema.

É uma autêntica vergonha toda esta classe jornalística. Se andarem por aqui saibam que vocês são todos uns vendidos! O que não fazem por meia dúzia de refeições pagas. Vergonhoso.

Nramos

Obrigado.

Urge também impugnar as eleições, manter toda a pressão sobre este sequestro do Benfica.

Filipe82

Citação de: Monstro_SLB em 02 de Dezembro de 2020, 10:29
Gostei do que ouvi e das propostas.
Manter sempre o símbolo original nos equipamentos. Ter dois equipamentos com as cores do Benfica e pelo que percebi um terceiro com uma cor diferente para os jogos que não dá mesmo para usar os outros dois. Penso que foi isto que disseram. Gostei de todas as sugestões. A perda da mística é um grande factor, mas quando temos glórias proibidas de ir a BTV e temos um plantel constituído na maior parte por jogadores estrangeiros. Assim vai ser difícil mudar o rumo. Mas a luta continua. Força Benfiquistas

Vai uma aposta que estas ideias vão ser chumbadas só porque sim... E para o ano vamos ter de novo equipamentos tradicionais e o Bigodes vai tirar todo o mérito e ainda vir com um discurso que ele devolveu ao Benfica as cores que lhe devidas??

Infelizmente já sabemos o que a casa gasta...

Mas psra já o SoB é uma bênção para quem ainda acredita no Nosso Benfica... No Verdadeiro SLB....

Têm todo o meu apoio e o meu agradecimento. Parabéns a quem continua a lutar. Isto sim é Benfica

DB4700

há alguma proposta para a mudança do número de votos por sócio? se sim, qual é?

Tiago_GloriosoSLB

Citação de: DB4700 em 02 de Dezembro de 2020, 20:46
há alguma proposta para a mudança do número de votos por sócio? se sim, qual é?

Exactamente igual ao do programa eleitoral do Movimento.

https://www.servirobenfica.pt/associativismo.html

Ponto C1.4

Baron_Davis

Estas propostas seriam votadas electronicamente ou como deve ser?

Tiago_GloriosoSLB

Citação de: Baron_Davis em 02 de Dezembro de 2020, 20:54
Estas propostas seriam votadas electronicamente ou como deve ser?
O nosso requerimento para a marcação de AG Extraordinária, que esperamos que muitos daqui sejam subscritores, pretende:

AG presencial, infelizmente dado os constrangimentos do Covid, esperamos que seja possível no 2 º trimestre de 2021;

Voto físico, depositado em urna, realização da AG em dia não útil.

Aguiavareira

Citação de: Tiago_GloriosoSLB em 02 de Dezembro de 2020, 16:24
Citação de: Aguiavareira em 02 de Dezembro de 2020, 16:16
Citação de: RGouveia.SLB em 02 de Dezembro de 2020, 13:32
Nunca é demais expressar o meu agradecimento pelo inestimável serviço prestado pelo Movimento em prol da defesa do Benfica.  :bandeiraslb2:

Partilho da mesma opinião foi só pena terem falhado o nome do cabeça de lista se teem nomeado alguém mais conhecido dos adeptos e que tivesse capacidade de unir os Benfiquistas teríamos derrotado Vieira

Entendo o teu comentário, mas o objectivo do Movimento Servir o Benfica foi mesmo esse, ou seja, demonstrar que sócios anónimos tem competência e capacidade para avançar para a liderança do clube, não vou escrever que somos competentes para gerir o clube, porque não tivemos ainda essa oportunidade, mas estamos convictos que se esse dia chegar, isso será uma realidade.

Esperar por Dons Sebastiões seja no Sport Lisboa e Benfica, seja noutras áreas da nossa vida, é demitir-nos da nossa intervenção e deixarmos nas mãos de outros a gestão daquilo que tanto amamos.

OK então concordo com isso e sim as pessoas deviam ser eleitas por méritos e não por popularidade
Depreendo então que o objectivo passará por atacar em força às próximas eleições
Até lá é continuar a apresentar propostas com as quais os sócios e adeptos se identificam e tentar levar e aprovar o máximo possível nas assembleias

Tiago_GloriosoSLB

Citação de: Aguiavareira em 02 de Dezembro de 2020, 21:51
Citação de: Tiago_GloriosoSLB em 02 de Dezembro de 2020, 16:24
Citação de: Aguiavareira em 02 de Dezembro de 2020, 16:16
Citação de: RGouveia.SLB em 02 de Dezembro de 2020, 13:32
Nunca é demais expressar o meu agradecimento pelo inestimável serviço prestado pelo Movimento em prol da defesa do Benfica.  :bandeiraslb2:

Partilho da mesma opinião foi só pena terem falhado o nome do cabeça de lista se teem nomeado alguém mais conhecido dos adeptos e que tivesse capacidade de unir os Benfiquistas teríamos derrotado Vieira

Entendo o teu comentário, mas o objectivo do Movimento Servir o Benfica foi mesmo esse, ou seja, demonstrar que sócios anónimos tem competência e capacidade para avançar para a liderança do clube, não vou escrever que somos competentes para gerir o clube, porque não tivemos ainda essa oportunidade, mas estamos convictos que se esse dia chegar, isso será uma realidade.

Esperar por Dons Sebastiões seja no Sport Lisboa e Benfica, seja noutras áreas da nossa vida, é demitir-nos da nossa intervenção e deixarmos nas mãos de outros a gestão daquilo que tanto amamos.

OK então concordo com isso e sim as pessoas deviam ser eleitas por méritos e não por popularidade
Depreendo então que o objectivo passará por atacar em força às próximas eleições
Até lá é continuar a apresentar propostas com as quais os sócios e adeptos se identificam e tentar levar e aprovar o máximo possível nas assembleias


O objectivo é estarmos atentos à vida do clube e continuarmos activos, se as eleições forem em 2024, existe muito tempo para pensar se vamos ou não ter uma candidatura. Uma coisa é certa, vamos continuar a acompanhar a vida do Benfica, como já o fazíamos antes destas eleições.

DB4700



sou a favor de uma mudança estatutária forte e diria que concordo com 90% das propostas do Movimento. no entanto, não sei se consigo concordar com a proposta da mudança do número de votos por sócio. vejo problemas tanto a curto, como a longo prazo. não sei se não poderá ser tão mau ou pior que o sistema atual (que diga-se é terrível). e posso explicar porquê:

no sistema atual foi isto que aconteceu



fazendo a leitura da tabela:  34.4% dos sócios tiveram 4% dos votos. os sócios com 10 ou mais votos decidiram as eleições sozinhos, sendo que 19.5% dos sócios tiveram 49% dos votos. é um sistema muito pouco democrático, na minha opinião.



se em vez do sistema atual, tivessemos este sistema que o Movimento parece propor o que aconteceria seria mais ou menos isto:



importa notar que isto é uma simulação, porque eu não sei ao certo que sócios votaram em cada escalão, tirando os primeiros dois escalões que são iguais ao sistema atual. o terceiro escalão do sistema atual (10-24) foi dividido em três escalões (10-14, 15-19 e 20-24). os sócios do último escalão foram divididos gradualmente pelos novos escalões. ainda assim, apesar de ser uma estimativa os valores finais não andarão muito longe disto.

fazendo uma leitura da tabela: neste novo sistema, os 34% dos sócios com menos tempo de casa teriam 12% dos votos e não 4%. os sócios com um número de votos abaixo da média não são só os sócios com menos de 10 anos de associado, mas também os sócios com menos de 15 anos de associado. as minhas estimativas dizem que 49.8% dos sócios teriam apenas 25% dos votos, enquanto na parte superior, 19.5% dos sócios teriam 38% dos votos.

se estes números são justos ou não, já diz respeito a cada um. na minha opinião não são. mas aceito qualquer opinião. no entanto, se fizermos estimativas mais longo prazo, onde a tendência é que haja cada vez mais sócios e cada vez com com mais votos, o número de votos médio por sócio vai aumentar e o número de anos que um sócios terá que esperar para ter um impacto significativo vai ultrapassar de certeza os 20 anos, provavelmente é capaz até de chegar aos 30 anos.

por tudo isso, apesar de ver algumas vantagens, não estou muito convencido com a proposta e desconfio até que a médio-longo prazo pode ser uma dor de cabeça ainda maior do que o sistema atual. isto não é uma opinião fechada. estou disposto a discutir ideias com quem as tiver.

o sistema mais justo, na minha opinião, é o sistema proposto pelo Bruno Costa Carvalho, com que não tenho particular simpatia mas que neste aspecto tinha, na minha opinião a melhor proposta. é o sistema que estava em vigor antes de 2010. ou seja, escalões de votos nos primeiros 9 anos e partir do 10º ano todos valem o mesmo.