Ivan Almeida (Basquetebol)

Extremo, 36 anos,
Cabo Verde
Estatísticas: 3 épocas, 40 jogos, 404 pontos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça Hugo dos Santos (1)

lancadordedois

o hino ate é bastante mais ofensivo

por ventura sabem o hino completo?

eu so fiquei a conhecer pela minha filha , quando vi que na escola ensinaram o hino todo..
nem no juramento de bandeira se usa.

Desfralda a invicta bandeira
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu!
Beija o solo teu jucundo
O oceano, a rugir d'amor,
E o teu braço vencedor
Deu novos mundos ao Mundo!

Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal de ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.

algo assim

Mattamouros

Citação de: Saveloy em 17 de Novembro de 2022, 17:01
Citação de: Mattamouros em 17 de Novembro de 2022, 16:41

Nós agora, com os valores sociais de hoje em dia, condenamos e bem as violações e a escravatura que praticámos, embora saibamos distinguir que estas à data eram pratica comum em qualquer parte do mundo e qualquer grande país/império a tenha praticado (e já não vou aos dias de hoje, tipo os trabalhadores do mundial do Catar).

Nós agora, com os valores sociais de hoje em dia, elogiamos e bem a época dos descobrimentos. A coragem de fazer-se ao mar, rumo ao desconhecido, e descobrir o mundo. Mas há algum português que não tenha orgulho nisso?

Acho que dá perfeitamente para juntar as duas coisas. Ou por termos feito escravos e violado pessoas temos de deixar de ter orgulho naquilo que de bom fizemos e nos mundos que descobrimos?

E ele podia ter mais cuidado sim.. mas porque vivemos tempos de merda onde um Bernardo Silva põe um boneco do conguito a brincar com um colega de equipa e é rasgado de alto abaixo e multado pela federação inglesa, tal como um Cavani que dirige-se ao amigo dizendo 'gracias negrito' e é de racista de merda para cima..

Mas sim, claramente, somos nós que estamos mal..

Mas isso foi basicamente o que eu disse, excepto que o Bernardo Silva e o Cavani era preciso distorcer muito mais o que eles disseram para arranjar forma de ser insultado do que o que o Dalot disse.

Hoje a história de "espalhar cultura" cai mal e não é irrazoável que caia. Não quer dizer que não dê para ter orgulho nos descobrimentos, podes é não ter orgulho em como impuseste a tua cultura nos outros à lei do ferro. Há vários outros aspectos que mencionei que são impolutos.

O Ivan Almeida não precisava de ter lido e interpretado aquilo da pior forma possível, da mesma maneira que tu não precisas de ser completamente inflexível com o ponto de vista dele. Mas pronto, como disse, ambos os lados o que gostam realmente é de se fazer de vítima.

O exemplo que dei em relação ao Bernardo e ao Cavani foi algo que aconteceu há 'meia dúzia' de dias. A primeira foi uma brincadeira entre amigos e colegas de equipa, a segunda foi um trato amigável usado no país de origem de quem o disse.
Mas a federação inglesa não achou isso. Agarrou e espetou com a tabuleta do racismo a ambos, multando-os (e já nem sei se tiveram de falhar jogos também) como se estivessem ali a dizer atrocidades ou a ofender alguém.
Porque sim, pelos vistos muitos se ofenderam nas redes sociais certamente, tanto que ambos os casos deu o mediatismo que deu e os jogadores foram castigados.

Voltamos à questão principal quando falamos dos descobrimentos e não só: É sempre preciso enquadrar o contexto do acontecimento na data e nas pessoas que o praticam.

O problema para mim, é que hoje em dia toda a gente vê mal em tudo. Seja nestes casos do Bernardo e do Cavani, seja dos descobrimentos portugueses. 'Buh buhh português mau violou e escravizou.' Claro que foi mau, qualquer pessoa aos dias de hoje consegue ver isso, mas não enquadra os acontecimentos na época em que isso aconteceu, que era algo perfeitamente normal e que à data todos o faziam.
E pior ainda, agarram nisso para desvalorizar o que de bom foi feito na altura, e é isso que não concordo. Da mesma maneira que não consigo concordar que um Bernardo seja castigado por uma brincadeira com um amigo. 'Pôs-se a jeito' dirão alguns.. sim, os ofendidinhos..

lancadordedois

Ivan Almeida
@ifalmeida
·
18h
Replying to
@adn_da_aguia
and
@fernandes_dhr
Eu não pus em causa o orgulho de ele representar Portugal. Só disse para pararem de embelezar (dar nomes bonitos) as atrocidades cometidas no passado. Esses adjetivos não retratam a história, e mostra uma falta de empatia às nações que ainda têm "sequelas" do passado.

FROM MMO TO RAI
@valveig
·
19h
Replying to @ifalmeida
Aqui poderia ser uma oportunidade de um debate maduro e troca de ideias (twitter -_- ) , mas quando se fala de colonialismo o tuga mete sempre um "vai para tua terra", "porque estás aqui em portugal" breaking News nada de novo por aqui.

lancadordedois

nao sei qual o objectivo dele com isto , mas para mim terminou , o que ele esta a alimentar é algo irracional e nao me identifico com o cultivar de odios

Ivan Almeida
@ifalmeida
Deixo vos uma mensagem anónima que me enviaram. Fica aqui uma resposta a vários replies feitos aqui 🙏🏽

Saveloy

Citação de: Mattamouros em 17 de Novembro de 2022, 17:35

Nós agora, com os valores sociais de hoje em dia, condenamos e bem as violações e a escravatura que praticámos, embora saibamos distinguir que estas à data eram pratica comum em qualquer parte do mundo e qualquer grande país/império a tenha praticado (e já não vou aos dias de hoje, tipo os trabalhadores do mundial do Catar).

Nós agora, com os valores sociais de hoje em dia, elogiamos e bem a época dos descobrimentos. A coragem de fazer-se ao mar, rumo ao desconhecido, e descobrir o mundo. Mas há algum português que não tenha orgulho nisso?

Acho que dá perfeitamente para juntar as duas coisas. Ou por termos feito escravos e violado pessoas temos de deixar de ter orgulho naquilo que de bom fizemos e nos mundos que descobrimos?

E ele podia ter mais cuidado sim.. mas porque vivemos tempos de merda onde um Bernardo Silva põe um boneco do conguito a brincar com um colega de equipa e é rasgado de alto abaixo e multado pela federação inglesa, tal como um Cavani que dirige-se ao amigo dizendo 'gracias negrito' e é de racista de merda para cima..

Mas isso foi basicamente o que eu disse, excepto que o Bernardo Silva e o Cavani era preciso distorcer muito mais o que eles disseram para arranjar forma de ser insultado do que o que o Dalot disse.

Hoje a história de "espalhar cultura" cai mal e não é irrazoável que caia. Não quer dizer que não dê para ter orgulho nos descobrimentos, podes é não ter orgulho em como impuseste a tua cultura nos outros à lei do ferro. Há vários outros aspectos que mencionei que são impolutos.

O Ivan Almeida não precisava de ter lido e interpretado aquilo da pior forma possível, da mesma maneira que tu não precisas de ser completamente inflexível com o ponto de vista dele. Mas pronto, como disse, ambos os lados o que gostam realmente é de se fazer de vítima.

O exemplo que dei em relação ao Bernardo e ao Cavani foi algo que aconteceu há 'meia dúzia' de dias. A primeira foi uma brincadeira entre amigos e colegas de equipa, a segunda foi um trato amigável usado no país de origem de quem o disse.
Mas a federação inglesa não achou isso. Agarrou e espetou com a tabuleta do racismo a ambos, multando-os (e já nem sei se tiveram de falhar jogos também) como se estivessem ali a dizer atrocidades ou a ofender alguém.
Porque sim, pelos vistos muitos se ofenderam nas redes sociais certamente, tanto que ambos os casos deu o mediatismo que deu e os jogadores foram castigados.

Voltamos à questão principal quando falamos dos descobrimentos e não só: É sempre preciso enquadrar o contexto do acontecimento na data e nas pessoas que o praticam.

O problema para mim, é que hoje em dia toda a gente vê mal em tudo. Seja nestes casos do Bernardo e do Cavani, seja dos descobrimentos portugueses. 'Buh buhh português mau violou e escravizou.' Claro que foi mau, qualquer pessoa aos dias de hoje consegue ver isso, mas não enquadra os acontecimentos na época em que isso aconteceu, que era algo perfeitamente normal e que à data todos o faziam.
E pior ainda, agarram nisso para desvalorizar o que de bom foi feito na altura, e é isso que não concordo. Da mesma maneira que não consigo concordar que um Bernardo seja castigado por uma brincadeira com um amigo. 'Pôs-se a jeito' dirão alguns.. sim, os ofendidinhos..

Eu critiquei as multas ao Cavani e ao Bernardo Silva quando aconteceram, não têm nada a ver com este caso, remotamente que seja.

Quanto a enquadrar com os valores da época, sim, fazemos isso quando estamos a julgar as pessoas dessa época, mas aqui não é isso, estamos a falar do Dalot e do que ele acha meritório nos descobrimentos. Se tu e ele acham que o que é meritório dos descobrimentos foi a destruição então aí estou em desacordo, se foi a coragem, os desenvolvimentos tecnológicos ou a habilidade marítima então estamos só a repetir aquilo que eu já disse.

Cadeirudo

As pessoas quando nascem tendem a aceitar o Mundo tal como ele é.

99% das pessoas deste fórum se tivessem nascido há 300/400 anos atrás iriam achar absolutamente normal existirem escravos.

Era uma coisa absolutamente normal na consciência das pessoas.

Quantos e quantos casos de negros que conseguiram ficar livres e logo de seguida compraram escravos também, porque também na cabeça deles era uma coisa normal.

Era o paradigma da altura.

Não percebo este pessoal de países africanos que continuam a tomar as dores dos tetravôs ou pentavôs, como se nós tivéssemos agora de lhes pedir perdão todos os dias da nossa vida, por coisas de séculos passados.

GROW UP!

nunoism

Citação de: lancadordedois em 17 de Novembro de 2022, 17:36
Ivan Almeida
@ifalmeida
·
18h
Replying to
@adn_da_aguia
and
@fernandes_dhr
Eu não pus em causa o orgulho de ele representar Portugal. Só disse para pararem de embelezar (dar nomes bonitos) as atrocidades cometidas no passado. Esses adjetivos não retratam a história, e mostra uma falta de empatia às nações que ainda têm "sequelas" do passado.

FROM MMO TO RAI
@valveig
·
19h
Replying to @ifalmeida
Aqui poderia ser uma oportunidade de um debate maduro e troca de ideias (twitter -_- ) , mas quando se fala de colonialismo o tuga mete sempre um "vai para tua terra", "porque estás aqui em portugal" breaking News nada de novo por aqui.

"um debate maduro", que crlh

A cultura do ódio está a chegar forte a Portugal, qualquer dia temos que pedir desculpa por sermos portugueses e termos orgulho na nossa história e costumes.

rdr10

Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 16:26
Citação de: andre_diogo em 17 de Novembro de 2022, 16:05
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:57
Os outros também faziam é um argumento da piça. Lamento.
É, ignorar circunstancias da época é argumento da piça. Tinhamos a obrigação de ser moralmente superiores...

Temos obrigação de reconhecer o nosso passado. Só isso.
Isto começa a parecer um disco riscado. Digo sempre a mesma coisa e respondem-me com "mas", "mas", "mas"...

Toda a gente reconhece o passado, o que tu queres é um pedido de desculpa por algo que se fazia em todo o lado.

Seja a actual China, a actual Nigéria, o actual Brasil, o actual México, etc etc etc TODOS teriam que pedir desculpa pelo seu passado.

Não me revejo em patetices dessas onde não há qualquer noção de contexto.

lancadordedois

foi isto que ele conseguiu

Daniel Fernandes 🇵🇹🇪🇺🇬🇧
@fernandes_dhr
·
23h
Replying to @ifalmeida
Se Portugal tem tantos defeitos, porque vocês vêem para cá?
Geraldino R. Correia
@gerallcorreia
·
16h
Replying to
@fernandes_dhr
and @ifalmeida
Porque o mundo também nos pertence. Se há portugueses em CV, porque não andar pela vossa terra?

O que não se aceita é continuarem com o mesmo discurso de colonizadores relembrando todas as atrocidades que andaram a cometer aqui durante séculos.

lancadordedois

Citação de: nunoism em 17 de Novembro de 2022, 17:48
Citação de: lancadordedois em 17 de Novembro de 2022, 17:36
Ivan Almeida
@ifalmeida
·
18h
Replying to
@adn_da_aguia
and
@fernandes_dhr

FROM MMO TO RAI
@valveig
·
19h
Replying to @ifalmeida

"um debate maduro", que crlh

A cultura do ódio está a chegar forte a Portugal, qualquer dia temos que pedir desculpa por sermos portugueses e termos orgulho na nossa história e costumes.

tenho amigos que dizem o mesmo em questao a sexualidade , qualquer dia tenho que pedir desculpa por ser hetero

rkc

Citação de: ajnogueira em 17 de Novembro de 2022, 14:35
Citação de: Espártaco em 17 de Novembro de 2022, 14:32
Citação de: ajnogueira em 17 de Novembro de 2022, 14:29
Citação de: Espártaco em 17 de Novembro de 2022, 14:22
Só agora é que vi isto.

Não percebo tanto alarido. Acho que o Ivan Almeida tem todo o direito em interpretar dessa forma o legado português assim como o Dalot tem na sua versão mais idílica dos descobrimentos e da expansão portuguesa.

Sim...
Mas como tu dizes, o Dalot tem esse direito.
Logo, porque é que o Ivan vem tão apressado a insultar o Dalot em praça pública?

Perdão?

Onde é que isto é um insulto?  :huh:

Ivan Almeida
@ifalmeida
·
Seguir
Há muita gente que pensa assim ainda, explorar (invadir), descobrir (colonizar), espalhou cultura (violar, sequestrar e tirar a liberdade de povos e nações), palavras bonitas quando querem justificar os crimes e as atrocidades que cometem. Mas muitos não querem ter esta conversa!

Então foi quê, um elogio?

Para mim chamar a alguém de ignorante e de "glorificar" violadores e sequestradores, eu considero isso um insulto. Foi o que o Ivan fez, chamou o Dalot de ignorante. Que o Dalot é burro e ignorante por "ainda pensar assim".

Acho óbvio.

"palavras bonitas quando querem justificar os crimes e as atrocidades que cometem."

E esta parte? O dalot comete alguma coisa daquelas?

Cadeirudo

Vejo muito ódio no discurso do Ivan, quase que ao mesmo nível que via/vejo nas Joacines e Mamadou Bas desta vida.

É simplesmente ridícula e parola toda esta situação!

Mattamouros

Citação de: Saveloy em 17 de Novembro de 2022, 17:43
Citação de: Mattamouros em 17 de Novembro de 2022, 17:35

Eu critiquei as multas ao Cavani e ao Bernardo Silva quando aconteceram, não têm nada a ver com este caso, remotamente que seja.

Quanto a enquadrar com os valores da época, sim, fazemos isso quando estamos a julgar as pessoas dessa época, mas aqui não é isso, estamos a falar do Dalot e do que ele acha meritório nos descobrimentos. Se tu e ele acham que o que é meritório dos descobrimentos foi a destruição então aí estou em desacordo, se foi a coragem, os desenvolvimentos tecnológicos ou a habilidade marítima então estamos só a repetir aquilo que eu já disse.

Estamos a repetir-nos sim O0 Mas a questão é essa e vai de encontro ao meu ultimo parágrafo: toda a gente vê mal em tudo nos dias que correm. Não se pode dizer nada, não se pode fazer uma brincadeira, o que for, que aparece logo algum ofendidinho e és logo cancelado e levas com um rótulo de 'ismo' para cima.

Achas mesmo que o Dalot ao dizer o que disse, estava a elogiar as violações e o trafico de escravos? Ou estava a enaltecer a coragem dos marinheiros que se fizeram ao mar rumo ao desconhecido?

Acho que é fácil de ver qual delas é. Acho que é fácil de ver a qual todos nós damos mérito.

Mas como há sempre alguém que vê mal em tudo e se ofende com tudo, esse alguém vai pela parte negativa, e vai dizer que o que o Dalot elogiava eram as violações e a escravatura...

khyeniq

Citação de: MarkoRodrigues em 17 de Novembro de 2022, 17:10
Neste fórum há uma opinião quase consensual (e corretíssima, na minha opinião) de que "a minha seleção é o Benfica", mas ai de quem me toque nos Descobrimentos que o amor à pátria regressa logo em força.
Que comparação...

kino

Citação de: lancadordedois em 17 de Novembro de 2022, 17:39
nao sei qual o objectivo dele com isto , mas para mim terminou , o que ele esta a alimentar é algo irracional e nao me identifico com o cultivar de odios

Ivan Almeida
@ifalmeida
Deixo vos uma mensagem anónima que me enviaram. Fica aqui uma resposta a vários replies feitos aqui 🙏🏽

Citação de: Cadeirudo em 17 de Novembro de 2022, 17:57
Vejo muito ódio no discurso do Ivan, quase que ao mesmo nível que via/vejo nas Joacines e Mamadou Bas desta vida.

É simplesmente ridícula e parola toda esta situação!

E mais um mamadu em potencia. Depois admiram-se do "vai para a tua terra".

Para esta gente a xanofobia combate-se com racismo, discurso de odio e violencia.