Ivan Almeida

Extremo, 35 anos,
Cabo Verde
Estatísticas: 3 épocas, 28 jogos, 270 golos
Em 2023/2024: 28 jogos, 270 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça Hugo dos Santos (1)

Mattamouros

Citação de: van33 em 17 de Novembro de 2022, 16:47
Citação de: Mattamouros em 17 de Novembro de 2022, 16:41
Citação de: Saveloy em 17 de Novembro de 2022, 16:23
Citação de: NSC em 17 de Novembro de 2022, 16:12
Citação de: andre_diogo em 17 de Novembro de 2022, 16:05
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:57
Os outros também faziam é um argumento da piça. Lamento.
É, ignorar circunstancias da época é argumento da piça. Tinhamos a obrigação de ser moralmente superiores...
É isso mesmo.
No séc. XV tínhamos de ter uma ética do séc. XXI...
Não faz sentido algum.

Não é bem isso que está a ser discutido. Quem foi criticado, pelo que percebi, foi o Dalot, não os portugueses do século XV. Se o Dalot tivesse escrito que tinha muito orgulho em como Portugal matou e violou por esse mundo fora se calhar vocês também não achavam bem, apesar de na altura ser pão nosso de cada dia.

Isto não é uma questão de nós agora sermos melhores que o pessoal de antes, acho que foi mais uma crítica a nós agora com valores sociais diferentes celebrarmos coisas que hoje não são inaceitáveis. Também acho que é um bocado desonesto de quem lê o post do Dalot assumir que é isso que ele está a glorificar, mas é igualmente desonesto a forma como o estão a defender.

Ele podia ter um bocadinho mais de cuidado a escrever o post e falar da coragem e sentido de aventura em vez do "espalhar cultura" e o Ivan Almeida podia ter dado o desconto que sabia, apesar de não ser claro no post, que não era a violência que estava a ser glorificada.

Mas ninguém quer saber, querem só ficar ofendidos.

Nós agora, com os valores sociais de hoje em dia, condenamos e bem as violações e a escravatura que praticámos, embora saibamos distinguir que estas à data eram pratica comum em qualquer parte do mundo e qualquer grande país/império a tenha praticado (e já não vou aos dias de hoje, tipo os trabalhadores do mundial do Catar).

Nós agora, com os valores sociais de hoje em dia, elogiamos e bem a época dos descobrimentos. A coragem de fazer-se ao mar, rumo ao desconhecido, e descobrir o mundo. Mas há algum português que não tenha orgulho nisso?

Acho que dá perfeitamente para juntar as duas coisas. Ou por termos feito escravos e violado pessoas temos de deixar de ter orgulho naquilo que de bom fizemos e nos mundos que descobrimos?


E ele podia ter mais cuidado sim.. mas porque vivemos tempos de merda onde um Bernardo Silva põe um boneco do conguito a brincar com um colega de equipa e é rasgado de alto abaixo e multado pela federação inglesa, tal como um Cavani que dirige-se ao amigo dizendo 'gracias negrito' e é de racista de merda para cima..

Mas sim, claramente, somos nós que estamos mal..

o dalot?? fdx, ele disse aquilo que centenas de politicos disseram, o dalot disse aquilo que ensinam nas escolas...eu tb considero os descobrimentos uma valente merda e fomos uns assassinos de merda, estou-me a cagar para os descobrimentos, para o vasco da gama, bartolomeu e todos os outros fdp...mas só essa faltava agora não poder escrever o que escreveu, não vejo ali insulto nem gravidade nenhuma, como referi à pouco há um ditado que diz "a porta da rua é a serventia da casa" e mais não digo

Estava a ser irónico.. para mim não há mal nenhum em dizer o que disse, como acho que dá para perceber pelo resto do post que escrevi.. a questão é que hoje em dia, com as redes sociais e com os policias dos bons costumes não se pode dizer nada porque 'ai ui sinto-me ofendido', como foram os exemplos do Bernardo e do Cavani que dei a seguir..

overmarte

Os revisionismos são sempre perigosos.

No entanto, a questão e o tweet do Ivan Almeida, para mim, representa uma chamada de atenção para relembrar que, de facto, houve um lado negro dos descobrimentos e do imperialismo português, e que esse período, é isso mesmo, um período com as suas especificidades históricas, sociais, culturais, etc. que não deve, à luz dos valores contemporâneos, ser utilizado como bandeira ou mote para uma espécie de patriotismo ou exaltação do ser-português.

Aconteceram, é um facto. Faz parte da nossa história.

E devem ser abordados e discutidos como tal, contextualizando as coisas. Mas não devem ser um motivo de orgulho.

Posto isto, não acho que o Dalot teve propriamente essa intenção. Acabou por inconscientemente reproduzir um discurso romântico sobre a história, que é o que vem nos manuais e é construído no espaço público.

E isso é que é preocupante. A história ainda só ser contada pela metade.

van33

Citação de: Mattamouros em 17 de Novembro de 2022, 16:58
Citação de: van33 em 17 de Novembro de 2022, 16:47
Citação de: Mattamouros em 17 de Novembro de 2022, 16:41
Citação de: Saveloy em 17 de Novembro de 2022, 16:23
Citação de: NSC em 17 de Novembro de 2022, 16:12
Citação de: andre_diogo em 17 de Novembro de 2022, 16:05
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:57
Os outros também faziam é um argumento da piça. Lamento.
É, ignorar circunstancias da época é argumento da piça. Tinhamos a obrigação de ser moralmente superiores...
É isso mesmo.
No séc. XV tínhamos de ter uma ética do séc. XXI...
Não faz sentido algum.

Não é bem isso que está a ser discutido. Quem foi criticado, pelo que percebi, foi o Dalot, não os portugueses do século XV. Se o Dalot tivesse escrito que tinha muito orgulho em como Portugal matou e violou por esse mundo fora se calhar vocês também não achavam bem, apesar de na altura ser pão nosso de cada dia.

Isto não é uma questão de nós agora sermos melhores que o pessoal de antes, acho que foi mais uma crítica a nós agora com valores sociais diferentes celebrarmos coisas que hoje não são inaceitáveis. Também acho que é um bocado desonesto de quem lê o post do Dalot assumir que é isso que ele está a glorificar, mas é igualmente desonesto a forma como o estão a defender.

Ele podia ter um bocadinho mais de cuidado a escrever o post e falar da coragem e sentido de aventura em vez do "espalhar cultura" e o Ivan Almeida podia ter dado o desconto que sabia, apesar de não ser claro no post, que não era a violência que estava a ser glorificada.

Mas ninguém quer saber, querem só ficar ofendidos.

Nós agora, com os valores sociais de hoje em dia, condenamos e bem as violações e a escravatura que praticámos, embora saibamos distinguir que estas à data eram pratica comum em qualquer parte do mundo e qualquer grande país/império a tenha praticado (e já não vou aos dias de hoje, tipo os trabalhadores do mundial do Catar).

Nós agora, com os valores sociais de hoje em dia, elogiamos e bem a época dos descobrimentos. A coragem de fazer-se ao mar, rumo ao desconhecido, e descobrir o mundo. Mas há algum português que não tenha orgulho nisso?

Acho que dá perfeitamente para juntar as duas coisas. Ou por termos feito escravos e violado pessoas temos de deixar de ter orgulho naquilo que de bom fizemos e nos mundos que descobrimos?


E ele podia ter mais cuidado sim.. mas porque vivemos tempos de merda onde um Bernardo Silva põe um boneco do conguito a brincar com um colega de equipa e é rasgado de alto abaixo e multado pela federação inglesa, tal como um Cavani que dirige-se ao amigo dizendo 'gracias negrito' e é de racista de merda para cima..

Mas sim, claramente, somos nós que estamos mal..

o dalot?? fdx, ele disse aquilo que centenas de politicos disseram, o dalot disse aquilo que ensinam nas escolas...eu tb considero os descobrimentos uma valente merda e fomos uns assassinos de merda, estou-me a cagar para os descobrimentos, para o vasco da gama, bartolomeu e todos os outros fdp...mas só essa faltava agora não poder escrever o que escreveu, não vejo ali insulto nem gravidade nenhuma, como referi à pouco há um ditado que diz "a porta da rua é a serventia da casa" e mais não digo

Estava a ser irónico.. para mim não há mal nenhum em dizer o que disse, como acho que dá para perceber pelo resto do post que escrevi.. a questão é que hoje em dia, com as redes sociais e com os policias dos bons costumes não se pode dizer nada porque 'ai ui sinto-me ofendido', como foram os exemplos do Bernardo e do Cavani que dei a seguir..
muito brando foi o dalot que depois até devia ter respondido a sério ao ivan

Saveloy

Citação de: Mattamouros em 17 de Novembro de 2022, 16:41

Nós agora, com os valores sociais de hoje em dia, condenamos e bem as violações e a escravatura que praticámos, embora saibamos distinguir que estas à data eram pratica comum em qualquer parte do mundo e qualquer grande país/império a tenha praticado (e já não vou aos dias de hoje, tipo os trabalhadores do mundial do Catar).

Nós agora, com os valores sociais de hoje em dia, elogiamos e bem a época dos descobrimentos. A coragem de fazer-se ao mar, rumo ao desconhecido, e descobrir o mundo. Mas há algum português que não tenha orgulho nisso?

Acho que dá perfeitamente para juntar as duas coisas. Ou por termos feito escravos e violado pessoas temos de deixar de ter orgulho naquilo que de bom fizemos e nos mundos que descobrimos?


E ele podia ter mais cuidado sim.. mas porque vivemos tempos de merda onde um Bernardo Silva põe um boneco do conguito a brincar com um colega de equipa e é rasgado de alto abaixo e multado pela federação inglesa, tal como um Cavani que dirige-se ao amigo dizendo 'gracias negrito' e é de racista de merda para cima..

Mas sim, claramente, somos nós que estamos mal..


Mas isso foi basicamente o que eu disse, excepto que o Bernardo Silva e o Cavani era preciso distorcer muito mais o que eles disseram para arranjar forma de ser insultado do que o que o Dalot disse.

Hoje a história de "espalhar cultura" cai mal e não é irrazoável que caia. Não quer dizer que não dê para ter orgulho nos descobrimentos, podes é não ter orgulho em como impuseste a tua cultura nos outros à lei do ferro. Há vários outros aspectos que mencionei que são impolutos.

O Ivan Almeida não precisava de ter lido e interpretado aquilo da pior forma possível, da mesma maneira que tu não precisas de ser completamente inflexível com o ponto de vista dele. Mas pronto, como disse, ambos os lados o que gostam realmente é de se fazer de vítima.

nfgl

Citação de: van33 em 17 de Novembro de 2022, 16:59
Citação de: Mattamouros em 17 de Novembro de 2022, 16:58
Citação de: van33 em 17 de Novembro de 2022, 16:47
Citação de: Mattamouros em 17 de Novembro de 2022, 16:41
Citação de: Saveloy em 17 de Novembro de 2022, 16:23
Citação de: NSC em 17 de Novembro de 2022, 16:12
Citação de: andre_diogo em 17 de Novembro de 2022, 16:05
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:57
Os outros também faziam é um argumento da piça. Lamento.
É, ignorar circunstancias da época é argumento da piça. Tinhamos a obrigação de ser moralmente superiores...
É isso mesmo.
No séc. XV tínhamos de ter uma ética do séc. XXI...
Não faz sentido algum.

Não é bem isso que está a ser discutido. Quem foi criticado, pelo que percebi, foi o Dalot, não os portugueses do século XV. Se o Dalot tivesse escrito que tinha muito orgulho em como Portugal matou e violou por esse mundo fora se calhar vocês também não achavam bem, apesar de na altura ser pão nosso de cada dia.

Isto não é uma questão de nós agora sermos melhores que o pessoal de antes, acho que foi mais uma crítica a nós agora com valores sociais diferentes celebrarmos coisas que hoje não são inaceitáveis. Também acho que é um bocado desonesto de quem lê o post do Dalot assumir que é isso que ele está a glorificar, mas é igualmente desonesto a forma como o estão a defender.

Ele podia ter um bocadinho mais de cuidado a escrever o post e falar da coragem e sentido de aventura em vez do "espalhar cultura" e o Ivan Almeida podia ter dado o desconto que sabia, apesar de não ser claro no post, que não era a violência que estava a ser glorificada.

Mas ninguém quer saber, querem só ficar ofendidos.

Nós agora, com os valores sociais de hoje em dia, condenamos e bem as violações e a escravatura que praticámos, embora saibamos distinguir que estas à data eram pratica comum em qualquer parte do mundo e qualquer grande país/império a tenha praticado (e já não vou aos dias de hoje, tipo os trabalhadores do mundial do Catar).

Nós agora, com os valores sociais de hoje em dia, elogiamos e bem a época dos descobrimentos. A coragem de fazer-se ao mar, rumo ao desconhecido, e descobrir o mundo. Mas há algum português que não tenha orgulho nisso?

Acho que dá perfeitamente para juntar as duas coisas. Ou por termos feito escravos e violado pessoas temos de deixar de ter orgulho naquilo que de bom fizemos e nos mundos que descobrimos?


E ele podia ter mais cuidado sim.. mas porque vivemos tempos de merda onde um Bernardo Silva põe um boneco do conguito a brincar com um colega de equipa e é rasgado de alto abaixo e multado pela federação inglesa, tal como um Cavani que dirige-se ao amigo dizendo 'gracias negrito' e é de racista de merda para cima..

Mas sim, claramente, somos nós que estamos mal..

o dalot?? fdx, ele disse aquilo que centenas de politicos disseram, o dalot disse aquilo que ensinam nas escolas...eu tb considero os descobrimentos uma valente merda e fomos uns assassinos de merda, estou-me a cagar para os descobrimentos, para o vasco da gama, bartolomeu e todos os outros fdp...mas só essa faltava agora não poder escrever o que escreveu, não vejo ali insulto nem gravidade nenhuma, como referi à pouco há um ditado que diz "a porta da rua é a serventia da casa" e mais não digo

Estava a ser irónico.. para mim não há mal nenhum em dizer o que disse, como acho que dá para perceber pelo resto do post que escrevi.. a questão é que hoje em dia, com as redes sociais e com os policias dos bons costumes não se pode dizer nada porque 'ai ui sinto-me ofendido', como foram os exemplos do Bernardo e do Cavani que dei a seguir..
muito brando foi o dalot que depois até devia ter respondido a sério ao ivan

O Ivan abafava logo.
Muito físico.

Lá tinha o Dalot que ir chamar o papá CR37 para o defender.

lancadordedois

estou ansioso por ver malta a criticar os varios atletas de cantarem o hino nacional

estejam atentos o Ivan vai criticar....

Começa ja amanha e depois domingo.

nfgl

Há tanta coisa boa em ser português.
Há o Marcelo, o PS, a Cristina Ferreira, os rojões à minhota...

Não usem os descobrimentos.


lancadordedois

Citação de: nfgl em 17 de Novembro de 2022, 17:03
Há tanta coisa boa em ser português.
Há o Marcelo, o PS, a Cristina Ferreira, os rojões à minhota...

Não usem os descobrimentos.  encobrimentos  ;D

MarkoRodrigues

Neste fórum há uma opinião quase consensual (e corretíssima, na minha opinião) de que "a minha seleção é o Benfica", mas ai de quem me toque nos Descobrimentos que o amor à pátria regressa logo em força.

NSC

Citação de: MarkoRodrigues em 17 de Novembro de 2022, 17:10
Neste fórum há uma opinião quase consensual (e corretíssima, na minha opinião) de que "a minha seleção é o Benfica", mas ai de quem me toque nos Descobrimentos que o amor à pátria regressa logo em força.
Não é dos Descobrimentos.
É de leituras unívocas e anacrónicas dos Descobrimentos. Sejam elas de Dalots ou de Ivans.

lancadordedois

Citação de: MarkoRodrigues em 17 de Novembro de 2022, 17:10
Neste fórum há uma opinião quase consensual (e corretíssima, na minha opinião) de que "a minha seleção é o Benfica", mas ai de quem me toque nos Descobrimentos que o amor à pátria regressa logo em força.

o hino canta se em representaçao de Portugal , nao é um exclusivo de bonecos da bola

lancadordedois

Citação de: NSC em 17 de Novembro de 2022, 17:13
Citação de: MarkoRodrigues em 17 de Novembro de 2022, 17:10
Neste fórum há uma opinião quase consensual (e corretíssima, na minha opinião) de que "a minha seleção é o Benfica", mas ai de quem me toque nos Descobrimentos que o amor à pátria regressa logo em força.
Não é dos Descobrimentos.
É de leituras unívocas e anacrónicas dos Descobrimentos. Sejam elas de Dalots ou de Ivans.

o engraçado é que a unica coisa que eles devem ler sao as sms e as redes sociais...

e nos perdemos tempo com gajos desses  ;D

Camisola_20

Citação de: Rei em 17 de Novembro de 2022, 10:02
É um exagero, ponto. Ai ui... o Dalot fez um post...

Pá, deixem-se de infantilidades. É ridículo arranjar um problema onde ele não existe. Qualquer pessoa minimamente inteligente percebe a intenção do post do Dalot. Hoje em dia a mesquinhez é inacreditável, querem distorcer tudo, qualquer dia nem um peido se pode dar.

É um ataque gratuito do Ivan Almeida, que em tudo vê maldade. Já começa a ser doentio.
Infelizmente estou de acordo...

Cadeirudo

Os mesmos que fazem este escândalo são os mesmo que depois fartam-se de usar materiais "made in China" em que os pobres coitados dos trabalhadores trabalham em fábricas com condições deploráveis onde até têm de ter redes anti-suicídio.


Que figurinhas que esta gente faz.


Quase que me fazem lembrar aquela claque de futebol do sketch dos Gato Fedorento.


Que cambada de xoninhas.



Cadeirudo

O Ivan já não tinha razão, mas depois com aquele retweet em que generaliza que todos os portugueses apoiam e orgulham-se da escravidão...

Dasse, é preciso ser muito camelo para ficar do lado do Ivan neste caso...