Ivan Almeida

Extremo, 35 anos,
Cabo Verde
Estatísticas: 3 épocas, 28 jogos, 270 golos
Em 2023/2024: 28 jogos, 270 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

Mikelito

Convivi a vida toda com pretos, ciganos, indianos e por aí, eles sempre me chamaram de branco e eu pelas suas etnias sempre fomos amigos e ninguém se chateou,sempre gozamos uns com os outros e nunca houve problemas com isso! Isto claro na minha adolescência, já lá vao os anos! Agora? Até pelo nome já lhes tenho receio de lhes chamar... Que geração de florzinhas que estamos a criar,geracao dos ofendidos e das vítimas...racismo, xenofobia, homofobia existem claro mas não é isto !

Vitor Alves

Espero que este rapaz renove.

tacuara99

Citação de: BC em 15 de Junho de 2022, 22:55
Querem um exemplo mais básico ainda?

Se virem duas pessoas a vossa frente (um branco e um negro) e quiserem comentar uma delas, se for com o branco dizem: olha aquele. Se for com um negro dizem logo: o preto que está ali.

Mas, é que nem há dúvidas nem a mínima discussão.

Comecem a ver isso dessa forma (da forma que eles vêem e sentem) e vão entender melhor o que eles querem dizer e transmitir.
Na verdade, esse exemplo dá para os dois lados. Se for um branco e um negro e eu quiser referir-me ao branco, provavelmente vou identificá-lo pelo branco também. Simplesmente é a característica mais natural de distinguir os dois.

Segue um exemplo que penso ser válido: imagina que tens um amigo negro que desapareceu e tens de relatar às autoridades o sucedido. Como é que o vais descrever para que eles iniciem buscas?

Eu não estou a dizer que devemos andar a chamar negros ou brancos só porque sim, simplesmente digo ser natural que façamos distinções (quer as verbalizemos ou não) de várias características das pessoas, entre as quais a cor da pele. E distinguir não é igual a discriminar.

lPhoenix

Citação de: Mikelito em 17 de Junho de 2022, 08:17
Convivi a vida toda com pretos, ciganos, indianos e por aí, eles sempre me chamaram de branco e eu pelas suas etnias sempre fomos amigos e ninguém se chateou,sempre gozamos uns com os outros e nunca houve problemas com isso! Isto claro na minha adolescência, já lá vao os anos! Agora? Até pelo nome já lhes tenho receio de lhes chamar... Que geração de florzinhas que estamos a criar,geracao dos ofendidos e das vítimas...racismo, xenofobia, homofobia existem claro mas não é isto !


Nâo deve ser por acaso que este discurso das florzinhas e de que antigamente ninguém se importava, vem quase sempre de ´brancos`.

AleKx

Citação de: lPhoenix em 17 de Junho de 2022, 15:06
Citação de: Mikelito em 17 de Junho de 2022, 08:17
Convivi a vida toda com pretos, ciganos, indianos e por aí, eles sempre me chamaram de branco e eu pelas suas etnias sempre fomos amigos e ninguém se chateou,sempre gozamos uns com os outros e nunca houve problemas com isso! Isto claro na minha adolescência, já lá vao os anos! Agora? Até pelo nome já lhes tenho receio de lhes chamar... Que geração de florzinhas que estamos a criar,geracao dos ofendidos e das vítimas...racismo, xenofobia, homofobia existem claro mas não é isto !


Nâo deve ser por acaso que este discurso das florzinhas e de que antigamente ninguém se importava, vem quase sempre de ´brancos`.

Clássico

tacuara99

#230
Citação de: AleKx em 17 de Junho de 2022, 15:45
Citação de: lPhoenix em 17 de Junho de 2022, 15:06
Citação de: Mikelito em 17 de Junho de 2022, 08:17
Convivi a vida toda com pretos, ciganos, indianos e por aí, eles sempre me chamaram de branco e eu pelas suas etnias sempre fomos amigos e ninguém se chateou,sempre gozamos uns com os outros e nunca houve problemas com isso! Isto claro na minha adolescência, já lá vao os anos! Agora? Até pelo nome já lhes tenho receio de lhes chamar... Que geração de florzinhas que estamos a criar,geracao dos ofendidos e das vítimas...racismo, xenofobia, homofobia existem claro mas não é isto !


Nâo deve ser por acaso que este discurso das florzinhas e de que antigamente ninguém se importava, vem quase sempre de ´brancos`.

Clássico
O bully também poderia dizer "ele não se importa de me fazer os trabalhos de casa". E as mulheres de antigamente também levavam na boca quase por decreto e "não se importavam".

E deixo outra pergunta ao barulho. Se houver um indivíduo que é negro e gordo, se for alvo de insultos, que insulto pensam que predominantemente ele vai receber? E porquê? É aí que é preciso desconstruir. :confused:

E atenção que sou contra a grupeta que diz haver racismo em tudo, mas em certas situações é de má consciência não admitir que existe.

helmar

#231
Esta discussão do racismo é daqueles temas para anos...

Obviamente e infelizmente os "pretos","negros"... Não sei a melhor forma de dizer, foram escravizados durante muitos anos pelo homem branco e obviamente que compreendo que exista ainda muito rancor e sentimentos nada bons deles, para connosco "brancos".

Compreendo isso, mas a verdade é que não fui eu, ou algum de vocês que os escravizaram, que se aproveitaram deles como se eles não fossem ninguém e sim as pessoas dessa altura. Não podemos nós ainda sermos responsabilizados pelo que os outros fizeram. Eram racistas e não gostavam de "pretos" e escravizavam-nos, infelizmente é a mais pura das verdades.  Mas quantos daqui concorda com o que foi feito, quantos acham que a vida deveria de ser assim? Acredito que ninguém, que as pessoas possam dizer coisas que não compreendem que podem magoar os outros, acredito que sim. Mas penso que tem de existir bom senso de todas as partes.

Dizer que uma pessoa é negra ou preta para explicar quem é uma determinada pessoa, não vejo como insulto e penso que quem o faz nunca tem esse objectivo.

Lembro me sempre do Bernardo Silva e do Mendy, onde o visado achou piada à brincadeira mas quem estava de fora e a brincadeira não era consigo, considerou racismo.

Então até onde podemos ir?

lPhoenix

Citação de: helmar em 17 de Junho de 2022, 17:24
Esta discussão do racismo é daqueles temas para anos...

Obviamente e infelizmente os "pretos","negros"... Não sei a melhor forma de dizer, foram escravizados durante muitos anos pelo homem branco e obviamente que compreendo que exista ainda muito rancor e sentimentos nada bons deles, para connosco "brancos".

Compreendo isso, mas a verdade é que não fui eu, ou algum de vocês que os escravizaram, que se aproveitaram deles como se eles não fossem ninguém e sim as pessoas dessa altura. Não podemos nós ainda sermos responsabilizados pelo que os outros fizeram. Eram racistas e não gostavam de "pretos" e escravizavam-nos, infelizmente é a mais pura das verdades.  Mas quantos daqui concorda com o que foi feito, quantos acham que a vida deveria de ser assim? Acredito que ninguém, que as pessoas possam dizer coisas que não compreendem que podem magoar os outros, acredito que sim. Mas penso que tem de existir bom senso de todas as partes.

Dizer que uma pessoa é negra ou preta para explicar quem é uma determinada pessoa, não vejo como insulto e penso que quem o faz nunca tem esse objectivo.

Lembro me sempre do Bernardo Silva e do Mendy, onde o visado achou piada à brincadeira mas quem estava de fora e a brincadeira não era consigo, considerou racismo.

Então até onde podemos ir?

Eu acho que podemos ir até onde a outra pessoa está confortável. Não tem sido sempre assim?..

O problema do Bernardo Silva e do Mendy foi terem partilhado uma brincadeira privada para centenas de milhar de pessoas que não partilhavam a mesma relação de confiança, que inclui conhecerem a tolerância um do outro.

O problema é que nos tornámos tão individualistas e egocêntricos que esse "trabalho" de medir as nossas palavras ou avaliar a tolerância do outro para as nossas brincadeiras e atitudes, passou a ser atacável.

Cão


Pá, dizer que uma pessoa é preta obviamente que não é racismo, a não ser que seja dito de forma depreciativa.

Mas nem percebi bem porque é que se está a discutir isto. Há alguma dúvida de que o Ivan foi alvo de um ataque racista?
 

Puches

Grande jogador.
Espero que fique pelo menos mais dois anos, para que se possa criar uma estrutura sólida (com o tunisino, claro), sem necessidade de começar tudo de novo, todos os anos.

Jayson Tatum

Citação de: Cão em 18 de Junho de 2022, 07:46

Pá, dizer que uma pessoa é preta obviamente que não é racismo, a não ser que seja dito de forma depreciativa.

Mas nem percebi bem porque é que se está a discutir isto. Há alguma dúvida de que o Ivan foi alvo de um ataque racista?


Não há dúvida de que foi. E com a agravante muito séria de, nessa circunstância, ter mais uma vez havido a complacência da polícia do Porto presente na zona do nosso banco e que, segundo o Ivan, até se terá rido.


lancadordedois

#236
Se a federaçao e o seu patrocinador principal nada fazem , o neemias ate deveria ter algo a dizer... visto que a sua imagem é explorada e é negro , alias  termos comparativos o Ivan ate tem uma cor mais palida , diria ate que muitos de nos somos mais morenos que o Ivan.

era interessante conhecer a opiniao do alvo consumidor da modalidade , ate porque uma grande parte sao negros.

luisb

Citação de: Jayson Tatum em 18 de Junho de 2022, 12:50
Citação de: Cão em 18 de Junho de 2022, 07:46

Pá, dizer que uma pessoa é preta obviamente que não é racismo, a não ser que seja dito de forma depreciativa.

Mas nem percebi bem porque é que se está a discutir isto. Há alguma dúvida de que o Ivan foi alvo de um ataque racista?


Não há dúvida de que foi. E com a agravante muito séria de, nessa circunstância, ter mais uma vez havido a complacência da polícia do Porto presente na zona do nosso banco e que, segundo o Ivan, até se terá rido.

Sem dúvida... E que dizer das declarações posteriores do dirigente do Porto? Isto de admitir que estão em território protegido, como se estivessem (e estão...) acima da lei é escandaloso e não mereceu a reacção do Benfica e da comunidade que devia ter. É a primeira forma de discriminação e um convite à violência e a elevar a "linha de permissão" às práticas de racismo. Foi pena o Ivan não sair da quadra em tempo devido. Tinha feito um "Marega" e abria os olhos à malta toda.

DB4700

Não sei se tinha antes. Mas agora já não tem na bio do Instagram qualquer referência ao Benfica.

lancadordedois

Citação de: DB4700 em 29 de Junho de 2022, 22:45
Não sei se tinha antes. Mas agora já não tem na bio do Instagram qualquer referência ao Benfica.

tem ao Real e ou seleçao