Ivan Almeida (Basquetebol)

Extremo, 36 anos,
Cabo Verde
Estatísticas: 3 épocas, 40 jogos, 404 pontos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça Hugo dos Santos (1)

tjbc

Citação de: Shoky em 16 de Novembro de 2022, 20:46
Citação de: tjbc em 16 de Novembro de 2022, 20:38
Citação de: andre_diogo em 16 de Novembro de 2022, 20:36
Citação de: Shoky em 16 de Novembro de 2022, 20:25
Mas qual cool? Os livros que tu lês dispenso bem. Romantizar a história é para crianças de 10 anos. O Estado Novo já terminou, já podemos parar de falar do portuguesinho herói que foi contra ventos e marés descobrir novos mundos e ensinar bons costumes aos palermas que lá viviam.

Já cá faltava a narrativa de que só os Tugões parolos influenciados pelo Salazar é que exaltam a história do seu povo.

Ingleses, Holandeses e Japoneses também o fazem. Bando de chauvinistas saloios!
É a moda actual. Se não te odeias a ti, à tua própria etnia, à tua nacionalidade e história do teu país...és o Hitler.

Eu não me odeio. Não odeio a minha etnia. Não odeio a minha nacionalidade, pelo contrário, sou orgulhoso português.

Apenas não opto por ignorar que a nossa história é assente em sangue de milhões de seres humanos traficados, violados e assassinados como se fossem lixo. Assumo essa história de barbárie como muito negativa, com esperança de sermos melhores e mais justos no futuro. Parece fácil, porque é fácil.

E também tenho orgulho nos aspectos positivos da nossa história. Que há imensos.
E onde é que a mensagem do Dalot exulta os aspectos negativos?

Gnr. Keenan

Esta polarização doentia da sociedade torna impossível trocar ideias de forma séria.

lancadordedois

Citação de: benfiquista_zonanorte em 16 de Novembro de 2022, 20:56
Citação de: franciscoafonso em 16 de Novembro de 2022, 19:39
Citação de: benfiquista_zonanorte em 16 de Novembro de 2022, 19:30
Citação de: Avante em 16 de Novembro de 2022, 19:13
Citação de: alves6 em 16 de Novembro de 2022, 18:25
Citação de: onda vermelha em 16 de Novembro de 2022, 17:37
Ridículo !
O Ivan é o tipo de pessoas com quem eu nunca me vou entender (e são cada vez mais).
Claramente. Sociedade ofendida e mesquinha. Dalot não disse nenhuma mentira.

Se o Muller viesse usar o poderio imperialista do III Reich para orgulhar-se da sua seleção, terias o mesmo discurso ?

Que comparação, nesses tempos Portugal nem sequer ocupava Africa como colónias Isso só aconteceu no final do Sec XIX e XX. Apenas tinha feitorias para fins comerciais.
A presença de portugueses nativos era residual e não consistia em ocupação.

Aliás como se tivessemos alguma hipótese de subordinar os sitios onde tinhamos presença com centenas de pessoas .... é ridiculo.
Sendo um desses "bens comerciais"... escravos ;D

Tudo normal.

Devemos dar todos chibatadas nas costas porque isto aconteceu? Não. Há um contexto histórico.
Devemos mandar o padrão dos descobrimentos abaixo por causa disso? Isso é só parvo.
Faz sentido bater no peito por causa disso? A mim causa-me um bocado de vergonha alheia.

Há uma diferença bastante grande entre reescrever a história e não a questionar. Os descobrimentos continuam, passados tantos anos, a ser uma história muito romantizada. E esse romantismo - que depois dá origem a patetas como o Dalot - tem de acabar.

O que se fez na altura foi "extraordinário" em termos de esforço e organização. Foi também animalesco e completamente errado. As pessoas à altura tinham a mesma noção de certo e errado que nós? Não. Merecem ser julgados em praça pública? Provavelmente não.

Daí a termos de o aceitar a glorificação disso... não.

A escravatura era transversal a todos os povos na altura, inclusive entre os povos Africanos.
Reduzir o comércio da altura aos escravos não faz sentido, muito menos no Sec XIV, Sec XV e primeira metade do Sec XVI.
A escravatura transatlantica em massa deu-se muito depois e com a conivência de parte das tribos locais que vendiam outros locais capturados em guerra.

Mas a historia dos descobrimentos vai muito mais longe que África, aliás o objectivo principal foi o comercio de especiarias através da descoberta da rota do caminho para a India por via maritima.
A zona comercial do Indico sobretudo na India e estreito de Ormuz era controlada por Venezianos e Otomanos.
Tudo era feito a volta de alianças com locais na tentativa de se estabelecerem e conseguirem erradicar a rota comercial por terra das especiarias.

Por todo o continente asiático formamos alianças e travamos várias batalhas.
Tivemos inclusive estruturas militares no Quatar e no Bahrain vejam lá.
Aliás o forte no Bahrain ainda existe e eles tem orgulho da historia Portuguesa.

O mesmo se pode dizer de varias cidades da India onde os exploradores portugueses são lembrados e inclusive tem nomes de ruas. Podemos ir à Tailandia a norte de Bangcock descobrir um bairro fundado pelos portugueses.
Temos Macau que nos foi oferecido pelo imperador Chinês.
A relação que temos com o Japão, a história de Timor, etc.
Mesmo em África não podemos reduzir tudo à escravatura.

Nós Europeus fomos os primeiros a erradicar a escravatura, apesar disso ela continua a ser pratica em alguma escla pelos locais.
Não existe nem existiu culpa da escravatura numa parte da população africana?

Quem ouvir parece que o Dalot é a favor da escravatura !!!!! Que idiotice !

nao esquecer a relação historica que tivemos com a Etiopia... de colaboração.

lancadordedois

sera alguem que lhe anda a virar o miolo?
parece um jovem influenciado que engoliu uma k7  , so que inves de estar em loop , a fita ja esta a gastar...quase a partir

Avante

Citação de: franciscoafonso em 16 de Novembro de 2022, 19:39
Citação de: benfiquista_zonanorte em 16 de Novembro de 2022, 19:30
Citação de: Avante em 16 de Novembro de 2022, 19:13
Citação de: alves6 em 16 de Novembro de 2022, 18:25
Citação de: onda vermelha em 16 de Novembro de 2022, 17:37
Ridículo !
O Ivan é o tipo de pessoas com quem eu nunca me vou entender (e são cada vez mais).
Claramente. Sociedade ofendida e mesquinha. Dalot não disse nenhuma mentira.

Se o Muller viesse usar o poderio imperialista do III Reich para orgulhar-se da sua seleção, terias o mesmo discurso ?

Que comparação, nesses tempos Portugal nem sequer ocupava Africa como colónias Isso só aconteceu no final do Sec XIX e XX. Apenas tinha feitorias para fins comerciais.
A presença de portugueses nativos era residual e não consistia em ocupação.

Aliás como se tivessemos alguma hipótese de subordinar os sitios onde tinhamos presença com centenas de pessoas .... é ridiculo.
Sendo um desses "bens comerciais"... escravos ;D

Tudo normal.

Devemos dar todos chibatadas nas costas porque isto aconteceu? Não. Há um contexto histórico.
Devemos mandar o padrão dos descobrimentos abaixo por causa disso? Isso é só parvo.
Faz sentido bater no peito por causa disso? A mim causa-me um bocado de vergonha alheia.

Há uma diferença bastante grande entre reescrever a história e não a questionar. Os descobrimentos continuam, passados tantos anos, a ser uma história muito romantizada. E esse romantismo - que depois dá origem a patetas como o Dalot - tem de acabar.

O que se fez na altura foi "extraordinário" em termos de esforço e organização. Foi também animalesco e completamente errado. As pessoas à altura tinham a mesma noção de certo e errado que nós? Não. Merecem ser julgados em praça pública? Provavelmente não.

Daí a termos de o aceitar a glorificação disso... não.

ISTO !

Não tenho mais nada a acrescentar.
Se isto para alguns são devaneios de "Wokismo", eh pá curem-se...

JMiguel23

Citação de: Shoky em 16 de Novembro de 2022, 20:50
Citação de: Luisão_Rei em 16 de Novembro de 2022, 20:46
Os nossos antepassados não cometeram nenhuma atrocidade, nem nenhum crime. Fizeram o que era o normal na época. Simplesmente foram os mais fortes, os mais preparados, os mais inteligentes, os mais capazes, daí que a partir deste cantinho minúsculo se tenham transformado numa das maiores potencias mundiais durante vários seculos.

Vou ter vergonha disto? Nunca. Muito pelo contrario, tenho muito orgulho da historia do meu país e dos meus antecipados.

Vergonha tenho dos portugueses de hoje, que se tivessem metade da coragem e da exigência dos antecipados, o país na estava a definhar a caminho da cauda da Europa.

É para rir?
Cometeram atrocidades SIM.
Podes olhar com os olhos de então e mesmo aí era errado. Mesmo aí havia quem estivesse contra. Quem se negasse a perpectuar aquela monstruosidade. Esses eram os grandes. Esses eram os heróis.

Os que traficaram, estropiaram e mataram aos milhões não eram heróis nem tenho ponta de orgulho em nada do que foi feito nessas condições.

O perigo desse argumento...o que é normal na altura. Em muitos países do Mundo, actualmente, é normal apedrejar mulheres por infidelidade. Imagina teres orgulho desses escrotos daqui a 300 anos, porque foram revolucionários a fazerem seja o que for. Foda-se. Haja mínimos olímpicos.
https://www.youtube.com/watch?v=4dL_aBQeWHs

rkc

Citação de: andre_diogo em 16 de Novembro de 2022, 21:05
Citação de: Rei em 16 de Novembro de 2022, 21:00
Resumir a história de Portugal à escravatura.

Que idiotice pegada. Que tristes figurinhas se fazem, foda-se.
É o principal factor negativo da nossa história. Isso assumo. Escravizamos muito mais que qualquer outra nação. 

Mas isso não diz respeito directamente ao periodo dos Descobrimentos, construção do Império e afins.

Não sei se escravizámos.

Nem em número, nem em percentagem. E muito menos em sermos quem ia capturar escravos.

J_PN

Perder tempo a falar destes temas com um gajo com o nick... KKK  ;D

Até tive que olhar duas vezes para ver se estava a ler bem.

andre_diogo

Citação de: JMiguel23 em 16 de Novembro de 2022, 21:52
Citação de: Shoky em 16 de Novembro de 2022, 20:50
Citação de: Luisão_Rei em 16 de Novembro de 2022, 20:46
Os nossos antepassados não cometeram nenhuma atrocidade, nem nenhum crime. Fizeram o que era o normal na época. Simplesmente foram os mais fortes, os mais preparados, os mais inteligentes, os mais capazes, daí que a partir deste cantinho minúsculo se tenham transformado numa das maiores potencias mundiais durante vários seculos.

Vou ter vergonha disto? Nunca. Muito pelo contrario, tenho muito orgulho da historia do meu país e dos meus antecipados.

Vergonha tenho dos portugueses de hoje, que se tivessem metade da coragem e da exigência dos antecipados, o país na estava a definhar a caminho da cauda da Europa.

É para rir?
Cometeram atrocidades SIM.
Podes olhar com os olhos de então e mesmo aí era errado. Mesmo aí havia quem estivesse contra. Quem se negasse a perpectuar aquela monstruosidade. Esses eram os grandes. Esses eram os heróis.

Os que traficaram, estropiaram e mataram aos milhões não eram heróis nem tenho ponta de orgulho em nada do que foi feito nessas condições.

O perigo desse argumento...o que é normal na altura. Em muitos países do Mundo, actualmente, é normal apedrejar mulheres por infidelidade. Imagina teres orgulho desses escrotos daqui a 300 anos, porque foram revolucionários a fazerem seja o que for. Foda-se. Haja mínimos olímpicos.
https://www.youtube.com/watch?v=4dL_aBQeWHs

Gosto muito desse canal também. Sempre muito sarcástico para com quem gosta de reescrever a história à medida da agenda da extrema-esquerda.

J_PN

Citação de: Shoky em 16 de Novembro de 2022, 16:57
Toda a razão do lado do Ivan, mais uma vez. Também não me surpreendem as reacções contra ele, mais uma vez.

A ignorância do Diogo Dalot não é desculpa para nada. O fedor a bafio na conversa dos Descobrimentos já não devia ser aceitável em 2022.

O Benfica também se faz de homens destes, com personalidade, que não têm problemas em dar a sua opinião sobres os diversos temas e fazerem uso da sua voz. As reações são apenas consequências disso, que sirva para as pessoas lerem e informarem-se um pouco mais.

lancadordedois

quantos africanos nao escravizaram o povo iberico..... nem sempre o convivio corria bem , quem nao tinha guito para pagar  era escravizado caso houvesse necessidade

recordo que Carlos Magno tentou libertar a zona de barcelona porque o proprio povo nao iberico se queixava do Governador ich bin la nao sei quantos.

KKK24

Citação de: J_PN em 16 de Novembro de 2022, 21:57
Perder tempo a falar destes temas com um gajo com o nick... KKK  ;D

Até tive que olhar duas vezes para ver se estava a ler bem.
Por aqui se vê as tuas capacidades.
Tenham medo, vem aí o lobo mau :rir:

george 20

Para mim um não assunto...

A colonização teve coisas boas como diz o Dalot, e teve coisas más como fiz o Ivan.

Continuar a puxar esse assunto é chover no molhado...

Todos deram um passo em frente, todos os paises ficaram amigos, existem mesmo acordos de colaboração entre eles.

O passado é isso mesmo, passado.

KKK24

Citação de: J_PN em 16 de Novembro de 2022, 22:03
Citação de: Shoky em 16 de Novembro de 2022, 16:57
Toda a razão do lado do Ivan, mais uma vez. Também não me surpreendem as reacções contra ele, mais uma vez.

A ignorância do Diogo Dalot não é desculpa para nada. O fedor a bafio na conversa dos Descobrimentos já não devia ser aceitável em 2022.

O Benfica também se faz de homens destes, com personalidade, que não têm problemas em dar a sua opinião sobres os diversos temas e fazerem uso da sua voz. As reações são apenas consequências disso, que sirva para as pessoas lerem e informarem-se um pouco mais.
Aproveita então o teu conselho.
E 10/10 na arte de escrever muito e nada dizer :rir:

lancadordedois

Citação de: george 20 em 16 de Novembro de 2022, 22:09
Para mim um não assunto...

A colonização teve coisas boas como diz o Dalot, e teve coisas más como fiz o Ivan.

Continuar a puxar esse assunto é chover no molhado...

Todos deram um passo em frente, todos os paises ficaram amigos, existem mesmo acordos de colaboração entre eles.

O passado é isso mesmo, passado.

mas eles ainda sofrem , as chicotadas nas costas pelo homem branco ainda se fazem sentir
creio que recordo que ele disse isto em creolo apos ser insultado no ladrao