Ivan Almeida

Extremo, 35 anos,
Cabo Verde
Estatísticas: 3 épocas, 28 jogos, 270 golos
Em 2023/2024: 28 jogos, 270 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça Hugo dos Santos (1)

lancadordedois

Citação de: kino em 17 de Novembro de 2022, 16:14
Citação de: van33 em 17 de Novembro de 2022, 16:09
alguem consegue colocar aqui o post do dalot e a resposta do outro?

Caga nisso.

ja coloquei paginas atras

kino

Moral da historia, o mundo é uma merda, sempre foi e sempre será.

lPhoenix

Citação de: Hölderlin em 17 de Novembro de 2022, 16:19
Citação de: NSC em 17 de Novembro de 2022, 16:16
Citação de: Hölderlin em 17 de Novembro de 2022, 16:05
Citação de: nfgl em 17 de Novembro de 2022, 16:01
Citação de: benfiquista_zonanorte em 17 de Novembro de 2022, 15:41
Citação de: nfgl em 17 de Novembro de 2022, 15:29
Citação de: benfiquista_zonanorte em 17 de Novembro de 2022, 15:26
Citação de: nfgl em 17 de Novembro de 2022, 14:51
Citação de: NSC em 17 de Novembro de 2022, 14:47
Citação de: OmarLittle em 17 de Novembro de 2022, 14:42
Citação de: ajnogueira em 17 de Novembro de 2022, 14:41
Citação de: OmarLittle em 17 de Novembro de 2022, 14:40
Citação de: ajnogueira em 17 de Novembro de 2022, 14:35
Citação de: Espártaco em 17 de Novembro de 2022, 14:32
Citação de: ajnogueira em 17 de Novembro de 2022, 14:29
Citação de: Espártaco em 17 de Novembro de 2022, 14:22
Só agora é que vi isto.

Não percebo tanto alarido. Acho que o Ivan Almeida tem todo o direito em interpretar dessa forma o legado português assim como o Dalot tem na sua versão mais idílica dos descobrimentos e da expansão portuguesa.

Sim...
Mas como tu dizes, o Dalot tem esse direito.
Logo, porque é que o Ivan vem tão apressado a insultar o Dalot em praça pública?

Perdão?

Onde é que isto é um insulto?  :huh:

Ivan Almeida
@ifalmeida
·
Seguir
Há muita gente que pensa assim ainda, explorar (invadir), descobrir (colonizar), espalhou cultura (violar, sequestrar e tirar a liberdade de povos e nações), palavras bonitas quando querem justificar os crimes e as atrocidades que cometem. Mas muitos não querem ter esta conversa!


Então foi quê, um elogio?

Para mim chamar a alguém de ignorante e de "glorificar" violadores e sequestradores, eu considero isso um insulto. Foi o que o Ivan fez, chamou o Dalot de ignorante. Que o Dalot é burro e ignorante por "ainda pensar assim".

Acho óbvio.

O Ivan tem uma opinião, o Dalot tem outra.

Acho óbvio é que existem pessoas que se sentiram ofendidas pelo que o Ivan disse.

Mas o Ivan foi para as redes sociais "dar uma opinião" sem contexto?

Não...
O Dalot fez um post.
O Ivan respondeu a esse post, atacando quem o fez. Não foi simplesmente dar uma opinião. Foi atacar a opinião contrária.

Sim, atacou uma opinião com que discorda. Qual é o drama?
É qual é o drama em considerar a opinião do Ivan um perfeito disparate?

Nenhum.
Vê por exemplo, quando os Filipes entraram por Portugal a dentro.
Também só vinham explorar, descobrir  e espalhar a cultura castelhana.

Ou quando o Napoleão se lembrou de vir explorar, descobrir  e espalhar a cultura avec a Portugal.

Primeiro de tudo acho que aqui ninguém guarda ressabiamento aos espanhóis nem os culpo dos nosso problemas.
Segundo, apesar de não ser do nosso interesse, o Rei Filipe I de Portugal(Filipe II de Espanha) tinha legitimas aspirações ao trono português por via de sangue. Aliás havia na altura vários pretendentes, um deles D. António. Pusemo-nos foi a jeito com a imprudência do D. Sebastião.

Quanto aos franceses também não lhes guardo rancor nenhum pelo que o Napoleão fez, nem me sinto superior ou inferior por causa desses factos.

Mas a comparação é simplesmente idiota, na altura dos descobrimentos nunca foi um objectivo ocupar Africa, tínhamos simplesmente feitorias e zonas de controlo para comércio a nível global, sobretudo com a Asia mas também a América...
Essa tentativa de ocupação e de delimitação de fronteiras só aconteceu no final do Sec XIX muito depois do período dos descobrimentos por todos os países europeus.

Aliás mesmo que tívessemos essa ideia nunca seria possível face a sermos uma populção pouco numerosa.

Então chegamos a Ceuta e os rapazes ofereceram-nos aquilo e até nos receberam com coroas de flores.

Presumo que devas estar a confundir Ceuta com Alcacer Quibir que foi onde morreu o D. Sebastião.
Quanto à conquista de Ceuta que se deu em 1415 ainda os Mouros ocupam uma parte da Peninsula Ibérica que hoje é Espanha.

Não percebo onde queres chegar sinceramente ...

Eu não quero chegar a lado algum.
A verdade é que o primeiro movimento expansionista português foi a conquista de Ceuta.
Portanto, sim, é de Ceuta mesmo que estou a escrever.

Os movimentos anteriores foram reconquista?  :angel:
Em boa medida, e com base nas bulas papais que fomentam a tomada de Ceuta, esta ainda é «Reconquista».

Exato.

E traçando um paralelismo, as Cruzadas também o eram. Mas ninguém fala do quão grave é a Hagia Sophia ser uma mesquita e o quão violento foi para nós.. Enfim, é uma discussão sem propósito.

Eu imagino o que irão dizer de nós daqui a 500 anos relativamente ao decorrer das alterações climáticas e à inoperância face à degradação das condições de vida na Terra em contraponto com os esforços de colonização da Lua ou Marte...

Saveloy

Citação de: NSC em 17 de Novembro de 2022, 16:12
Citação de: andre_diogo em 17 de Novembro de 2022, 16:05
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:57
Os outros também faziam é um argumento da piça. Lamento.
É, ignorar circunstancias da época é argumento da piça. Tinhamos a obrigação de ser moralmente superiores...
É isso mesmo.
No séc. XV tínhamos de ter uma ética do séc. XXI...
Não faz sentido algum.

Não é bem isso que está a ser discutido. Quem foi criticado, pelo que percebi, foi o Dalot, não os portugueses do século XV. Se o Dalot tivesse escrito que tinha muito orgulho em como Portugal matou e violou por esse mundo fora se calhar vocês também não achavam bem, apesar de na altura ser pão nosso de cada dia.

Isto não é uma questão de nós agora sermos melhores que o pessoal de antes, acho que foi mais uma crítica a nós agora com valores sociais diferentes celebrarmos coisas que hoje não são inaceitáveis. Também acho que é um bocado desonesto de quem lê o post do Dalot assumir que é isso que ele está a glorificar, mas é igualmente desonesto a forma como o estão a defender.

Ele podia ter um bocadinho mais de cuidado a escrever o post e falar da coragem e sentido de aventura em vez do "espalhar cultura" e o Ivan Almeida podia ter dado o desconto que sabia, apesar de não ser claro no post, que não era a violência que estava a ser glorificada.

Mas ninguém quer saber, querem só ficar ofendidos.

Hölderlin

Oh, é a Renata Cambra. Já abortei qualquer intenção de troca de fluidos, preferiria até enfiar o holderlinzinho numa sarjeta da baixa de Coimbra depois da Queima.

Shoky

Citação de: andre_diogo em 17 de Novembro de 2022, 16:05
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:57
Os outros também faziam é um argumento da piça. Lamento.
É, ignorar circunstancias da época é argumento da piça. Tinhamos a obrigação de ser moralmente superiores...

Temos obrigação de reconhecer o nosso passado. Só isso.
Isto começa a parecer um disco riscado. Digo sempre a mesma coisa e respondem-me com "mas", "mas", "mas"...

Festivus

Não são só os portugueses que se tentam convencer a eles próprios que foram os melhores colonisadores. Outros países também tentam passar a ideia que eles é que foram.

Na Bélgica há estátuas do rei Leopoldo II. E todos sabemos as coisas que ele fez no Congo, não sabemos?

O Património

Citação de: rdr10 em 17 de Novembro de 2022, 15:35
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:32
Citação de: rdr10 em 17 de Novembro de 2022, 15:22
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:19
Citação de: rdr10 em 17 de Novembro de 2022, 15:07
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:05
Citação de: kino em 17 de Novembro de 2022, 14:15
Portugal apesar de ser dos pioneiros do esclavagismo também foi o primeiro pais a abolir o mesmo na legislação.
Por aqui assumiu-se ha varios seculos o erro que foi o esclavagismo. Os estados unidos que são o exemplo usado por uma grande maioria na abolição do esclavagismo so muito depois fez leis para o abolir.
Nos estados unidos o esclavagismo foi abolido 100 anos depois de em Portugal. Somos o pais que melhor recebe emigrantes de ex colonias africanas. Tudo isso é mau aos olhos das mentes perversas extremistas.


Portugal apenas aboliu a escravatura fora da metrópole, em 1761. Ou seja, na maior parte do território era bar aberto na mesma. E filhos e netos de escravos continuariam a ser escravos na mesma. Isto é abolição para inglês ver.

Em 1822, com independência do Brasil, aos portugueses que regressavam com escravos foi permitido continuar a tê-los.

E terminando, a última pessoa escrava morreu em Lisboa na década de 1930. Os nossos avós já eram vivos.


Mitos, mitos, mitos. Glorificação de coisas que simplesmente não aconteceram com base em meias verdades e romantização da nossa história por fascistas saudosistas no tempo da outra senhora. Já era tempo de fazermos diferente. A começar na escola.


Espero que na escola não se tente impor a forma de pensar actual num tempo onde o certo e o errado eram bastantes diferentes dos dias de hoje.

E mais uma vez, estás a tentar fazer de Portugal algo que qualquer outro país do mundo fez e fazia com maior ou menor escala.

"O outro também fazia" contribui em quê para a nossa felicidade quando o tweet do Dalot é reproduzido pelo palerma do Marcelo Rebelo de Sousa em discursos oficiais, de forma eloquente?

Custa assim tanto reconhecer as atrocidades cometidas nos "descobrimentos"? Necessitamos de varrer para debaixo do tapete e vender a imagem do colonizador bonzinho? Não estão cansados disso, a sério?

Claro que não estou cansado disso, e não é sacudir para baixo do tapete.

O império Romano não deixa de ser fascinante porque matou milhões de pessoas, e sabes porquê? Porque há contexto, há um enquadramento.

Eu agora cada vez que falar do Einstein em vez de referir a pessoa brilhante que foi, vou começar por dizer que era racista, batia na mulher e negligenciava os filhos, que tal?

Portugal não reconhece essas falhas.
Portugal desvia o assunto. Diz mimimi os outros também faziam, nós não éramos assim tão maus. Nós espalhámos cultura e descobrimos mundos.

Portugal fá-lo na escola. Desde o Estado Novo. Nunca houve uma comunicação oficial a lamentar as atrocidades cometidas por um País que iniciou e liderou o tráfico de escravos à escala mundial. Pelo contrário, os nossos líderes continuam a romantizar tudo, a vender as balelas fascistas às novas gerações.

Eu não entendo o que custa assumir os erros do passado. Assumir o bom e o mau da sua história é o passo principal para qualquer País que queira ser respeitado interna e externamente.

Mentira.

Bem antes de existir Portugal já existia comércio de escravos.

Felizmente (ou infelizmente) tive 3 anos de história da civilização, e embora haja uma narrativa quase perfeita de que o comércio de escravos começou no século XVI, é absolutamente patético em pleno sec XXI ainda se dizer tal barbaridade.

Escravatura existe e está registada desde o séc I.

basta ler sobre os egípcios

Shoky

Citação de: FelixBermudes em 17 de Novembro de 2022, 16:17
Citação de: NSC em 17 de Novembro de 2022, 16:12
Citação de: andre_diogo em 17 de Novembro de 2022, 16:05
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:57
Os outros também faziam é um argumento da piça. Lamento.
É, ignorar circunstancias da época é argumento da piça. Tinhamos a obrigação de ser moralmente superiores...
É isso mesmo.
No séc. XV tínhamos de ter uma ética do séc. XXI...
Não faz sentido algum.

Já alguém explicou que não se pede que no séc. XV tivessem a ética do séc. XXI. Só se pede mesmo às pessoas do séc. XXI, onde todos nos enquadramos, que tenham a ética do séc. XXI, em vez de abraçarem a do séc. XV quando é menos desconfortável.

Obrigado.
Estava difícil.

NSC

Citação de: FelixBermudes em 17 de Novembro de 2022, 16:17
Citação de: NSC em 17 de Novembro de 2022, 16:12
Citação de: andre_diogo em 17 de Novembro de 2022, 16:05
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:57
Os outros também faziam é um argumento da piça. Lamento.
É, ignorar circunstancias da época é argumento da piça. Tinhamos a obrigação de ser moralmente superiores...
É isso mesmo.
No séc. XV tínhamos de ter uma ética do séc. XXI...
Não faz sentido algum.

Já alguém explicou que não se pede que no séc. XV tivessem a ética do séc. XXI. Só se pede mesmo às pessoas do séc. XXI, onde todos nos enquadramos, que tenham a ética do séc. XXI, em vez de abraçarem a do séc. XV quando é menos desconfortável.
Mas há alguém que, por exemplo, não condene o esclavagismo?
Isso não me impede de perceber porque é que D. Pedro de Meneses vendia escravos em Barcelona em 1425.
Não estou a defender o esclavagismo, estou a observar um fenómeno social e a enquadrá-lo no tempo e no espaço para o melhor poder compreender.

bmuc79

Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 16:26
Citação de: andre_diogo em 17 de Novembro de 2022, 16:05
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:57
Os outros também faziam é um argumento da piça. Lamento.
É, ignorar circunstancias da época é argumento da piça. Tinhamos a obrigação de ser moralmente superiores...

Temos obrigação de reconhecer o nosso passado. Só isso.
Isto começa a parecer um disco riscado. Digo sempre a mesma coisa e respondem-me com "mas", "mas", "mas"...

Não, tu é que n tens direito de julgar o passado com normas do presente.

rdr10

Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:59
Citação de: rdr10 em 17 de Novembro de 2022, 15:58
Citação de: benficaslb1 em 17 de Novembro de 2022, 15:55
Citação de: rdr10 em 17 de Novembro de 2022, 15:47
Citação de: benficaslb1 em 17 de Novembro de 2022, 15:45
Citação de: ajnogueira em 17 de Novembro de 2022, 15:30
Citação de: benficaslb1 em 17 de Novembro de 2022, 15:16
Citação de: ajnogueira em 17 de Novembro de 2022, 14:35
Citação de: Espártaco em 17 de Novembro de 2022, 14:32
Citação de: ajnogueira em 17 de Novembro de 2022, 14:29
Citação de: Espártaco em 17 de Novembro de 2022, 14:22
Só agora é que vi isto.

Não percebo tanto alarido. Acho que o Ivan Almeida tem todo o direito em interpretar dessa forma o legado português assim como o Dalot tem na sua versão mais idílica dos descobrimentos e da expansão portuguesa.

Sim...
Mas como tu dizes, o Dalot tem esse direito.
Logo, porque é que o Ivan vem tão apressado a insultar o Dalot em praça pública?

Perdão?

Onde é que isto é um insulto?  :huh:

Ivan Almeida
@ifalmeida
·
Seguir
Há muita gente que pensa assim ainda, explorar (invadir), descobrir (colonizar), espalhou cultura (violar, sequestrar e tirar a liberdade de povos e nações), palavras bonitas quando querem justificar os crimes e as atrocidades que cometem. Mas muitos não querem ter esta conversa!


Então foi quê, um elogio?

Para mim chamar a alguém de ignorante e de "glorificar" violadores e sequestradores, eu considero isso um insulto. Foi o que o Ivan fez, chamou o Dalot de ignorante. Que o Dalot é burro e ignorante por "ainda pensar assim".

Acho óbvio.

Agora entendo muitos dos problemas da sociedade no geral.

Entendes muito e depois não dizes nada.
Quando faltam argumentos...

Quais argumentos? No post do Ivan existem 0 insultos o que existe é uma opinião nada mais. Ver ali insultos é só fantasia nada mais. Abraço

Teremos que admitir que no "mínimo" ele está a chamar ignorante ao Dalot, certo?

Não acho. Acho que ele até está a falar num todo ou seja existem muitas pessoas, ele nunca se dirige a ele directamente, as vezes é possível citar um post e a resposta não ser directamente para a pessoa, aínda assim se o tiver feito foi com edução, por isso para mim não é um ataque nem um insulto é uma opinião e é assim que duas pessoas civilizadas devem conversar. E mais ser ignorante não é sequer um insulto porque todos somos ignorantes em vários assuntos, para mim tudo se baseia na forma como ele respondeu e eu não vejo em lado nenhum insultos nem ataques.

Sabes qual é o problema ?

O Dalot foi socialmente obrigado a apagar o post.

E é por isso que eu peço um asteróide que de reset na humanidade.

O Ivan está a sofrer muito mais que o Dalot. Nem tem comparação.

Sofrer lol

E depois é isto que eu tenho que ler, mais uns dias e está a "sofrer" porque não é branco.


Castro_SLB

Citação de: Espártaco em 17 de Novembro de 2022, 16:00
Citação de: Festivus em 17 de Novembro de 2022, 15:42
Citação de: bmuc79 em 17 de Novembro de 2022, 15:39
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:32
Citação de: rdr10 em 17 de Novembro de 2022, 15:22
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:19
Citação de: rdr10 em 17 de Novembro de 2022, 15:07
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:05
Citação de: kino em 17 de Novembro de 2022, 14:15
Portugal apesar de ser dos pioneiros do esclavagismo também foi o primeiro pais a abolir o mesmo na legislação.
Por aqui assumiu-se ha varios seculos o erro que foi o esclavagismo. Os estados unidos que são o exemplo usado por uma grande maioria na abolição do esclavagismo so muito depois fez leis para o abolir.
Nos estados unidos o esclavagismo foi abolido 100 anos depois de em Portugal. Somos o pais que melhor recebe emigrantes de ex colonias africanas. Tudo isso é mau aos olhos das mentes perversas extremistas.


Portugal apenas aboliu a escravatura fora da metrópole, em 1761. Ou seja, na maior parte do território era bar aberto na mesma. E filhos e netos de escravos continuariam a ser escravos na mesma. Isto é abolição para inglês ver.

Em 1822, com independência do Brasil, aos portugueses que regressavam com escravos foi permitido continuar a tê-los.

E terminando, a última pessoa escrava morreu em Lisboa na década de 1930. Os nossos avós já eram vivos.


Mitos, mitos, mitos. Glorificação de coisas que simplesmente não aconteceram com base em meias verdades e romantização da nossa história por fascistas saudosistas no tempo da outra senhora. Já era tempo de fazermos diferente. A começar na escola.


Espero que na escola não se tente impor a forma de pensar actual num tempo onde o certo e o errado eram bastantes diferentes dos dias de hoje.

E mais uma vez, estás a tentar fazer de Portugal algo que qualquer outro país do mundo fez e fazia com maior ou menor escala.

"O outro também fazia" contribui em quê para a nossa felicidade quando o tweet do Dalot é reproduzido pelo palerma do Marcelo Rebelo de Sousa em discursos oficiais, de forma eloquente?

Custa assim tanto reconhecer as atrocidades cometidas nos "descobrimentos"? Necessitamos de varrer para debaixo do tapete e vender a imagem do colonizador bonzinho? Não estão cansados disso, a sério?

Claro que não estou cansado disso, e não é sacudir para baixo do tapete.

O império Romano não deixa de ser fascinante porque matou milhões de pessoas, e sabes porquê? Porque há contexto, há um enquadramento.

Eu agora cada vez que falar do Einstein em vez de referir a pessoa brilhante que foi, vou começar por dizer que era racista, batia na mulher e negligenciava os filhos, que tal?

Portugal não reconhece essas falhas.
Portugal desvia o assunto. Diz mimimi os outros também faziam, nós não éramos assim tão maus. Nós espalhámos cultura e descobrimos mundos.

Portugal fá-lo na escola. Desde o Estado Novo. Nunca houve uma comunicação oficial a lamentar as atrocidades cometidas por um País que iniciou e liderou o tráfico de escravos à escala mundial. Pelo contrário, os nossos líderes continuam a romantizar tudo, a vender as balelas fascistas às novas gerações.

Eu não entendo o que custa assumir os erros do passado. Assumir o bom e o mau da sua história é o passo principal para qualquer País que queira ser respeitado interna e externamente.

Portugal foi responsável pela globalização, por dar novos mundos ao mundo e por abrir essas portas a toda a Europa.
Agora se na altura escravizar era prática socialmente aceite é completamente irrelevante para o caso pq passou-se na altura, n hoje.
Aos olhos de hoje seria impensável, na altura era norma, inclusive entre os povos escravizados ou vocês acham que eram brancos que arranjavam escravos?

Nada vai diminuir a nossa história e o que fizemos na altura.
Podiam ter sido outros, mas foram os tugas que se mandaram por aí fora em barcos de merda completamente para o desconhecido, sem tecnologia da que existe hoje e sem saberem o que iriam encontrar, qd hoje vivemos num mundo que nem um filho de 14 anos conseguimos mandar para a escola sozinho e são vocês que vão julgar estas pessoas pelo que fizeram na altura...
Pá, tenham um bocadinho de tino e deixem de emprenhar pelas americanices que vêm nas tvs.
Na verdade talvez foi a Inglaterra quem começou com a globalização com a criação da East Índia Company.

Antes da Inglaterra já Portugal tinha a Companhia das Índias.

Isto tem que ir a VAR. User Benficaa chamado a cena.

Espártaco

Citação de: Castro_SLB em 17 de Novembro de 2022, 16:32
Citação de: Espártaco em 17 de Novembro de 2022, 16:00
Citação de: Festivus em 17 de Novembro de 2022, 15:42
Citação de: bmuc79 em 17 de Novembro de 2022, 15:39
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:32
Citação de: rdr10 em 17 de Novembro de 2022, 15:22
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:19
Citação de: rdr10 em 17 de Novembro de 2022, 15:07
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:05
Citação de: kino em 17 de Novembro de 2022, 14:15
Portugal apesar de ser dos pioneiros do esclavagismo também foi o primeiro pais a abolir o mesmo na legislação.
Por aqui assumiu-se ha varios seculos o erro que foi o esclavagismo. Os estados unidos que são o exemplo usado por uma grande maioria na abolição do esclavagismo so muito depois fez leis para o abolir.
Nos estados unidos o esclavagismo foi abolido 100 anos depois de em Portugal. Somos o pais que melhor recebe emigrantes de ex colonias africanas. Tudo isso é mau aos olhos das mentes perversas extremistas.


Portugal apenas aboliu a escravatura fora da metrópole, em 1761. Ou seja, na maior parte do território era bar aberto na mesma. E filhos e netos de escravos continuariam a ser escravos na mesma. Isto é abolição para inglês ver.

Em 1822, com independência do Brasil, aos portugueses que regressavam com escravos foi permitido continuar a tê-los.

E terminando, a última pessoa escrava morreu em Lisboa na década de 1930. Os nossos avós já eram vivos.


Mitos, mitos, mitos. Glorificação de coisas que simplesmente não aconteceram com base em meias verdades e romantização da nossa história por fascistas saudosistas no tempo da outra senhora. Já era tempo de fazermos diferente. A começar na escola.


Espero que na escola não se tente impor a forma de pensar actual num tempo onde o certo e o errado eram bastantes diferentes dos dias de hoje.

E mais uma vez, estás a tentar fazer de Portugal algo que qualquer outro país do mundo fez e fazia com maior ou menor escala.

"O outro também fazia" contribui em quê para a nossa felicidade quando o tweet do Dalot é reproduzido pelo palerma do Marcelo Rebelo de Sousa em discursos oficiais, de forma eloquente?

Custa assim tanto reconhecer as atrocidades cometidas nos "descobrimentos"? Necessitamos de varrer para debaixo do tapete e vender a imagem do colonizador bonzinho? Não estão cansados disso, a sério?

Claro que não estou cansado disso, e não é sacudir para baixo do tapete.

O império Romano não deixa de ser fascinante porque matou milhões de pessoas, e sabes porquê? Porque há contexto, há um enquadramento.

Eu agora cada vez que falar do Einstein em vez de referir a pessoa brilhante que foi, vou começar por dizer que era racista, batia na mulher e negligenciava os filhos, que tal?

Portugal não reconhece essas falhas.
Portugal desvia o assunto. Diz mimimi os outros também faziam, nós não éramos assim tão maus. Nós espalhámos cultura e descobrimos mundos.

Portugal fá-lo na escola. Desde o Estado Novo. Nunca houve uma comunicação oficial a lamentar as atrocidades cometidas por um País que iniciou e liderou o tráfico de escravos à escala mundial. Pelo contrário, os nossos líderes continuam a romantizar tudo, a vender as balelas fascistas às novas gerações.

Eu não entendo o que custa assumir os erros do passado. Assumir o bom e o mau da sua história é o passo principal para qualquer País que queira ser respeitado interna e externamente.

Portugal foi responsável pela globalização, por dar novos mundos ao mundo e por abrir essas portas a toda a Europa.
Agora se na altura escravizar era prática socialmente aceite é completamente irrelevante para o caso pq passou-se na altura, n hoje.
Aos olhos de hoje seria impensável, na altura era norma, inclusive entre os povos escravizados ou vocês acham que eram brancos que arranjavam escravos?

Nada vai diminuir a nossa história e o que fizemos na altura.
Podiam ter sido outros, mas foram os tugas que se mandaram por aí fora em barcos de merda completamente para o desconhecido, sem tecnologia da que existe hoje e sem saberem o que iriam encontrar, qd hoje vivemos num mundo que nem um filho de 14 anos conseguimos mandar para a escola sozinho e são vocês que vão julgar estas pessoas pelo que fizeram na altura...
Pá, tenham um bocadinho de tino e deixem de emprenhar pelas americanices que vêm nas tvs.
Na verdade talvez foi a Inglaterra quem começou com a globalização com a criação da East Índia Company.

Antes da Inglaterra já Portugal tinha a Companhia das Índias.

Isto tem que ir a VAR. User Benficaa chamado a cena.

Penálti para a Inglaterra.

Festivus

Citação de: Espártaco em 17 de Novembro de 2022, 16:33
Citação de: Castro_SLB em 17 de Novembro de 2022, 16:32
Citação de: Espártaco em 17 de Novembro de 2022, 16:00
Citação de: Festivus em 17 de Novembro de 2022, 15:42
Citação de: bmuc79 em 17 de Novembro de 2022, 15:39
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:32
Citação de: rdr10 em 17 de Novembro de 2022, 15:22
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:19
Citação de: rdr10 em 17 de Novembro de 2022, 15:07
Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 15:05
Citação de: kino em 17 de Novembro de 2022, 14:15
Portugal apesar de ser dos pioneiros do esclavagismo também foi o primeiro pais a abolir o mesmo na legislação.
Por aqui assumiu-se ha varios seculos o erro que foi o esclavagismo. Os estados unidos que são o exemplo usado por uma grande maioria na abolição do esclavagismo so muito depois fez leis para o abolir.
Nos estados unidos o esclavagismo foi abolido 100 anos depois de em Portugal. Somos o pais que melhor recebe emigrantes de ex colonias africanas. Tudo isso é mau aos olhos das mentes perversas extremistas.


Portugal apenas aboliu a escravatura fora da metrópole, em 1761. Ou seja, na maior parte do território era bar aberto na mesma. E filhos e netos de escravos continuariam a ser escravos na mesma. Isto é abolição para inglês ver.

Em 1822, com independência do Brasil, aos portugueses que regressavam com escravos foi permitido continuar a tê-los.

E terminando, a última pessoa escrava morreu em Lisboa na década de 1930. Os nossos avós já eram vivos.


Mitos, mitos, mitos. Glorificação de coisas que simplesmente não aconteceram com base em meias verdades e romantização da nossa história por fascistas saudosistas no tempo da outra senhora. Já era tempo de fazermos diferente. A começar na escola.


Espero que na escola não se tente impor a forma de pensar actual num tempo onde o certo e o errado eram bastantes diferentes dos dias de hoje.

E mais uma vez, estás a tentar fazer de Portugal algo que qualquer outro país do mundo fez e fazia com maior ou menor escala.

"O outro também fazia" contribui em quê para a nossa felicidade quando o tweet do Dalot é reproduzido pelo palerma do Marcelo Rebelo de Sousa em discursos oficiais, de forma eloquente?

Custa assim tanto reconhecer as atrocidades cometidas nos "descobrimentos"? Necessitamos de varrer para debaixo do tapete e vender a imagem do colonizador bonzinho? Não estão cansados disso, a sério?

Claro que não estou cansado disso, e não é sacudir para baixo do tapete.

O império Romano não deixa de ser fascinante porque matou milhões de pessoas, e sabes porquê? Porque há contexto, há um enquadramento.

Eu agora cada vez que falar do Einstein em vez de referir a pessoa brilhante que foi, vou começar por dizer que era racista, batia na mulher e negligenciava os filhos, que tal?

Portugal não reconhece essas falhas.
Portugal desvia o assunto. Diz mimimi os outros também faziam, nós não éramos assim tão maus. Nós espalhámos cultura e descobrimos mundos.

Portugal fá-lo na escola. Desde o Estado Novo. Nunca houve uma comunicação oficial a lamentar as atrocidades cometidas por um País que iniciou e liderou o tráfico de escravos à escala mundial. Pelo contrário, os nossos líderes continuam a romantizar tudo, a vender as balelas fascistas às novas gerações.

Eu não entendo o que custa assumir os erros do passado. Assumir o bom e o mau da sua história é o passo principal para qualquer País que queira ser respeitado interna e externamente.

Portugal foi responsável pela globalização, por dar novos mundos ao mundo e por abrir essas portas a toda a Europa.
Agora se na altura escravizar era prática socialmente aceite é completamente irrelevante para o caso pq passou-se na altura, n hoje.
Aos olhos de hoje seria impensável, na altura era norma, inclusive entre os povos escravizados ou vocês acham que eram brancos que arranjavam escravos?

Nada vai diminuir a nossa história e o que fizemos na altura.
Podiam ter sido outros, mas foram os tugas que se mandaram por aí fora em barcos de merda completamente para o desconhecido, sem tecnologia da que existe hoje e sem saberem o que iriam encontrar, qd hoje vivemos num mundo que nem um filho de 14 anos conseguimos mandar para a escola sozinho e são vocês que vão julgar estas pessoas pelo que fizeram na altura...
Pá, tenham um bocadinho de tino e deixem de emprenhar pelas americanices que vêm nas tvs.
Na verdade talvez foi a Inglaterra quem começou com a globalização com a criação da East Índia Company.

Antes da Inglaterra já Portugal tinha a Companhia das Índias.

Isto tem que ir a VAR. User Benficaa chamado a cena.

Penálti para a Inglaterra.
Tranquilo. Falham sempre.