Roger Schmidt

Treinador, 57 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)
Em 2024/2025: 4 jogos (2 vitórias, 1 empate, 1 derrota)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

zedoscalotes

Só depois de abrir o melão é que sabes se presta

AlexanderMostovoi

Citação de: dreadrocK em 06 de Maio de 2022, 16:56
Citação de: AlexanderMostovoi em 06 de Maio de 2022, 15:14
Citação de: dreadrocK em 06 de Maio de 2022, 15:04
o problema com o scouting do Benfica é um e somente um - só olha para data, não olha para coisas tão importantes como mentalidade, personalidade e determinação. Basta olhar para o plantel que tivemos nestes últimos anos para perceber isso...

Enquanto se olhar para rácios de passes acertados, passes disruptivos e recuperações de bola, e não se olhar para o jogo sem bola, mentalidade e personalidade do jogador e determinação/ambição, vamos continuar na merda.

Isso não é um problema do Scouting do Benfica, é um problema do scouting em geral. Isto porque não há forma de aferir esse tipo de variáveis sem ter acesso directo ao jogador, aos seus colegas e aos seus treinadores. O que se pode aferir é sempre com base na imprensa ou diz que disse. Isso, ou então contratar detectives.

O trabalho do scouting é essencialmente descobrir novos talentos e/ou jogadores com valências que possam interessar ao clube. Tudo isto apenas numa análise do que o jogador faz em campo. O resto depois deve ser feito pelo departamento de futebol quando lhe são entregues os dossies com a lista de jogadores que foram "spotados" em que aí sim se olha um pouco mais em profundidade ao histórico do jogador.

Mas atenção, nos relatórios de scouting é analizado o comportamento do jogador em campo (relação com os colegas, agressividade, comunicação, concentração, etc...) e é parte importante na selecção de jogadores.

o scout de outros clubes já funciona de forma bem diferente, pelo menos os mais conhecidos - Ajax, RB, entre outros.

Não está só relacionado com os fatores que tu referes, mas mesmo a forma como os jogadores interpretam o seu meio e quem os rodeia. Existem fatores escondidos que piscologos conseguem interpretar, e é isso que falta ainda ao mundo do scouting. Quantificar isso em data é impossivel, e isso precisa de mudar no Benfica.

Dou o exemplo do Ola John, que para mim é o caso mais perfeito dos últimos anos. Podia ser um jogador talentoso, mas dava para ver a milhas que a nível de mentalidade lhe faltava muita coisa.

Eu não posso falar como funciona o scouting do Benfica, conheço algumas coisas mas muito superficialmente. Sei que usam uma plataforma de scouting (que por acaso é a mesma do Ajax, não sei se a modulagem é a mesma) e conheço alguns scouters deles (avençados), pouco mais conheço.

Mas conheço bem o meio e ainda melhor as plataformas. São usadas essencialmente como base de dados e são um enorme complemento ao trabalho que tem de ser feito. Como alguém já disse, é usado principalmente como forma de triagem, mas é uma ferramenta bastabte importante também para os treinadores terem outro tipo de dados sobre a sua própria equipa... Dados mais crus que bem usados podem ser fundamentais para a produtividade de uma equipa. Eu sei que por exemplo Guardiola trabalha essa componente, Klopp também (e outros treinadores de menor nomeada). Pelo que me pareceu Roger também trabalha muito isso.

Como já o disse à algum, o futebol moderno é muito mais do que ir para o treino e fazer jogos.

ccm

Citação de: Bethinho em 06 de Maio de 2022, 11:32
estou a ver que o homem é um profundo conhecedor do campeonato português,para ter pedido o Musa.  ::)

Alguma coisa deve conhecer, para ter levado o Vinicius para o PSV.

dreadrocK

Citação de: AlexanderMostovoi em 06 de Maio de 2022, 17:09
Citação de: dreadrocK em 06 de Maio de 2022, 16:56
Citação de: AlexanderMostovoi em 06 de Maio de 2022, 15:14
Citação de: dreadrocK em 06 de Maio de 2022, 15:04
o problema com o scouting do Benfica é um e somente um - só olha para data, não olha para coisas tão importantes como mentalidade, personalidade e determinação. Basta olhar para o plantel que tivemos nestes últimos anos para perceber isso...

Enquanto se olhar para rácios de passes acertados, passes disruptivos e recuperações de bola, e não se olhar para o jogo sem bola, mentalidade e personalidade do jogador e determinação/ambição, vamos continuar na merda.

Isso não é um problema do Scouting do Benfica, é um problema do scouting em geral. Isto porque não há forma de aferir esse tipo de variáveis sem ter acesso directo ao jogador, aos seus colegas e aos seus treinadores. O que se pode aferir é sempre com base na imprensa ou diz que disse. Isso, ou então contratar detectives.

O trabalho do scouting é essencialmente descobrir novos talentos e/ou jogadores com valências que possam interessar ao clube. Tudo isto apenas numa análise do que o jogador faz em campo. O resto depois deve ser feito pelo departamento de futebol quando lhe são entregues os dossies com a lista de jogadores que foram "spotados" em que aí sim se olha um pouco mais em profundidade ao histórico do jogador.

Mas atenção, nos relatórios de scouting é analizado o comportamento do jogador em campo (relação com os colegas, agressividade, comunicação, concentração, etc...) e é parte importante na selecção de jogadores.

o scout de outros clubes já funciona de forma bem diferente, pelo menos os mais conhecidos - Ajax, RB, entre outros.

Não está só relacionado com os fatores que tu referes, mas mesmo a forma como os jogadores interpretam o seu meio e quem os rodeia. Existem fatores escondidos que piscologos conseguem interpretar, e é isso que falta ainda ao mundo do scouting. Quantificar isso em data é impossivel, e isso precisa de mudar no Benfica.

Dou o exemplo do Ola John, que para mim é o caso mais perfeito dos últimos anos. Podia ser um jogador talentoso, mas dava para ver a milhas que a nível de mentalidade lhe faltava muita coisa.

Eu não posso falar como funciona o scouting do Benfica, conheço algumas coisas mas muito superficialmente. Sei que usam uma plataforma de scouting (que por acaso é a mesma do Ajax, não sei se a modulagem é a mesma) e conheço alguns scouters deles (avençados), pouco mais conheço.

Mas conheço bem o meio e ainda melhor as plataformas. São agora ser usadas como base de dados esse cimentos é são um enorme complemento ao trabalho que tem de ser feito. Como alguém já disse, é usado principalmente como forma de triagem, mas é uma ferramenta bastabte importante também para os treinadores terem outro tipo de dados sobre a sua própria equipa... Dados mais crus que bem usados podem ser fundamentais para a produtividade de uma equipa. Eu sei que por exemplo Guardiola trabalha essa componente, Klopp também (e outros treinadores de menor nomeada). Pelo que me pareceu Roger também trabalha muito isso.

Como já o disse à algum, o futebol moderno é muito mais do que ir para o treino e fazer jogos.

Exato, é tudo big data baseada em estatistica. Mesmo que tenha informação relativa a atributos mentais, não sei até que ponto contém informação relativa à parte mans psicologica de um jogador.

Um jogador a ser contratado, pelos valores que alguns custam, deviam ser avaliados de uma ponta à outra para tentar minimizar perdas.

Por alguma razão é que o conceito Moneyball é muito dificil de ser aplicado no futebol, devido às inúmeras variantes e condicionamentes do jogo.

Mozer_4

Treinador certo na hora errada.

Não me espanto se mudar de ideias. Nem levo a mal.

Cob92

Citação de: Mozer_4 em 06 de Maio de 2022, 18:03
Treinador certo na hora errada.

Não me espanto se mudar de ideias. Nem levo a mal.

se mudar de ideias lá vamos nós voltar a apostar no mercado português e ficar em terceiro lugar 3 anos seguidos.

Mas hey ao menos o português conhece o futebol português e fds.

Pqp.

DoubleJ

Já o começaram a foder o trabalho deste senhor. Espero que bata com a porta, e com força.

MrCobb

Citação de: ccm em 06 de Maio de 2022, 17:13
estou a ver que o homem é um profundo conhecedor do campeonato português,para ter pedido o Musa.  ::)

Vinícius que tinha passado a época anterior no Tottenham depois de ter sido melhor marcador ao serviço do Benfica e ter jogado na UCL.

Mariachi

Foda-se. O que para aqui vai.  :rir:

DeSousa

Nem o PL o deixam escolher, sai o nosso melhor e vem um da comissão.

Bethinho

Citação de: ccm em 06 de Maio de 2022, 17:13

tudo a ver.
qualquer matreco que o Benfica fosse buscar podia-se justificar com esse argumento,então.

Patton

Citação de: DoubleJ em 06 de Maio de 2022, 18:54
Já o começaram a foder o trabalho deste senhor. Espero que bata com a porta, e com força.
Começaram?!
A sério... nunca percebi essa moda aqui no serbenfiquista dos supostos benfiquistas desejarem o falhanço do Benfica!

Fabio G.

Já começou a sabotagem, acredito que isto a continuar assim vá acabar bem mal, não tem feitio para aturar estas negociatas e lhe imporem jogadores medianos, acredito qua bata com a porta mesmo antes de entrar por ela, este clube é uma vergonha, 3 anos a seco e continua a palhaçada.

DoubleJ

Citação de: Patton em 06 de Maio de 2022, 19:58
Começaram?!
A sério... nunca percebi essa moda aqui no serbenfiquista dos supostos benfiquistas desejarem o falhanço do Benfica!
Aprende a ler e a interpretar.

omgjh

Olha eu não! Para o bem ou para o mal o Benfica é o nosso coração, mesmo vendo merda no clube e na presidência, eu quero o melhor para o clube. Portanto, mesmo que venha o Musa, o croquilhoou ou Zé Maria pincel, quero ter o melhor treinador possível. Agora se estou agradado com o que se prevê (por agora) para a próxima época? Não. Mas quero sempre que venham os melhores.