CN 10ª J: FC Porto 0 - 1 SL Benfica, 21Out. Sex. 20h15 *SPORTTV1*

FC Porto 0 - 1 SL Benfica

Campeonato Nacional

FC Porto: Diogo Costa, Pepê, Fábio Cardoso, David Carmo, Zaidu, Otávio, Eustáquio, Uribe, Galeno, Taremi, Evanilson
Treinador: Sérgio Conceição
SL Benfica: Odysseas Vlachodimos, Alexander Bah (Gilberto [46m]), António Silva, Nicolás Otamendi, Álex Grimaldo, Florentino Luís, Enzo Fernández (Julian Draxler [46m]), João Mário (David Neres [46m]), Rafa (Mihailo Ristić [90+4m]), Fredrik Aursnes, Gonçalo Ramos
Treinador: Roger Schmidt
Golos: Rafa (72)

MTrigueiros

A diferença na comunicação é abismal.

Fosse outro treinador e diria que o Neres ia estar em dúvida até à hora do jogo, para criar suspense no Porto.

Este diz abertamente que tem todos disponíveis e se lhe perguntassem, se calhar até o 11 dizia ;D

J_PN

Se entrarmos como em todos os jogos, pressionantes, agressivos, a disputar todas as bolas sem medo temos tudo para fazer um bom resultado. Temos que ganhar a luta a meio-campo que é onde temos sido comidos de cebolada nos anos anteriores.

arodrigues84

Citação de: MTrigueiros em 20 de Outubro de 2022, 11:13

Fosse outro treinador e diria que o Neres ia estar em dúvida até à hora do jogo, para criar suspense no Porto.

Este diz abertamente que tem todos disponíveis e se lhe perguntassem, se calhar até o 11 dizia ;D

O 11 acredito que não, pelo menos já uma vez lhe perguntaram isso noutro jogo e ele disse que não dizia.

Mas sinceramente acho que ele respondeu assim pois a equipa respira confiança, isso é muito bom na minha opinião.

AndreCruz11SLB

Citação de: arodrigues84 em 20 de Outubro de 2022, 11:14

O 11 acredito que não, pelo menos já uma vez lhe perguntaram isso noutro jogo e ele disse que não dizia.

Mas sinceramente acho que ele respondeu assim pois a equipa respira confiança, isso é muito bom na minha opinião.

Esta também é uma forma de passar uma mensagem à equipa, adeptos e adversários..

"Tenho todos disponiveis, Neres também" .

Ou seja, não preciso de esconder nada, vocês até podem adivinhar o 11 que chego aí e rebento-vos!

Gosto! Gosto muito!  :metal:

arodrigues84

Citação de: AndreCruz11SLB em 20 de Outubro de 2022, 11:23
Citação de: arodrigues84 em 20 de Outubro de 2022, 11:14

Esta também é uma forma de passar uma mensagem à equipa, adeptos e adversários..

"Tenho todos disponiveis, Neres também" .

Ou seja, não preciso de esconder nada, vocês até podem adivinhar o 11 que chego aí e rebento-vos!

Gosto! Gosto muito!  :metal:

Foi mesmo esse o meu pensamento, eu sou sincero nunca vi uma equipa e um treinador tão confiante antes de uma ida ao Dragão.

E não falo de fanfarronice a la JJ, falo de confiança plena nas nossas capacidades!

Vulcan

E isso é inteligente neste caso?

é que jogar com Neres ou Aursnes é uma diferença bastante grande, mesmo na forma de jogar da equipa.

Ou então o bluff é ao contrário, dar a entender que pode jogar sabendo que não vai jogar.

Tom_Joad

Citação de: Vulcan em 20 de Outubro de 2022, 11:35

é que jogar com Neres ou Aursnes é uma diferença bastante grande, mesmo na forma de jogar da equipa.

Ou então o bluff é ao contrário, dar a entender que pode jogar sabendo que não vai jogar.
Ele não disse que ia jogar. Disse que estava disponível.

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

PedroMartins

Respeitar o adversário, jogar no dragão já se sabe que é difícil.
Entrar com raça, com vontade de vencer e mostrar em campo a nossa qualidade

arodrigues84

Citação de: Tom_Joad em 20 de Outubro de 2022, 11:38
Citação de: Vulcan em 20 de Outubro de 2022, 11:35

Ele não disse que ia jogar. Disse que estava disponível.

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

Assim é pior porque o Cão não sabe quem vai jogar pois estão os dois disponíveis.

Johnny|SLB

Por acaso até acho que o Neres deve começar no banco, nao sei se ta preparado para 90 minutos. Mas se tiver preparado, que entre de inicio porque somos mais perigosos com Neres e Rafa em campo.

arodrigues84

Citação de: Johnny|SLB em 20 de Outubro de 2022, 11:44
Por acaso até acho que o Neres deve começar no banco, nao sei se ta preparado para 90 minutos. Mas se tiver preparado, que entre de inicio porque somos mais perigosos com Neres e Rafa em campo.

Ele pode entrar, arrebenta o lateral do porto e quando estivermos a ganhar 2-0 aos 65 minutos vai descansar  :D

lancadordedois

so acho que temos de agredir para nao sermos agredidos.

tenho quase a certeza que vao querer lesionar um ou mais jogadores nossos importantes , tipo o enzo..

20Nico Gaitan20

só prova que não tem medo de merda nenhuma.

Está é  a mentalidade.

E ao não necessita fazer bluff

Quase que aposto que na cabeça do Conceição já está lá a dúvida...(Aursnes)

arodrigues84

Jaime Pacheco no jornal a bola:

https://abola.pt/nnh/2022-10-20/fc-porto-benfica-se-o-benfica-jogar-com-dois-medios-fc-porto-tera-mais-vantagem/961295

Jaime Pacheco foi um dos médios mais completos do FC Porto e um dos prediletos de Pedroto. O clássico visto pela lupa de um treinador campeão que descobre os detalhes onde outros só veem o quadro geral. Aposta na titularidade de Pepê do lado direito da defesa e indica onde podem os dragões tirar maior vantagem.

- Considerando que as duas equipas estão separadas por três pontos na classificação, como avalia os momentos de FC Porto e Benfica antes do clássico?

- Estão muito bem as duas. O FC Porto passou por uma fase menos boa quando perdeu com o Rio Ave e o Club Brugge. Quando clubes desta dimensão têm duas derrotas que não estão no programa isso mexe sempre, mas o FC Porto rapidamente recuperou ao ganhar ao SC Braga e ao Leverkusen. Estabilizou, voltou ao normal e, neste momento, os índices de confiança dos adeptos e de tudo o que reporta ao FC Porto estão em alta. O Benfica está em alta desde o princípio com o novo treinador. É uma equipa bem estruturada. A forma e a condição física têm sido as grandes armas do Benfica e, quando esses índices estão no topo, tudo funciona bem. Tem enfrentado algumas dificuldades em certos jogos, menos dificuldades noutros, mas isso faz parte.

- Que abordagem antevê que o FC Porto tenha na partida?

- Estão frente a frente as melhores equipas do campeonato, com jogadores que fazem a diferença. Acho que depende da forma como o Benfica se apresentar. O Benfica tem Neres, que é o que se conhece em termos ofensivos, o Rafa e o João Mário e, sobretudo, o Enzo, que é alma da equipa. Se o FC Porto condicionar essas unidades, mais o Grimaldo, ganhará vantagem.

- E em termos estratégicos, o que pode influenciar o desfecho da partida?

- O FC Porto tem jogadores que jogam juntos há mais anos, estão mais estruturados e entrosados, e faz jus ao fator casa, que realmente existe no Dragão. Os adeptos do FC Porto representam um suplemento muito grande para a equipa. Se o Benfica jogar na direita com o Neres, que não defende, com o João Mário, que faz que defende, o Rafa, idem, e o Gonçalo Ramos, que naturalmente está mais à frente, e apenas dois jogadores no meio-campo, o FC Porto poderá ter mais vantagem para ganhar. O Enzo é muito completo, o Florentino é mais posicional, mas longe de ser um guerreiro. Uma estrutura assim pode colocar em causa a cristalinidade da defesa do Benfica.

::)

arodrigues84

https://abola.pt/nnh/2022-10-20/fc-porto-benfica-recordacoes-do-classico-gritos-de-que-nos-vao-matar-e-nao-sei/961293

Spoiler
Valdo foi protagonista do clássico de 1991 nas Antas que deixou o título entregue às águias. Então, como agora, bater os dragões era tarefa hercúlea e fora de campo também se jogava. Mas todo o ruído, garante, passa ao lado na hora de a bola rolar e entrarem em cena artistas como Enzo, Rafa ou David Neres.

- Para um brasileiro acabado de chegar a Portugal em 1988, o que representava um clássico entre Benfica e FC Porto?

- Para falar a verdade, eu conhecia muito mais o dérbi com o Sporting naquela altura. No Brasil não tínhamos grande conhecimento dos jogos com o FC Porto. Já falávamos do Chalana, e do [João] Alves, o luvas pretas, mas para os brasileiros o grande jogo era o dérbi com o Sporting. Quando cheguei cá vi que a realidade era outra e com o passar dos anos os jogos com o FC Porto tornaram-se grandes clássicos, com grande rivalidade. O FC Porto acabou por intrometer-se entre Benfica e Sporting para se tornar numa das grandes forças do futebol português.

- Já no seu tempo ganhar ao FC Porto era muito difícil...

- Sim, à época já era rival muito difícil, muito forte, os jogos eram sempre duros. O FC Porto tinha jogadores muito interessantes, o Bandeirinha, o Jaime Magalhães e o Jaime Pacheco, o Semedo, um médio de poucas palavras que jogava muito, era um clube muito forte. Havia o Geraldão, depois veio Branco, tinha o grande capitão João Pinto, era equipa fantástica e vencê-los não era nada fácil...

- E Valdo só ao sexto clássico com o FC Porto é que saboreou uma vitória. Recorda-se qual foi?
- É pá, já não me lembro... Só me lembro daquele jogo em que ganhámos o título nas Antas [2-0 com bis de César Brito em 1991]...

- Sim, foi esse mesmo.
- Então venci o mais importante [risos]. Vencer no Porto era muito complicado, como é até hoje, independentemente do momento de uma ou outra equipa. Até acho que um dérbi com o Sporting  é completamente diferente do clássico com  o FC Porto. Há... como hei de dizer... não é raiva... mas há sempre espécie de acerto de contas. Só não sei quem não pagou a fatura, mas parece isso...

- Naquela tarde de há mais de 30 anos nas Antas até fez a assistência para o segundo golo do César Brito. Ainda tem ideia?

- Sim, foi um passe externo, uma trivela. Recebo a bola pelo lado esquerdo, faço controlo orientado, e creio que era o Aloísio que estava mais perto. Lembro-me de pensar que quando ele saísse seria o momento de fazer o passe, e assim foi. Quando faço o passe, ele entra pelo pé de apoio do Aloísio e aí é muito complicado... O César Brito entrou forte, fez um chapéu ao Vítor Baía, e fomos praticamente campeões lá dentro.

- Deve recordar-se, então, do ambiente, o cheiro no balneário.

- [risos] Recordo-me de quase tudo. Mas tudo aquilo para mim,  brasileiro, com tantas coisas que vivíamos no futebol da América do Sul, foi café pequeno. Lembro-me do guarda Abel, do cheiro no balneário, de nos equiparmos no corredor, aquelas coisas todas, mas depois, durante o jogo, e a partir do momento em que não haja agressão física fazia tudo parte da engrenagem do futebol.

- E que vos disse Eriksson antes de irem lá para dentro?
- Não me lembro. Mas quando estamos num ambiente desses não há muito a dizer, não há muito para acrescentar. Se um profissional de futebol num ambiente daqueles não tiver realmente ganas para ganhar é porque está na profissão errada. Com tudo que se  estava a passar à nossa volta só tínhamos de cumprir a nossa missão. Sabíamos o que era um jogo daqueles, era como em Paris, com o PSG a poder perder com todo o mundo menos o Marselha, ou no Brasil, em que o Corinthians não pode perder com o Santos e o Grémio não pode perder com o Internacional. O Benfica podia perder com todo o mundo menos com o FC Porto. Naqueles momentos o importante era ter a cabeça tranquila, depois os gritos de que nos vão matar e não sei que mais não afetam
[fechar]

Grande Valdo!