João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

AnotherDoom 2.1

Citação de: Surfada em 26 de Setembro de 2025, 11:06Da mesma forma que fiz uma avaliação geral do mandato do Rui Costa, vou procurar replicar a mesma ideia para a candidatura do Noronha Lopes.

Antes de mais partilhar que é um figura que não me atrai, principalmente pela sua comunicação e postura que me parece atabalhoada e algo desajusta ao que espero de um Presidente do Sport Lisboa e Benfica. De qualquer forma, tendo em conta que o seu concorrente directo é um herdeiro e participante de uma das lideranças mais corruptas, sujas e destrutivas que o Benfica teve, vai ser provavelmente o detentor do meu voto.

Considerando os pontos positivos do Noronha Lopes:

--> Recordo-me de na primeira candidatura contra o LFV, deter um programa eleitoral super detalhado com pontos muito interessantes em vários dominios. Ficou a ideia que estava bem acompanhado e que acima de tudo tinha uma estratégia para o clube.

--> Ao contrário de muitos, acho que a experiência corporativa ainda por cima assumindo responsabilidades de board numa das maiores empresas do mundo é extremamente positiva. E aliado a essa experiência, existe claramente um know.how que pode ser utilizado na restruturação da forma como o Benfica encara temáticas como o Merchandising, Marketing e Marca Benfica, Digital, Licenciamentos, entre outros que fica a ideia que é onde o Noronha tem um plano mais vincado e ganhador.

--> Fica igualmente a ideia que existe uma maior proximidade ao adepto comum e isso pode reflectir-se em medidas como a redução dos preços ao público e RedPass, algo que ele já comentou.´

--> Gostei igualmente da ideia de desenhar um calendário de execuções das propostas do seu programa, parece-me uma medida muito interessante e impulsionadora da transparência da gestão

Em contrapartida, existem alguns pontos negativos que me deixa apreensivo sobre a sua possivel liderança:

--> Sinceramente não vejo o Nuno Gomes e o Vitor Paneira como figuras disruptivas e capazes de elevar a eficiência estratégica do Futebol do Benfica.

--> Acho que tem assumido uma postura bastante populista e pouco construtiva, o que na posição de principal opositor pode ser normalizada, mas é algo que desgosto. Por exemplo, a critica ao Benfica District, a ideia de total inflexibilidade para negociar os direitos televisivos, assumindo uma posição de eucalipto futebolístico que desrespeita o Futebol Português.

--> Em paralelo, acaba por verbalizar banalidades sem sustento, como por exemplo, "Fiz uma visita aos EUA e já tenho um partner para impulsionar o Merchadising do Benfica"; "Já tenho uma ideia de como alavancar a BTV, sendo que tenho já uma possivel pareceria com entidade X que depois não divulga"   

--> Entre a banalidade das propostas que apresenta, está o Portal da Transparência que já existe por exemplo no relatório de contas e que numa fase da liderança anterior já era comunicada inclusive na BTV. De qualquer forma, valorizo sempre que seja esmiuçado as operações do clube.

--> Do ponto de vista financeiro, assusta frases como "Passivo derivado de vendas a outros Clubes, significa que estamos a comrpar mal", algo perfeitamente natural e parte estruturante do funcionamento de um clube desportivo.

--> Centraliza o seu discurso apenas para o Futebol, já ouvi várias entrevistas e em todas elas, as Modalidades são completamente ignoradas. Não esquecer que o Benfica é um clube eclético de interesse público e com obrigação de apresentar uma plano claro para o desenvolvimento das diferentes modalidades.

--> No Fundo, fica a ideia que o seu programa está centralizado na discussão dos Direitos Televisivos, Voto Eletrónico, Merchandising, Má Gestão e Criticas à liderança do Rui Costa e pouco mais. Sinto que ao contrário da última candidatura, parece que se encontra mal preparado e com uma atitude muito pouco construtiva e disruptiva que é o que o clube precisa. 

Concluir simplesmente para partilhar que me mantenho bastante indeciso entre candidaturas, sendo que o Noronha Lopes a ser meu voto, será apenas por ser alternativa.

Post bem estruturado, discurso amenizador, mas os argumentos são um pouco enviesados, para não dizer tendenciosos e cheios de preconceitos.

A comunicação é tudo, menos atabalhoada. Tem um discurso direto e claro, sem grande eloquência e sem grandes floreados, pois é isso que o irá fazer chegar ao comum dos sócios. É assim que tem que ser.

Em relação a Nuno Gomes e Vitor Paneira. O primeiro tem experiência do futebol, tem estudos superiores e tem experiência de cargos na Fifa/Uefa. O segundo, faz a ligação com a equipa, nada melhor que um ex-capitão e ex-treinador. Nada a apontar aqui.

Populista? E usas o argumento do Benfica District?

Populista é o rascunho do Benfica District, realista e coerente é ter um estudo efetuado por uma das melhores empresas do setor para alargamento do estádio para 83 mil lugares e ter tido diversas reuniões no campeonato inglês para melhorar a experiência gameday na envolvência do estádio.

Não há inflexibilidade para negociar direitos televisisvos, até diz que o Benfica deve liderar o processo negocial.

Verbalizar banalidades? Tem um acordo assinado (caso vença) com uma das maiores empresas mundiais para exponenciar o merchandise do clube. Fez reuniões de trabalho com equipas da NBA para criar e potencializar conteúdos digitais... Como se inicia esse processo, senão aprendendo e trabalhando com quem já faz isso muito bem?

Comprar mal é natural para um clube de futebol? É... mas não na quantidade de erros que o Benfica comete. Existe um conceito chamado, minimizar o erro, trabalhando na escolha e seleção. É isto que JNL refere.

Ignorou as modalidades?
Falou das modalidades em todas as entrevistas. Até com Carlos Barroca tem estado a trabalhar.

Por fim... "No Fundo, fica a ideia que o seu programa está centralizado na discussão dos Direitos Televisivos, Voto Eletrónico, Merchandising, Má Gestão e Criticas à liderança do Rui Costa e pouco mais"

Voto Eletrónico? JNL não fez campanha contra ou a favor de Voto Eletrónico, apenas disse: Cumpram-se os estatutos.

Não é simples?

hugoPT92

Leonzo

Citação de: hugoPT92 em 26 de Setembro de 2025, 16:05
Citação de: Kurt Cobain 10 em 26 de Setembro de 2025, 15:39https://www.instagram.com/p/DPEaoRYjEnM/?utm_source=ig_web_copy_link

Síndrome de Estocolmo.

Esse porco traidor que entregou o clube ao Vieira e aos interesses do BES.
Sou admirador confesso do Noronha, mas esta colagem ao Vilarinho, acaba por ser na minha óptica mais prejudicial, que benéfica...

The_Riggs

Citação de: Leonzo em 26 de Setembro de 2025, 16:23
Citação de: hugoPT92 em 26 de Setembro de 2025, 16:05
Citação de: Kurt Cobain 10 em 26 de Setembro de 2025, 15:39https://www.instagram.com/p/DPEaoRYjEnM/?utm_source=ig_web_copy_link

Síndrome de Estocolmo.

Esse porco traidor que entregou o clube ao Vieira e aos interesses do BES.
Sou admirador confesso do Noronha, mas esta colagem ao Vilarinho, acaba por ser na minha óptica mais prejudicial, que benéfica...
A tua ótica está errada. ( na minha opinião, claro está)

Primeiro, do pessoal jovem, mesmo quem acha isso errado, não vão deixar de votar nele e do pessoal mais velho, há quem vá votar nele por causa disso.

Depois, existe uma diferença entre errar e ser ladrão. Eu não acredito que o Vilarinho lá tenha metido o VIeira por ser ladrão, mas por ser ingénuo. E hoje está aqui a dar a cara pela luta certa.
AS pessoas têm de ser menos radicais e saber perdoar. Vilarinho apesar de tudo deu a cara para salvar este clube muito provavelmente da sua refundação.

Kurt Cobain 10

Não vale a pena vir bater no vilarinho nesta altura... Isto é tipo como acertar no totobola á segunda feira depois de saber os resultados do fim de semana anterior.

Kurt Cobain 10

O vilarinho neste momento está mais que arrependido de ter apostado no Vieira,mas infelizmente neste momento já não se pode mudar o passado.

The Eagle 10

O Vilarinho é o grande responsavel por ter metido o LFV no Benfica mas não foi propositado, foi um erro que vai carregar consigo para o resto da vida, mas o Noronha não tem que carregar a culpa nem o erro feito por outra pessoa.

Julgar um candidato por ter ido almoçar com alguém que o Convidou à 20 anos para ser vice na altura, é só parvo. Não é crime nem pecado, é apenas um gesto reconhecimento e de gratidão por uma pessoa que lhe viu valor quando era mais novo e lhe deu oportunidade de trabalhar no clube do coração.

Mercurio_10

Eu não gosto especialmente do Vilarinho, não tinha capacidade nenhuma para ser presidente e fica marcado gravemente por lá ter colocado Vieira, ainda que é muito mais fácil analisar Vieira 20 anos depois, fala-se hoje quase como 'meteu lá o ladrão sabendo que era ladrão', e ainda por cima neste fórum há uma espécie de lavar mais branco por muita gente em relação ao que foram os 3 anos tenebrosos do Vale e Azevedo. Não tenho dúvidas que na altura foi o menos mau que nos aconteceu. Vale e Azevedo iria colocar a SAD que iria criar em mãos alheias, nem sabemos bem onde, provavelmente em alguém que lhe iria pagar pessoalmente o favor.

andre_diogo

Citação de: Kurt Cobain 10 em 26 de Setembro de 2025, 16:31O vilarinho neste momento está mais que arrependido de ter apostado no Vieira,mas infelizmente neste momento já não se pode mudar o passado.
Vilarinho apostou no Vieira e os primeiros anos nem foram maus. Que continuou a apostar nele depois foram os próprios sócios do Benfica.

The_Riggs

Citação de: andre_diogo em 26 de Setembro de 2025, 16:40
Citação de: Kurt Cobain 10 em 26 de Setembro de 2025, 16:31O vilarinho neste momento está mais que arrependido de ter apostado no Vieira,mas infelizmente neste momento já não se pode mudar o passado.
Vilarinho apostou no Vieira e os primeiros anos nem foram maus. Que continuou a apostar nele depois foram os próprios sócios do Benfica.

O Benfica se tivesse mudado de presidente em 2012, ou o mais tardar em 2016, o mandato do Vieira não tinha sido tão lesivo. Quando o Vieira tentou empandeirar o JJ para o qatar e ele acabou no sporting marcando uma profunda viragem em todas as políticas do Benfica, foi quando o titanic bateu no icebreg. começou tudo a ser horroroso de todos os pontos de vista.

Atenção, longe de estar a dizer que Vieira saía como bom presidente, apenas que, o período mais negro foi nos últims 10 anos, que o clube já estava recuperado e muito acima dos rivais.

sergio19azb

O Vieira fez muita merda e é uma pessoa que não quero ver no Benfica nunca mais , pode até assumir o seu verdadeiro amor pelo Porto mas também não é alguém que só tenha deixado destruição. Teve algum mérito na parte das infraestruturas e do salto competitivo que o clube deu.

Os verdadeiros culpados são os sócios que não perceberam após anos de delapidação de equipas , vendas e abatimento de dívida não necessária, que o Vieira estava a jogar em 2 tabuleiros e que o foco dele já não era o Benfica mas sim os seus assuntos pessoais.

Em 2020 tivemos uma derradeira oportunidade de atalhar caminho e devolver a honra ao clube. Foram 5 anos perdidos.

Cypherpunk

Quem deixou o Vieira ser presidente do Benfica todos estes anos foi os socios, viraram cara a compras exorbitantes de sul americanos para equipa b, comissões para o mesmos do costume a cada contratação e venda, a comunicação do clube só servia para defender o presidente. Essas red flags não serviram aos sócios para mudar e a culpa é do vilarinho que encontrou o clube numa situação frágil e aproveitou o dinheiro do bes para sair dessa situação, infelizmente foi uma decisão errada mas não foi estapafúrdia na altura. Muita gente esquece quem foi o Vale Azevedo um gajo não pagava ordenados a tempo, não ganhou qualquer título colectivo em 3 anos em TODAS as modalidades! E com o clube na penúria dispensou o jogador mais valioso a custo zero para um rival...

Tosta Mistica

Não se pode mudar o passado, mas pode-se beber o futuro.

BENFIKA

Eu não simpatizo muito com o Vilarinho, mas culpá-lo pela entrada do Vieira não faz sentido. Na medida em que o Vieira que entrou não era o mesmo que saiu.

Não é porque agora toda a gente sabe dos seus esquemas e de como usou o clube que vamos assumir que quando entrou já toda a gente sabia o que ele era.

Tds 28

Citação de: BENFIKA em 26 de Setembro de 2025, 17:27Eu não simpatizo muito com o Vilarinho, mas culpá-lo pela entrada do Vieira não faz sentido. Na medida em que o Vieira que entrou não era o mesmo que saiu.

Não é porque agora toda a gente sabe dos seus esquemas e de como usou o clube que vamos assumir que quando entrou já toda a gente sabia o que ele era.

Os fala-barato costumam ter muito sucesso com as suas ladainhas, quem fica mal visto acaba sempre por quem os coloca nas estruturas. Isto também acontece na política e até podia dar exemplos concretos mas não quero inflamar o espaço.
Acontece que se ignora o facto de tanto na política como no Benfica, estas pessoas até podem aparecer nas estruturas mas não ascendem ao poder por mero acaso. Há sempre aprovação em eleições