Comunicação Social

sammer

Citação de: EPluribusUnum em 02 de Novembro de 2009, 11:24
Estão confusos pelos merdia chamaram ao Braga novo grande? Isso a mim não me preocupa. Sei bem que em Portugal há três grandes... e um Enorme.

:bow2:

XHITA

Se podiam ser candidatos?
Podiam. Mas não era a mesma coisa!

Domingos Paciência diz que é cedo e até tem alguma razão.
Em 2005/2006 todos pediam o título a... Jesualdo Ferreira.
Mas factos são factos: este Sp. Braga já arrumou os três grandes à 9.ª jornada!

Por Pascoal Sousa

O Sp. Braga continua a escrever história. E que história! Maior sequência de vitórias seguidas — sete —, nove jogos sem perder, Sporting, FC Porto e Benfica abatidos com classe e personalidade quando falta ainda uma partida para se atingir o primeiro terço de Campeonato. É um desempenho de campeão, que o Sp. Braga não é e nunca foi, mas há sempre uma primeira vez para tudo...

Portugal já se rendeu à ideia de que a Liga ganhou um quarto candidato. Domingos Paciência não afina por esse diapasão e defende ser muito cedo para o Sp. Braga despir o fato de outsider e assumir a candidatura ao título. Talvez sim, talvez não,

Os bracarenses recordam que por esta altura, em 2005/2006, a equipa também liderava a prova e terminou o Campeonato no quarto lugar. Foi a última época de Jesualdo Ferreira no Minho, numa campanha que rendeu alguns recordes que ainda estão por bater: maior número de vitórias (17) e de pontos (58), menor número de golos sofridos (22) e, finalmente, maior número de vitórias conquistadas em casa (12).

Na época, também Jesualdo vivia sob forte pressão mediática. Reinava a unanimidade dentro e fora de Braga: os arsenalistas tinham tudo para serem campeões nacionais, como o fora pouco tempo antes o Boavista.

Os milhões e os tostões

Jesualdo geriu um orçamento de 5 milhões de euros, Domingos tem à volta de 8 milhões para gastar, menos 2 milhões que Jorge Jesus na temporada passada. Valores irrisórios se comparados aos dos três crónicos candidatos ao título.

Mas o futebol bonito e eficaz do Sp. Braga desta época desmente, para já, que o dinheiro é o caminho mais rápido para se chegar ao sucesso. Podem os minhotos ser candidatos? Podem, mas não seria a mesma coisa. Bom mesmo, é correr por fora.

De volta a 2005/2006. O Sp. Braga terminou em quarto lugar e o ciclo de Jesualdo chegou ao fim, porque Salvador queria conquistar a Europa — o que conseguiu nas épocas seguintes.

Domingos saiu das competições europeias muito cedo, na pré-eliminatória com o Elfsborg, mas deu claramente a volta a um contexto negativo no Campeonato. Apesar de parecer que o rendimento da versão actual do Sp. Braga é quase idêntico ao de 2005/2006, há uma nuance que altera tudo: Jesualdo só defrontou um grande até à nona jornada (o FC Porto, com quem empatou a zero bolas), enquanto Domingos atirou Sporting, FC Porto e Benfica para canto, sendo que os leões foram batidos em Alvalade.

Uma cara, um objectivo

O Sp. Braga não se limita a ganhar e a navegar numa onda positiva. Ganha com um futebol cheio de personalidade, intenso e onde os sectores se unem de forma harmoniosa. Tem claramente uma identidade, que não muda em função do adversário nem se altera por motivos de ordem estratégica. Em casa ou fora, a equipa de Domingos tem apenas uma cara e um objectivo: conquistar os três pontos.

É por isso que o Portugal desportivo olha para estes 'Guerreiros' como sérios, seríssimos candidatos. Em Braga, cresce a esperança de que o Sporting local, que não é campeão nem nunca o foi, possa no final da Liga, ou até um pouco antes, gritar à força toda: «Conseguimos!»

Para já, a frase forte dos fiéis adeptos bracarenses é adaptada de um cântico encarnado: «Ninguém pára o Braga!...»

________________________________________________________________________________

Cumprimento

Foi um momento que passou um pouco despercebido por causa da confusão que se instalou no intervalo do jogo entre Sp. Braga e Benfica, mas no final da festa Domingos Paciência e Jorge Jesus cumprimentaram-se cordialmente. Foi o treinador do Benfica quem avançou para o homólogo bracarense, selando ali uma trégua (ou ponto final...) na guerra surda de palavras entre a dupla. Depois das ocorrências no túnel, com relatos de agressões e outras coisas más, o aperto de mão entre os dois profissionais e rivais destaca a qualidade humana de ambos, tantas vezes questionada sempre que as polémicas surgem...

VALEBEM

O Vieira fez mesmo figura de urso em Braga!
Logo que se sentou no lugar, estava a tentar falar com o gajo do Braga, que nem lhe ligava nenhuma...

Oliveira1

Citação de: VALEBEM em 02 de Novembro de 2009, 11:27
Logo que se sentou no lugar, estava a tentar falar com o gajo do Braga, que nem lhe ligava nenhuma...

Mentira.

VALEBEM

Eu vi... Portanto, não me estejas a dizer que é mentira!

Bola7

flip69

Citação de: VALEBEM em 02 de Novembro de 2009, 11:27

Esse Salvador estava a rir mas no próximo fim de semana vai sentir na pele quando for a Guimarães e ai quero ver as fuças dele. Se levar só com as cuspidelas do costume que se dê por contente, eles não lhe vão estender passadeiras com o Braga em primeiro vai ser de cortar a faca.

Casual Time.

Rei

Citação de: VALEBEM em 02 de Novembro de 2009, 11:31
Eu vi... Portanto, não me estejas a dizer que é mentira!

Eles tinham-se visto antes na tribuna,o Salvador desceu primeiro ao seu lugar logo depois o Vieira. ;)

Toribas

Como se previa, os acontecimentos no túnel foram muito graves. Espero que o Benfica vá até às últimas consequências neste caso.

Di Nes

o arbitro vinha atrás dos jogadores como podia ver alguma coisa se estava tudo à frente dele?

VERGONHA!!!

Pedro Neto

O Salvador e o Vieira são amigos de longa data.

VALEBEM

Acho que é mais «eram» do que «são»...

Pedro Neto

Isso já não sei. Mas que eram amigos, toda a gente sabe. Até foi a empresa do Salvador que fez o Centro de Estágio do Seixal.

Toribas

Tal como o Bettencourt se «pôs a jeito» quando se sentou ao lado do Porco da Costa na Pocilga, também o Vieira se «pôs a jeito» ao sentar-se ao lado do Salvador.