As Finanças do Benfica

VodkaBoy

Citação de: Sempreparasemprebenfica em 01 de Março de 2012, 19:58
Direitos de transmissao e sua percentagem nas receitas.

Essa e a grande questao.

Comparem a % do Benfica com o Real Madrid e façam as contas ao contrario, ou seja, se o benfica tivesse a % do Real Madrid e o Real Madrid a % do Benfica.
Não é não... Mais dinheiro houvesse e mais se gastava...
São enumeras as oportunidades que tivémos de abater passivo, com grandes contratos que fizémos. O caminho seguido foi sempre o do despesismo e esbanjamento. Um pouco à imagem dos vários governos em Portugal...

Qualquer que seja o valor a receber no futuro contrato de direitos televisivos, não tenho esperança nenhuma de que as coisas mudem...

VodkaBoy

Citação de: BenficaSetsFire em 01 de Março de 2012, 20:04
Uma coisa é o endividamento óptimo, outra coisa é o endividamento astronómico e fora de controlo, que é o que os clubes de futebol têm feito.
"Endividamento óptimo"

Só o termo dá-me náuseas. Dívida é uma coisa má. Por qualquer prisma!

MALU15

Citação de: VodkaBoy em 01 de Março de 2012, 20:07
Uma coisa é o endividamento óptimo, outra coisa é o endividamento astronómico e fora de controlo, que é o que os clubes de futebol têm feito.
"Endividamento óptimo"

Nos negócios do futebol, ninguem compra nem ninguem vende a cash, logo tem de haver valores activos e passivos a registar.

Keiroxes

Citação de: VodkaBoy em 01 de Março de 2012, 19:57
Citação de: Keiroxes em 01 de Março de 2012, 19:36
Citação de: VodkaBoy em 01 de Março de 2012, 19:06
Citação de: PMBMaker em 01 de Março de 2012, 18:24
Citação de: VodkaBoy em 01 de Março de 2012, 17:57
Citação de: llm14 em 01 de Março de 2012, 17:46
A primeira de todas as coisas que as pessoas deviam compreender é que ter Passivo nulo, é sinónimo de má gestão.

Mas a comunicação social ajuda muito a esta desimformação.
Mas porquê?
O que há de errado em não ter dividas?

A questão não é essa.

Se uma empresa puder comprar algo em 10 prestações sem juros, é mais inteligente fazer isso do que pagar tudo a pronto.
Se utilizar o valor que iria gastar para comprar o artigo a pronto e o rentabilizar, está a fazer uma gestão mais inteligente, mas com passivo.

A questão, e uma vez que não há "compras a prestações sem juros", é esta:
Até que ponto conseguimos rentabilizar os nossos investimentos de modo a compensar os juros que pagamos pelo passivo que temos.
E se puder pagar a pronto, vai pagar a prestações porquê?
A mim não cabe na cabeça isso.

Se não precisar depois do dinheiro para mais nada, pagar a pronto é melhor. Mas se pagar em prestações, depois pode encaminhar o dinheiro para outras necessidades, e assim gerar mais receitas, claro que isto na teoria é fácil, o problema do Benfica é que gasta dinheiro mal gasto, as tais comissões e as oportunidades de negócio :whistle2: O ideal seria contratar 3 ou 4 jogadores de categoria indiscutível e o restante seria a promover juniores, mas todos nós ja sabemos como funciona o futebol actual, compra-se carradas de jogadores de qualidade muito duvidosa, e agora com a equipa B é que os custos com o pessoal vão disparar.
Vou continuar a bater na mesma tecla.

O Benfica gera milhões de receitas não gera?
Se não houver divida, esse dinheiro é posto em reserva (para quando as receitas diminuírem) ou investido em melhores jogadores e treinadores ou em melhores infraestruturas.

Na situação actual o que deveria ser a regra, é usar lucros para ter dinheiro em reserva ou para abater divida (já nem falo em passivo). E apenas em terceira opção (e só em caso de necessidade premente) investir em reforço de planteis.

Não é a comprar 20 jogadores por época que se constroem plantéis fortes...

Mas isto depois tem outra aplicação, que me parece que não estão bem a atingir ainda. É que não tendo divida podemos fazer mais esforços financeiros para manter os melhores jogadores mais anos a ganhar mais (equiparado mesmo ao que se pratica nas ligas mais poderosas)

Claro que uma situação como a que descrevo não é amanhã que aparece, mas pelo menos queria ver alguma evolução nesse sentido e diria em 10 anos abater parte substancial da divida. O que acontece é precisamente o contrário..

Isso foi o que o sporting tentou fazer apostando nos jogadores da academia, e viu-se que não resultou, porque a qualidade dos jogadores não era suficiente para ganhar desportivamente, e um clube vive de vitórias dentro de campo. Por isso reduzir o passivo não é relevante, o ideal será controlá-lo, e ir tentando gerar cada vez mais receitas e diminuindo as despesas, mas acima de tudo ir ganhando dentro de campo, é o mais importante para as finanças do Benfica.

Puches

"Endividamento óptimo"

Discordo. A dívida é importante. O acesso ao crédito fundamental.
O que pode ser pior ou melhor são as condições de acesso. E nesta altura as condições são péssimas. Confesso que houve, a este nível, afirmações que me assustaram.
No fundo, acredito, ainda assim, na competência de quem está à frente do Benfica. E penso que é de longe o clube em melhor condição financeira (é a Marca).

VodkaBoy

Citação de: MALU15 em 01 de Março de 2012, 20:12
"Endividamento óptimo"

Nos negócios do futebol, ninguem compra nem ninguem vende a cash, logo tem de haver valores activos e passivos a registar.
Talvez isso seja o que está errado...

BenficaSetsFire

"Endividamento óptimo"

Eu percebo o que estás a tentar dizer, mas estás a ter uma visão demasiado simplista e com contas de mercearia. Na economia real, com essa tua ideia, 90% das empresas falia.

Repito, o endividamento dos clubes portugueses é descontrolado, são empréstimos obrigacionistas em cima de empréstimos obrigacionistas, em bola de neve para pagar uns atrás dos outros.

GTtdi_SLB

O Benfica também tem finanças?

VodkaBoy

Citação de: Puches em 01 de Março de 2012, 20:15
"Endividamento óptimo"

Discordo. A dívida é importante. O acesso ao crédito fundamental.
O que pode ser pior ou melhor são as condições de acesso. E nesta altura as condições são péssimas. Confesso que houve, a este nível, afirmações que me assustaram.
No fundo, acredito, ainda assim, na competência de quem está à frente do Benfica. E penso que é de longe o clube em melhor condição financeira (é a Marca).
A divida é importante para manter quem a tem subjugado aos interesses de quem a fornece...
Eu na minha vida pessoal, não quero ter dividas. Algumas são impossíveis de não ter (como casa e talvez carro) agora também é certo que quem as tem, deveria fazer o possível para cumprir...
Empréstimo paga empréstimo não é solução...

Ricardinh010

Não fazia ideia que os valores consolidados eram tão altos. Sinceramente dá para ter algum receio daquilo que se vai descobrir quando a actual direcção sair de lá.

Não que tenha medo de ficar num cenário parecido aos lagartos. Acho que nunca vamos chegar a isso... Mas poderemos ter que cortar em algumas coisas.

MALU15

Citação de: VodkaBoy em 01 de Março de 2012, 20:24
"Endividamento óptimo"

Eu não digo que esteja certo ou errado. São as práticas do mercado, e sem elas não há negócios. E vê o exemplo do benfica: nas contas deste semestre foram feitos pagamentos referentes a comras de jogadores da ordem dos 42,4M, e no entanto não foram feitas compras desse montante. Estão certamente a ser pagos valores ainda do Gaitan, Jara, ...

VodkaBoy

Keiroxes,

O Sporting não é exemplo para ninguém.
O que eu preconizo para o Benfica não é deixar de investir como eles fizeram.
É deixar de investir em oportunidades de negócio, reduzir o número de atletas sob contracto e abater o mais possível a divida que temos.

Não é algo que se faça de um dia para o outro, mas após 10 anos já deveria ter sido feito algo nesse sentido.

VodkaBoy

Citação de: MALU15 em 01 de Março de 2012, 20:30
Citação de: VodkaBoy em 01 de Março de 2012, 20:24
"Endividamento óptimo"

Eu não digo que esteja certo ou errado. São as práticas do mercado, e sem elas não há negócios. E vê o exemplo do benfica: nas contas deste semestre foram feitos pagamentos referentes a comras de jogadores da ordem dos 42,4M, e no entanto não foram feitas compras desse montante. Estão certamente a ser pagos valores ainda do Gaitan, Jara, ...
Lá está... não era melhor ter dinheiro para pagar logo? E deixar de viver com estes pesos?

Já agora, as práticas do mercado visam re-distribuir a riqueza dos pobres para os ricos. Cá em Portugal isso até beneficia o Benfica, mas no mercado Europeu prejudica e de que maneira, porque há literalmente dezenas de clubes mais ricos que nós.
Outra situação benéfica para nós seria a postura dos clubes vendedores, que receberiam a totalidade da guita a pronto...

MALU15

Citação de: VodkaBoy em 01 de Março de 2012, 20:32
Keiroxes,

O Sporting não é exemplo para ninguém.
O que eu preconizo para o Benfica não é deixar de investir como eles fizeram.
É deixar de investir em oportunidades de negócio, reduzir o número de atletas sob contracto e abater o mais possível a divida que temos.

Não é algo que se faça de um dia para o outro, mas após 10 anos já deveria ter sido feito algo nesse sentido.

O insucesso do Sporting tem outras razões, pois eles no período de 1999 a 2010 investiram em jogadores cerca de 197 M. Investiram foi mal, e alem de venderem as jóias da coroa a preços baixos, não tiraram partido delas para potenciar sucessos desportivos. E sem sucessos desportivos não há sucesso financeiro.

pcnunes

Vamos la ver, em condicoes normais, numa empresa dita normal, o passivo não me atemoriza, desde que exista devido a investimento reprodutivo.

O problema no futebol e em particular no Benfica, é que o investimento nem sempre é reprodutivo e mesmo que olvidando as boas e mas apostas, os investimentos feitos (jogadores) dependerao muito do desempenho a nivel de resultados da equipa a nivel nacional e sobretudo na CL. E isto é naturalmente perigoso.