As Finanças do Benfica

jazzrabbit

Hoje perdi umas boas horas aqui pelo site e exclareci umas quantas duvidas mas que exlente tópico, parabens ao seu autor..

Benfic@

Citação de: alex_diabólico em 24 de Outubro de 2006, 16:23
Citação de: Preacher em 24 de Outubro de 2006, 15:36
Citação de: ccm em 24 de Outubro de 2006, 01:47
Citação de: giocas em 23 de Outubro de 2006, 21:21
Não percebo o contentamento destas contas. O passivo aumentou 26 milhões e continuam os elogios. Com o fluxo de receitas que houve o ano passado (kit sócio, champions, venda de Miguel) ainda aumentam o passivo nestes números? Então imagino a época que está a decorrer? O centro de estágio não é desculpa, já que o seu custo foi de 15 milhões. E, também, este valor será faseado por mais do que 1 ano. Então só os namings, só por si, não iam abatendo passivo? Mas qual é o valor do orçamento para o futebol? De certeza que 25 milhões não são. Deve estar perto do dos outros.

Ps. não quero cometer um erro, mas parece-me que os resultados dos outros foram 30 milhões de prejuízo, mas, e aqui falta-me a certeza, reduziram o passivo. Ao contrário de nós.

Dando um exemplo mais fácil.
Imagina o Zé Bimbo e o Zé Bieira. Os dois tem numa dívida de 100 contos ao banco. Os dois são criadores dee batatas. Cada um tem 40 hectares de campo para plantar batatas. Cada campo rende 1 conto por ano.
À partida, cada um deve 100 contos ao banco e tem 40 contos de rendimento.
O Zé Bieira, vendo que um vizinho se queria desfazer do negócio das batatas, pede 20 contos ao banco e compra ao vizinho os 40 hectares dele. Ou seja, aumentou a dívida ao banco (PASSIVO) para 120 c, mas também aumentou o campo (ACTIVO).
Quando ele antigamente tinha 40 e devia 100, tinha um resultado de (-60), agora deve 120 mas tem 80 o resultado é de (-40). Apesar de aumentar o PASSIVO (divida ao banco) os resultados são melhores.

Por seu lado, o Zé Bimbo. Como gostava muito de gastar dinheiro em putedo e outras coisas, resolveu vender 20 hectares. Recebeu 20 contos. Deu 10 contos ao banco e reduziu a dívida para 90 (PASSIVO), e gastou o resto em Carolinas.
Ou seja, diminuiu a dívida ao banco em 10 contos, mas reduziu a capacidade de gerar dinheiro em 20.
Quando ele antigamente tinha 40 e devia 100, tinha um resultado de (-60), agora deve só 90 mas também só tem 20 o resultado é de (-70). Apesar de diminuir o PASSIVO (divida ao banco), a sua fonte de receita (o terreno) (activo) diminuiu ainda mais.

Espero que não tenha sido muito confuso e tenha ajudado

O que eu me ri com isto..Muito bom,parabéns ccm  ;)

Melhor exemplo não podia haver...  :2funny: :2funny: :2funny:

Nota-se que a situação do clube está progressivamente a melhorar...

Melhor post do CCM nos últimos tempos!

Palmeirinha

Oh Bleach...o Passivo não são os gastos, mas sim as dívidas.
Os gastos aparecem na Demonstração de Resultados, onde podes fazer uma comparação Proveitos vc Custos.
Por exemplo, até podes contratar uma cabeleireira p pentear o cabelo ao Nuno Gomes antes dos jogos p ele não perder mt tempo lá dentro, se lhe pagares a horas, ou seja, se não tiveres uma dívida com ela no final do ano, esse valor não aparece no Balanço, porque não está em dívida...mas esse custo que tiveste vai reflectir-se na Demonstração de Resultados.  Ok??

Bleach

Citação de: Palmeirinha em 24 de Outubro de 2006, 19:30
Oh Bleach...o Passivo não são os gastos, mas sim as dívidas.
Os gastos aparecem na Demonstração de Resultados, onde podes fazer uma comparação Proveitos vc Custos.
Por exemplo, até podes contratar uma cabeleireira p pentear o cabelo ao Nuno Gomes antes dos jogos p ele não perder mt tempo lá dentro, se lhe pagares a horas, ou seja, se não tiveres uma dívida com ela no final do ano, esse valor não aparece no Balanço, porque não está em dívida...mas esse custo que tiveste vai reflectir-se na Demonstração de Resultados.  Ok??

o passivo são os gastos oficiais ..
no nosso caso , pagamentos á banca , ordenados  a funcionarios etc etc.

Palmeirinha

Não...tás enganado...são as dívidas...só se tiveres dívidas nos ordenados é que aparecem lá...como dívidas.
Os custos com os ordenados aparecem na Demonstração de Resultados (Custos com Pessoal - Conta 64 do POC)

giocas

Citação de: ccm em 24 de Outubro de 2006, 01:47
Citação de: giocas em 23 de Outubro de 2006, 21:21
Não percebo o contentamento destas contas. O passivo aumentou 26 milhões e continuam os elogios. Com o fluxo de receitas que houve o ano passado (kit sócio, champions, venda de Miguel) ainda aumentam o passivo nestes números? Então imagino a época que está a decorrer? O centro de estágio não é desculpa, já que o seu custo foi de 15 milhões. E, também, este valor será faseado por mais do que 1 ano. Então só os namings, só por si, não iam abatendo passivo? Mas qual é o valor do orçamento para o futebol? De certeza que 25 milhões não são. Deve estar perto do dos outros.

Ps. não quero cometer um erro, mas parece-me que os resultados dos outros foram 30 milhões de prejuízo, mas, e aqui falta-me a certeza, reduziram o passivo. Ao contrário de nós.

Sim, o porto reduziu o passivo. e nós aumentamos o passivo. O que não significa que as contas deles sejam melhores. Pelo contrário, até foram bem piores, apesar de reduzirem o passivo.

Estás a confundir o passivo com o prejuizo do exercício. O Porto SAd este ano deu um prejuízo de 30,5M, nós só demos de 1 M.

Penso que não percebes bem porque é que as contas foram ´boas e aumentou-se o passivo e as do Porto foram más e diminuiram o passivo.
O porto diminuiu o passivo, mas também diminuiu os bens activos, além de ficar com menos dinheiro em caixa.
Nós, por outro lado, aumentamos o passivo, mas também aumentamos os activos e conseguimos libertar dinheiro para o dia a dia.

Dando um exemplo mais fácil.
Imagina o Zé Bimbo e o Zé Bieira. Os dois tem numa dívida de 100 contos ao banco. Os dois são criadores dee batatas. Cada um tem 40 hectares de campo para plantar batatas. Cada campo rende 1 conto por ano.
À partida, cada um deve 100 contos ao banco e tem 40 contos de rendimento.
O Zé Bieira, vendo que um vizinho se queria desfazer do negócio das batatas, pede 20 contos ao banco e compra ao vizinho os 40 hectares dele. Ou seja, aumentou a dívida ao banco (PASSIVO) para 120 c, mas também aumentou o campo (ACTIVO).
Quando ele antigamente tinha 40 e devia 100, tinha um resultado de (-60), agora deve 120 mas tem 80 o resultado é de (-40). Apesar de aumentar o PASSIVO (divida ao banco) os resultados são melhores.

Por seu lado, o Zé Bimbo. Como gostava muito de gastar dinheiro em putedo e outras coisas, resolveu vender 20 hectares. Recebeu 20 contos. Deu 10 contos ao banco e reduziu a dívida para 90 (PASSIVO), e gastou o resto em Carolinas.
Ou seja, diminuiu a dívida ao banco em 10 contos, mas reduziu a capacidade de gerar dinheiro em 20.
Quando ele antigamente tinha 40 e devia 100, tinha um resultado de (-60), agora deve só 90 mas também só tem 20 o resultado é de (-70). Apesar de diminuir o PASSIVO (divida ao banco), a sua fonte de receita (o terreno) (activo) diminuiu ainda mais.

Espero que não tenha sido muito confuso e tenha ajudado
Meu caro, ao longo destes anos foram contadas aos sócios muitas histórias como esta. Não sei que idade tu tens e também não sei hà quanto tempo acompanhas a parte financeira do clube. Mas eu já acompanho esta vertente á muito tempo e sei que quando começa a aumentar o passivo alguma coisa está para chegar. Antes da crise de 93, todos (ou quase todos) os exercícios davam lucro. Ou porque adiavam despesas ou porque antecipavam receitas, o resultado era sempre o mesmo: lucro. Os sócios ficavam contentes, nas assembleias todos eles (exercícios) eram aprovados por maioria. Diziam..."temos terrenos para vender"; "o valor dos activos eram superiores aos do passivo" . Aquelas frases feitas, muito actuais hoje em dia. Só que... o passivo todos os anos aumentava. E aumentou tanto que chegou, onde chegou.
Fala-se em 100 milhões de receitas. Ainda assim tivemos que nos endividar mais!?. Isto é um absurdo.
Se este ano correr mal o campeonato, os 160000 sócios passaram para 100000 (ou menos), as receitas da champions nem metade da conseguida o ano passado (espero que esteja enganado), fica a pergunta: quanto aumentará para o ano o dito cujo?

Ps. acredita que eu já passei por esta tua fase onde acreditava (e defendia) as respostas e explicações dadas pelos dirigentes. Mas, passado anos, devido à gestão destes dirigentes a minha opinião mudou. Agora só defendo o clube...

lonstrup

Apesar de achar o relatório positivo, de estar satisfeito por as receitas conseguirem estabilizar nos 100 milhões, de compreender que foi feito investimento para ter o centro de estágio e por isso a rubrica do passivo ter aumentado,

Apesar de tudo isto esperava e achava que o trabalho ainda poderia ser um pouquinho melhor.

Não quero ser mal agradecido nem nada, até porque sei do esforço e da tremenda evolução que as contas do Benfica têm sofrido nos últimos 2/3 anos.

Só que tendo em conta os relatórios anteriores, tinha expectativas de já ter proveitos este ano, de que o passivo aumentasse somente num valor próximo ao centro de estágio, e que as receitas estabilizassem nos 100 milhões.

Nem tudo foi alcançado, mas as linhas orientadores são as certas e estão a ser seguidas, e acredito que seja uma questão de tempo para todos ficarmos felizes com o nosso Benfica ;)

Era.uma.vez

este tópico tem cada coisa mais hilariante
:2funny: :2funny: :2funny: :2funny:

Benfica Eagle

Em termos consolidados, refiro-me a todo o Grupo Benfica (Benfica Clube, Benfica SAD, Benfica Estadio, Benfica Multimedia) os indicadores evoluiram da seguinte forma:

Resultado do Exercicio Consolidado:
02/03: -21,6M€
03/04: -11,4M€
04/05: -7,5M€
05/06: -2,1M€

(Grande Melhoria nos resultados)

Passivo Consolidado:
02/03: 322,0M€
03/04: 375,1M€
04/05: 315,1M€
05/06: 315,7M€

(Apesar dos fortes investimentos no estadio, centro de estagio, etc conseguiu-se estabilizar e diminuir o passivo)

Cash/Flow Consolidado:
02/03: -6,1M€
03/04: +4,7M€
04/05: +16,6M€
05/06: +23,0M€

(Tirando as amortizações de imobilizado corporeo e incorporeo: imoveis e passes de jogadores, que não é dinheiro a sair o clube em termos de cash-flow tem libertado muitos milhões)

Receitas Consolidadas: 100 Milhões€

Receitas Operacionais Consolidadas:
02/03: 41,2M€
(...)
05/06: 86,1M€

(Em termos de receitas normais, tirando transferencias de jogadores etc o clube em 3 anos mais do que duplicou as receitas!!!)

Obrigado Luis Filipe Vieira pela enorme recuperação do clube, pelo fortalecimento do patrimonio imovel do clube (estadio, centro de estagio), pelo fortalecimento do plantel (cheio de jogadores internacionais e de nivel europeu), pelo fortalecimento da marca Benfica (o seu principal activo).

algarvio

lonstrup - 200% de acordo

Benfica Eagle - excelente

Tambem não gostei dos resultados, mas só depois do R&C, é que me pronuncio "em definitivo", no entanto como já referi, tivemos a LC e o CE (está um para o outro). Expurgando estes resultados (considerando LC ou UEFA c/ 5M€, que é um valor conservador) teriamos tido lucros, num ano em que aumentamos o orçamento do futebol.

Como muito bem refere o Benfica Eagle em 2002/03 necessitavamos de 6-8 anos de Receitas consolidadas para pagar as dívidas (não esquecer que as dívidas são inferiores ao passivo), e agora bastam 2-3 anos. Entretanto temos: estádio novo, pavilhões novos, piscina nova, c.e. novo, equipas melhores (ainda sem a qualidade/competitividade que ambiciono), e voltámos a ganhar títulos. Temos ainda que construir a Sede, a Praça Centenarium e o Museu.

Não estamos lá, mas com a ajuda de TODOS os Benfiquistas vamos a caminho.

E Pluribus Unum (Todos por um - Todos pelo Benfica; ou se preferirem, De Todos Um - De Todos o Benfica)

SÓ DEPENDE DE NÓS

O BENFICA É NOSSO, não é do Cosme Damião, nem do Francisco Bogalho nem do LFV, É NOSSO.

Daqui a 100 anos, os nossos netos, ou bisnetos, vão olhar para o passado, e falar destes homens, entre outros (se calhar também alguns aqui o fórum), como pessoas que trabalharam em prol do Benfica.

E históricamente, acho que ninguém coloca em causa que foi, entre outros, graças a CD e FB, que somos o que somos hoje. Cosme Damião, que não foi um bom Presidente, e Francisco Bogalho que foi enxovalhado numa AG.

Mas estes homens per si não fizeram nada sózinhos. Tiveram foi a capacidade de aglutinar as gentes benfiquistas  em prol de um sonho comum " A Grandeza do Nosso Benfica".

Hoje, em que estamos a sair, lentamente, da maior crise da nossa história, temos a hipótese de fazer parte da história, de contribuir com o singelo apoio de cada um nós para que mais rápidamente o Nosso amado clube utrapasse a crise, em que ainda se encontra, e volte a ser o Monstro que já fez temer toda a Europa do futebol.

Ou então, tomar aquela atitude bem portuguesa, de ficar de lado a observar, criticar, dar palpites sobre o que o devem fazer com o orçamento (para o qual não contribuimos) e, quando a situação já é propícia tentar colar-se para tambem recolher os louros que não lhe pertencem.

Eu sei qual é a minha opção, quanto à vossa? Bem, depende da consciência de cada um.

Abraço

João

Billy Cobham

Não sei se vou repetir o que alguém já postou. Se sim, ignorem.

O R&C está INTEGRALMENTE publicado no site oficial

http://www.slbenfica.pt/pdf/Relatório%20SLB%20e%20Consolidado%202005-2006.pdf

Starblade

Eu escrevi esta no maisfutebol, já que há lá muitos comentadores de outros clubes a mandarem postas de pescada. Há uns que até querem somar à viva força ao passivo do Benfica, o passivo da SAD e do estádio. Só rir com os adeptos do clube regional.

1- O Benfica SAD apresenta um passivo de 151, pois teve que construir o CE no Seixal. Alguem também reparou que os activos aumentaram para 163, quando antes eram de 138 ? Pois.

2- O Benfica SAD apresenta 151 de passivo e o FCP 127. Tendo em conta que o FCP lucrou mais de 100M no ano em que venceu a LCE e vendeu essa equipa, não acham que o passivo da SAD do Porto deveria ser bem menor? Onde é que está o dinheiro?

Afinal o Benfica SAD tendo que construir um CE próprio e sem ganhar a LCE apresenta apenas um passivo maior de 25M...

3- O Benfica SAD apresenta um deficit de 1M contra 30M do Porto. E é o Benfica que está em dificuldades? A SAD do Sporting só não apresenta númerios piores pois anteciparam para a época passada os 4,4 M de Euros que ainda vão receber da participação da fase de grupos na LCE. Se o Benfica SAD fizesse o mesmo apresentaria um lucro de 3.4 M.

Os R&C de todos os clubes estão disponíveis. Abram os olhos antes de criticarem o Benfica.

diogo32

Citação de: Billy Cobham em 24 de Outubro de 2006, 23:41
Não sei se vou repetir o que alguém já postou. Se sim, ignorem.

O R&C está INTEGRALMENTE publicado no site oficial

http://www.slbenfica.pt/pdf/Relatório%20SLB%20e%20Consolidado%202005-2006.pdf

bravo!
que outros clubes fazem o mesmo?!

BennficaSupporter

Mais nenhum tem a tranparencia k tem o nosso BENNFICA..pk mais nenhum tem gente tao séria como nos temos..
Tds juntos somos imparaveis, é isso k tem k entrar na mentalidade de tds os k compoe esta familia!