As Finanças do Benfica

Rui Costa

Se é para auditar as contas da SAD do Benfica como são auditadas vou para lá eu, e sem remuneração. Ser chamado uma vez por ano - só o relatório anual é "auditado" - para parafrasear o que é dito no relatório pela própria SAD é pura perca de tempo e de dinheiro.

Isto de ser auditado (que se deveria mas é chamar "emitir um parecer" no caso dos clubes de futebol) por um dirigente da LPFP ainda para mais, não é lá muito claro.

Pedro Neto

Alguém me explica as notícias de ontem dos dividendos pagos pelo anterior empréstimo obrigacionista? 0.75 de juro?

Sempreparasemprebenfica

Só uma nota.

Quando se analisa as finaças do Benfica há que ter em atenção sempre os Activos e Passivos.

O Passivo está alto? Claro que está.
Mas este ano o nosso Activo aumentou exponensialmente.

red-dawn

Citação de: Pedro Neto em 09 de Abril de 2010, 09:37
Alguém me explica as notícias de ontem dos dividendos pagos pelo anterior empréstimo obrigacionista? 0.75 de juro?
?
Onde viste isso?

peter_slb

Citação de: Sempreparasemprebenfica em 09 de Abril de 2010, 12:02
Só uma nota.

Quando se analisa as finaças do Benfica há que ter em atenção sempre os Activos e Passivos.

O Passivo está alto? Claro que está.
Mas este ano o nosso Activo aumentou exponensialmente.

não aumentou tanto como o Passivo, por isso, presumindo que o exponencialmente é em relação ao passivo, só se foi um exponencial inferior a 1.

Domnul de Cauciuc

Exponencialmente...
::)

Lá está, a tal exponencial inferior a 1...

PablitoAimar

SAD do Benfica já encaixou quase 40 milhões com venda de dívida
Em menos de duas semanas, a SAD conseguiu colocar quase todo o empréstimo obrigacionista.

O Benfica está a vencer mais um desafio no longo processo de reestruturação financeira da SAD: o prazo de colocação do novo empréstimo obrigacionista termina no próximo dia 20, mas este encontra-se "praticamente colocado", assegura fonte da banca. Trata-se de oito milhões de obrigações, a cinco euros cada, representando um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres da Luz. Resta apenas saber se no dia 20 a procura irá superar a oferta e se, nessa medida, haverá lugar a rateio. Este desempenho na esfera financeira vai ao encontro do desejo da SAD e pode estar relacionado com o atractivo retorno de 6% (4,853% líquido) ao ano do empréstimo, valor francamente acima de outros produtos financeiros do mercado.

Numa recente entrevista à SIC, Luís Filipe Vieira lembrou que este financiamento, cujo arranque remonta a 29 de Março, enquadra-se no processo para reestruturar a dívida bancária, avaliada em mais de 200 milhões de euros, para um passivo total de 340 milhões de euros em Dezembro de 2009.

As instituições envolvidas, BES e BCP, bem como o administrador financeiro do clube da Luz, Domingos Soares de Oliveira, escusaram-se a comentar o nível de adesão à subscrição do empréstimo, uns refugiando-se nas eventuais sanções da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, outros na política de comunicação das instituições.

Dandy

Já agora, alguém sabe explicar, por favor, porque é que o retorno líquido está cifrado em 4,853 %?

Eu pensava que o cálculo consistia em subtrair 20% para IRS.

Ou seja, retirar 1,2 aos anunciados 6. Que daria 4,8 % redondos.

Alguém sabe? Obrigado, desde já.

red-dawn

Citação de: Dandy em 10 de Abril de 2010, 16:54

Já agora, alguém sabe explicar, por favor, porque é que o retorno líquido está cifrado em 4,853 %?

A noticia não está correcta, o que já é habitual no Diário Económico...enfim...
Das duas uma, se indicam 6% brutos têm de mencionar 4.8% liquidos, se indicam 4.853% (taxa anual efectiva, já explico o que é) então a taxa anual efectiva bruta que têm de mencionar é 6.0841%. Não podem é dizer que a taxa bruta é 6% e a liquida 4.853%, pois são taxas diferentes.

A taxa anual efectiva (os tais 4.853%) parte do principio que os juros semestrais recebidos são reinvestidos à mesma taxa, até se atingir um ano. Ou seja, tens 10.000 euros em obrigações, recebes 240€ liquidos no 1º semestre, e depois reinvestes esses 240€ a 6 meses, à taxa anual bruta de 6%. Isto até se fazer um ano, ou seja, se o pagamento dos juros destas obrigações fosse anual então a taxa anual efectiva liquida seria também 4.8%, pois quando recebesses os juros o seu eventual reinvestimento já não teria repercussão no corrente ano.

6 meses depois receberias novamente 240€ dos juros das obrigações e ainda 5.76€ do investimento dos 240€ (os tais 1ºs juros recebidos). É esse (teórico) dinheiro extra do reinvestimento dos juros que faz aumentar a taxa anual efectiva liquida para os 4.853%.

Imagina 2 casos, um depósito a prazo a 12 meses, e um depósito a prazo de 1 mês que se renova automáticamente e com capitalização de juros. Se as taxas de juro brutas dos 2 depósitos forem iguais então o depósito de 1 mês renovável dá um pouco mais dinheiro, pois como vai capitalizando juros mensais estes são adicionados ao capital inicial e assim o bolo fica maior, logo os juros que recebes também aumentam. A taxa anual efectiva liquida do depósito a 1 mês seria superior.

Caso isto tenha sido confuso, só interessa realmente esta parte: o que recebes das obrigações é 4.8% menos as comissões do banco, não ligues a taxas teóricas que não são precisas para nada neste caso.

nsalta

Citação de: Dandy em 10 de Abril de 2010, 16:54

São pagamentos semestrais.

Dandy

Obrigado pelos esclarecimentos, aos dois.

nsalta

Citação de: Dandy em 10 de Abril de 2010, 19:23

A explicação do red-dawn é capaz de ter sido ligeiramente mais detalhada que a minha  ;D

Dandy

Citação de: nsalta em 10 de Abril de 2010, 19:25
Citação de: Dandy em 10 de Abril de 2010, 19:23

A explicação do red-dawn é capaz de ter sido ligeiramente mais detalhada que a minha  ;D

Ligeiramente... :)

hippyscorpio

Se investir 1000€ quanto tiro de lucro e em quanto tempo tenho esse dinheiro disponivel???

red-dawn

Citação de: hippyscorpio em 10 de Abril de 2010, 20:23
Se investir 1000€ quanto tiro de lucro e em quanto tempo tenho esse dinheiro disponivel???
Cerca de 24€ de 6 em 6 meses (23 de Abril e 23 de Outubro). Em Abril de 2013 recebes os 1000€ de volta.
Não é 24€ certos porque o teu banco cobra algumas comissões, fica em 23€ qualquer coisa.