As Finanças do Benfica

rkc

Citação de: Redking em 12 de Novembro de 2010, 12:35
Citação de: rkc em 12 de Novembro de 2010, 12:27


Essa "Lei" ainda está a ser debatida.

Já agora, é disto que falas:

http://en.wikipedia.org/wiki/Webster_ruling

E se tu podes sair do teu contrato pagando apenas os salários, porque raios os futebolistas não podem?



Primeiro isso sair do teu trabalho pagando os salários não é sempre bem assim...e depois porque obviamente para um futebolista é muito mais fácil arranjar emprego do que as outras pessoas

Mas falando do caso concreto :

O jogador invocou o artigo 17.º do Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores (FIFA), uma norma que a federação internacional, pressionada pela União Europeia, introduziu em 2005. Este artigo prevê que os jogadores possam rescindir unilateralmente os seus contratos, sem justa causa, e sem incorrer em sanções desportivas, desde que estejam reunidas certas condições:

- A rescisão terá de ser anunciada nos 15 dias seguintes ao último jogo da época.

- O jogador deverá ter cumprido três épocas completas do contrato (ou apenas duas no caso de jogadores com mais de 28 anos).

- O jogador terá de "comprar" o remanescente do contrato e indemnizar o clube. O cálculo do montante terá de levar em conta a duração total do contrato, o salário, o valor da contratação originária, entre outros factores.

Esta situações levantam muitas dúvidas como o caso do matuzalem cuja equipa que o contratou (já não me recordo qual) teve que depois pagar x por causa desta questão


Precisamente porque ainda se está a debater.

A Lei Bosman é final e é justissima.

Gog

Citação de: rkc em 12 de Novembro de 2010, 12:36
Citação de: Gog em 12 de Novembro de 2010, 12:30
Citação de: rkc em 12 de Novembro de 2010, 12:29

Mas isso não faz sentido!

Eu, amanhã, HOJE, posso decidir is viver e trabalhar para onde eu quiser no Espaço Schengen.

Os futebolistas não podiam, porquê?

Nenhum País do Espaço Schengen me pode recusar trabalhar lá. Não me podem incluir nas quotas de Emigração.

Daí eu ter dito que achava justo mas que tinha estragado o futebol!!

Era muita mais homogéneo e competitivo ( e eu gostava mais) quando eram 3 estrangeiros e o resto da nacionalidade do país!

Não estragou nada. Nada que faça algo mais justo estraga nada. É antagónico!

Eles é que não souberam (nem quiseram) adaptar-se.

Olha para a NBA. Os "clubes" não recebem dinheiro pelas transferências, há um tecto salarial e há gajos a ganharem aos 20M por ano e das 30 equipas, 6/8 são candidatas, sendo que daqui por 10 anos serão outras as candidatas.

Aumenta o interesse e tem de haver capacidade de se saber o que se está a fazer. E inovar. SEMPRE!

Nem tudo o que é mais justo traz necessariamente melhorias!! Por norma trás!

A NBA é um mau exemplo porque são TODOS americanos! (vá, menos os Raptors mas vai dar à mesma coisa). O Real Madrid bem que quis meter-se lá, mas para além de logisticamente ser muito complicado, não tinham capacidade financeira! O Merchandising e markting americano é incomparável!

Um rookie americano ganha tanto ou mais que Aimar....

Redking

Citação de: rkc em 12 de Novembro de 2010, 12:36
Citação de: Gog em 12 de Novembro de 2010, 12:30
Citação de: rkc em 12 de Novembro de 2010, 12:29

Mas isso não faz sentido!

Eu, amanhã, HOJE, posso decidir is viver e trabalhar para onde eu quiser no Espaço Schengen.

Os futebolistas não podiam, porquê?

Nenhum País do Espaço Schengen me pode recusar trabalhar lá. Não me podem incluir nas quotas de Emigração.

Daí eu ter dito que achava justo mas que tinha estragado o futebol!!

Era muita mais homogéneo e competitivo ( e eu gostava mais) quando eram 3 estrangeiros e o resto da nacionalidade do país!

Não estragou nada. Nada que faça algo mais justo estraga nada. É antagónico!

Eles é que não souberam (nem quiseram) adaptar-se.

Olha para a NBA. Os "clubes" não recebem dinheiro pelas transferências, há um tecto salarial e há gajos a ganharem aos 20M por ano e das 30 equipas, 6/8 são candidatas, sendo que daqui por 10 anos serão outras as candidatas.

Aumenta o interesse e tem de haver capacidade de se saber o que se está a fazer. E inovar. SEMPRE!

O modelo NBA é a meu ver um bom modelo mas também não é tão equilibrado como parece e a verdade é que as principais equipas raramente variam (embora muito mais que no futebol sim)
As equipas não recebem dinheiro mas sim jogadores
Por outro lado o tecto salarial pode ser ultrapassado e aí mais uma vez os que têm mais dinheiro são melhores ( eu não tenho nada contra isso, até porque acho que uma pessoa pode investir o que quer)

Agora para dar mais equilíbrio penso que determinar um número de jogadores nacionais a jogar por cada equipa iria potenciar mais equilíbrios e tornar algumas selecções mais fortes

Redking

rck

Sim pode-se estar a debater e não ser versão final. Mas a verdade é que a lei já é adoptada, tem é vindo a sofrer ao que me parece alterações.
Eu da minha parte discordo da mesma

joase

#14959
Citação de: rkc em 12 de Novembro de 2010, 12:23
Citação de: joase em 12 de Novembro de 2010, 12:21
Citação de: rkc em 12 de Novembro de 2010, 12:18
Citação de: joase em 12 de Novembro de 2010, 12:11
Citação de: rkc em 12 de Novembro de 2010, 12:09
Olha, agora ataca-se a Lei Bosman, uma das coisas mais justas de sempre.
justas??? ok
por isso é que as provas Europeias são sempre para os mesmos. Para mim isso não é justiça é monopólio.

Aliás é tão justa que agora aparecem Manchester City como potências do futebol e Chelsea...

Mas tu sabes sequer do que estás a falar?
Eu sei bem do que falo e tenho opinião sobre isso....já agora não perguntes se sei do que estou a falar e expõe antes os teus argumentos. é mais produtivo.

Não parece...

De que modo é que a Lei Bosman veio mudar aquilo que há 30 anos são os melhores campeonatos? (Inglaterra, Espanha, Itália)

De que modo é que a Lei Bosman se associa com os clubes-empresa e os chelsea's e os City's?

Qual é o mal de surgirem clubes grandes novos?
Eu não estou a discutir a livre circulação de pessoas e o conceito...isso é outra história. Estou a dizer que para o futebol de países laterais essa lei é horrível e acabou com grandes potências Europeias. Ajax, Benfica por exemplo.

Esta lei só permitiu o que alguns queriam que permitisse. Que o diga Jorge Mendes, esta lei para ele foi óptima. Para ele e para os da corja dele. Aliás o que não falta é Argentinos e Brasileiros casados por um mês para terem nacionalidade europeia. Queres um exemplo. Di Maria é Europeu tem um avô ou trisavo Italiano, logo tem nacionalidade Europeia. Pepe é Europeu...esteve 5 anos em Portugal e joga pela nossa selecção. Isto não é o futebol....é o futebol moderno o futebol do capital.

Em relação ao Chelsea e a M. City só queria dizer que estes não apareceram por trabalharem bem, só se tornam potências porque um maluco cheio de pastel queria brincar ao futebol e compra, compra, compra....estragando completamente o conceito do jogo.

Aliás a respectiva lei para a Uefa que teoricamente era quem colocava mais obstáculos a esta lei foi óptima. Vê os resultados da champions...é espectacular ter os melhores do mundo nesta prova, mas quem ganha são sempre os mesmos.

O futebol perdeu identidade, todo ele. Agora não existe o futebol inglês; italiano ou espanhol ou português....existe campeonatos desses países. Aliás por alguma razão, a formação de jogadores deixou em boa parte de fazer sentido. Não compensa na maioria dos casos.

joase

Citação de: Nramos em 12 de Novembro de 2010, 12:36
Citação de: Americano69 em 12 de Novembro de 2010, 12:31
É óbvio que o retorno financeiro dum jogador não pode ser só medido por uma venda futura. Se um jogador como Simão é contratado e faz parte dum núcleo de 15 (por exemplo) jogadores fundamentais para sermos campeões, então objectivamente teria de se avaliar o impacto financeiro do mesmo (verbas da Champions, novos sócios, novos cativos, merchandising, etc) e "imputar" uma parte ao jogador. Mais, sendo eu um defensor acérrimo do rigor financeiro acima de tudo, há que lembrar que o Benfica é um clube de futebol e por isso as vitórias têm uma importância crescente a todos os níveis. Acrescento ainda, como já disse, pode-se contratar quase todas as épocas 1/2 jogadores sem expectativa de venda futura como Simão, bastava para isso poupar-se os salários e transferências pagas com jogadores completamente inúteis que nunca darão nem retorno desportivo nem financeiro ao Benfica.

E justificava-se a contratação de 1 Simão, a 1 ano do fim do contrato, com um salário milionário? É que depois ia-se criticar por ter gasto "x" milhões num outro jogador para o banco, e com poucas hipóteses de jogar...
mas crítica fácil vai haver sempre....e impossível agradar a todos.
Tem de haver é estratégia e depois assumir as responsabilidades por ela.
O Simão é apenas um exemplo...

VodkaBoy


rkc

Citação de: joase em 12 de Novembro de 2010, 12:46
Citação de: rkc em 12 de Novembro de 2010, 12:23
Citação de: joase em 12 de Novembro de 2010, 12:21
Citação de: rkc em 12 de Novembro de 2010, 12:18
Citação de: joase em 12 de Novembro de 2010, 12:11
Citação de: rkc em 12 de Novembro de 2010, 12:09
Olha, agora ataca-se a Lei Bosman, uma das coisas mais justas de sempre.
justas??? ok
por isso é que as provas Europeias são sempre para os mesmos. Para mim isso não é justiça é monopólio.

Aliás é tão justa que agora aparecem Manchester City como potências do futebol e Chelsea...

Mas tu sabes sequer do que estás a falar?
Eu sei bem do que falo e tenho opinião sobre isso....já agora não perguntes se sei do que estou a falar e expõe antes os teus argumentos. é mais produtivo.

Não parece...

De que modo é que a Lei Bosman veio mudar aquilo que há 30 anos são os melhores campeonatos? (Inglaterra, Espanha, Itália)

De que modo é que a Lei Bosman se associa com os clubes-empresa e os chelsea's e os City's?

Qual é o mal de surgirem clubes grandes novos?
Eu não estou a discutir a livre circulação de pessoas e o conceito...isso é outra história. Estou a dizer que para o futebol de países laterais essa lei é horrível e acabou com grandes potências Europeias. Ajax, Benfica por exemplo. Mas a livre circulação de pessoas É A LEI BOSMAN...

Esta lei só permitiu o que alguns queriam que permitisse. Que o diga Jorge Mendes, esta lei para ele foi óptima. Para ele e para os da corja dele. Aliás o que não falta é Argentinos e Brasileiros casados por um mês para terem nacionalidade europeia. Queres um exemplo. Di Maria é Europeu tem um avô ou trisavo Italiano, logo tem nacionalidade Europeia. Pepe é Europeu...esteve 5 anos em Portugal e joga pela nossa selecção. Isto não é o futebol....é o futebol moderno o futebol do capital. Isso são as Leis de cada País, já era assim antes da Lei Bosman!

Em relação ao Chelsea e a M. City só queria dizer que estes não apareceram por trabalharem bem, só se tornam potências porque um maluco cheio de pastel queria brincar ao futebol e compra, compra, compra....estragando completamente o conceito do jogo. Isso tem a ver com os clubes-empresa e nada com o Bosman. Vai ver o CV dos 2 clubes. Aliás, antes disso, já o Elton John era dono do Watford...


Aliás a respectiva lei para a Uefa que teoricamente era quem colocava mais obstáculos a esta lei foi óptima. Vê os resultados da champions...é espectacular ter os melhores do mundo nesta prova, mas quem ganha são sempre os mesmos. Não são nada. Aliás, são os mesmo que ganhavam antes.

O futebol perdeu identidade, todo ele. Agora não existe o futebol inglês; italiano ou espanhol ou português....existe campeonatos desses países. Aliás por alguma razão, a formação de jogadores deixou em boa parte de fazer sentido. Não compensa na maioria dos casos. MAs eu falei de campeonatos.

Wampyro


trainmaniac

Citação de: Wampyro em 12 de Novembro de 2010, 13:53
Citação de: Wampyro em 11 de Novembro de 2010, 15:06
Já descobriram os 11M de Alípio e Rodrigo?

Não está neste R&C. De qualquer forma, também não estará (pelo menos discriminado) no próximo.

Wampyro

Citação de: trainmaniac em 12 de Novembro de 2010, 13:54
Citação de: Wampyro em 12 de Novembro de 2010, 13:53
Citação de: Wampyro em 11 de Novembro de 2010, 15:06
Já descobriram os 11M de Alípio e Rodrigo?

Não está neste R&C. De qualquer forma, também não estará (pelo menos discriminado) no próximo.

Volto a perguntar no próximo ano então...

Grande

Citação de: trainmaniac em 12 de Novembro de 2010, 13:54
Citação de: Wampyro em 12 de Novembro de 2010, 13:53
Citação de: Wampyro em 11 de Novembro de 2010, 15:06
Já descobriram os 11M de Alípio e Rodrigo?

Não está neste R&C. De qualquer forma, também não estará (pelo menos discriminado) no próximo.


CitaçãoNo decorrer do exercício de 2009/2010 realizaram-se investimentos no reforço do plantel da equipa de futebol profissional no valor de 37,1 milhões de euros, estando o referido investimento essencialmente relacionado com as aquisições dos direitos desportivos de Javi Garcia, Felipe Menezes, Júlio César, Weldon, César Peixoto, Airton, Kardec, Éder Luis, Alípio, Rodrigo e Fábio Faria. Neste valor está ainda incluído o reforço dos direitos económicos do atleta David Luiz para além de investimentos em atletas da formação como Diego Lopes, Ivanir Rodrigues, Miguel Rosa, Andrei Silva, Douglas Pires e Ruben Pinto.

É só fazer as contas.....

::)

MALU15

Citação de: Grande em 12 de Novembro de 2010, 14:27
Citação de: trainmaniac em 12 de Novembro de 2010, 13:54
Citação de: Wampyro em 12 de Novembro de 2010, 13:53
Citação de: Wampyro em 11 de Novembro de 2010, 15:06
Já descobriram os 11M de Alípio e Rodrigo?

Não está neste R&C. De qualquer forma, também não estará (pelo menos discriminado) no próximo.


CitaçãoNo decorrer do exercício de 2009/2010 realizaram-se investimentos no reforço do plantel da equipa de futebol profissional no valor de 37,1 milhões de euros, estando o referido investimento essencialmente relacionado com as aquisições dos direitos desportivos de Javi Garcia, Felipe Menezes, Júlio César, Weldon, César Peixoto, Airton, Kardec, Éder Luis, Alípio, Rodrigo e Fábio Faria. Neste valor está ainda incluído o reforço dos direitos económicos do atleta David Luiz para além de investimentos em atletas da formação como Diego Lopes, Ivanir Rodrigues, Miguel Rosa, Andrei Silva, Douglas Pires e Ruben Pinto.

É só fazer as contas.....

::)
Pelos vistos o jornalista do CM não conseguiu ...

pedroslb18

Compramos parte do David Luiz?

Americano69