As Finanças do Benfica

nightcrowler

o que acho a principal "debilidade" do raciocinio do americano é a prémio de fuga.

ou seja, se algum dos grandes "fugir" a essa negociação colectiva, furando o acordo, é largamente beneficiado a diversos niveis. ou seja, imaginemos que há realmente um principio de acordo entre todos os clubes.

a sporttv chega ao pé da lagartagem, porto ou benfica e diz: "meu caro, com este acordo, vocês recebem 21. e que tal se eu garantir para voces 25, e rompem o acordo?". o clube provavelmente aceita. e a negociação colectiva cai por terra, porque se falhar um dos 3 grandes, não serve de grande coisa essa negociação.

não acredito, no clima de guerrilha que existe, e além disso, com a falta de dinheiro que anda por aí, que seja viável tal acordo, infelizmente.
e até por causa do que acontece em espanha. uma negociação colectiva iria, seguramente, prejudicar real e barcelona, que têm um peso leonino no total das transmissões. sendo mais justo para os outros, para esses 2 não. e como o futbeol espanhol é totalmente dicotómico, não dá. e acho que acontece o mesmo em porugal, mas em vez de 2 são 3. existe uma diferença demasiado expressiva entre os "grandes" e os outros, ao contrário do que acontece em frança, itália ou inglaterra ou alemanha.

Velazquez

Tambem acho que a olivedesportos não tem razão de existir.Ganham muito dinheiro com a compra e venda e com isso perdem os clubes

Raoul Duke

Citação de: Americano69 em 10 de Fevereiro de 2011, 16:35
Citação de: Grande em 10 de Fevereiro de 2011, 16:32
Citação de: Americano69 em 10 de Fevereiro de 2011, 16:28
Citação de: Grande em 10 de Fevereiro de 2011, 16:26
Citação de: Americano69 em 10 de Fevereiro de 2011, 16:22
Aliás, ainda na sequência do meu comentário anterior, recomendo fortemente a leitura do relatório, principalmente para aqueles contra a negociação colectiva.

A negociação colectiva só ia fazer o corruptos crescer.
Para alem de puxar o zborting para baixo.

A negociação colectiva iria fazer todos crescerem, cada um duma forma justa, até porque defendo que a grande parcela deve ser proporcional às quotas de mercado, algo que não é feito nos outros países onde existe negociação colectiva. Como já disse seria o "docinho" a dar aos grandes para aprovarem isto.
E lembrem-se sempre, muita da corrupção nos clubes pequenos advem da sua total fraqueza financeira, isto seria mais uma medida para poder combater a corrupção, não o contrário.

A modelos que simplesmente não funcionam em países latinos.
A venda colectiva é uma boa ideia, mas não para Portugal. Tal como o sistema de draft.

Citação de: Velazquez em 10 de Fevereiro de 2011, 16:29
Mas alguns clubes já têm vendidos os seus direitos para muitos anos.Assim isto não seria possivel nos tempos mais proximos ou seria?

Podiam ser recomprados os direitos. Entre todos não custava muito.

A Itália já mudou para o método colectivo. Basta estudarem ambas as soluções e verem as vantagens, parece-me evidente as vantagens da colectiva, como digo o próprio relatório é bastante enfático nesse ponto.
Mas em Itália há rivalidades, mas no que toca ao negócio conseguem abstrair-se um bocado disso. As transferências entre Inter e Milan, estádios conjuntos, etc.

Grande

Citação de: Americano69 em 10 de Fevereiro de 2011, 16:35


A Itália já mudou para o método colectivo. Basta estudarem ambas as soluções e verem as vantagens, parece-me evidente as vantagens da colectiva, como digo o próprio relatório é bastante enfático nesse ponto.

Em Itália foi o estado que obrigou.

trainmaniac

Citação de: nightcrowler em 10 de Fevereiro de 2011, 16:38
o que acho a principal "debilidade" do raciocinio do americano é a prémio de fuga.

ou seja, se algum dos grandes "fugir" a essa negociação colectiva, furando o acordo, é largamente beneficiado a diversos niveis. ou seja, imaginemos que há realmente um principio de acordo entre todos os clubes.

a sporttv chega ao pé da lagartagem, porto ou benfica e diz: "meu caro, com este acordo, vocês recebem 21. e que tal se eu garantir para voces 25, e rompem o acordo?". o clube provavelmente aceita. e a negociação colectiva cai por terra, porque se falhar um dos 3 grandes, não serve de grande coisa essa negociação.

não acredito, no clima de guerrilha que existe, e além disso, com a falta de dinheiro que anda por aí, que seja viável tal acordo, infelizmente.
e até por causa do que acontece em espanha. uma negociação colectiva iria, seguramente, prejudicar real e barcelona, que têm um peso leonino no total das transmissões. sendo mais justo para os outros, para esses 2 não. e como o futbeol espanhol é totalmente dicotómico, não dá. e acho que acontece o mesmo em porugal, mas em vez de 2 são 3. existe uma diferença demasiado expressiva entre os "grandes" e os outros, ao contrário do que acontece em frança, itália ou inglaterra ou alemanha.

E se for votado na Liga que os clubes não podem vender os seus direitos de TV para lá dos contratos existentes, e que a venda passa a ser obrigatoriamente feita pela Liga?

Americano69

Citação de: nightcrowler em 10 de Fevereiro de 2011, 16:38
o que acho a principal "debilidade" do raciocinio do americano é a prémio de fuga.

ou seja, se algum dos grandes "fugir" a essa negociação colectiva, furando o acordo, é largamente beneficiado a diversos niveis. ou seja, imaginemos que há realmente um principio de acordo entre todos os clubes.

a sporttv chega ao pé da lagartagem, porto ou benfica e diz: "meu caro, com este acordo, vocês recebem 21. e que tal se eu garantir para voces 25, e rompem o acordo?". o clube provavelmente aceita. e a negociação colectiva cai por terra, porque se falhar um dos 3 grandes, não serve de grande coisa essa negociação.

não acredito, no clima de guerrilha que existe, e além disso, com a falta de dinheiro que anda por aí, que seja viável tal acordo, infelizmente.
e até por causa do que acontece em espanha. uma negociação colectiva iria, seguramente, prejudicar real e barcelona, que têm um peso leonino no total das transmissões. sendo mais justo para os outros, para esses 2 não. e como o futbeol espanhol é totalmente dicotómico, não dá. e acho que acontece o mesmo em porugal, mas em vez de 2 são 3. existe uma diferença demasiado expressiva entre os "grandes" e os outros, ao contrário do que acontece em frança, itália ou inglaterra ou alemanha.

Mas isso é simples de resolver, basta regulamentar de forma a que quem quer participar na competição aceita as regras do jogo. A partir do momento que for aprovado em AG da Liga e regulamentado, acabou o perigo de fuga. É como acontece na UEFA, basicamente.

Phant

#15951
Parece-me que essa negociação colectiva faz todo o sentido. Está por aí ao relatório da Deloitte?

Já o descobri. O0

nightcrowler

Citação de: trainmaniac em 10 de Fevereiro de 2011, 16:41
Citação de: nightcrowler em 10 de Fevereiro de 2011, 16:38
o que acho a principal "debilidade" do raciocinio do americano é a prémio de fuga.

ou seja, se algum dos grandes "fugir" a essa negociação colectiva, furando o acordo, é largamente beneficiado a diversos niveis. ou seja, imaginemos que há realmente um principio de acordo entre todos os clubes.

a sporttv chega ao pé da lagartagem, porto ou benfica e diz: "meu caro, com este acordo, vocês recebem 21. e que tal se eu garantir para voces 25, e rompem o acordo?". o clube provavelmente aceita. e a negociação colectiva cai por terra, porque se falhar um dos 3 grandes, não serve de grande coisa essa negociação.

não acredito, no clima de guerrilha que existe, e além disso, com a falta de dinheiro que anda por aí, que seja viável tal acordo, infelizmente.
e até por causa do que acontece em espanha. uma negociação colectiva iria, seguramente, prejudicar real e barcelona, que têm um peso leonino no total das transmissões. sendo mais justo para os outros, para esses 2 não. e como o futbeol espanhol é totalmente dicotómico, não dá. e acho que acontece o mesmo em porugal, mas em vez de 2 são 3. existe uma diferença demasiado expressiva entre os "grandes" e os outros, ao contrário do que acontece em frança, itália ou inglaterra ou alemanha.

E se for votado na Liga que os clubes não podem vender os seus direitos de TV para lá dos contratos existentes, e que a venda passa a ser obrigatoriamente feita pela Liga?

train... se para passar um lei que é obrigatória pela fifa e uefa ao que parece, uma lei necessária para não perderem os subsidios do estado, não se entenderam, achas mesmo que uma lei a impedir a negociação individual dos contratos televisivos teria sucesso?
já viste a quantidade de recursos em tribunal que existiriam? o tempo até terem decisão definitva?

sinceramente, não vejo as coisas assim tão lineares.

nightcrowler

Citação de: Americano69 em 10 de Fevereiro de 2011, 16:42
Citação de: nightcrowler em 10 de Fevereiro de 2011, 16:38
o que acho a principal "debilidade" do raciocinio do americano é a prémio de fuga.

ou seja, se algum dos grandes "fugir" a essa negociação colectiva, furando o acordo, é largamente beneficiado a diversos niveis. ou seja, imaginemos que há realmente um principio de acordo entre todos os clubes.

a sporttv chega ao pé da lagartagem, porto ou benfica e diz: "meu caro, com este acordo, vocês recebem 21. e que tal se eu garantir para voces 25, e rompem o acordo?". o clube provavelmente aceita. e a negociação colectiva cai por terra, porque se falhar um dos 3 grandes, não serve de grande coisa essa negociação.

não acredito, no clima de guerrilha que existe, e além disso, com a falta de dinheiro que anda por aí, que seja viável tal acordo, infelizmente.
e até por causa do que acontece em espanha. uma negociação colectiva iria, seguramente, prejudicar real e barcelona, que têm um peso leonino no total das transmissões. sendo mais justo para os outros, para esses 2 não. e como o futbeol espanhol é totalmente dicotómico, não dá. e acho que acontece o mesmo em porugal, mas em vez de 2 são 3. existe uma diferença demasiado expressiva entre os "grandes" e os outros, ao contrário do que acontece em frança, itália ou inglaterra ou alemanha.

Mas isso é simples de resolver, basta regulamentar de forma a que quem quer participar na competição aceita as regras do jogo. A partir do momento que for aprovado em AG da Liga e regulamentado, acabou o perigo de fuga. É como acontece na UEFA, basicamente.

concordo, mas não acho a ideia tão practicável, tal como disse agora mesmo ao train.

e acho que estão a esquecer a questão de "furar". os clubes estão desesperados por dinheiro. desesperados mesmo.
veja-se o sporting. com esta confusão do benfica e da sport tv, da renegociação, qual seria a atitude correcta? deixar passar o tempo, fazer render o peixe, para mais tarde, quando surgirem os valores da renovação do benfica, então sim, apresentar a factura à sport tv. um pouco como está a fazer o porto.

em vez disso, renegociaram já por 18 milhões, e estão todos contentes. e porque? porque eles PRECISAM MESMO desse dinheiro.

e quem diz o sporting, diz 80% dos clubes em portugal. há clubes que sobrevivem à custa dos adiantamentos do joaquim oliveira, que aliás, não duvido que mande mais que alguns presidentes, porque se secar a olivedesportos, o clube fecha no dia seguinte.

esta é a cruel realidade. e não vejo força politica ou consciencia conjunta para ultrapassar esta situação, o que apenas beneficia o oliveira.

aliás, o oliveira se der mais alguns trocos a meia duzia de clubes pequenos, só estes votos se calhar chegam para inviabilizar esse tipo de proposta.

concordo em absoluto com o americano. mas não acho, no actual panorama, viável.

trainmaniac

Esta decisão dos direitos de TV é uma decisão da AG da Liga, apenas e só... não mete associações nem nada disso ao barulho, pelo que a comparação com o processo dos estatutos da FPF é um pouco descabida.

Acho que quando os dirigentes passarem a olhar para os seus próprios clubes com interesse e paixão, vão ver que o melhor que têm a fazer é entender-se com os outros clubes para procurarem soluções conjuntas. Nisto dos direitos de TV haveriam enormes vantagens.

Grande

Citação de: trainmaniac em 10 de Fevereiro de 2011, 16:58
Esta decisão dos direitos de TV é uma decisão da AG da Liga, apenas e só... não mete associações nem nada disso ao barulho, pelo que a comparação com o processo dos estatutos da FPF é um pouco descabida.

Acho que quando os dirigentes passarem a olhar para os seus próprios clubes com interesse e paixão, vão ver que o melhor que têm a fazer é entender-se com os outros clubes para procurarem soluções conjuntas. Nisto dos direitos de TV haveriam enormes vantagens.

O Bayern se pudesse saia da negociação colectiva. Não há nenhum clube grande que queira competir na Champs que queira isso.

A não ser que sejam obrigados os grandes gostam de receber o que tem direito.

Americano69

Citação de: Grande em 10 de Fevereiro de 2011, 17:03
Citação de: trainmaniac em 10 de Fevereiro de 2011, 16:58
Esta decisão dos direitos de TV é uma decisão da AG da Liga, apenas e só... não mete associações nem nada disso ao barulho, pelo que a comparação com o processo dos estatutos da FPF é um pouco descabida.

Acho que quando os dirigentes passarem a olhar para os seus próprios clubes com interesse e paixão, vão ver que o melhor que têm a fazer é entender-se com os outros clubes para procurarem soluções conjuntas. Nisto dos direitos de TV haveriam enormes vantagens.

O Bayern se pudesse saia da negociação colectiva. Não há nenhum clube grande que queira competir na Champs que queira isso.

A não ser que sejam obrigados os grandes gostam de receber o que tem direito.

Champs que ironicamente é o melhor exemplo de sucesso duma negociação colectiva, diria eu.

nightcrowler

Citação de: trainmaniac em 10 de Fevereiro de 2011, 16:58
Esta decisão dos direitos de TV é uma decisão da AG da Liga, apenas e só... não mete associações nem nada disso ao barulho, pelo que a comparação com o processo dos estatutos da FPF é um pouco descabida.

Acho que quando os dirigentes passarem a olhar para os seus próprios clubes com interesse e paixão, vão ver que o melhor que têm a fazer é entender-se com os outros clubes para procurarem soluções conjuntas. Nisto dos direitos de TV haveriam enormes vantagens.

train... há muitas maneiras de cozinhar um bacalhau.
há muitos interesses.

e se entre associações já é o filme que é, com clubes é MUITO pior. aliás, será assim tão descabido a sporttv pagar umas luvas ao presindente de um clube pequeno qualquer para ele votar num sentido ou no outro? se o vilarinho parece que foi testa de ferro do bes, imagino o quão fácil não será manipular clubes pequenos que estão na miséria.

em relação aos dirigentes dedicarem-se exclusivamente aos seus clubes e pensarem apenas no bem estar deles, acho que estás a ser um pouco ingénuo. há muitos interesses por trás.

um grande abraço

T1n0_SLB

Pessoal onde posso ler o relatório da Deloyte?

Wampyro

A negociação colectiva para mim tb era a melhor forma de dar competitividade à liga e com isso tornar a propria liga mais aliciante. As contas do Americano estão muito boas, mas a pergunta que me fica é:

Como fazer isso, se há clubes que já gastaram o que lhes deram até 2018?