As Finanças do Benfica

The Eagle 10

Citação de: trevo em 01 de Outubro de 2011, 01:43
Contas aprovadas; Clube sem dívidas à Banca

Por Redacção

Os sócios do Benfica a provaram esta noite, em Assembleia Geral, os resultados do exercício de contas do clube relativo a 2010/12011, por larga maioria.

Dos 110 sócios votantes resultaram 3265 votos favoráveis, 155 abstenções e zero votos contra.

As contas – do clube, não da SAD – traduzem um prejuízo de 5,2 milhões de euros, à luz dos novos critérios contabilísticos, com a aplicação do Método de Equivalência Patrimonial, (caso não fosse aplicado a balança entre ganhos e perdas apresentaria um ganho de 1,1 milhões de euros).

A principal novidade, no entanto, prende-se com a liquidação dos empréstimos à banca, que continuavam por saldar. Tanto o financiamento contraído ao BBVA como ao BES foram liquidados, algo com que o presidente da Assembleia Geral do Benfica se congratulou.

«É saudável o clube não ter passivo bancário, tomara todas as instituições poderem dizer o mesmo. A ausência de votos contra mostra que as contas agradaram», referiu Luís Nazaré.

Alguem pode explicar isto? já não devemos à banca?
Boas noticias agora só falta a SAD!

peter_slb

Citação de: Paco Nassa em 30 de Setembro de 2011, 23:19
Hoje houve uma AG do Benfica.

AG essa que tinha mais ou menos 90 associados. Houve algumas intervenções interessantes, principalmente de um sócio critico com a direcção relativo ao "apagão", esse sócio infelizmente e apesar de ter estado bem na critica, esteve péssimamanete quando o Presidente a ia esclarecer, falando por cima e não deixando outra opção ao presidente senão a de se voltar a sentar. Eu que sou critico de algumas maneira de como LFV se dirige aos sócios em AG's, desta vez tenho de lhe dar razão, pq se alguem faz uma intervenção contra outra e essa outra ouve atentamente sem interromper tb tem de depois saber ouvir.

A questão mais pertinente desta AG é a seguinte. Onde estão os Benfiquistas? 90 pessoas numa AG de um clube como o Benfica, se num pequeno clube onde sou vogal tivemos uma AG de aprovação de orçamento com quase 70 associados é normal?

Onde estão Humberto Coelho, Bagão Felix, Fernando Seara, Moniz, Bruno Carvalho, entre outros que são sempre apresentados como pessoas que podm ocupar o cargo de presidente? Será que estas AG onde se discute o futuro do Benfica não interessam? So interessa quando são eleições e podem aparecer nas TV's?

Onde estão os jovens? Mais de metade dos associados que estavam na AG eram sócios de 50 votos (aqueles velhos que não sabem o que é o Benfica pq não vêm ao SB) e se havia 5 pessoas abaixo dos 30 anos era muito!

Onde está quem se preocupa com a vida do clube fora da Internet? Serão só aqueles "velhos" que se preocupam com o clube?

Os jovens desistiram. Eu e mais alguns aqui do fórum antes da AG em que foi aprovado o aumento de capital da SAD através da inclusão do estádio, iam a quase todas as AGs do clube (alguns dos quais até interviam e não era com mensagens do estilo "porto é corrupto" ou "temos a melhor equipa dos últimos 20 anos" como pragal e pedro guerra, ou as simples "quero é aprovar isto e ir para casa" e "viva ao Benfica" do comum dos sócios que decidem estas AG), mas, falando por mim, quando vejo um acto que deixa o Benfica clube sem qualquer património a não ser o nome e uns pavilhões, ser passado para uma SAD, numa AG com umas 200 pessoas e uma aprovação de 80%, simplesmente não vale a pena ir a uma AG.
É pura perda de tempo, ainda mais agora com os novos estatutos, em que os jovens mesmo que sejam sócios desde que nasceram (como é o meu caso), têm menos 30 votos que os sócios mais velhos, que chegam ao ponto de passar a AG a dormir e acordarem para aprovar o que quer que seja que esteja a ser proposto pela direcção.

Zetuga

Citação de: benficaslb1 em 01 de Outubro de 2011, 03:56
bem eu percebo pouco de finanças e etc podiam tirar-me algumas dúvidas?

Qual é a diferença da Sad e do clube? No fundo não é tudo a mesma coisa? Ou seja o Clube não deve a banca mas a Sad deve por isso na pratica o prejuízo é de 140 milhões na mesma ou estou errado?

Imaginemos que isto corria tudo mal e a sad não conseguia pagar a dívida o clube não levava na mesma por tabela?

Resumindo e concluindo esta AG trouxe melhorias orçamentais ou foi mais uma maneira de tapar os olhos aos menos entendidos como eu? È que eu estou quase a fazer 1 ano de sócio e gostava de perceber mais destes assuntos.

Desculpa la, mas quando dizes se foi uma maneira de tapar os olhos aos menos entendidos fazes-me rir.

A culpa dos mal informados e' so' mesmo deles proprios hoje em dia.

Zetuga

Citação de: peter_slb em 01 de Outubro de 2011, 10:11
Citação de: Paco Nassa em 30 de Setembro de 2011, 23:19
Hoje houve uma AG do Benfica.

AG essa que tinha mais ou menos 90 associados. Houve algumas intervenções interessantes, principalmente de um sócio critico com a direcção relativo ao "apagão", esse sócio infelizmente e apesar de ter estado bem na critica, esteve péssimamanete quando o Presidente a ia esclarecer, falando por cima e não deixando outra opção ao presidente senão a de se voltar a sentar. Eu que sou critico de algumas maneira de como LFV se dirige aos sócios em AG's, desta vez tenho de lhe dar razão, pq se alguem faz uma intervenção contra outra e essa outra ouve atentamente sem interromper tb tem de depois saber ouvir.

A questão mais pertinente desta AG é a seguinte. Onde estão os Benfiquistas? 90 pessoas numa AG de um clube como o Benfica, se num pequeno clube onde sou vogal tivemos uma AG de aprovação de orçamento com quase 70 associados é normal?

Onde estão Humberto Coelho, Bagão Felix, Fernando Seara, Moniz, Bruno Carvalho, entre outros que são sempre apresentados como pessoas que podm ocupar o cargo de presidente? Será que estas AG onde se discute o futuro do Benfica não interessam? So interessa quando são eleições e podem aparecer nas TV's?

Onde estão os jovens? Mais de metade dos associados que estavam na AG eram sócios de 50 votos (aqueles velhos que não sabem o que é o Benfica pq não vêm ao SB) e se havia 5 pessoas abaixo dos 30 anos era muito!

Onde está quem se preocupa com a vida do clube fora da Internet? Serão só aqueles "velhos" que se preocupam com o clube?

Os jovens desistiram. Eu e mais alguns aqui do fórum antes da AG em que foi aprovado o aumento de capital da SAD através da inclusão do estádio, iam a quase todas as AGs do clube (alguns dos quais até interviam e não era com mensagens do estilo "porto é corrupto" ou "temos a melhor equipa dos últimos 20 anos" como pragal e pedro guerra, ou as simples "quero é aprovar isto e ir para casa" e "viva ao Benfica" do comum dos sócios que decidem estas AG), mas, falando por mim, quando vejo um acto que deixa o Benfica clube sem qualquer património a não ser o nome e uns pavilhões, ser passado para uma SAD, numa AG com umas 200 pessoas e uma aprovação de 80%, simplesmente não vale a pena ir a uma AG.
É pura perda de tempo, ainda mais agora com os novos estatutos, em que os jovens mesmo que sejam sócios desde que nasceram (como é o meu caso), têm menos 30 votos que os sócios mais velhos, que chegam ao ponto de passar a AG a dormir e acordarem para aprovar o que quer que seja que esteja a ser proposto pela direcção.

Claro que a culpa e' dos outros.. quando os outros diziam que desistiam, eram criticados, mas agora ja se pode desistir. Devem ser as hormonas.

peter_slb

que culpa? Eu não atribuí culpas a ninguém. Simplesmente não há gente suficiente interessada em algo diferente para o clube, logo não vale a pena ir a uma AG. É uma desistência de ir a AGs, nada mais que isso.

TJSF

No ultimo RC não li 140M, li algo como 216M, com 90M a pagar este ano e o restante em 5 anos. Dever mais de 200M e ao mesmo tempo ter delapidado o Capital Social faz pensar, para aonde é que o dinheiro foi?

Jack Bauer

Quais são os critérios para se estar presente? São os sócios de todas as categorias acima dos 18 anos? Podem ser correspondentes?

GTtdi_SLB

Clube sem passivo pois tambem já não tem anéis. A Sad é a gestora dos capitais que circulam, que neste momento e por motivos do constante financiamento (endividamento) não tem conseguido apresentar reduções significativas no deficit. Mas afinal quando estará a infra-estrutura estádio paga? havia sido afirmado com pompa que em 5,10 anos o encargo "estádio" deixaria de ser um fardo e que libertaria numerário para fazer face à divida acumulada..ainda não vi nada disso...o que estou a assistir é uma incapacidade de reduzir o passivo pelo excesso (ou não) de investimento e nunca iremos deixar o ciclo vicioso instalado...ainda se ao menos ganhássemos frequentemente...

baar99

Citação de: TJSF em 01 de Outubro de 2011, 11:25
No ultimo RC não li 140M, li algo como 216M, com 90M a pagar este ano e o restante em 5 anos. Dever mais de 200M e ao mesmo tempo ter delapidado o Capital Social faz pensar, para aonde é que o dinheiro foi?

O valor de divida aos bancos é esse mesmo.

T1n0_SLB

Leste mal, o total dos emprestimos é de 216M, mas os bancários são 140M.

TJSF

Citação de: T1n0_SLB em 01 de Outubro de 2011, 12:26

Os obrigacionistas também são para pagar, chama-lhe o que quiseres.

T1n0_SLB

Citação de: TJSF em 01 de Outubro de 2011, 12:38

Claro que são para pagar, mas não são emprestimos bancários, mas sim emprestimos obrigacionistas!

Paco Nassa

Citação de: Jack Bauer em 01 de Outubro de 2011, 11:32
Quais são os critérios para se estar presente? São os sócios de todas as categorias acima dos 18 anos? Podem ser correspondentes?
Sim para tudo

ppfinder

Citação de: T1n0_SLB em 01 de Outubro de 2011, 12:41

Claro que são para pagar, mas não são emprestimos bancários, mas sim emprestimos obrigacionistas!

ambos são financiamento remunerado. por isso devem estar todos na mesma análise.

T1n0_SLB

Citação de: ppfinder em 01 de Outubro de 2011, 13:47
Citação de: T1n0_SLB em 01 de Outubro de 2011, 12:41

ambos são financiamento remunerado. por isso devem estar todos na mesma análise.

E estão, mas o user em questão pergutou por emprestimos bancários!