As Finanças do Benfica

trainmaniac

Acho piada que teve de ser uma auditoria ao Sporting a revelar apenas e só aquilo que já era do conhecimento público (ou seja, de quem ia estando atento aos documentos disponibilizados na CMVM), para muita gente começar a ter noção do buraco em que os clubes estão enfiados.

Nós no Benfica felizmente estamos muito menos enterrados que o Sporting, mas também estamos numa situação de tremendo risco... a descapitalização crescente da SAD ao longo dos últimos 10 anos não me deixa mentir.

The Eagle 10

Citação de: Joao_ab3 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:03
Crl, enganei-me...queria dizer 394. Tens razão...mas enganei-me mesmo a passar. Passivo 394. Troquei os numeros O0
Ainda muito para abater para estarmos confortaveis, o dia em que chegarmos, aos 200M passivo já considerava bom e estaria mais optimista, se calhar estou exagerar mas seria bom para os tempos de agora como isto está.

Trezeguet

todos os clubes em Portugal estão em risco, agora é preciso mudar muita coisa.

trainmaniac

Citação de: King 7 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:08
Crl, enganei-me...queria dizer 394. Tens razão...mas enganei-me mesmo a passar. Passivo 394. Troquei os numeros O0
Ainda muito para abater para estarmos confortaveis, o dia em que chegarmos, aos 200M passivo já considerava bom e otimista, ser calhar estou exagerar mas seria bom para os tempos de agora como isto está.

Não adianta muito falarmos de metas concretas, porque elas dependem sempre de muita coisa. Com 200M€ de passivo podemos estar completamente na merda, assim como também é possível equacionar um cenário de um passivo muito superior e estarmos numa boa situação.

O que preocupa é a sustentabilidade desse passivo, nomeadamente o seu custo e a sua relação com a actividade económica da SAD..

MiTica

Citação de: Trezeguet em 02 de Fevereiro de 2012, 15:08
todos os clubes em Portugal estão em risco, agora é preciso mudar muita coisa.

nem todos

alguns ja faliram mesmo :whistle2:

.:VMPT:.

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:07
Acho piada que teve de ser uma auditoria ao Sporting a revelar apenas e só aquilo que já era do conhecimento público (ou seja, de quem ia estando atento aos documentos disponibilizados na CMVM), para muita gente começar a ter noção do buraco em que os clubes estão enfiados.

Nós no Benfica felizmente estamos muito menos enterrados que o Sporting, mas também estamos numa situação de tremendo risco... a descapitalização crescente da SAD ao longo dos últimos 10 anos não me deixa mentir.

Estamos menos enterrados que o Benfica?

Depende das prespectiva....

Eu acho que estamos ainda mais enterrados.... a diferença é que somos bem maiores que eles....

MiTica

isto mesmo

eu percebo que seja so o constatar do obvio, mas pode ser que sirva pra acordar algumas mentes, se bem que com estas coisas de futebol a paixao dá cabo da racionalização

e lá se grita "estamos melhores que eles" e segue pra mais uns anos do mesmo

trainmaniac

Citação de: .:VMPT:. em 02 de Fevereiro de 2012, 15:10

Eu acho que estamos ainda mais enterrados.... a diferença é que somos bem maiores que eles....

A questão da dimensão é logo um ponto a nosso favor.
O desequilíbrio deles face às receitas que têm é logo muito maior que o nosso...
Atenção que, conforme aliás tenho escrito nos últimos anos, considero que a nossa situação é muito preocupante... e se nada for feito, aquilo que se começa a vislumbrar no Sporting (maioria do capital cedida a terceiros) mais não será do que uma inevitabilidade também no nosso caso.

Frank James

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:09
Citação de: King 7 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:08
Ainda muito para abater para estarmos confortaveis, o dia em que chegarmos, aos 200M passivo já considerava bom e otimista, ser calhar estou exagerar mas seria bom para os tempos de agora como isto está.

Não adianta muito falarmos de metas concretas, porque elas dependem sempre de muita coisa. Com 200M€ de passivo podemos estar completamente na merda, assim como também é possível equacionar um cenário de um passivo muito superior e estarmos numa boa situação.

O que preocupa é a sustentabilidade desse passivo, nomeadamente o seu custo e a sua relação com a actividade económica da SAD..
A sua relação com a actividade económica da SAD? Podes ser um pouco mais concreto sff? Gostava de perceber.

goldharbor

Citação de: MiTica em 02 de Fevereiro de 2012, 14:57
quem é que consegue raciocinar em passivos, e sad's quando metes ai esse avatar  :D
:tonge:

Trezeguet

estou a ver tenho ver melhor relação activo/passivo do clube

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:12
Citação de: .:VMPT:. em 02 de Fevereiro de 2012, 15:10

A questão da dimensão é logo um ponto a nosso favor.
O desequilíbrio deles face às receitas que têm é logo muito maior que o nosso...
Atenção que, conforme aliás tenho escrito nos últimos anos, considero que a nossa situação é muito preocupante... e se nada for feito, aquilo que se começa a vislumbrar no Sporting (maioria do capital cedida a terceiros) mais não será do que uma inevitabilidade também no nosso caso.

e no porto como é que a situação está ?

trainmaniac

Citação de: Frank James em 02 de Fevereiro de 2012, 15:13A sua relação com a actividade económica da SAD? Podes ser um pouco mais concreto sff? Gostava de perceber.

A questão tem mais que ver com o financiamento deste passivo. O do SLB já custa, grosso modo, 20M€/ano em juros. Ou seja, a actividade económica deve ser capaz de gerar no mínimo um excedente de 20M€ por ano (e de preferência sem receitas extraordinárias como vendas de jogadores) para cobrir isto.

Além do mais há a questão da tesouraria... os clubes têm gravíssimos problemas de liquidez, e raramente conseguem sequer devolver os empréstimos que contraíram sem contraírem outros empréstimos destinados precisamente a reforçar a liquidez de caixa..

trainmaniac

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 02 de Fevereiro de 2012, 15:14e no porto como é que a situação está ?

O Porto em termos patrimoniais tem a melhor situação dos 3 grandes, agora a nível de tesouraria aquilo que se tem falado nos corredores dá conta de um desespero se calhar ao nível do do Sporting. Enfim, é complicado ter grandes certezas sobre a situação deles..

MiTica

o passivo pode ser pra investir em jogadores e ser produtivo

ou ser resultado de construires um estadio sobredimensionado e acabar por não o ser

não sei se o exemplo é bom

Depois se pagamos de juros 6% e recebemos do investimento que fizemos e donde resultou esse passivo 5% estamos mal