As Finanças do Benfica

T1n0_SLB

Citação de: .:VMPT:. em 02 de Fevereiro de 2012, 15:21
trainmaniac, não temos, nos proximos tempos, de pagar um elevado emprestimo obrigacionista?

Acho que de 40 milhões em 2013....

Como vamos pagar isso? fazendo um ainda maior para cobrir esse + despesas?

Neste ano temos cerca de 92M para pagar, mas segundo o R&C só iremos pagar pouco mais de 18M, isso graças a grandes engenharias financeiras.

trainmaniac

Citação de: redsun111 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:25
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:20
Citação de: redsun111 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:18Quando o VMPT diz que "estamos mais pobres que o Benfica" parece que está a deixar a descoberto a careca...
O Sporting quer agora atingir os 200.000 socios.... está bem, está.

O que o VMPT disse em resposta ao meu post também é compreensível... eu não estou de acordo com ele, mas entendo a perspectiva dele.

A forma como ele escreveu deixa subentendido que ele não é do Benfica, foi só isso que quis dizer...

Opá, ele anda neste fórum há anos, se fosse a ti preocupava-te com coisas bem mais importantes do que o estilo de escrita das outras pessoas.

trainmaniac

Citação de: Joao_ab3 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:26
Com esse empréstimo não se gerou um lucro de vinte e tal %? Então qual é o problema em continuar com a aposta??

Como assim?

.:VMPT:.

Citação de: redsun111 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:18
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:12
Citação de: .:VMPT:. em 02 de Fevereiro de 2012, 15:10
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:07
Acho piada que teve de ser uma auditoria ao Sporting a revelar apenas e só aquilo que já era do conhecimento público (ou seja, de quem ia estando atento aos documentos disponibilizados na CMVM), para muita gente começar a ter noção do buraco em que os clubes estão enfiados.

Nós no Benfica felizmente estamos muito menos enterrados que o Sporting, mas também estamos numa situação de tremendo risco... a descapitalização crescente da SAD ao longo dos últimos 10 anos não me deixa mentir.

Estamos menos enterrados que o Benfica?

Depende das prespectiva....

Eu acho que estamos ainda mais enterrados.... a diferença é que somos bem maiores que eles....

A questão da dimensão é logo um ponto a nosso favor.
O desequilíbrio deles face às receitas que têm é logo muito maior que o nosso...
Atenção que, conforme aliás tenho escrito nos últimos anos, considero que a nossa situação é muito preocupante... e se nada for feito, aquilo que se começa a vislumbrar no Sporting (maioria do capital cedida a terceiros) mais não será do que uma inevitabilidade também no nosso caso.

Quando o VMPT diz que "estamos mais pobres que o Benfica" parece que está a deixar a descoberto a careca...
O Sporting quer agora atingir os 200.000 socios.... está bem, está.

ah... ah... ah.... Tens umas piadas muito giras....

Se soubesses ler, sabias que foi erro meu.... é só ver o meu comentario em resposta ao que o trainmaniac tinha escrito....

:disgust:

redsun111

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:24
Citação de: .:VMPT:. em 02 de Fevereiro de 2012, 15:21
trainmaniac, não temos, nos proximos tempos, de pagar um elevado emprestimo obrigacionista?

Acho que de 40 milhões em 2013....

Como vamos pagar isso? fazendo um ainda maior para cobrir esse + despesas?

Temos nós e têm os outros... é um problema com que todos se vão confrontar.
Foi uma pura loucura o que se fez sobretudo nos últimos 5/6 anos, e só lamento que tenha sido preciso chegar aqui para perceber a insustentabilidade dos modelos de negócio.
Eu não sei como iremos pagar tudo isso... ou vamos fazer vendas massivas de jogadores, ou vamos contrair novos empréstimos sabe-se lá com que taxas de juro... (o último do Sporting já foi a 9%).

Uma coisa é certa, é tarde para se evitarem consequências negativas para os clubes. VIve-se uma época de limitação de danos, e quem os limitar melhor, sairá por cima, pelo menos ao nível nacional.

O scp e o fcp fizeram emprestimos orbigacionistas a pagar cerca de 9% e 10% de juro. O do Benfica paga a 6%. É ligeiramente diferente. Dá para perceber as condições de mercado e quem está... aflitinho.  :whistle2:

trainmaniac

Citação de: Frank James em 02 de Fevereiro de 2012, 15:26Mas foi um endividamento necessário, agora pode é ter sido mal ou bem aplicado. O objectivo da SAD não é dar lucro, mas sim de ter resultados desportivos, sem comprometer as contas do clube. Não se deverá apontar o dedo, também a outros sujeitinhos?

Eu não estou do lado de achar que este nível de endividamento foi necessário... sobretudo porque acho que a política desportiva do SLB nos últimos 6/7 anos baseou-se num desperdício brutal. Podíamos ter chegado ao mesmo patamar com muito menores investimentos... convicção pessoal minha.

Rei

O Benfica precisa é de jogar futebol e ter bons resultados. Se isso acontecer, estamos bem, porque aumentam as receitas, e aumentam as possibilidades de boas vendas. Neste momento temos bons activos, e isso é meio caminho andado. 

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:21
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 02 de Fevereiro de 2012, 15:20
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:17
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 02 de Fevereiro de 2012, 15:14e no porto como é que a situação está ?

O Porto em termos patrimoniais tem a melhor situação dos 3 grandes, agora a nível de tesouraria aquilo que se tem falado nos corredores dá conta de um desespero se calhar ao nível do do Sporting. Enfim, é complicado ter grandes certezas sobre a situação deles..

Está certo :)  Obrigado ;) 

PS: viste a mensagem que te mandei pelo facebook ?

Se é recente, provavelmente não... vou lá ver :tonge:
Devias usar twitter :D

Vou analisar isso xD

Já agora, o dinheiro da negociação das transmissões televisivas não puderá ser usado para pagar esse empréstimo obrigacionista ?  Daí estarem sempre a bater na tecla dos 40M. É que se o SLB se negociar na ordem dos 20M (que é o valor mais provável), poderia pedir 2 anos adiantado e pagar o empréstimo sem ter que recorrer a mais empréstimos com taxas de juros aindas mais altas. Eliminava assim uma grande pedra no sapato, é verdade que ficava sem receber direitos televisivos durante dois anos, mas médio-longo prazo acabava por ser melhor. Achas que uma das soluções passa por aí ou o que eu disse foi completamente descabido ?

trainmaniac

Citação de: redsun111 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:28O scp e o fcp fizeram emprestimos orbigacionistas a pagar cerca de 9% e 10% de juro. O do Benfica paga a 6%. É ligeiramente diferente. Dá para perceber as condições de mercado e que está... aflitinho.  :whistle2:

Resumindo: mesmo o Benfica está longe de poder estar descansado. Até porque a liquidez no mercado agora é muito menor, um novo empréstimo obrigacionista quase certamente terá um juro superior.

trainmaniac

Citação de: Rei em 02 de Fevereiro de 2012, 15:29
O Benfica precisa é de jogar futebol e ter bons resultados. Se isso acontecer, estamos bem, porque aumentam as receitas, e aumentam as possibilidades de boas vendas. Neste momento temos bons activos, e isso é meio caminho andado. 

Tivemos prejuízo em 2009/10.

Joao_ab3

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:27
Com esse empréstimo não se gerou um lucro de vinte e tal %? Então qual é o problema em continuar com a aposta??

Como assim?
Quando saiu essa noticia, o LFV(acho) veio comentar dizendo que tinha sido uma boa aposta ja que gerou vinte e tal % de lucro.

Trezeguet

o que se anda dizer aqui e vários analistas dizem há muito. Futebol português e seus clubes estão de tanga é preciso mudar de gestão mas Sporting, Setubal e Belem chegaram a pontos muito criticos

trainmaniac

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 02 de Fevereiro de 2012, 15:29Já agora, o dinheiro da negociação das transmissões televisivas não puderá ser usado para pagar esse empréstimo obrigacionista ?  Daí estarem sempre a bater na tecla dos 40M. É que se o SLB se negociar na ordem dos 20M (que é o valor mais provável), poderia pedir 2 anos adiantado e pagar o empréstimo sem ter que recorrer a mais empréstimos com taxas de juros aindas mais altas. Eliminava assim uma grande pedra no sapato, é verdade que ficava sem receber direitos televisivos durante dois anos, mas médio-longo prazo acabava por ser melhor. Achas que uma das soluções passa por aí ou o que eu disse foi completamente descabido ?

Estás muito lá... será precisamente isso, quase de certeza. Receber adiantado (algo que a Olivedesportos garantiu sempre até hoje), e com isso resolver problemas do presente. Claro que isso ao fim e ao cabo, se nada for feito além disso, é apenas empurrar os problemas com a barriga... porque nos anos a seguir continuarão a haver contas para pagar, e o dinheiro da TV já foi.

trainmaniac

Citação de: Joao_ab3 em 02 de Fevereiro de 2012, 15:30
Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:27

Como assim?
Quando saiu essa noticia, o LFV(acho) veio comentar dizendo que tinha sido uma boa aposta ja que gerou vinte e tal % de lucro.

Teria de ver as declarações do LFV para ver ao que se referia, mas lucros é tudo coisa que não temos tido..

Rei

Citação de: trainmaniac em 02 de Fevereiro de 2012, 15:30
Citação de: Rei em 02 de Fevereiro de 2012, 15:29

Tivemos prejuízo em 2009/10.

Temos de continuar o percurso, ter bons resultados é meio caminho andado.