As Finanças do Benfica

Mestre30

†

Esses dados vindo de alguém que sorteia coca-colas só podem ser falsos, como é óbvio.

†

fabioLupi

Não se pode fazer aquilo que ele fez, somar uma coisa com a outra.

JoaoPedroLopes

Citação de: Nramos em 12 de Junho de 2012, 12:08
Citação de: JoaoPedroLopes em 12 de Junho de 2012, 11:59
Citação de: Gonzalex em 12 de Junho de 2012, 10:36
Assim, se olharmos para o Benfica como um todo, isto é, Benfica SAD Consolidada + Benfica Clube, a fotografia que obtemos da situação financeira é a seguinte:

Activo: 426 milhões de euros
Passivo: 503 milhões de euros
Situação Liquida: -77 milhões de euros

Isto é verdadeiro?

Se foi o BC que disse é porque é.

Mas não se preocupem pois amanhã teremos a resposta a como sair desta situação catastrófica.

E factos a sustentar o oposto, há?

Existem.

Basta analisar os R&C como já me pediram aí atrás.

crslb

Nramos

Citação de: JoaoPedroLopes em 12 de Junho de 2012, 12:23
Citação de: Nramos em 12 de Junho de 2012, 12:08
Citação de: JoaoPedroLopes em 12 de Junho de 2012, 11:59
Citação de: Gonzalex em 12 de Junho de 2012, 10:36
Assim, se olharmos para o Benfica como um todo, isto é, Benfica SAD Consolidada + Benfica Clube, a fotografia que obtemos da situação financeira é a seguinte:

Activo: 426 milhões de euros
Passivo: 503 milhões de euros
Situação Liquida: -77 milhões de euros

Isto é verdadeiro?

Se foi o BC que disse é porque é.

Mas não se preocupem pois amanhã teremos a resposta a como sair desta situação catastrófica.

E factos a sustentar o oposto, há?

Existem.

Basta analisar os R&C como já me pediram aí atrás.

Pois é. Basta recuar 2 ou 3 páginas, e confirmar os valores transcritos...

Afinal não foi o Bruno Carvalho que disse, foram os R&C...

Koukouloforoi

Rui Costa

Citação de: Gonzalex em 12 de Junho de 2012, 11:42
Se for verdade então estamos mesmo mesmo muito mal...

É que eu na minha ignorancia pensava que o passivo dos 400M já incluia o clube...

Sabes, é a mania de utilizar palavras técnicas como "consolidado" para afastar e meter medo às pessoas leigas na matéria para não ousarem contrapor o quer que seja. É uma técnica velha como o mundo, de tipo "bluff".
E não escolho o exemplo completamente ao azar. Essa palavra "consolidada" foi introduzida no dicionário serbenfiquista ainda quando esse conceito nem fazia qualquer sentido de tal anedótico que eram as empresas consolidadas com a SAD (e nunca detidas a 100% pela mesma). Tem o seu sentido agora com a Benfica Estádio.

E agora porquê o Estádio? Porque sem as receitas e os activos da Benfica Estádio, estaria completamente a nu a "milagrosa" gestão da SAD.

Uma nota que me faz sorrir há vários anos: Disse o Vieira que as modalidades deveriam ser auto-sustentáveis. Tudo bem. Acontece é que sem os 75% de quotizações revertidas à SAD, o futebol apresentava sempre prejuízos. Não sendo portanto "auto-sustentável" se não fosse esta discriminação (positiva). Acho brilhante.

trainmaniac

Eu tenho uma série de ideias, e acho que o Benfica não está em condições de pelo menos negar o seu debate e uma reflexão (de preferência rápida) sobre a sua aplicação.

Em linhas gerais:

- Ceder o naming do estádio - algo que em conceito me desagrada, mas vendo o Benfica no actual estado, não há outro remédio;

- Utilizar a cedência do naming do estádio para reter, no clube, uma maior percentagem de quotizações. 30-40%. Isto teria de ser estudado também do ponto de vista jurídico, visto que iria alterar as condições iniciais de subscrição das acções da SAD. Uma alteração de estatutos da SAD chegará?

- Limitar jogadores com contrato a não mais de 55-60 - pressuposto de existência de duas equipas profissionais, e meia dúzia de jogadores em empréstimos pontuais a outras equipas;

- Corte imediato nos salários totais da SAD em 15 ou 20%, para pelo menos voltarem ao pamatar de 2010/11 - já nem vou mais longe!

- Orçamentos planeados sem contar com todo o tipo de receitas que não são planificáveis no início do ano - prémios de competições europeias, vendas de jogadores, etc;

Claro que tudo isto nos traz também à vaca fria: gestão do futebol. Se não houver uma gestão criteriosa, será impossível ter sucesso financeiro. Vemos normalmente esta questão pelas receitas associadas a ganhar, mas esquecemo-nos dos impactos nos custos.

Uma gestão desportiva de sucesso consegue fazer uma gestão de activos boa o suficiente para permitir controlar o "ciclo de vida" dos jogadores no clube, impedindo por exemplo que o clube não se possa separar de alguns jogadores que, para ficarem muitos anos no clube, começam a auferir salários incomportáveis para a nossa realidade. É provavelmente aqui onde o Porto mais cartas dá em termos de gestão de activos, e penso que para bom entendedor, meia palavra basta... e não me refiro a corrupções. Refiro-me a gestão interna.

T1n0_SLB

Citação de: trainmaniac em 12 de Junho de 2012, 13:33
Eu tenho uma série de ideias, e acho que o Benfica não está em condições de pelo menos negar o seu debate e uma reflexão (de preferência rápida) sobre a sua aplicação.

Em linhas gerais:

- Ceder o naming do estádio - algo que em conceito me desagrada, mas vendo o Benfica no actual estado, não há outro remédio;

- Utilizar a cedência do naming do estádio para reter, no clube, uma maior percentagem de quotizações. 30-40%. Isto teria de ser estudado também do ponto de vista jurídico, visto que iria alterar as condições iniciais de subscrição das acções da SAD. Uma alteração de estatutos da SAD chegará?

- Limitar jogadores com contrato a não mais de 55-60 - pressuposto de existência de duas equipas profissionais, e meia dúzia de jogadores em empréstimos pontuais a outras equipas;

- Corte imediato nos salários totais da SAD em 15 ou 20%, para pelo menos voltarem ao pamatar de 2010/11 - já nem vou mais longe!

- Orçamentos planeados sem contar com todo o tipo de receitas que não são planificáveis no início do ano - prémios de competições europeias, vendas de jogadores, etc;

Claro que tudo isto nos traz também à vaca fria: gestão do futebol. Se não houver uma gestão criteriosa, será impossível ter sucesso financeiro. Vemos normalmente esta questão pelas receitas associadas a ganhar, mas esquecemo-nos dos impactos nos custos.

Uma gestão desportiva de sucesso consegue fazer uma gestão de activos boa o suficiente para permitir controlar o "ciclo de vida" dos jogadores no clube, impedindo por exemplo que o clube não se possa separar de alguns jogadores que, para ficarem muitos anos no clube, começam a auferir salários incomportáveis para a nossa realidade. É provavelmente aqui onde o Porto mais cartas dá em termos de gestão de activos, e penso que para bom entendedor, meia palavra basta... e não me refiro a corrupções. Refiro-me a gestão interna.

E depois acordas.

trainmaniac

Citação de: T1n0_SLB em 12 de Junho de 2012, 13:45
Citação de: trainmaniac em 12 de Junho de 2012, 13:33

Em linhas gerais:

E depois acordas.

Que com DSOs e afins nada disto será aplicado, eu sei. Agora que é possível aplicar com outras pessoas, tenho a certeza absoluta. Tenho dedicado os últimos meses a estudar muita coisa sobre a organização actual do Benfica, sobre a sua gestão e sobre aquilo que se pode ou não fazer... portanto nada do que sugiro é um mero sonho.

Slb23

Train isso era muito bom...

T1n0_SLB

Também partilho dessas ideias.