As Finanças do Benfica

PAslb

Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:16
basicamente não temos capacidade para reduzir a nossa dívida, nem o serviço de dívida que temos.

não conseguimos resolver empréstimos, têm de ser sempre renovados.

não temos capacidade para gerar recursos suficientes para cobrir as nossas despesas de forma consecutiva, acumulando prejuizos.

a nossa estrutura de receitas não consegue cobrir a nossa estruturas de custos.

as receitas aumentam mas as despesas aumentam mais.

é uma situação que só vai sobrevivendo devido a empréstimos e mais empréstimos.

estamos em modo fuga para a frente.

há a esperança que com a benfica tv e os direitos tv as receitas aumentem. mas comparadas com o aumento dos custos, compensarão?
Será que vão aumentar o esperado?
Eu acho que não e a montanha vai parir um rato.

MALU15

Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:06
Citação de: flagelo em 05 de Novembro de 2013, 16:00
Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 15:42
a ideia do MEP não será para evitar que grupos de negócios escondam os prejuízos todos numa sociedade não auditada e tal?

assim deste modo dá uma visão mais realista da saúde do grupo.

não sei se estou a entender bem o que disseste, a ideia é o valor registado no activo da entidade investidora variar de acordo com a performance (alterações nos capitais próprios) da participada, desta forma o valor contabilístico tentar ser o mais próximo da realidade.
ou seja, os resultados da participada vão influenciar a rubrica de activos financeiros, onde se encontra a participação, proporcionalmente (de acordo com a %)

espero ter ajudado
exacto , acho que é mesmo essa ideia.

havia grupos como o bpn e a sln, que criavam sociedades onde «enterrevam» os prejuizos das outras sociedades, e a verdade é que depois nos relatorios e contas dos grupos a realidade demonstrada andava longe da realidade efectiva das contas.

assim ao contabilizar os resultados de acordo com o peso que a sociedade tem, estão a tentar reflectir de modo mais justo os efeitos das contas sociedades que fazem parte do grupo, e contanto todas, já não dá para esconder os prejuizos ou os proveitos.
Percebo o que querias dizer. Só que aqui havia um facto anormal (crime), que passava pela existência de empresas fantasma não consolidadas que serviam para esconder operações geradores de prejuízos e em teoria até podiam ser geradoras de lucros, não possibilitando assim ter uma visão real da situação financeira do Grupo no seu todo.

Maldini

Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 16:18
Citação de: Maldini em 05 de Novembro de 2013, 16:11

Com mais ou menos contas e formas de contabilizar a realidade final é esta:

450 milhões de passivo ... caiptais próprios inferiores ao ativo ... divida financeira de curto prazo nos 200 milhões ... isso sim ...
No caso da divida de curto prazo não é bem assim, pois a administração da SAD já está a prever que cerca de 130M€ seja re-negociado para o passivo não corrente. O que não deixa de ser deveras preocupante.

Mais preocupante é no entanto pensar que esse re-negociamento (provavelmente através de mais empréstimos) cause um aumento nos quase inacreditáveis 17.634.200€ que pagámos de juros na época passada.

Para mim a gestão era simples de fazer ....

Vender ativos ... jogadores ... abater na divida diretamente e a totalidade dos proveitos ...

Com os proveitos (sem venda de jogadores) pagar custos correntes ... sem aumentar a divida ...

Chame-lhe o que quiserem ... mas perante esses números é o futuro do Benfica que está em causa ...

flagelo

Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:17
Citação de: MALU15 em 05 de Novembro de 2013, 16:13
Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:07
Citação de: MALU15 em 05 de Novembro de 2013, 16:04
Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 15:42
a ideia do MEP não será para evitar que grupos de negócios escondam os prejuízos todos numa sociedade não auditada e tal?

assim deste modo dá uma visão mais realista da saúde do grupo.
Não é bem isso, destina-se apenas a fazer apropriar as contas do Clube (40%) e da SGPS (23,64%) da sua quota parte nos resultados da SAD, incluindo tambem a constituição de provisão pela quota parte dos capitais próprios negativos.
O objectivo último do MEP é assim fazer com que o valor contabilístico das participações financeiras possa ficar actualizado no final dos vários exercícios.

já agora aproveito para perguntar também outra coisa.

as participações que o clube tem na sad e na sgps são também contabilizadas como activos?
Como é óbvio. O que acontece é que os seus valores contabilísticos vão sendo "comidos" até o valor de aquisição ficar a zeros, e só voltarão a ser repostos (ou revertidos) quando houver resultados positivos. Adicionalmente é ainda constituída uma provisão pela quota parte no valor dos capitais próprios negativos, a qual de igual modo vai sendo revertida à medida que os CP vão passando a positivos.
Mas como é contabilizado o peso da participação das sad? Qual a referencia? O valor nominal das participações , o valor de aquisição, o valor de mercado?

no momento de aquisição a participação é reconhecida pelo custo, posteriormente vai sendo corrigida com os lucros ou perdas, dependendo da %

lonstrup

então efectivamente as participações do clube na sad e sgps já nem sequer contam como activo, pois terão sido engolidas pelos prejuizos acumulados.

MALU15

Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:19
já agora malu , sem querer chatear:

quando a sad apresenta um prejuizo de 11 milhões, qual o peso disso através do MEP no relatorio e contas do clube?
De forma directa e indirecta (parte da SGPS) contribui para um resultado negativo do clube de natureza financeira correspondente aos 63,64% detidos sobre os 11M e ainda um resultado negativo adicional extraordinário correspondente aos 63,64% do valor dos capitais próprios negativos detidos pela SAD.

lonstrup

Citação de: Maldini em 05 de Novembro de 2013, 16:21

450 milhões de passivo ... caiptais próprios inferiores ao ativo ... divida financeira de curto prazo nos 200 milhões ... isso sim ...
No caso da divida de curto prazo não é bem assim, pois a administração da SAD já está a prever que cerca de 130M€ seja re-negociado para o passivo não corrente. O que não deixa de ser deveras preocupante.

Mais preocupante é no entanto pensar que esse re-negociamento (provavelmente através de mais empréstimos) cause um aumento nos quase inacreditáveis 17.634.200€ que pagámos de juros na época passada.

Vender ativos ... jogadores ... abater na divida diretamente e a totalidade dos proveitos ...

Com os proveitos (sem venda de jogadores) pagar custos correntes ... sem aumentar a divida ...

Chame-lhe o que quiserem ... mas perante esses números é o futuro do Benfica que está em causa ...
o problema é que esse dinheiro das vendas não é bem nosso.

só vendemos por determinados valores se garantirmos a quem nos dá acesso a esses negócios que depois gastamos grande parte desse dinheiro em aquisições.

está tudo inflacionado, receitas e compras, de modo a dar a ideia que há muito dinheiro a correr, para assim ser elegível para certos empréstimos dos bancos.

VodkaBoy

Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 16:18
Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 16:08
Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 15:57
Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 15:40
Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 15:00
Citação de: Theroux em 05 de Novembro de 2013, 14:48
PAslb, claramente não leste o que tenho vindo a escrever sobre este tema, pois se o fizesses saberias que já disse várias vezes que a situação actual não é sustentável a longo (ou mesmo médio) prazo.

EDIT: O que se passa é que estás a fazer um monólogo pois em vez de leres o que escrevo respondes a afirmações imaginárias que nem sequer representam o que penso.
Então peço desculpa.
Olha olha...
Afinal não sou o único que pede desculpas...  :whistle2:
Tu inventas histórias! É completamente diferente.
Aceito que não tivesse lido tudo o que o Theroux escreveu, limitei-me a abordar o tema com base numa opinião formada que tenho sobre o Theroux, apenas isso.
Eu é que invento histórias não é?
Que falta de vergonha
Sim, e depois vieste pedir desculpa porque não tinhas visto tudo e que estavas a faltar à verdade.
Onde é que isso é inventar histórias? Não acabaste de fazer o mesmo em relação ao Theroux?

O pedido de desculpas (inteiramente merecido) foi num detalhe que não tinha nada a ver com a discussão principal. Mas para ti esse foi todo o ponto dessa discussão. Para ti nada mais se passou ou discutiu. Tudo o resto faz agora parte de um buraco negro de onde a informação não sai...

O facto de ter pedido desculpas por não saber que tinhas feito um comentário, ser comparado com inventar histórias é de facto algo que combina com quem faz a comparação.
A mesma pessoa que literalmente goza com quem defende o indefensável (no caso o Presidente LFV) abespinha-se contra quem tenta criticar o actual treinador do clube.

Falta de vergonha é pouco!

MALU15

Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:26
então efectivamente as participações do clube na sad e sgps já nem sequer contam como activo, pois terão sido engolidas pelos prejuizos acumulados.
Contam sempre, a valor nominal e mantêm todos os direitos na mesma, o que acontece é que o seu valor líquido pode ser zero, tal como qualquer activo que esteja totalmente amortizado. Alem disso há ainda o valor de mercado em função da cotação de bolsa do dia.

lonstrup

Citação de: MALU15 em 05 de Novembro de 2013, 16:28
Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:19
já agora malu , sem querer chatear:

quando a sad apresenta um prejuizo de 11 milhões, qual o peso disso através do MEP no relatorio e contas do clube?
De forma directa e indirecta (parte da SGPS) contribui para um resultado negativo do clube de natureza financeira correspondente aos 63,64% detidos sobre os 11M e ainda um resultado negativo adicional extraordinário correspondente aos 63,64% do valor dos capitais próprios negativos detidos pela SAD.
então quando nas assembleias nos dizem para ignorarmos o mep e nos cingirmos aos resultados operacionais, estão efectivamente a tentar enfiar-nos a carapuça.

Maldini

Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:29

o problema é que esse dinheiro das vendas não é bem nosso.

só vendemos por determinados valores se garantirmos a quem nos dá acesso a esses negócios que depois gastamos grande parte desse dinheiro em aquisições.

está tudo inflacionado, receitas e compras, de modo a dar a ideia que há muito dinheiro a correr, para assim ser elegível para certos empréstimos dos bancos.

Eu sei disso tudo ... e concordo com a tua ideia...

Por exemplo: venda de Matic por 40 milhões ... se o Benfica ficar com 30 milhões ... passariamos a ter um passivo de 420 milhões... e assim sucessivamente ...

O Benfica tem proveitos, sem vendas de 80 milhões ... tem de dar para pagar tudo ...

VodkaBoy

Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 16:20
Citação de: lonstrup em 05 de Novembro de 2013, 16:16
basicamente não temos capacidade para reduzir a nossa dívida, nem o serviço de dívida que temos.

não conseguimos resolver empréstimos, têm de ser sempre renovados.

não temos capacidade para gerar recursos suficientes para cobrir as nossas despesas de forma consecutiva, acumulando prejuizos.

a nossa estrutura de receitas não consegue cobrir a nossa estruturas de custos.

as receitas aumentam mas as despesas aumentam mais.

é uma situação que só vai sobrevivendo devido a empréstimos e mais empréstimos.

estamos em modo fuga para a frente.

há a esperança que com a benfica tv e os direitos tv as receitas aumentem. mas comparadas com o aumento dos custos, compensarão?
Será que vão aumentar o esperado?
Eu acho que não e a montanha vai parir um rato.
Não façamos futurologia...  :whistle2:

lonstrup

tenho de voltar a ler os livros de contabilidade, um gajo esquece muita coisa, e o nosso cerebro não está treinado para pensar como as demonstrações financeiras.

VodkaBoy

Chapa ganha chapa gasta (e mesmo o que não temos gasta-se na mesma)
Desde o segundo mandato deste presidente que é assim...

PAslb

Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 16:30
Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 16:18
Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 16:08
Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 15:57
Citação de: VodkaBoy em 05 de Novembro de 2013, 15:40
Citação de: PAslb em 05 de Novembro de 2013, 15:00
Citação de: Theroux em 05 de Novembro de 2013, 14:48
PAslb, claramente não leste o que tenho vindo a escrever sobre este tema, pois se o fizesses saberias que já disse várias vezes que a situação actual não é sustentável a longo (ou mesmo médio) prazo.

EDIT: O que se passa é que estás a fazer um monólogo pois em vez de leres o que escrevo respondes a afirmações imaginárias que nem sequer representam o que penso.
Então peço desculpa.
Olha olha...
Afinal não sou o único que pede desculpas...  :whistle2:
Tu inventas histórias! É completamente diferente.
Aceito que não tivesse lido tudo o que o Theroux escreveu, limitei-me a abordar o tema com base numa opinião formada que tenho sobre o Theroux, apenas isso.
Eu é que invento histórias não é?
Que falta de vergonha
Sim, e depois vieste pedir desculpa porque não tinhas visto tudo e que estavas a faltar à verdade.
Onde é que isso é inventar histórias? Não acabaste de fazer o mesmo em relação ao Theroux?

O pedido de desculpas (inteiramente merecido) foi num detalhe que não tinha nada a ver com a discussão principal. Mas para ti esse foi todo o ponto dessa discussão. Para ti nada mais se passou ou discutiu. Tudo o resto faz agora parte de um buraco negro de onde a informação não sai...

O facto de ter pedido desculpas por não saber que tinhas feito um comentário, ser comparado com inventar histórias é de facto algo que combina com quem faz a comparação.
A mesma pessoa que literalmente goza com quem defende o indefensável (no caso o Presidente LFV) abespinha-se contra quem tenta criticar o actual treinador do clube.

Falta de vergonha é pouco!

Esse comentário que fiz, alterava tudo e todos os comentários que tinha feito nessa altura e eram baseados nisso, foi por causa desse assunto que pediste desculpa.