As Finanças do Benfica

Maldini

Citação de: luis___alex em 15 de Agosto de 2014, 15:41
Citação de: peter_slb em 15 de Agosto de 2014, 15:39
Citação de: Maldini em 15 de Agosto de 2014, 14:30
Citação de: bisard em 15 de Agosto de 2014, 13:37
Citação de: nogueira em 15 de Agosto de 2014, 13:31
O Benfica gasta 1/4 das receitas para pagar juros?

Isto é viável?

É o que dá andar a pagar empréstimos com novos empréstimos. Os juros vão sempre subindo.

Tal e qual ....

Por isso defendo que se pague tudo ... já.

o Benfica não tem como pagar tudo ou sequer uma parte significativa a curto prazo.
essa hipotese nunca esteve na cabeça de vieira
sempr eo disse
o benfica este ano reduz no maximo dos maximos 30 M da divida bancária

Não tem? ... 100 milhões em receitas ... 130 milhões em vendas ... 230 ... tudo não mas se pagassem os 200 milhões era excelente.

ff77

Citação de: Maldini em 15 de Agosto de 2014, 22:39

Isto é viável?

É o que dá andar a pagar empréstimos com novos empréstimos. Os juros vão sempre subindo.

Tal e qual ....

o Benfica não tem como pagar tudo ou sequer uma parte significativa a curto prazo.
sempr eo disse

Não tem? ... 100 milhões em receitas ... 130 milhões em vendas ... 230 ... tudo não mas se pagassem os 200 milhões era excelente.
Com todo o respeito, mas essas contas não fazem qualquer sentido.
Olha para as contas do 3º trimestre 2013_2014 vê quanto é a divida e podes tentar estimar  o cash flow para o 4º trimestre.
Agora dizer que podemos pagar 200 milhões????????????? Haja noção.
Se estiveres a falar do ano 2014_2015 tens de estimar tudo de novo e prever se terás vendas desse montante e mesmo que tenhas olha bem para a conta de exploração do Benfica e vê que tem Resultado Operacional antes de vendas de jogadores próximo de zero (e isto não é cash flow)  por isso pensar em abater 200 milhões de divida num ano não faz qualquer sentido.

Maldini

Citação de: ff77 em 15 de Agosto de 2014, 22:43

Isto é viável?

Tal e qual ....

sempr eo disse

Olha para as contas do 3º trimestre 2013_2014 vê quanto é a divida e podes tentar estimar  o cash flow para o 4º trimestre.
Se estiveres a falar do ano 2014_2015 tens de estimar tudo de novo e prever se terás vendas desse montante e mesmo que tenhas olha bem para a conta de exploração do Benfica e vê que tem Resultado Operacional antes de vendas de jogadores próximo de zero (e isto não é cash flow)  por isso pensar em abater 200 milhões de divida num ano não faz qualquer sentido.

Obviamente que não faz sentido ... até porque terá de ser feita em fases creio eu ... os empréstimos têm maturidades diferentes ...

Obviamente que não temos 200 milhões para pagar já ... mas se os credores não nos deixarem arrastar os empréstimos (eu desejo que não deixem) ... então vamos ter de os pagar ...

O que é um facto é que temos 295 milhões (julgo que é isto) de divida financeira ... e que devemos pagar o mais rápido possível ...

é impensável o Benfica continuar a pagar em média 20/25 milhões de euros ano em juros. .. isso sim para mim impensável

220373

o meu espanto é como é que o homem ainda consegue empréstimos para pagar as dívidas (de outros empréstimos)

milagre mesmo

peter_slb

Citação de: Maldini em 15 de Agosto de 2014, 23:25
Citação de: ff77 em 15 de Agosto de 2014, 22:43

Isto é viável?

Tal e qual ....

sempr eo disse

Obviamente que não faz sentido ... até porque terá de ser feita em fases creio eu ... os empréstimos têm maturidades diferentes ...

Obviamente que não temos 200 milhões para pagar já ... mas se os credores não nos deixarem arrastar os empréstimos (eu desejo que não deixem) ... então vamos ter de os pagar ...

O que é um facto é que temos 295 milhões (julgo que é isto) de divida financeira ... e que devemos pagar o mais rápido possível ...

é impensável o Benfica continuar a pagar em média 20/25 milhões de euros ano em juros. .. isso sim para mim impensável

o que tu pareces não conseguir compreender é que a única forma do Benfica pagar senão nos deixarem arrastar os atuais empréstimos, é arranjar outros, simplesmente não temos forma de pagar, senão tivéssemos forma de arranjar novos empréstimos, o Benfica entrava em default e consequente falência. O Benfica tem cash flows estruturais deficitários de cerca de 30 milhões anuais, tira isso a estas 2 épocas e depois podes fazer a diferença entre o dinheiro que recebemos de vendas e o dinheiro que pagámos em compras, que ficas com um valor aproximado do que poderemos pagar.

CarlosD

Citação de: 220373 em 16 de Agosto de 2014, 00:35
o meu espanto é como é que o homem ainda consegue empréstimos para pagar as dívidas (de outros empréstimos)

milagre mesmo

Imagina o seguinte:

Tu pedes me que te empreste 100€. Eu digo tudo bem, mas quero 10% de juros. Significa que, dentro do prazo estipulado, terás de me pagar 110€.
Chega ao final do prazo e tu ainda me deves 100€, pois pagas-te me 10€. Pedes-me um novo empréstimo de 100€, e eu volto a aplicar a mesma taxa de juro. Ou seja, estás me a dever 210€.

Vai chegar a um ponto em que só em juros já estou a pagar mais do que o primeiro empréstimo. Achas que eu vou parar de te emprestar quando estou a fazer dinheiro?
Eu não percebo muito de gestão, mas se o Benfica é cumpridor, e dá garantias aos bancos, pois caso entre em liquidação consegue cobrir a divida toda, então nunca na vida eles iram parar de emprestar.

Fui claro?
Atenção, na minha grande ignorância, não concordo com o caminho seguido a nível financeiro. Mas cada vez mais me parece "normal" que assim seja feito, desde que seja sempre controlado!

lonstrup

Citação de: CarlosD em 16 de Agosto de 2014, 01:07

milagre mesmo

Imagina o seguinte:

Tu pedes me que te empreste 100€. Eu digo tudo bem, mas quero 10% de juros. Significa que, dentro do prazo estipulado, terás de me pagar 110€.
Chega ao final do prazo e tu ainda me deves 100€, pois pagas-te me 10€. Pedes-me um novo empréstimo de 100€, e eu volto a aplicar a mesma taxa de juro. Ou seja, estás me a dever 210€.

Vai chegar a um ponto em que só em juros já estou a pagar mais do que o primeiro empréstimo. Achas que eu vou parar de te emprestar quando estou a fazer dinheiro?
Eu não percebo muito de gestão, mas se o Benfica é cumpridor, e dá garantias aos bancos, pois caso entre em liquidação consegue cobrir a divida toda, então nunca na vida eles iram parar de emprestar.

Fui claro?
Atenção, na minha grande ignorância, não concordo com o caminho seguido a nível financeiro. Mas cada vez mais me parece "normal" que assim seja feito, desde que seja sempre controlado!
o «problema» é que não tens garantias para dar aos bancos.

o caso do BES, o problema foi os empréstimos dados por «cunha», que o caso do futebol e da política. os criterios do BES para fazer estes empréstimos não são financeiros, porque por aí não  há teoria que sustente a qualidade dos empréstimos.

São empréstimos de favores, eles emprestam ao Benfica de Vieira, e recebem os dividendos depois noutro negocio do Vieira. e na politica o mesmo.

o Benfica não tem capacidade para pagar o empréstimo, e o BES sabe isso. o Benfica tem capacidade para pagar os juros, e já se borra todo para pagar, sabendo que os juros são uma parcela reduzida quando comparados com o valor do empréstimo.

lonstrup

reduzir os gastos em contratações de atletas, reduzir os custos com pessoal.

fazer «só» isto em 3 anos, e já dava para pagar um dos empréstimos.

E já aqui é anunciado há muito tempo, há varios anos. Mas parece que o que no ano passado era uma ideia louca, que nos transformaria num Sportem, agora este ano como a Direcção é obrigada a seguir por esse caminho, a ideia louca à Sportem passou a caminho óbvio e de bom senso.

CarlosD

Citação de: lonstrup em 16 de Agosto de 2014, 01:12
Citação de: CarlosD em 16 de Agosto de 2014, 01:07

milagre mesmo

Imagina o seguinte:

Fui claro?
o «problema» é que não tens garantias para dar aos bancos.

o caso do BES, o problema foi os empréstimos dados por «cunha», que o caso do futebol e da política. os criterios do BES para fazer estes empréstimos não são financeiros, porque por aí não  há teoria que sustente a qualidade dos empréstimos.

São empréstimos de favores, eles emprestam ao Benfica de Vieira, e recebem os dividendos depois noutro negocio do Vieira. e na politica o mesmo.

o Benfica não tem capacidade para pagar o empréstimo, e o BES sabe isso. o Benfica tem capacidade para pagar os juros, e já se borra todo para pagar, sabendo que os juros são uma parcela reduzida quando comparados com o valor do empréstimo.

Tens algum tipo de formação na área? Eu não gosto de discutir coisas que não percebo e portanto tento informar-me ou tentar raciocinar de forma a que faça lógica na minha cabeça.
Segundo o Vieira, e claro que é sempre duvidável, o Benfica não precisa de avales e "cunhas" de ninguém. E faz lógica que não seja preciso! O banco está a ganhar imenso dinheiro com os empréstimos ao Benfica!
Pah mais uma vez, eu não percebo nada disto, mas porque é que o Benfica haveria de querer pagar a dívida? Desde que a mesma seja controlada, não faz sentido pagar a dívida! Ninguém o faz! Nem o BES quer que o Benfica pague a dívida! Eles fazem imenso dinheiro em juros e empréstimos para pagar empréstimos, porque parar?

Se o Benfica vender todos os activos, mesmo sem contar com o estádio e entras coisas que não são possíveis vender por falta de comprador, o Benfica deve conseguir cobrir a divida! Mas o Benfica não está em liquidação, portanto...

EDIT: Eu refiro-me a pagar a 100% a dívida! Claro que se tem de ir pagando para controlar.

lonstrup

Carlos

se fosse assim, porque é que os bancos não estão de uma forma generalizada em força no futebol?

os critérios para empréstimos estão mais apertados, a supervisão nacional e europeia deixam menos espaço para decisões políticas que não respeitem os tramites técnicos.

o Benfica não pode apresentar garantias para pagamento, porque simplesmente os valores a pagar superam o que o Benfica pode dar por garantia.

pensa lá nisto, nem o estádio nem o caixa futebol campus estão pagos, e já os estamos a pagar há anos.

quanto mais estes empréstimos de curto de prazo de várias dezenas de milhões de euros.

lonstrup

e sou leigo nisto das finanças, devo saber tanto como tu ou menos.

claro que o Benfica deve ter divida, e gerir essa dívida. mas deveria ser uma dívida direccionada para investimento, e não uma dívida para cobrir os valores caixa e cash flow que não conseguimos ter.

por exemplo, contrair um empréstimo para reforçar a equipa durante dois ou 3 anos, para mim faz sentido, se a ideia for que ao fim desses 3 anos terás uma equipa competitiva e valorizada, sendo que a venda de dois atletas pode ajudar a fechar essa dívida. e claro , durante esses 3 anos ir fazendo pagamentos das parcelas da dívida.

220373

pessoalmente não acredito que a dívida seja paga sem sucesso desportivo

a minha única esperança é que o porto rebente primeiro. mas os gajos parecem ter 9 vidas..

arriscamos 1 re-estruturação à Sporting, a viver de Tanakas e que se não for paga lá fica o BES dono daquilo tudo

lonstrup

Citação de: 220373 em 16 de Agosto de 2014, 01:37
pessoalmente não acredito que a dívida seja paga sem sucesso desportivo

A minha unica esperança é que o porto rebente primeiro. mas os gajos parecem ter 9 vidas..

arriscamos 1 re-estruturação à Sporting, a viver de Tanakas e que se não for paga lá fica o BES dono daquilo tudo
o Benfica tem uma grande capacidade de gerar receitas ordinárias.

temos tido pouco sucesso desportivo, e mesmo assim as receitas têm estado sempre fortes.

a incompetência nas decisões é que nos tem custado milhões, mas por isso é que uns são bons e outros são os melhores.

CarlosD

lonstrup,

Sinceramente não sei :\ É algo que me deixa bastante interessado e se calhar se fosse hoje teria ido para algo que envolvesse gestão. Mas felizmente ou infelizmente tal não aconteceu.

Sobre o que escreves-te, eu não acho que os bancos não estejam em força no futebol! Antes pelo contrário! Alguns podem ter algum receio que sejam obrigados a fazer perdões de dividas, e visto que o Benfica (clube que gera maior receitas) já tem parceiros financeiros, torna-se difícil entrar. O BIC já começou a investir no futebol por exemplo.

Porque dizes que o Benfica não consegue cobrir as dividas? O Estádio e o Caixa Futebol Campus entram nos activos mas também no passivo, pelo que sei! Acho que se vendêssemos o quase 100 jogadores sobre contrato e o resto do activos vendáveis, acho que cobriria o passivo. Penso eu.

Atenção, não estou a tentar defender que não estamos numa situação difícil!

220373

é verdade que não tivemos muitos títulos, mas na maior parte dos campeonatos que perdemos lutámos até ao fim & fomos uma equipa forte

não tenho a certeza que essa capacidade de gerar receitas se mantenha com uma equipa fraca e que fique a 15 ou 20 pontos do 1°..