As Finanças do Benfica

peter_slb

Citação de: Slb23 em 27 de Agosto de 2014, 10:20
Citação de: peter_slb em 27 de Agosto de 2014, 10:12
Citação de: Slb23 em 27 de Agosto de 2014, 10:02
Peter o problema é que tens neste momento encargos na ordem dos 20 milhões anuais, não tens como fugir deles.

Quanto ao que acontecia anteriormente concordo plenamente, isso começou com o Camacho e a sua visão de que só devia entrar quem fosse uma inequívoca mais valia. Entretanto entrou o Veiga e começaram a chegar as paletes de jogadores que levou a um claro desequilíbrio financeiro.

não, o que levou ao desequilibrio financeiro foram as épocas em que se compraram jogadores sem vender antes e em que por isso, todo o dinheiro gasto em compras entrou através de financiamento externo, foi isso que levou ao desequilibrio financeiro, porque foi isso que originou o aumento dos custos financeiros e criou a bola de neve. O Veiga saiu antes, fez muitos erros (Manducas, Kikins etc), mas acabava por os conseguir vender por valores semelhantes e manter as contas equilibradas.

Os encargos anuais de 20 milhões, há como fugir deles, não a curto prazo, como sempre disse, mesmo quando andava aqui gente a dizer que íamos pagar 100/200 milhões de dívida este ano, tem de ser a longo prazo, mas é possível e seremos obrigados, mais cedo ou mais tarde, a acabar com eles, porque a redução de custos drástica vai acontecer, é melhor se for feita por nós, para ser feita de forma ponderada e ao longo de vários anos sem ter de afetar demasiado a competitivade da equipa, ao invés de nos ser imposta pelas entidades credoras, mas acontecerá sempre, se o Benfica não fizer a redução por si ao longo do tempo, para equilibrar as suas contas, chegará um ano, em que os bancos realmente fecham a torneira e dizem "a partir de agora mandamos nós", como fizeram no ano passado com o sporting.
O Veiga foi um dos culpados porque destruiu o que esteve a ser construído pelo Camacho, aquele Janeiro em que contrata um contentor de jogadores que não deram retorno nenhum foi um dos exemplos. Moretto, Manduca, Robert, Marcel e Marco Ferreira...

O Benfica vai reduzir já este ano o seu nível de endividamento, tenho a certeza disso mas nunca será na ordem desses valores. Isso é impensável.

E noto algo de muito positivo neste defeso, estamos a ficar detentores de 100% dos passes dos jogadores que adquirimos.

O Benfica com que o vendeu até agora não vai reduzir endividamento se compararmos com o início da temporada passada (280 milhões), quanto ao ficarmos detentores de 100% dos passes, ainda bem que achas isso positivo, afinal também achas que é melhor investirmos o que podemos do que andar dependentes de fundos.

Eu não sou, nem nunca fui defensor do Veiga, mas o que é certo é que deixou um plantel com Maxi, Luisão, David Luiz, Coentrão, Di Maria, Cardozo e mais alguns que na altura não eram maus, com a SAD equilibrada financeiramente. Fez muitos erros, mas compensou-os e quando saiu o clube, podia estar melhor, senão fossem os erros que cometeu, mas estava no bom caminho.

Slb23

Citação de: peter_slb em 27 de Agosto de 2014, 10:27
O Benfica com que o vendeu até agora não vai reduzir endividamento se compararmos com o início da temporada passada (280 milhões), quanto ao ficarmos detentores de 100% dos passes, ainda bem que achas isso positivo, afinal também achas que é melhor investirmos o que podemos do que andar dependentes de fundos.
Eu prefiro obviamente investir dinheiro meu do que andar a pedir emprestado, se der asneira é problema meu e não dos outros. Agora não acho que se deva fechar totalmente a porta aos fundos, não me oponho nada a negócios como o do Ramires ou do Markovic que só são viáveis com a ajuda dos fundos.

Eu neste defeso noto 2 coisas que me deixam feliz, estamos a ser capazes de andar no mercado sem ajuda de terceiros (possível porque estamos a vender mesmo muito e caro) e vamos baixar consideravelmente a massa salarial.

Pedro Nunes 28

Citação de: Slb23 em 27 de Agosto de 2014, 10:14
Citação de: Pedro Nunes 28 em 27 de Agosto de 2014, 10:11
Citação de: Slb23 em 27 de Agosto de 2014, 10:06
Citação de: Pedro Nunes 28 em 27 de Agosto de 2014, 10:05
Um clube que tem um presidente que se orgulha de dizer que em 10 anos pagou 200 milhões de Euros em juros, aumentando o passivo não me merece o minimo respeito. A sua gestão é apenas INCOMPETENTE e DANOSA !
Ele não se gabou, se não percebes o que ele fez tens de começar a interpretar melhor.
Sim, gabou-se de ter honrado os compromissos com a banca ao ter liquidado 200 milhões de euros em juros nos ultimos 10 anos !! sei bem interpretar o que ele disse ! Foi só patético !
Ele mostrou que apesar de estarmos extremamente endividados sempre cumprimos com os nossos compromissos e que somos um bom cliente do banco.
Para o Banco nunca podes ser um bom cliente apenas porque pagas os juros que deves....daí o BES ter chegado onde chegou...foi gerido por incompetentes. Eu se fosse gestor num banco e tivesse um clube de futebol (dos negócios mais voláteis que existem) e soubesse que apesar das suas receitas nunca conseguia abater parte da divida não lhe emprestava mais dinheiro...mas isso sou eu....que sou conservador e gosto de analisar as coisas com realismo e não romantismo !

Slb23

Citação de: Pedro Nunes 28 em 27 de Agosto de 2014, 10:52
Para o Banco nunca podes ser um bom cliente apenas porque pagas os juros que deves....daí o BES ter chegado onde chegou...foi gerido por incompetentes. Eu se fosse gestor num banco e tivesse um clube de futebol (dos negócios mais voláteis que existem) e soubesse que apesar das suas receitas nunca conseguia abater parte da divida não lhe emprestava mais dinheiro...mas isso sou eu....que sou conservador e gosto de analisar as coisas com realismo e não romantismo !
Um banco existe para gerar mais valias, receber 200 milhões em juros é muito bom porque mantêm a dívida e entrou dinheiro fresco.

Pedro Nunes 28

Citação de: Slb23 em 27 de Agosto de 2014, 10:54
Um banco existe para gerar mais valias, receber 200 milhões em juros é muito bom porque mantêm a dívida e entrou dinheiro fresco.
Se depois não pagares os empréstimos que geram essas mais valias....acabou !
Numa gestão competente nunca se pode aceitar que uma empresa não consiga abater parte dos emprestimos obtidos, pagando apenas os juros....muito mais sendo um clube de futebol em que os resultados financeiros dependem de uma prestação desportiva !
Como te disse o BES chegou ao estado lastimavel que sabemos por ter compactuado com este tipo de gestão que elogias !

Slb23

Citação de: Pedro Nunes 28 em 27 de Agosto de 2014, 10:58
Numa gestão competente nunca se pode aceitar que uma empresa não consiga abater parte dos emprestimos obtidos, pagando apenas os juros....muito mais sendo um clube de futebol em que os resultados financeiros dependem de uma prestação desportiva !
Como te disse o BES chegou ao estado lastimavel que sabemos por ter compactuado com este tipo de gestão que elogias !
Não, o BES chegou ao estado a que chegou porque foi roubado.

Eles em 10 anos receberam basicamente o valor que têm emprestado ao Benfica só que em juros, porque raio isto é mau para o banco? :huh:

Pedro Nunes 28

Citação de: Slb23 em 27 de Agosto de 2014, 10:59
Citação de: Pedro Nunes 28 em 27 de Agosto de 2014, 10:58
Não, o BES chegou ao estado a que chegou porque foi roubado.

Eles em 10 anos receberam basicamente o valor que têm emprestado ao Benfica só que em juros, porque raio isto é mau para o banco? :huh:
Slb23 é mau porque a qualquer momento o Benfica pode entrar em incumprimento, percebes ? Um bom cliente é aquele que paga os juros mas vai abatendo emprestimos..demonstra solidez financeira....uma empresa que faz um emprestimo para para pagar outro não demonstra qualquer solidez.

Slb23

Citação de: Pedro Nunes 28 em 27 de Agosto de 2014, 11:02
Slb23 é mau porque a qualquer momento o Benfica pode entrar em incumprimento, percebes ? Um bom cliente é aquele que paga os juros mas vai abatendo emprestimos..demonstra solidez financeira....uma empresa que faz um emprestimo para para pagar outro não demonstra qualquer solidez.
O Benfica nunca entrou em incumprimento e se algum dia houver alguma possibilidade de isso aconteceu o banco sabe com meses de antecedência.

Repito não é pelo Benfica que o BES está como está e principalmente o Benfica é um cliente atractivo para qualquer banco.

Pedro Nunes 28

Citação de: Slb23 em 27 de Agosto de 2014, 11:04
O Benfica nunca entrou em incumprimento e se algum dia houver alguma possibilidade de isso aconteceu o banco sabe com meses de antecedência.

Repito não é pelo Benfica que o BES está como está e principalmente o Benfica é um cliente atractivo para qualquer banco.
EU não disse que era pelo Benfica...mas sim por negócios como este também. Obviamente que o motivo principal é outro!
Para mim não seria minimamente atractivo se fosse Gestor de um banco....é bom apenas para quem pensar no lucro imediato sem se preocupar se a empresa tem solidez suficiente para pagar esses empréstimos, mais quando estamos a falar de um clube de futebol e não de uma empresa "normal".

Oliveira1

Citação de: Slb23 em 27 de Agosto de 2014, 10:31
Citação de: peter_slb em 27 de Agosto de 2014, 10:27
Eu prefiro obviamente investir dinheiro meu do que andar a pedir emprestado, se der asneira é problema meu e não dos outros. Agora não acho que se deva fechar totalmente a porta aos fundos, não me oponho nada a negócios como o do Ramires ou do Markovic que só são viáveis com a ajuda dos fundos.

Eu neste defeso noto 2 coisas que me deixam feliz, estamos a ser capazes de andar no mercado sem ajuda de terceiros (possível porque estamos a vender mesmo muito e caro) e vamos baixar consideravelmente a massa salarial.

Acho graça é dizerem que se vai baixar a massa salarial como se fosse uma coisa boa.

Da massa salarial depende a competitividade do Benfica, os bons jogadores fazem-se pagar.

Se a política for baixar a massa salarial do plantel e por arrasto a qualidade do mesmo, quem defende essa política não pode fazer parte do futuro do Benfica.

O Benfica tem de ir criando condições para conseguir ter uma massa salarial cada vez maior porque daí virá a força do Benfica.

Quem pensar que basta chegar à posição no ranking UEFA que estamos agora e que essa posição não é para ser mantida e que por ter lá chegado já se pode derreter tudo e vir outra vez por aí abaixo, não tem lugar no Benfica.

Se como se diz as receitas têm vindo a aumentar sucessivamente, não há razão alguma para desinvestir antes pelo contrário.

O Benfica tem isso sim é de comprar apenas o que necessita, com qualidade indiscutível e por esses pagar bem.

Tem de vender 1 ou 2 dos craques por época e com esse dinheiro ir buscar 3 craques e com o restante dinheiro fazer face às suas responsabilidades.

Se neste momento a política que se está a pensar para o clube é desinvestir, a porta da rua é serventia da casa.

Nuno Portmore

Existe esta noção que é normal e exequível clubes de futebol terem endividamento na ordem das centenas de milhões de euros. É uma realidade global mas absurdamente estúpida.

Todas as bolhas rebentam, e quando isso inevitavelmente acontecer Portugal será dos países que mais se ressentirá.

Para que fique claro, nenhuma dívida é boa dívida e pagar empréstimos com empréstimos é de uma irresponsabilidade boçal.

Aguia_Rea1

Citação de: Nuno Portmore em 27 de Agosto de 2014, 11:24
Existe esta noção que é normal e exequível clubes de futebol terem endividamento na ordem das centenas de milhões de euros. É uma realidade global mas absurdamente estúpida.

Todas as bolhas rebentam, e quando isso inevitavelmente acontecer Portugal será dos países que mais se ressentirá.

Para que fique claro, nenhuma dívida é boa dívida e pagar empréstimos com empréstimos é de uma irresponsabilidade boçal.

o que faria o Benfica com 200M em 10 anos senão tivesse de pagar juros? já alguem pensou nisso  :confused:

Aguia_Rea1

Citação de: Slb23 em 27 de Agosto de 2014, 11:04

os bancos têm de cumprir racios e a divida do Benfica por nao ter garantias era um problema para o BES, e tanto era que o vieira disse que enviava-mos ao BES relatorios todos os meses, ou seja, isto não é de um cliente normal, é de alguem que preocupa o banco, no fundo a gestão do clube já estava condicionada

Oliveira1

Citação de: Aguia_Rea1 em 27 de Agosto de 2014, 11:53

o que faria o Benfica com 200M em 10 anos senão tivesse de pagar juros? já alguem pensou nisso  :confused:

Não teria feito os investimentos que fez...

nogueira

Não concordo muito com a parte que sublinhei.
Não existe nenhum problema em ter "dívidas", desde que exista possibilidades de a pagar.
Eu tenho uma dívida ao Banco da casa que comprei e não tenho qualquer problemas em viver com ela, porque tenho condições para a pagar (para já).

Agora pagar dívidas com mais dívidas isso sim já é problemático.

Os clubes portugueses tem de fazer o que faz qualquer pessoa normal. Tem de começar a pagar as dívidas e não aumentar as mesmas.