As Finanças do Benfica

tecoteco

Citação de: AnotherDoom em 28 de Agosto de 2014, 15:14
Citação de: tecoteco em 28 de Agosto de 2014, 14:41
Ou seja, o Activo "Bruto" do Benfica é de:[/b]
Activos tangíveis: 247,9M€
Activos Intangíveis: 194,8M€
Outros Activos: 150M€
TOTAL Activos "Brutos": 592,7M€

"Investimos" cerca de 600M€ em Activos e devemos 420M€.
Esta é a "VERDADE".

Ou seja: 247 milhões de euros são activos não vendáveis, pois sem Estádio e CFC não funcionamos.

194 milhões desse activo é flutuante, conforme o mercado a oportunidades de negócio (ver Garay e Djavan)

E 150 milhões de outros activos é o que mesmo?

curioso que o Atlético de Madrid vendeu o "estádio" por 220M€. ;)

Está no R&C ... as rúbricas dos outros activos:
clientes, outros devedores, dividas de empresas do grupo benfica e partes relacionadas, etc.

JFCR

Obrigado e parabéns ao pempitas, AnotherDoom e tecoteco pois esclarem e dão opiniões com números.
De facto a discussão sobre o passivo é sobrevalorizada pela comunicação social e a maioria das pessoas é lavada na conversa. A CS em Portugal não esclarece e apenas atira para o ar o número que considera que trará mais impacto.
Acho que todos já perceberam que numa empresa, recorrer a empréstimos para alavancar a sua actividade é perfeitamente normal. Se o Benfica não o fizesse, estaria nesta altura com receitas muito inferiores às que tem hoje.

tecoteco, o que me preocupa nisso dos patrocínios nem são os absurdos das grandes equipas.O problema é que isso arrasta as equipas medianas desses países e nem com esses vamos conseguir competir. Tendencialmente seremos mais periféricos.

Alguém sabe quando saem os resultados do último trimestre da época 2013/2014?

Pedro Nunes 28

Citação de: pempitas em 28 de Agosto de 2014, 15:28
Acrescento mais: Porquê ao discutir o passivo não se discute o que se abdicaria para não o ter? Pretende-se da gestão que gere activos sem dívida? Ou prefere-se um Benfica sem passivo mas também sem o investimento realizado? Não podemos criticar o passivo sem mostrar abertura para prescindir de nada...
Eu abdicaria JÁ de todos os pseudogestores que estão no Benfica que nem uma loja de conveniência têm capacidade para gerir e de quem manda...o presidente ! Pagam-se 200 milhões de euros !!!! em juros e ainda acham que esta merda está a ser bem gerida....tenham dó ! Perdoem-me o português !

tecoteco

Citação de: JFCR em 28 de Agosto de 2014, 16:04
Obrigado e parabéns ao pempitas, AnotherDoom e tecoteco pois esclarem e dão opiniões com números.
De facto a discussão sobre o passivo é sobrevalorizada pela comunicação social e a maioria das pessoas é lavada na conversa. A CS em Portugal não esclarece e apenas atira para o ar o número que considera que trará mais impacto.
Acho que todos já perceberam que numa empresa, recorrer a empréstimos para alavancar a sua actividade é perfeitamente normal. Se o Benfica não o fizesse, estaria nesta altura com receitas muito inferiores às que tem hoje.

tecoteco, o que me preocupa nisso dos patrocínios nem são os absurdos das grandes equipas.O problema é que isso arrasta as equipas medianas desses países e nem com esses vamos conseguir competir. Tendencialmente seremos mais periféricos.

Alguém sabe quando saem os resultados do último trimestre da época 2013/2014?

sim, as equipas médias das big 5 leagues terão também aumentos nessas receitas de patrocínios.
se nas competições europeias só vão 6 a jogo, no mercado de transferência de jogadores vão todos a jogo.

Em Inglaterra, em 2013/2014 tiveram todos aumentos de 50% nos direitos televisivos (entre 60M€ a 90M€).

Pedro Nunes 28

Citação de: carvalho0407 em 28 de Agosto de 2014, 15:13
Citação de: Pedro Nunes 28 em 28 de Agosto de 2014, 09:28
Citação de: carvalho0407 em 28 de Agosto de 2014, 09:16
por vezes lê-se aqui cada coisa, que das duas uma, ou são infiltrados e aqui andam muitos ( so querem confusão, custa ver o benfica ganhar, é a melhor equipa nos ultimos 5 anos na europa ) ou são mal intencionados.
ao dizer isto não estou a dizer que concorde com tudo o que a direção faz, muito longe disso, agora sejamos serios nas analises, mas claro que para alguns isso não interessa.
Quem é que não está a ser sério, aqueles que dizem que temos um activo superior ao passivo ou os que dizem que o activo é irreal ? Só para saber quem é que são os infiltrados e os Benfiquistas a sério !
que andam aqui muitos infiltrados, ninguem duvida.
que muitos dos comentarios, são feitos para a discordia, e confusão, ninguem duvida.
sobre o ativo e passivo, claro que o benfica não esta em falencia tecnica.
que o activo é superior ao passivo é.
agora se fosse feita uma liquidação total e fosse preciso fazer dinheiro rapido, claro que era tudo vendido ao desbarato, e aí podia não cobrir, mas isso acontece com empresas, clubes,particulares, e vejam agora no bes tudo a ser vendido ao desbarato, mas o benfica não esta em liquidação, tenham calma.
agora que o benfica tem de reduzir as suas despesas, tem, como esta acontecer com todos ( sei que o porto é diferente ), seja clubes seja empresas e ate familias.
ja em outros post enumerei varias soluçoes, é possivel ser competitivo e reduzir o defice, haja coragem.
Tens pelo menos noção que o passivo existe e vai ter que se pagar...e que o activo é um pouco (estou a ser simpático) virtual ? É que se acreditas realmente que um estádio e um CE são vendáveis....nem vale a pena falar !

Pedro.SLB.71

Nestas coisas de falamos de gestão financeira, operações financeiras, relatórios e contas... desculpem a sinceridade, mas é preciso termos algum conhecimento do que se está a falar e não falarmos à toa. Mesmo quem estudou, trabalha nesta área sabe que não é fácil ler este números todos.

Sempre que posso leio os relatórios e contas para estar informado, mas mesmo assim por vezes tenho de me socorrer de outras mais valias.

Pedro Nunes 28

Citação de: pempitas em 28 de Agosto de 2014, 16:17
Citação de: Pedro Nunes 28 em 28 de Agosto de 2014, 16:10
Acrescento mais: Porquê ao discutir o passivo não se discute o que se abdicaria para não o ter? Pretende-se da gestão que gere activos sem dívida? Ou prefere-se um Benfica sem passivo mas também sem o investimento realizado? Não podemos criticar o passivo sem mostrar abertura para prescindir de nada...
Eu abdicaria JÁ de todos os pseudogestores que estão no Benfica que nem uma loja de conveniência têm capacidade para gerir e de quem manda...o presidente ! Pagam-se 200 milhões de euros !!!! em juros e ainda acham que esta merda está a ser bem gerida....tenham dó ! Perdoem-me o português !

O custo financeiro faz parte da dívida. Tens casa própria? Estás a pagar ao banco? Se estás, com um contrato típico a 30 anos, sabias que vais pagar mais do dobro do que pediste emprestado? É um mau investimento? Quanto pagarias em renda no mesmo período? Talvez não seja assim tão mau. Então porque não pagas a pronto e poupas um dinheirão? Porque não tens capacidade de investimento!!!

Pergunto eu novamente, para reflexão apenas. Preferias um Benfica com menos de metade do passivo, consequentemente sem pagar juros, mas sem a infraestrutura que temos hoje?

O mesmo para o futebol. Preferias menos investimento no futebol? Viver da formação? Comprar melhor e mais barato? Acertar sempre?
O exemplo que referes a respeito da casa é apenas "absurdo" com todo o respeito. Não o seria se eu anualmente tivesse rendimento no valor de metade daquilo que me custou a casa, i.e., se eu ganhasse ano 100 mil euros e a casa me tivesse custado 200 mil....mas era se eu ao fim de 4 anos não a tivesse pago, mantendo o meu nivel de vida. Podia inclusivé poupar e pagar a pronto....e posteriormente não tendo encargos investir posteriormente em mais imoveis.....
Preferia investir com critério e não sem qualquer sentido como faz o Benfica há largos anos....e a prova está nos troféus ganhos nos ultimos 14 anos.
O Benfica é gerido por patetas que nem do Benfica são..daí eu pensar muitas vezes que tudo isto até pode ser propositado.....pois custa-me a acreditar que se possa ser tão limitado em determinadas decisões !

Pedro Nunes 28

Citação de: Pedro.SLB.71 em 28 de Agosto de 2014, 16:22
Nestas coisas de falamos de gestão financeira, operações financeiras, relatórios e contas... desculpem a sinceridade, mas é preciso termos algum conhecimento do que se está a falar e não falarmos à toa. Mesmo quem estudou, trabalha nesta área sabe que não é fácil ler este números todos.

Sempre que posso leio os relatórios e contas para estar informado, mas mesmo assim por vezes tenho de me socorrer de outras mais valias.
É um facto,, mas meu caro no final isto é tudo baseado numa simples conta de somar e subtrair.
Existe depois sim as chamadas "engenharias financeiras" que podem ser positivas ou levar a situações como as ocorridas no BES ou no Benfica qualquer dia !

supersueca

O custo financeiro faz parte da dívida. Tens casa própria? Estás a pagar ao banco? Se estás, com um contrato típico a 30 anos, sabias que vais pagar mais do dobro do que pediste emprestado? É um mau investimento? Quanto pagarias em renda no mesmo período? Talvez não seja assim tão mau. Então porque não pagas a pronto e poupas um dinheirão? Porque não tens capacidade de investimento!!!

Pergunto eu novamente, para reflexão apenas. Preferias um Benfica com menos de metade do passivo, consequentemente sem pagar juros, mas sem a infraestrutura que temos hoje?

O mesmo para o futebol. Preferias menos investimento no futebol? Viver da formação? Comprar melhor e mais barato? Acertar sempre?

O problema é qdo tenho de contrair outro empréstimo para pagar o 1º empréstimo da casa.

Pedro.SLB.71

Citação de: Pedro Nunes 28 em 28 de Agosto de 2014, 16:27
Citação de: Pedro.SLB.71 em 28 de Agosto de 2014, 16:22

É um facto,, mas meu caro no final isto é tudo baseado numa simples conta de somar e subtrair.
Existe depois sim as chamadas "engenharias financeiras" que podem ser positivas ou levar a situações como as ocorridas no BES ou no Benfica qualquer dia !

claro que sim, o que referes é verdade... mas no entanto se algum user a capacidade, vontade e tempo para fazer um quadro resumo que explique a realidade do actual estado das nossas contas seria muito bem vindo. Já li aqui coisas de bradar aos céus.

supersueca

Citação de: Pedro Nunes 28 em 28 de Agosto de 2014, 16:26

O exemplo que referes a respeito da casa é apenas "absurdo" com todo o respeito. Não o seria se eu anualmente tivesse rendimento no valor de metade daquilo que me custou a casa, i.e., se eu ganhasse ano 100 mil euros e a casa me tivesse custado 200 mil....mas era se eu ao fim de 4 anos não a tivesse pago, mantendo o meu nivel de vida. Podia inclusivé poupar e pagar a pronto....e posteriormente não tendo encargos investir posteriormente em mais imoveis.....
Preferia investir com critério e não sem qualquer sentido como faz o Benfica há largos anos....e a prova está nos troféus ganhos nos ultimos 14 anos.
O Benfica é gerido por patetas que nem do Benfica são..daí eu pensar muitas vezes que tudo isto até pode ser propositado.....pois custa-me a acreditar que se possa ser tão limitado em determinadas decisões !

É evidente que é propositado. As coisas são feitas de forma pensada. A única questão aqui é q o objectivo é outro. O objectivo desta direcção para o Benfica não é o teu nem o meu. Não é ganhar títulos, se acontecerem, tudo bem é uma consequência acessória positiva, mas não é o mais importante. O mais importante é perpetuarem-se no poder e garantir que o Clube vá sobrevivendo para que quem está á frente garanta da melhor forma possível e durante mais tempo possível a sua posição e tudo o q dai decorre. Só entendendo o Benfica desta forma é q faz sentido tudo o q esta direcção tem feito, especialmente nos dois últimos mandatos.
Cavalgamos a onda do Euro fez-se o Estadio e tudo o resto de betão pq é o mais facil de fazer. 
Temos um Presidente q entende zero de futebol, mas sabe mto sobre outras coisas, nomeadamente que quem vai à Luz, vê um estádio moderno, vê um museu lindo e isso enche o olho do adepto médio q normalmente pouco se importa se pagamos ou se ainda devemos X. O estádio está lá não está? É real. LFV entendeu isto bem e deste modo ultrapassou as dificuldades de estar dependente dos caprichos duma bola que bate no poste e vai fora ou vai dentro. Olhando sobre este ponto de vista verás que o Benfica é gerido por tudo menos parvos.

Pedro Nunes 28

Citação de: pempitas em 28 de Agosto de 2014, 16:56
Citação de: supersueca em 28 de Agosto de 2014, 16:28

O problema é qdo tenho de contrair outro empréstimo para pagar o 1º empréstimo da casa.

Percebo o que dizes no sentido lato. Contudo, não podemos comparar investimentos de médio e longo prazo com estes instrumentos de curto prazo utilizados para gestão de tesouraria. Todas as empresas renovam anualmente as suas contas-correntes, livranças, etc...
Depende das empresas , eu por exemplo tenho a meu cargo 3 contas caucionadas que uso quando tenho necessidades pontuais de tesouraria, porque de resto utilizo o dinheiro que a empresa vai gerando...investindo com essas mais valias, etc.....mas esta á a gestão que eu penso ser correcta. Não pago uma conta com outra conta e assim sucessivamente !

JFCR

Caro Pedro Nunes 28, com o devido respeito, até porque é um user muito mais antigo que eu: mas o que você diz sobre a gestão do Benfica não é suportada pelos números das contas.
Não consegui perceber quais os seus argumentos, pois falar de engenharias financeiras sem dizer o que se trata não é argumento.

Caro supersueca, o contrair o empréstimo para pagar o 1º, aconteceria se não se conseguisse pagar juros do 1º. O que está aqui em causa é a renovação do empréstimo.
O exemplo da casa é falacioso, pois é um empréstimo a prestações constantes a longo prazo em que todos os meses de paga juros e se amortiza a divida. Os típicos empréstimos dos clubes que estamos aqui a falar são se curta duração, como os obrigacionistas e que quando terminam, paga-se o juro e decide-se se se paga a divida ou se se renova o empréstimo.

Pedro Nunes 28

Citação de: pempitas em 28 de Agosto de 2014, 17:14
Citação de: JFCR em 28 de Agosto de 2014, 17:02
Caro Pedro Nunes 28, com o devido respeito, até porque é um user muito mais antigo que eu: mas o que você diz sobre a gestão do Benfica não é suportada pelos números das contas.
Não consegui perceber quais os seus argumentos, pois falar de engenharias financeiras sem dizer o que se trata não é argumento.

Caro supersueca, o contrair o empréstimo para pagar o 1º, aconteceria se não se conseguisse pagar juros do 1º. O que está aqui em causa é a renovação do empréstimo.
O exemplo da casa é falacioso, pois é um empréstimo a prestações constantes a longo prazo em que todos os meses de paga juros e se amortiza a divida. Os típicos empréstimos dos clubes que estamos aqui a falar são se curta duração, como os obrigacionistas e que quando terminam, paga-se o juro e decide-se se se paga a divida ou se se renova o empréstimo.

A conversa dos empréstimos acabou misturada. Fiz a analogia para os empréstimos de longo prazo que o Benfica contraiu para edificar património tangível.

Os empréstimos de curto prazo têm sido utilizados para investimentos no futebol, e gestão corrente.
Para a gestão corrente utilizas as mais valias nas vendas de jogadores, por esse motivo tivemos que vender o Rodrigo e o Andre em Janeiro.....para termos dinheiro fresco na tesouraria !

Maldini

Citação de: pempitas em 28 de Agosto de 2014, 17:31
Citação de: Pedro Nunes 28 em 28 de Agosto de 2014, 17:22
Citação de: pempitas em 28 de Agosto de 2014, 17:14
Citação de: JFCR em 28 de Agosto de 2014, 17:02

A conversa dos empréstimos acabou misturada. Fiz a analogia para os empréstimos de longo prazo que o Benfica contraiu para edificar património tangível.

Os empréstimos de curto prazo têm sido utilizados para investimentos no futebol, e gestão corrente.
Para a gestão corrente utilizas as mais valias nas vendas de jogadores, por esse motivo tivemos que vender o Rodrigo e o Andre em Janeiro.....para termos dinheiro fresco na tesouraria !

E esse dinheiro entrou a pronto? Ou entrará fracionado como é habitual nestes negócios? E os restantes compromissos?

Na verdade só há duas formas de fazer crescer o activo:

1 - Através de endividamento.
2 - Através de uma operação excedentária a transitar/acumular resultados.

A opção 2 raramente permite investimentos avultados em infraestrutura. Só em negócios altamente especulativos. Ainda assim, o amigo fisco leva uma fatia considerável desse resultado positivo...

O melhor financiamento que o Benfica poderá ter é financiar-se com as receitas que produz e nem mais um centimo