As Finanças do Benfica

CitriC

Citação de: Despertar em 22 de Fevereiro de 2016, 22:56
Citação de: CitriC em 22 de Fevereiro de 2016, 22:11
Citação de: Despertar em 22 de Fevereiro de 2016, 12:18
Citação de: CitriC em 21 de Fevereiro de 2016, 16:31
Recapitulando:

No relatorio e contas do 3 trimestre de 2012/2013 aparece lá uma dívida de 1.5Milhoes para com o Heerenveen, portanto referente a dia 31 de Março de 2013.

Podemos então presumir que nessa data já teríamos pago os dois milhões em 1 de março de 2013.

Sabemos agora que após esses 2 milhões tinhamos uma segunda tranche a pagar até 1 de Junho de 2013 na ordem dos três milhoes.
Fico então a perguntar-me a que se refere a dívida de 1.5Milhoes que tinhamos com o Heereven a 31 de Março?????

Depois o Benfica no relatório e contas anual de 2012/2013 apresenta uma dívida de 6Milhoes ao Heereven. A data para que não haja dúvidas é 30 de Junho de 2013.

Aqui já fazem questao de colocar tudo o que ainda devemos ao Heereven ou seja os três milhões que têm que ser pagos até 1 de junho e os 1.5+1.5M que têm que ser pagos em 2014.

Acho totalmente inadmissível não tornarem totalmente transparente quanto nos custa verdadeiramente um jogador. Os relatórios trimestrais são uma autêntica palhaçada. Apenas são usados para mascarar custos reais dos jogadores. Quando aparece o relatório anual o custo do jogador já foi atenuado e ficamos sem ideia do custo total do jogador.
O football-leaks foi uma lufada de ar fresco no meio disto tudo.

Detesto sentir-me enganado. Ninguém podia ter descoberto o real custo do jogador se não fosse plo football-leaks...

nao posso, depois deste tempo todo a dares na cabeça a quem punha em causa os ReC estas surpreendido com isto  :2funny:

O dinheiro do investimento estava lá oh Despertar.  para ti tenho que explicar tudo tintim por tintim.

"Ainda na presente época, foram adquiridos os direitos desportivos dos atletas Djuricic, Markovic, Sulejmani, Mitrovic, Steven Vitória e Rojas, o que representou no conjunto um investimento próximo dos 25,1 milhões de euros com vista à preparação da época 2013/2014"

"As principais aquisições de direitos de atletas totalizaram 41.555.365 euros e respeitam essencialmente aos jogadores Sálvio, Lima, Djuricic, Sulejmani, Markovic, Mitrovic, Steven Vitória e Rojas."

etc etc etc... e isso apenas do relatorio e contas anual de 2012/2013.

Se formos a outros documentos podemos ver o investimento total nos jogadores.

A única coisa que coloquei em causa é qual o problema de indicar que o jogador levou a um investimento de 8Milhões ?

O Benfica não andou a publicar, a noticiar que o Djuricic custou 6 Milhões. Quem espalhou as noticias é que andou a enganar outros, na medida em que viu uma dívida que havia a 30 de Junho de 2013 para com o clube holandês e pensou AH o jogador custou 6Milhões só pode...mas na verdade além desses 6 Milhões era necessário somar os 2 milhões que já haviam sido pagos em 1 de Março.

o que eu me queixei foi o porquê do Benfica não clarificar e dizer que o djuricic não custou 6 mas sim 8!

Porque não dizer que o jogador A custou x o jogador B custou Y, tal e qual como aconteceu no relatorio e contas 2014/2015 :

- aquisição dos direitos de inscrição desportiva e de 50% dos direitos  conómicos do atleta Pizzi, num investimento total de 6.000 milhares de euros;

- aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Fejsa, num investimento total de 5.223 milhares de euros

- aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Lisandro Lopez, num investimento total de 4.070 milhares de euros

e por aí afora.

Não ponho os relatórios e contas em causa ! Nada disso. Apenas exijo mais transparência na medida em que seja tudo detalhado tal e qual como fizeram já na última época...Claramente em 2012/2013 a política de contratação/informação era outra.

Percebeste ?

fiquei esclarecido. Tens queixas mas nao queres mostrar que te estas a queixar, entao vai dai sai testamento.

Eu ajudo-te... Abençoado football Leaks ou nao sabiamos o que sabemos.

se não fizer um testamento nunca ficas esclarecido e não quero que fiques sem perceber

CitriC

Citação de: MALU15 em 22 de Fevereiro de 2016, 23:06
Citação de: CitriC em 22 de Fevereiro de 2016, 22:20
Citação de: MALU15 em 22 de Fevereiro de 2016, 15:34
A elaboração dos R&C obedece a regras definidas pelo CVM e seus regulamentos e as demonstrações financeiras e seu anexos são detalhados de acordo com critérios e princípios rigorosos estabelecidos nas  IFRS´s (normas internacionais de relato financeiro) adoptadas na UE.

Em nenhuma das normas estão definidos níveis de detalhe obrigatório que possam por a nu o negócio da Instituição da Benfica SAD. O detalhe e expressão dos textos dos Relatórios são preparados pela Administração da SAD sendo depois revistos até à versão final pela Sociedade e Revisores responsável pela certificação das contas.

É assim  um abuso de opinião alguém pensar que em benefício de máximos de transparência que seriam prejudiciais à Instituição, que os relatórios devem apresentar detalhes de contratos, condições e termos de pagamentos e recebimentos, ..., para alem das informações constantes da legislação e normativos antes referidos.

Os segredos do negócio não se divulgam, tal como não se divulgam as estratégias e tácticas que vão ser seguidas nos jogos.

os segredos do negócio são para serem mantidos em segredo e acho muito bem.

O valor total pago por um jogador, e o valor recebido total pela venda de um jogador acho que é o mínimo. Isso devia ser claro como a água. Qual é o problema de sabermos que o Djuricic custar 8 Milhões ? é tudo.

E MALU15 eu quando não sei baixo as orelhas e tento aprender e portanto gostava de te perguntar o que entendes com a dívida que tinhamos a 31 de Março de 2013 com o clube holandês ? Se pudesses dispender um pouco do teu tempo agradecia.

Cumps
CitriC,

Se percebi a tua questão, tens que considerar que o objectivo das notas é justificar os saldos constantes do Balanço à data do reporte e não dar informação global e exaustiva das operações com que estão relacionadas.

Na nota que detalha os Fornecedores de investimento, o que eu fico a saber é que a BSAD devia a 31.03.13 cerca de 4,5M ao clube holandês. Nesta nota eu não devo ver qual o valor global das aquisições dos investimentos, pois para isso existem as notas que detalham as aquisições de bens tangíveis e intangíveis com os valores reportados à data de patrimoniação, podendo-se aqui discutir qual o grau de detalhe a incluir, que nos relatórios anuais mais recentes até é bastante exaustivo.

Deves também ter em atenção que os relatórios intercalares têm uma estrutura mais simples, sendo assim razoável admitir que possam ter menos informação, até pelo facto destas contas não serem certificadas.

A CMVM muito recentemente até aprovou uma norma que vai permitir que os relatórios dos trimestres (1º e 3º) deixem de ser obrigatórios, como já aconteceu no inicio da vigência do CVM.

Tudo certo,

No entanto gostaria de confirmar algo contigo.

Vi lá duas dívidas ao Heerenveen. Uma dívida corrente de 4.5M e outra não corrente de 1.5M

Pelo que entendo apenas sabemos que até 31 de Março de 2014 tinhamos que pagar 4.5M (3+1.5M) e depois teriamos ainda que pagar 1.5M (a tal de 30 de Junho de 2014). Tenho 99% que é isso.

O meu problema ao escrever o último comentário foi a minha ignorância.
O problema afinal não é o relatório intercalar, pois isto aconteceria mesmo se não houvesse o relatorio do 3 trimestre. Percebi mal e cheguei a uma conclusão errada e lamento se levei alguém a tb enganar-se.
Bom mas não estariamos aqui se tudo tivesse sido feito como no último relatorio anual ponto

Despertar

Citação de: CitriC em 22 de Fevereiro de 2016, 23:28
Citação de: Despertar em 22 de Fevereiro de 2016, 22:56
Citação de: CitriC em 22 de Fevereiro de 2016, 22:11
Citação de: Despertar em 22 de Fevereiro de 2016, 12:18
Citação de: CitriC em 21 de Fevereiro de 2016, 16:31
Recapitulando:

No relatorio e contas do 3 trimestre de 2012/2013 aparece lá uma dívida de 1.5Milhoes para com o Heerenveen, portanto referente a dia 31 de Março de 2013.

Podemos então presumir que nessa data já teríamos pago os dois milhões em 1 de março de 2013.

Sabemos agora que após esses 2 milhões tinhamos uma segunda tranche a pagar até 1 de Junho de 2013 na ordem dos três milhoes.
Fico então a perguntar-me a que se refere a dívida de 1.5Milhoes que tinhamos com o Heereven a 31 de Março?????

Depois o Benfica no relatório e contas anual de 2012/2013 apresenta uma dívida de 6Milhoes ao Heereven. A data para que não haja dúvidas é 30 de Junho de 2013.

Aqui já fazem questao de colocar tudo o que ainda devemos ao Heereven ou seja os três milhões que têm que ser pagos até 1 de junho e os 1.5+1.5M que têm que ser pagos em 2014.

Acho totalmente inadmissível não tornarem totalmente transparente quanto nos custa verdadeiramente um jogador. Os relatórios trimestrais são uma autêntica palhaçada. Apenas são usados para mascarar custos reais dos jogadores. Quando aparece o relatório anual o custo do jogador já foi atenuado e ficamos sem ideia do custo total do jogador.
O football-leaks foi uma lufada de ar fresco no meio disto tudo.

Detesto sentir-me enganado. Ninguém podia ter descoberto o real custo do jogador se não fosse plo football-leaks...

nao posso, depois deste tempo todo a dares na cabeça a quem punha em causa os ReC estas surpreendido com isto  :2funny:

O dinheiro do investimento estava lá oh Despertar.  para ti tenho que explicar tudo tintim por tintim.

"Ainda na presente época, foram adquiridos os direitos desportivos dos atletas Djuricic, Markovic, Sulejmani, Mitrovic, Steven Vitória e Rojas, o que representou no conjunto um investimento próximo dos 25,1 milhões de euros com vista à preparação da época 2013/2014"

"As principais aquisições de direitos de atletas totalizaram 41.555.365 euros e respeitam essencialmente aos jogadores Sálvio, Lima, Djuricic, Sulejmani, Markovic, Mitrovic, Steven Vitória e Rojas."

etc etc etc... e isso apenas do relatorio e contas anual de 2012/2013.

Se formos a outros documentos podemos ver o investimento total nos jogadores.

A única coisa que coloquei em causa é qual o problema de indicar que o jogador levou a um investimento de 8Milhões ?

O Benfica não andou a publicar, a noticiar que o Djuricic custou 6 Milhões. Quem espalhou as noticias é que andou a enganar outros, na medida em que viu uma dívida que havia a 30 de Junho de 2013 para com o clube holandês e pensou AH o jogador custou 6Milhões só pode...mas na verdade além desses 6 Milhões era necessário somar os 2 milhões que já haviam sido pagos em 1 de Março.

o que eu me queixei foi o porquê do Benfica não clarificar e dizer que o djuricic não custou 6 mas sim 8!

Porque não dizer que o jogador A custou x o jogador B custou Y, tal e qual como aconteceu no relatorio e contas 2014/2015 :

- aquisição dos direitos de inscrição desportiva e de 50% dos direitos  conómicos do atleta Pizzi, num investimento total de 6.000 milhares de euros;

- aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Fejsa, num investimento total de 5.223 milhares de euros

- aquisição dos direitos de inscrição desportiva e económicos do atleta Lisandro Lopez, num investimento total de 4.070 milhares de euros

e por aí afora.

Não ponho os relatórios e contas em causa ! Nada disso. Apenas exijo mais transparência na medida em que seja tudo detalhado tal e qual como fizeram já na última época...Claramente em 2012/2013 a política de contratação/informação era outra.

Percebeste ?

fiquei esclarecido. Tens queixas mas nao queres mostrar que te estas a queixar, entao vai dai sai testamento.

Eu ajudo-te... Abençoado football Leaks ou nao sabiamos o que sabemos.

se não fizer um testamento nunca ficas esclarecido e não quero que fiques sem perceber

mas achas que nao percebemos todos que te queixavas da falta de transparência!

clarinho como agua. é preciso la testamentos porque ficas surpreendido com os leaks :)

Esbutenado

A elaboração dos R&C obedece a regras definidas pelo CVM e seus regulamentos e as demonstrações financeiras e seu anexos são detalhados de acordo com critérios e princípios rigorosos estabelecidos nas  IFRS´s (normas internacionais de relato financeiro) adoptadas na UE.

Em nenhuma das normas estão definidos níveis de detalhe obrigatório que possam por a nu o negócio da Instituição da Benfica SAD. O detalhe e expressão dos textos dos Relatórios são preparados pela Administração da SAD sendo depois revistos até à versão final pela Sociedade e Revisores responsável pela certificação das contas.

É assim  um abuso de opinião alguém pensar que em benefício de máximos de transparência que seriam prejudiciais à Instituição, que os relatórios devem apresentar detalhes de contratos, condições e termos de pagamentos e recebimentos, ..., para alem das informações constantes da legislação e normativos antes referidos.

Os segredos do negócio não se divulgam, tal como não se divulgam as estratégias e tácticas que vão ser seguidas nos jogos.

Amigo, isto é a velha história do copo meio cheio ou meio vazio.
Tu sistematicamente defendes que é tudo normal, que está tudo segundo as regras, que estas incongruências, omissões, meias-verdades que se vão apanhando nos R&C do Benfica são normalíssimas e parte de uma estratégia da SAD, que não pode prejudicar-se revelando detalhes da sua actividade.
Estás no teu direito de pensar assim.
Como os últimos anos têm provado cabalmente, de grandes R&C e auditorias fantásticas onde nunca eram detectados quaisquer problemas se fez a história do colapso de grandes instituições, financeiras e outras. Por isso, agitares essa bandeira como um argumento de que tudo está bem, para mim vale zero.
O Benfica tem a obrigação de honrar a sua história de transparência e respeito pelos sócios, e não o tem feito. São já várias as circunstâncias e negócios mal explicados, e se não fosse o football leaks todos os Benfiquistas continuariam na ignorância e sem saber os detalhes ruinosos, para o Benfica, de muitos destes negócios.
Entende-se obviamente alguma proteção de informação valiosa para o Benfica, mas o que temos visto ultrapassa largamente os limites do razoável.

lost_paradise

O relatório e contas do 1º semestre deve estar mesmo a sair. Amanhã ou segunda.

MALU15

Citação de: Esbutenado em 23 de Fevereiro de 2016, 10:21

Amigo, isto é a velha história do copo meio cheio ou meio vazio.
Tu sistematicamente defendes que é tudo normal, que está tudo segundo as regras, que estas incongruências, omissões, meias-verdades que se vão apanhando nos R&C do Benfica são normalíssimas e parte de uma estratégia da SAD, que não pode prejudicar-se revelando detalhes da sua actividade.
Estás no teu direito de pensar assim.
Como os últimos anos têm provado cabalmente, de grandes R&C e auditorias fantásticas onde nunca eram detectados quaisquer problemas se fez a história do colapso de grandes instituições, financeiras e outras. Por isso, agitares essa bandeira como um argumento de que tudo está bem, para mim vale zero.
O Benfica tem a obrigação de honrar a sua história de transparência e respeito pelos sócios, e não o tem feito. São já várias as circunstâncias e negócios mal explicados, e se não fosse o football leaks todos os Benfiquistas continuariam na ignorância e sem saber os detalhes ruinosos, para o Benfica, de muitos destes negócios.
Entende-se obviamente alguma proteção de informação valiosa para o Benfica, mas o que temos visto ultrapassa largamente os limites do razoável.
Meu caro, comparações da BSAD com casos como BES, BPN e outros não fazem sentido. A BSAD tem uma estrutura sem enredos societários, e de dimensão muito mais reduzida e como tal não é propícia a práticas fraudulentas e do domínio criminal, independentemente das pessoas que a dirigirem.

O meu post veio no contexto em que se se dizia que havia falta de transparência pelo facto de não se revelarem detalhes, nos R&C trimestrais, do faseamento do pagamento do passe do Djuricic, que entretanto vieram a lume no F Leacks, deixando no ar que tinha havido um mau negócio.

Ora o Djuricic flopou não foi por isso. Compras como a do Witsel do Markovic, certamente que tiveram os seus detalhes quer na compra quer na venda que nós não conhecemos, e por isso não deixaram de ser bons negócios em termos desportivos e financeiros.

JFCR

Quando é que teremos o relatório do 2º trimestre?

BatatasTiti

Estive a falar com um colega e o tópico do naming do estádio veio à baila. Estive à procura em blogs que conheço e aqui no fórum mas não encontrei nenhuma previsão. Alguém me sabe informar em quanto ficaria um eventual naming do estádio? Obrigado.

Benfiquista15

Citação de: BatatasTiti em 26 de Fevereiro de 2016, 11:15
Estive a falar com um colega e o tópico do naming do estádio veio à baila. Estive à procura em blogs que conheço e aqui no fórum mas não encontrei nenhuma previsão. Alguém me sabe informar em quanto ficaria um eventual naming do estádio? Obrigado.
Já não me lembro se foi o DSO ou o LFV que disse que podia chegar aos valores do patrocínio das camisolas.

GengisKhan

Citação de: Benfiquista15 em 26 de Fevereiro de 2016, 11:52
Citação de: BatatasTiti em 26 de Fevereiro de 2016, 11:15
Já não me lembro se foi o DSO ou o LFV que disse que podia chegar aos valores do patrocínio das camisolas.

Dificil é perceber o valor das camisolas.  :police:

MALU15

Citação de: lost_paradise em 27 de Fevereiro de 2016, 22:03
CitaçãoMarket pool (€482.9m)

The amount of €482.9m will be distributed according to the proportional value of each TV market represented by the clubs taking part in the UEFA Champions League (group stage onwards) and be split among the clubs participating from a given association.

In accordance with the existing system, half of the amount representing the value of each market will be split among the clubs based on their performance in the previous domestic league championship and the other half will be paid in proportion to the number of matches played by each team in the 2015/16 UEFA Champions League.

Each time that a club of an association represented by one or more clubs in the UEFA Champions League group stage is eliminated in the play-offs, 10% of the respective association's market pool share will be allocated to the eliminated club. This is a new arrangement, which was not contemplated in the distribution system beforehand.

Distribuição do bolo de receitas de Market Pool da liga dos campeões pelos clubes portugueses:

Benfica - 8 jogos
Porto - 6 jogos
Sporting - play-off

O ano passado houve uma grande subida no valor de Market Pool. Passou-se dos 7 milhões de 12-13 e 13-14 para os 11,5 milhões de euros. Se o valor se mantiver esta época, poderá ficar a seguinte distribuição:

(Distribuição por posição no campeonato é 1º 50%, 2º 35% e 3º 15%)

Benfica - 8 jogos - 2,6  M+ 8/14 = 2,6 M + 3,3 M = 5,9 milhões
Porto - 6 jogos - 1,9 M + 6/14 = 1,9 M + 2,5 M = 4,4 milhões
Sporting - 1,15 milhões

Benfica

Se passarmos aos quartos-de-final, receberemos mais 300 mil euros que são subtraídos ao Porto.

Temos garantido até agora em receitas de competições europeias:

Prize Money (12M + 5M + 5,5M = 22,5M )+(Market Pool  5,9M) = 28,4 M

É o valor mais alto de sempre de receitas de competições europeias para o Benfica. Foram 14,5M em 14-15 e 22,5M em 13-14.

Caso passemos aos quarto-de-final, o valor subirá para 34,7 M

O Porto encaixa esta época em competições europeias 12M + 5M + 4,4M = 21,4 M

O Sporting deverá encaixar cerca de 8 M.

Aderito

Citação de: MALU15 em 28 de Fevereiro de 2016, 00:10

The amount of €482.9m will be distributed according to the proportional value of each TV market represented by the clubs taking part in the UEFA Champions League (group stage onwards) and be split among the clubs participating from a given association.

In accordance with the existing system, half of the amount representing the value of each market will be split among the clubs based on their performance in the previous domestic league championship and the other half will be paid in proportion to the number of matches played by each team in the 2015/16 UEFA Champions League.

Each time that a club of an association represented by one or more clubs in the UEFA Champions League group stage is eliminated in the play-offs, 10% of the respective association's market pool share will be allocated to the eliminated club. This is a new arrangement, which was not contemplated in the distribution system beforehand.

Distribuição do bolo de receitas de Market Pool da liga dos campeões pelos clubes portugueses:

Benfica - 8 jogos
Porto - 6 jogos
Sporting - play-off

O ano passado houve uma grande subida no valor de Market Pool. Passou-se dos 7 milhões de 12-13 e 13-14 para os 11,5 milhões de euros. Se o valor se mantiver esta época, poderá ficar a seguinte distribuição:

Sporting - 1,15 milhões

Benfica

Se passarmos aos quartos-de-final, receberemos mais 300 mil euros que são subtraídos ao Porto.

É o valor mais alto de sempre de receitas de competições europeias para o Benfica. Foram 14,5M em 14-15 e 22,5M em 13-14.

Creio que esses números estão ligeiramente desviados pelo facto de - se li bem o documento que regula o Market Pool-  a divisão ser feita apenas entre clubes que de facto jogam a champions, ou seja a fase de grupos.

Assim sendo, temos que a divisão será feita por 2 clubes (Benfica e Porto) cabendo a nós 55% (campeão) e ao Porto 45%. O Sporting fica com os 10% do bolo total previsto para o país, que é o que cabe aos clubes eliminados no playoff.

Em 27 de Novembro passado, postei aqui umas contas de mercearia que fiz em relação a isto. De qualquer maneira, os números não diferem muito do que o amigo Lost Paradise avança.

abraço

lost_paradise

Citação de: Aderito em 28 de Fevereiro de 2016, 00:52

Benfica - 8 jogos
Porto - 6 jogos
Sporting - play-off

Sporting - 1,15 milhões

Benfica

Creio que esses números estão ligeiramente desviados pelo facto de - se li bem o documento que regula o Market Pool-  a divisão ser feita apenas entre clubes que de facto jogam a champions, ou seja a fase de grupos.

Assim sendo, temos que a divisão será feita por 2 clubes (Benfica e Porto) cabendo a nós 55% (campeão) e ao Porto 45%. O Sporting fica com os 10% do bolo total previsto para o país, que é o que cabe aos clubes eliminados no playoff.

Em 27 de Novembro passado, postei aqui umas contas de mercearia que fiz em relação a isto. De qualquer maneira, os números não diferem muito do que o amigo Lost Paradise avança.

abraço
Distribuição 55% 45% para o que fiz dá na prática um desvio de 300 mil euros. 5,6 milhões para o Benfica.  É praticamente irrelevante, nesta ordem de grandeza.

Resta é saber qual o valor do bolo total do market pool. Para os resultados baterem certo, é preciso a premissa estar correcta.

Fiz isto agora porque não sabia a distribuição em função da posição no campeonato e agora já a encontrei.

Abraço

nuno.duarte.95

Benfica - 8 jogos
Porto - 6 jogos
Sporting - play-off

Sporting - 1,15 milhões

Benfica

a divisao do marketpool acho que é assim.

11.5M se for igual ao ano passado. Descontos o 1.15M para a lagartagem.

Ficam 10.35M.

Esses 10.35 divides por 2. Uma metade tem a ver com a classificação da liga anterior e a outra o numero de jogos jogados.

Na parte da classificação da liga, como só foram 2, é 65% para o Benfica e 35% para o porto.

Na outra parte tem a ver com o numero de jogos jogados. Como os tripas so fazem 6 e nos na pior das hipoteses 8, se acabar assim, nos ficamos com aproximadamente 3M (2.96M).

A juntar aos 65% da parte da classificação (3.36M) ficamos desde já com 6.32M para ja.

Com os 12M da fase de grupos, 4.5M pelas vitorias, 0.5M pelo empate e 5.5M pela qualificação para os oitavos, ja teremos 28.8M. Se passamos aos oitavos, ja vamos para valores proximos dos 35M.

MALU15

Hoje é dia de divulgação de contas do 1º Semestre de 2015/2016 reportadas a 31DEZ15.

Não tendo havido operações relevantes no 2º trimestre, perspectivo resultados positivos acumulados mas inferiores aos do 1º trimestre findo em 30SET15.