As Finanças do Benfica

ff77

Valerá a pena utilizar parte do contrato para descontar se o preço desse desconto compensar.
Caso contrário não faz sentido.

melo7

Citação de: pempitas em 11 de Março de 2016, 10:11
Citação de: Maka em 11 de Março de 2016, 00:15
Citação de: Thorondor em 10 de Março de 2016, 22:50
Citação de: pempitas em 10 de Março de 2016, 18:53
Citação de: afsantos em 10 de Março de 2016, 18:33
Citação de: pempitas em 10 de Março de 2016, 17:13
Citação de: afsantos em 10 de Março de 2016, 16:58
Só começo a acreditar nestes rios de euros a entrar no Benfica quando de uma vez por todas eu vir o real passivo do Benfica a baixar dos 400 milhões, porque até, tudo isto não passa de "notas de monopólio"

A sério que não entendo a obsessão com o passivo...

Passivo = cerca de 20 milhões de euros em juros anuais...percebes agora?

Não, não percebo.

Eu tenho uma casa que vale 120.000€ e um crédito à habitação do mesmo valor.

O meu irmão tem uma casa que vale 500.000€ e um crédito à habitação do mesmo valor.

Ambos temos capitais próprios zero.

Eu ganho 850€ e ele ganha 17.000€, mas está fodido porque tem um passivo do caralho...

A GALP tem quase 4 mil milhões de passivo. Está fodida.

Fuck logic.

O passivo faz parte da situação patrimonial de qualquer empresa ou cidadão. Importa perceber é a capacidade que existe para o gerir, e reduzir ao longo do tempo.

E quando há mais dificuldade em cumprir com o serviço da dívida, são os credores quem têm de ceder um pouco. Não que seja esta a nossa situação.

O facto é que temos uma situação patrimonial positiva, mesmo com um plantel subavaliado, resultados positivos em exercícios consecutivos, aumento progressivo das receitas suportadas em contratos de longa duração, resultados operacionais equilibrados e o passivo controlado.

Era bom desenvolver o clube sem gerar passivo? Era.

Também quero comprar uma casa sem precisar de crédito.

É isto que não percebo que o pessoal não entenda... É tão simples. LFV fez o que tinha de ser feito embora eu não simpatize muito com o modus operandi da coisa nem com ele. Contra ele tem ainda muitas decisões de gestão financeira/desportiva como os Veras a 3M que são incompreensíveis. A panelinha com os empresários é vergonhosa. Por outro lado não tenho a certeza se seria possível singrar sem estes favorzinhos. O Futebol é um lodaçal asqueroso.

O problema aí é que o user compara a nossa dívida a um crédito a habitação, quando na realidade alguma dela é mais parecida com dívida de cartão de crédito, ou até um Cetelem  :-X
Um crédito a habitação é gerível; uma dívida de cartão de crédito suga qualquer receita extra que possa haver.

Vamos lá a ver uma coisa, utilizei como exemplo o crédito bancário porque é um passivo bancário que muitos de nós temos, e não vivemos em preocupação permanente com isso.

Se vamos analisar no detalhe, o juro médio pago pela SAD não está fora do que se pratica no financiamento às empresas. Não deixando de ser irónico que a comparação com as taxas das Cetelems é bem mais descabido que o do crédito à habitação. Posso estar enganado, mas assim por alto, a habitação deve estar a praticar 2-3%, a SAD deve estar financiada a 6-7%, a Cetelem e afins devem ser remuneradas em torno dos 13-16%.

Esta questão de pormenor é - no entanto - descabida, por fugir ao espírito do meu comentário. Nunca disse nem direi que não entendo os benefícios de baixar o passivo bancário e consequentemente o serviço da dívida. Quem é que não quer ter dívidas?

O que disse, para que fique bem claro, é que não entendo a obsessão pelo passivo que aqui se vê. O que disse foi que todas as empresas e famílias têm passivo, e que o importante é gerar rendimentos para o ir pagando.

O passivo não é um bicho. O passivo - em certa medida - também é responsável pelo sucesso desportivo que agora começamos a obter. Ou vamos fingir que as condições hoje existentes para a formação e acompanhamento de atletas não resultaram de um forte investimento?
Ok, tudo certo.

Mas ha dividas e dividas. Ninguém está a dizer que o objetivo é Passivo 0.
O que se quer é um nível de endividamente bancário suportavel. Porque se for desmesurado vamos estar a sugar ativo para o pagar.
Ter um passivo menor também te possibilita umas taxas de juro menores: actualmente financiamo-nos para pagar financiamentos e isso é claro que faz com que as taxas de juro aumentem.

O objectivo passa por não estar tão dependente de Bancos: diminuindo os valores em divida e, para novos empréstimos, negociar taxas de juro menores.

Pedraços

eu canalizava ja 200milhoes da nos so para abater no passivo!
ficavamos com 10 anos a receber 20 milhoes por epoca de D. Televisivos mas com uma margem de manobra no mercado muito grande e sem vender jogadores!
os juros mais altos iam todos a vida!
se der pa fazer isso era o melhor na minha opiniao.

iloy

importante seria acabar de pagar o estadio para nao continuar a ter juros.

nfgl

Sobre a questão dos juros, qual é a taxa média que o Benfica paga?

Flavius Julius

Citação de: iloy em 11 de Março de 2016, 10:39
a ideia que eu tenho é que este empréstimo (estádio) é o que tem os juros mais baixos e é o mais diluído no tempo!
mas admito estar errado

ZICKLER

Citação de: nfgl em 11 de Março de 2016, 10:41

Pagamos entre 5%-7%

Glorificus

Citação de: Theroux em 11 de Março de 2016, 10:26
Citação de: Glorificus em 11 de Março de 2016, 10:16
Esta época devemos pulverizar o record de receitas operacionais. Já fizeram algumas contas de merceeiro para ver mais ou menos como devem ficar?

+-120M€, mas talvez chegue aos 125M€.

Em 6 meses foram mais 9M€, sem contar com 11.5M€ dos oitavos/quartos e bilheteira dos dois jogos.

o ano passado fizemos:

1º sem: 55.8
2º sem: 46.1
total:    101.9

este ano:

1º sem: 64.8 (+9.0)
2º sem: ???

as receitas UEFA foram no 2º sem do ano passado de 1.5 salvo erro. Se este ano garantimos 28.5 + 5 Market pool = 33.5. Já entraram nas contas 20.5. Falta 13 no mínimo.

Extrapolando com os 46.1 - 1.5 + 13 = 57.6

1º sem: 64.8 (+9.0)
2º sem: 57.6 (+11.5)
Total     122.4

E ainda falta apurar os ganhos com bilheteira, patrocinadores, etc.

Eu diria que no pior dos casos chegamos aos 125. Espero é que se consiga conter os gastos até um máximo de 105 e assim atingir o Break-even operacional+financeiro.

MALU15

Citação de: Flavius Julius em 11 de Março de 2016, 10:43
Citação de: iloy em 11 de Março de 2016, 10:39
a ideia que eu tenho é que este empréstimo (estádio) é o que tem os juros mais baixos e é o mais diluído no tempo!
mas admito estar errado

Este empréstimo é muito especial, além de vencer juros a uma taxa da ordem dos 4,5% com parte com taxa bonificada, tem um derivado contratado (wsap de cobertura da taxa de juro) e está subjacente ao project finance de construção do estádio celebrado com o sindicato bancário, pelo que vai ter de existir até ao fim (FEV2024).

Glorificus

Na minha opinião o rácio passivo/receitas op. devia andar nos  2.5

Quer dizer que o passivo do Benfica devia andar nos 250/300 milhões.

Temos que num médio prazo abater 150 milhões ao passivo para nos tonarmos um clube saudável financeiramente e de preferência no passivo remunerado. Aquele que doí.

Despertar

Citação de: Glorificus em 11 de Março de 2016, 11:10

Temos que num médio prazo abater 150 milhões ao passivo para nos tonarmos um clube saudável financeiramente e de preferência no passivo remunerado. Aquele que doí.

e porque raio nao ser zero. O remunerado claro? e o que nao é remunerado como raio se chega a esses racios? qual o criterio ou objectivo?

afsantos

Citação de: nfgl em 11 de Março de 2016, 10:41

Tenho ideia de rondar os 5-6% pese embora o último Empréstimo Obrigacionista não chegou aos 5% o prémio de cupão.

Glorificus

Citação de: Despertar em 11 de Março de 2016, 11:22

e porque raio nao ser zero. O remunerado claro? e o que nao é remunerado como raio se chega a esses racios? qual o criterio ou objectivo?

Normalmente numa empresa utiliza-se o rácio Divida/Ebitda e considera-se que não deve ultrapassar os 3.

Mas num clube de futebol acho que é diferente. A parte das ganhos/gastos com os jogadores altera muito em relação a uma empresa normal. Como o facto de um activo num ano não valer nada e no ano a seguir poder valer 20, 30 ou 40 milhões como o caso de um Oblak, Renato, Lindelof por exemplo. Ou outro estar avaliado em 3 milhões e nem valer 0.1.

Quanto ao passivo remunerado ser zero. Isso era óptimo. Por mim não devíamos nada e tínhamos 500 milhões no banco a render juros.

Só estou a falar do que EU acho que no máximo devia estar o passivo do Benfica para EU ficar descansado. Só isso...

Despertar

Citação de: Glorificus em 11 de Março de 2016, 11:50
Citação de: Despertar em 11 de Março de 2016, 11:22

Normalmente numa empresa utiliza-se o rácio Divida/Ebitda e considera-se que não deve ultrapassar os 3.

Mas num clube de futebol acho que é diferente. A parte das ganhos/gastos com os jogadores altera muito em relação a uma empresa normal. Como o facto de um activo num ano não valer nada e no ano a seguir poder valer 20, 30 ou 40 milhões como o caso de um Oblak, Renato, Lindelof por exemplo. Ou outro estar avaliado em 3 milhões e nem valer 0.1.

Quanto ao passivo remunerado ser zero. Isso era óptimo. Por mim não devíamos nada e tínhamos 500 milhões no banco a render juros.

Só estou a falar do que EU acho que no máximo devia estar o passivo do Benfica para EU ficar descansado. Só isso...

o que nao é remunerado ai sim se pode fazer aquela maxima aqui do forum "o activo é maior e bla bla bla". O remunerado é que é preocupante, ja pagamos 20M/anos e agora é 16M/ano creio eu. Agora é ver o que fariamos com mais 16M todos os anos. è que o passivo remunerado tira-nos competitividade, nao nos traz mais competitividade como as vezes aqui se afirma.
Eu nao percebo pedir emprestado pra comprar jogadores, e foi isso um pouco o que aconteceu no passado. E se podia ter a justificacao na altura de sermos competitivos, neste momento ja nao se admite.

JFCR

Citação de: Anti-Corruptos em 11 de Março de 2016, 10:21
20 milhões de juros que pagamos por ano davam para comprar 2 craques para o tugão todos os anos. Pensem nisso.

Caro amigo, esse é o pensamento errado. 20M / ano, dá para pagar salários a 5 Gaitan. Esse deve ser o raciocínio.