As Finanças do Benfica

Theroux

Citação de: lonstrup em 29 de Abril de 2017, 13:23
Citação de: Theroux em 29 de Abril de 2017, 13:10
Citação de: lonstrup em 29 de Abril de 2017, 12:57
Citação de: Theroux em 29 de Abril de 2017, 12:49
A capacidade depende da gestão que é feita, que é virada para os resultados desportivos. Quando se compram jogadores por 10/15/20M€ o objectivo principal não é maximizar o lucro na gestão de passes.
Temos capacidade para saldar um Empréstimo Obrigacionista no valor de uns 40 milhões (a titulo de exemplo) ? Não me parece que tenhamos.

Com uma gestão virada sobretudo para a performance financeira existia capacidade para abater uma fatia bem maior dos empréstimos, só que antes dos resultados financeiros estão os resultados desportivos. Aliás, os benfiquistas seriam os primeiros a criticar esse tipo de gestão.
Então, portanto, voltámos ao que eu afirmei: não se trata de uma questão de querer, é antes uma questão de (não) poder.

Afirmaste é que o clube não tem dezenas de milhões de € parados para abater empréstimos, o que só era um problema se fosse esse o objectivo. Como não é, estamos apenas a discutir um facto avulso.

cfSLBcg

Citação de: Mats_Ture em 29 de Abril de 2017, 11:07
Citação de: cfSLBcg em 29 de Abril de 2017, 10:50
Citação de: Maldini em 28 de Abril de 2017, 21:00
Citação de: CitriC em 28 de Abril de 2017, 13:58
Citação de: Mats_Ture em 28 de Abril de 2017, 03:09
Perspectivas para o plantel da próxima época
(leitura longa)

6:

O FEJSA vai acabar a carreira no Benfica. Primeiro porque, apesar de ser uma máquina, ninguém arrisca comprar um jogador de cristal. Depois porque o homem só sabe ganhar. :) E, finalmente, porque é ele o pai de toda aquela miudagem que vai chegando dos Balcãs.

O SAMARIS tem de ser vendido. Gosto muito do empenho e do amor que tem ao Benfica, mas está na altura: custou 10 milhões e já tem 27 anos. Para além de que é louco, uma ameaça constante à estabilidade emocional da equipa.

Se o Samaris fosse vendido eu promoveria o Florentino, apesar dos 17 anos. É preciso acelerar a entrada dele no plantel. É o herdeiro do Fejsa, não lhe faria mal dar-lhe minutos na Taça de Portugal ou na Taça da Liga.

Li o teu comentário e estavas a ir muito bem até borrares a pintura com o Samaris. Mas não deixa de ser uma excepção ao bom comentário que fizeste.

não percebo de onde vem a ideia que é louco e que é "uma ameaça constante  à estabilidade emocional da equipa."

Além do mais como disseste e bem o Fejsa é feito de cristal e não será atirando o Florentino aos tubarões que ele terá o melhor progresso, na minha opinião.
O samaris continua a cumprir sempre que o Fejsa se encontra meses e meses lesionado. É certo que é pior que o Fejsa, mas é também certo que pode continuar a intercalar com o Fejsa e a ser uma muito maior garantia que o Florention enquanto que ele evolui.

É preciso ter dois bons medios defendivos para a próxima época.

Alem disso e a ver só pelo que nos é dado a conhecer ... Samaris é um profissional a 100% ... E parece me um dos lideres do balneario ...

Qual é o jogador que aguenta calado de cada vez que fejsa está pronto e sabe que o banco é o destino ... Jogando bem ou mal ....?

Este tipo de jogador é fundamental .... E entre samaris e um artista com s mania de craque ... Samaris

Faz-me um bocado de confusão quererem despachar jogadores como Samaris, André Almeida, Eliseu, etc. São referências de balneário e aceitam ser suplentes, quando entram não são nenhuns fora de série mas cumprem a função...é que arranjar este perfil demora anos e é fundamental pra manter a estabilidade. Lembram-se nos anos em que aconteciam as revoluções de plantel? É que n ganhávamos nada, nada!

Eu concordo com esse argumento, e por isso defendo que, por exemplo, Lisandro e André Almeida devem ser inegociáveis. Mas cada caso é um caso.

No caso do Eliseu não me chocava que ficasse, mas se vier o Marçal ficaremos provavelmente bem mais servidos. No caso do Samaris, também não me choca que fique mais um ano, mas quanto mais tempo passar mais difícil será recuperar o investimento (10M€, um dos maiores investimentos de sempre do Benfica, só superado por Raul, Rafa, Pizzi, Cardoso, Salvio, Markovic e pouco mais).

Se me disserem que o Vitória altera para um 4x3X3 e dá mais aproveitamento ao Samaris, mais à frente no terreno, aí já é outra conversa.

Esse argumento do Samaris e os 10M não me convence. Imagina que o Samaris ficava uma época e saia a custo zero...tinhamos de dizer que custou 10M! Mas se ficar 10epocas é 1M por época acho que já podemos dizer q é aceitável...isto sem contar com o ordenado.
O que quero realçar é essa coisa de querer vender o Samaris porque custou 10M não pode ser argumento neste tipo de jogador (porque financeiramente até pode nem ser um grande investimento) e ao contrário faz sentido num Jimenez que na minha opinião nunca terá esse estatuto no plantel.

MALU15

Citação de: Theroux em 29 de Abril de 2017, 13:47
A capacidade depende da gestão que é feita, que é virada para os resultados desportivos. Quando se compram jogadores por 10/15/20M€ o objectivo principal não é maximizar o lucro na gestão de passes.
Temos capacidade para saldar um Empréstimo Obrigacionista no valor de uns 40 milhões (a titulo de exemplo) ? Não me parece que tenhamos.

Com uma gestão virada sobretudo para a performance financeira existia capacidade para abater uma fatia bem maior dos empréstimos, só que antes dos resultados financeiros estão os resultados desportivos. Aliás, os benfiquistas seriam os primeiros a criticar esse tipo de gestão.
Então, portanto, voltámos ao que eu afirmei: não se trata de uma questão de querer, é antes uma questão de (não) poder.

Afirmaste é que o clube não tem dezenas de milhões de € parados para abater empréstimos, o que só era um problema se fosse esse o objectivo. Como não é, estamos apenas a discutir um facto avulso.
Mas os EO`s são alguns papões? Integrando os EO`s a Dívida Financeira, e estando definida uma estratégia de redução da mesma, é óbvio que  os EO`s também vão ser reduzidos, logo que chegue a sua vez na ordem de prioridade  que for estabelecida, e no ritmo adequado sem que isso afecte  de forma drática o investimento na equipa e a competetividade da  mesma.

Mats_Ture

Citação de: CitriC em 29 de Abril de 2017, 13:15
Citação de: Mats_Ture em 28 de Abril de 2017, 17:17
Citação de: CitriC em 28 de Abril de 2017, 13:58
Citação de: Mats_Ture em 28 de Abril de 2017, 03:09
Perspectivas para o plantel da próxima época
(leitura longa)

6:

O FEJSA vai acabar a carreira no Benfica. Primeiro porque, apesar de ser uma máquina, ninguém arrisca comprar um jogador de cristal. Depois porque o homem só sabe ganhar. :) E, finalmente, porque é ele o pai de toda aquela miudagem que vai chegando dos Balcãs.

O SAMARIS tem de ser vendido. Gosto muito do empenho e do amor que tem ao Benfica, mas está na altura: custou 10 milhões e já tem 27 anos. Para além de que é louco, uma ameaça constante à estabilidade emocional da equipa.

Se o Samaris fosse vendido eu promoveria o Florentino, apesar dos 17 anos. É preciso acelerar a entrada dele no plantel. É o herdeiro do Fejsa, não lhe faria mal dar-lhe minutos na Taça de Portugal ou na Taça da Liga.

Li o teu comentário e estavas a ir muito bem até borrares a pintura com o Samaris. Mas não deixa de ser uma excepção ao bom comentário que fizeste.

não percebo de onde vem a ideia que é louco e que é "uma ameaça constante  à estabilidade emocional da equipa."

Além do mais como disseste e bem o Fejsa é feito de cristal e não será atirando o Florentino aos tubarões que ele terá o melhor progresso, na minha opinião.
O samaris continua a cumprir sempre que o Fejsa se encontra meses e meses lesionado. É certo que é pior que o Fejsa, mas é também certo que pode continuar a intercalar com o Fejsa e a ser uma muito maior garantia que o Florention enquanto que ele evolui.

É preciso ter dois bons medios defendivos para a próxima época.

Dei dois argumentos para o Samaris ir:
- a idade, numa lógica de retorno do investimento (cada ano que passa será mais difícil recuperar os 10 milhões);
- e o desequilíbrio emocional numa zona fulcral do terreno. Sim, existe, na minha opinião, com muitas entradas duras e despropositadas. Lembro-me de várias em que não apanhou vermelho por muito pouco. Não lhe retira as outras qualidades, claro. Nem a dedicação e entrega ao Benfica. Provavelmente o Samaris ganharia mais num 4x4x3 com menos responsabilidades defensivas.

Em relação ao Florentino, o futebol dele tem mais maturidade do que muitos jogadores de 20 anos. Acho que o Rui Vitória podia ir dando oportunidades aos poucos, mas claro que posso estar enganado.

Não referi há pouco, mas o André Almeida também cumpre nessas funções.

1- o Fejsa pela lógica da idade teria que sair primeiro porque este ano já vai fazer 29, e com o historial de lesões a reforma virá mais cedo. Portanto aqui o Samaris tem claramente vantagem.

2- totalmente de acordo em relação ao jogo mais duro do Samaris e os constantes amarelos que leva, mas daí a ser uma ameaça constante a instabilidade é demais...

3- o florentino até agora não deu verdadeiras provas de maturidade a meu ver mas espero que tenhas razao

Provavelmente não ficou claro o meu argumento em relação à idade.

Há jogadores que devem acabar a carreira no Benfica (ou pelo menos enquanto o rendimento desportivo o justifique). Porquê? Porquê aquilo que teríamos a receber por eles seria sempre pouco face ao que nos dariam desportivamente nos anos seguintes. Dos mais velhos, enquadram-se aqui, na minha opinião, J. César, Luisão, Jardel e Eliseu. Será provavelmente mais tarde o caso do André Almeida ou do Lisandro. E de Mitroglou e Jonas se não houver propostas estupidamente boas da China.

O Fejsa também porque, apesar de ser excepcional, ninguém dará 10 ou 15 milhões por um jogador de 29 anos e fisicamente tão frágil.

Já o caso de Samaris é diferente porque aparentemente tem mercado para pagar o elevado investimento feito e ainda ter lucro com ele. Por enquanto.

Por muito que eu gostasse que o Gaitan ou o Enzo acabassem a carreira no Benfica, faria pouco sentido desperdiçar os 20 e 30 milhões que por eles recebemos. Mais um ano e a janela fechava para este tipo de montantes. Esta prática faz parte do modelo de negócio do Benfica (que tem alimentado a equipa principal, com a conquista do tri, finais europeias, etc).

Não está em causa o que o Samaris deu no passado (se bem que tem os problemas de que já aqui falei). Tem que ver com o que ele pode render aos cofres do clube face ao que poderia render desportivamente no futuro. Vale a pena lembrar: fez o equivalente a 9 jogos completos na liga esta época. Se houver uma proposta de 15 milhões (ou de 20 como se chegou a falar), o Benfica não aceita? Só se não encontrar mesmo alternativa...

Se o Florentino é já essa alternativa não tenho a certeza, mas gostei muito do que vi. É o herdeiro natural do Fejsa.

Ora, tendo o André Almeida na equipa, que já fez esse papel em jogos de grande exigência e que cumpre quase sempre, daria para tapar esses buracos em que não podemos contar com Fejsa, acelerando ao mesmo tempo a aprendizagem do Florentino.

rsd

Citação de: sergio19azb em 29 de Abril de 2017, 12:58
Citação de: rsd em 29 de Abril de 2017, 12:03
A primeira fase do plano do DSO parece-me descer até quase 0 os empréstimos de bancos e trocá-los por empréstimos obrigacionistas. É uma boa jogada na medida em que os juros são menores.
A pergunta que se impõe é: e depois disso? Como vamos pagar os empréstimos obrigacionistas?
Espero ter respostas.
Venda de jogadores....
venda de jogadores...
venda de jogadores...

Enquanto houver fábrica, vai-se vendendo. É arriscado mas é esta a estratégia do Benfica.
Eu vejo o Benfica a vender muito e não vejo isto a baixar significativamente. Quem me dera a mim que a estratégia fosse essa.

lonstrup

Citação de: MALU15 em 29 de Abril de 2017, 14:25

Mas os EO`s são alguns papões? Integrando os EO`s a Dívida Financeira, e estando definida uma estratégia de redução da mesma, é óbvio que  os EO`s também vão ser reduzidos, logo que chegue a sua vez na ordem de prioridade  que for estabelecida, e no ritmo adequado sem que isso afecte  de forma drática o investimento na equipa e a competetividade da  mesma.
Em Giria popular diz-se, dia de são nunca à tarde :)

lonstrup

Eu nem disse que era um problema.

O que eu referi foi, a SAD não tem a capacidade para tal. Foi isto que referi. Independentemente das estratégias, objectivos, e escolhas.

Se hoje a decisão fosse «vamos começar a pagar os EO», a verdade é que por muito que quisessemos, não conseguiamos. Repito, mesmo que hipoteticamente quisessemos, nós não conseguiriamos.

Tu é que perante isto, continuas a falar de outras situações.

Theroux

Citação de: lonstrup em 29 de Abril de 2017, 14:58

Eu nem disse que era um problema.

O que eu referi foi, a SAD não tem a capacidade para tal. Foi isto que referi. Independentemente das estratégias, objectivos, e escolhas.

Se hoje a decisão fosse «vamos começar a pagar os EO», a verdade é que por muito que quisessemos, não conseguiamos. Repito, mesmo que hipoteticamente quisessemos, nós não conseguiriamos.

Tu é que perante isto, continuas a falar de outras situações.

Se hoje tomassem essa decisão o dinheiro aparecia, basta ver quanto vale o plantel. É uma questão de prioridades, todos percebem isto.

CitriC

não.
Mas podes muito bem reembolsar os titulares das obrigações e criar um outro EO de 20M em vez de 40M graças a um lucro de várias dezenas de milhões de euros, derivado de boas vendas, boas campanhas europeias, etc.

ra79

Se não me engano mais um jogo do Renato e cai 5M na tesouraria...

Pedraços

Citação de: ra79 em 29 de Abril de 2017, 21:22

vinha cá comentar mesmo isso mas não são 10M??

lonstrup

Citação de: CitriC em 29 de Abril de 2017, 15:23

não.
Mas podes muito bem reembolsar os titulares das obrigações e criar um outro EO de 20M em vez de 40M graças a um lucro de várias dezenas de milhões de euros, derivado de boas vendas, boas campanhas europeias, etc.
A Solução teria de ser sempre essa. Mas lá está, implicaria um esforço adicional de desinvestimento na equipa.

Maldini

Citação de: MALU15 em 29 de Abril de 2017, 14:25

Malu ...

O benfica nunca vai pagar a divida ...

Tal como o sporting nunca vai pagar as vmocs...

flsb

Citação de: Pedraços em 29 de Abril de 2017, 21:28

Diz-se que são 5M por cada 25 jogos até atingir 25M .

CitriC

Citação de: flsb em 30 de Abril de 2017, 14:54
Citação de: Pedraços em 29 de Abril de 2017, 21:28

Diz-se que são 5M por cada 25 jogos até atingir 25M .

Pois, diz-se. Não vi nenhuma confirmação até agora.
De qualquer maneira o Renato tem 24 jogos no total pelo Bayern.

Mas é sempre bom saber que no futuro ainda podemos fazer dezenas de milhões de euros com jogadores como Renato Sanches e Gonçalo Guedes