As Finanças do Benfica

BlankFile

Citação de: ricardofslp em 20 de Setembro de 2017, 02:59
Citação de: BlankFile em 20 de Setembro de 2017, 02:55
Citação de: ricardofslp em 20 de Setembro de 2017, 02:53
Citação de: BlankFile em 19 de Setembro de 2017, 21:51
Citação de: Dr.Lecter em 19 de Setembro de 2017, 21:45
Pelos vistos já concluímos a renegociação dos termos do contrato com a NOS.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/benfica-e-nos-concluem-com-sucesso-renegociacao-do-contrato-televisivo

Cheira-me a "bye bye Emirates" e "Hello NOS", para o patrocínio das camisolas.

Porra! O simbolo da Emirates encaixava bem com as nossas camisolas.

Mera especulação da minha parte. Até poderemos renovar com eles. Espero que sim.

Sim pelo teu comentário eu percebi que era especulação. O meu problema foi o artigo... Vão aumentar os acordos logo vão patrocinar de alguma forma. Podiam era despejar uns 10 milhões ano no naming do estádio.
Já agora o patrocínio do seixal também deve estar a acabar.

10 milhões de euros anualmente pelo Naming é utópico. Se até 5 milhões é complicado...

O patrocínio do Caixa Futebol Campus com a CGD, penso que só termina em 2021.

ricardofslp

Citação de: BlankFile em 20 de Setembro de 2017, 03:01

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/benfica-e-nos-concluem-com-sucesso-renegociacao-do-contrato-televisivo

Mera especulação da minha parte. Até poderemos renovar com eles. Espero que sim.

Sim pelo teu comentário eu percebi que era especulação. O meu problema foi o artigo... Vão aumentar os acordos logo vão patrocinar de alguma forma. Podiam era despejar uns 10 milhões ano no naming do estádio.

10 milhões de euros anualmente pelo Naming é utópico. Se até 5 milhões é complicado...

Foi 15 anos então...

Não sei se será utópico porque parece-me que a forma que vão arranjar de pagar mais ao Benfica e não rever o contrato com o Sporting é pagar a mais por um outro direito.

BlankFile

Citação de: ricardofslp em 20 de Setembro de 2017, 03:04

Foi 15 anos então...

Não sei se será utópico porque parece-me que a forma que vão arranjar de pagar mais ao Benfica e não rever o contrato com o Sporting é pagar a mais por um outro direito.

Pessoalmente não acredito em 10 milhões anuais pelo Naming. Se o Benfica por acaso conseguir essa verba pelo Naming, neste mercado... será algo muito positivo para as nossas contas.

ricardofslp

Citação de: BlankFile em 20 de Setembro de 2017, 03:08
Citação de: ricardofslp em 20 de Setembro de 2017, 03:04

Foi 15 anos então...

Pessoalmente não acredito em 10 milhões anuais pelo Naming. Se o Benfica por acaso conseguir essa verba pelo Naming, neste mercado... será algo muito positivo para as nossas contas.

Não sei se será só o Naming. Mas para contornar clausulas de protecção do Sporting devem fazer patrocínios de coisas que o Sporting não tem.

zefo

Citação de: |OnE| em 20 de Setembro de 2017, 02:27
Estive a ler umas páginas para trás e a justificação dos gastos com pessoal ser prémios por vencer troféus não faz grande sentido.
No primeiro ano de RV o Benfica ganhou Campeonato e Taça da Liga. Quartos finais da CL.
No segundo ganhou Supertaça, Campeonato e Taça de Portugal. Oitavos finais da CL.

Isto justifica 13M de diferença?
Esferovite deve ter mamado uns 5M e adiciona as renovações

BaTi

Citação de: MALU15 em 20 de Setembro de 2017, 00:17
Citação de: BaTi em 20 de Setembro de 2017, 00:01
Expliquem lá for dummies (não sou como 80% do fórum que não pesca nada disto e manda logo os bitaites todos):

Vendemos jogadores pelo valor de 123M - ok

20 M foram para Mendes amigos lda e outros...- ok

59 M entraram no Benfica - ok. Assim percebo o passivo só ter descido 17 M, já sabemos que se não vendêssemos ninguém o prejuízo é grande.

Finalmente os restantes 43M - amortizações e imparidades. Continuo a não perceber bem esta parte...

Mais 2 questões:

1- quando se diz que tivemos lucro de 45M, são contabilizados os 123M da venda de jogadores ou só os 59M que efectivamente entraram?

2- Quanto do valor de transferências nos devem e que serão pagos nos próximos anos? Estão dentro dos 43M?

Obrigado pelos esclarecimentos do pessoal que realmente percebe disto
Os 43M dizem respeito ao custo da amortização dos passes dos atletas, distribuídos pelo nº de anos do contrato.
No Lucro apurado estão sempre contabilizadas todas vendas (123M), o valor que entrou vai para caixa e desaparece depois na sua utilização. O remanescente (49.669 + 67.638) não pago fica em clientes até ocorrerem os pagamentos. Estes valores vão acumulando com os que vieram de anos anteriores.

Obrigado MALU.

Sei que não é assim tão simples, mas podemos interpretar que se o Benfica não tivesse vendido ninguém, tinha dado um prejuízo de quase 80 milhões?

123M-44.5M

Gravíssimo...

Imortal10

Citação de: zefo em 20 de Setembro de 2017, 08:14
Estive a ler umas páginas para trás e a justificação dos gastos com pessoal ser prémios por vencer troféus não faz grande sentido.
No primeiro ano de RV o Benfica ganhou Campeonato e Taça da Liga. Quartos finais da CL.
No segundo ganhou Supertaça, Campeonato e Taça de Portugal. Oitavos finais da CL.

Os prémios de assinatura, salvo aquilo que já disseram em páginas anteriores, não entra para gastos com pessoal mas custos com transações de jogadores

izlek

Citação de: Maka em 20 de Setembro de 2017, 02:03
E consequências reais e palpáveis (positivas/negativas) dessas questões? É que, até agora, apenas se confirma o que já tinha dito: não passam de questões técnicas que obedecem a regras contabilísticas. Se amanhã as regras de contabilidade forem alteradas, todas essas questões serão também elas alteradas. Mas a realidade continua a mesma.

Consequências reais, até agora, só vi uma: desinvestimento no plantel.

Citação
Queremos, no próximo ano, chegar à totalidade dos capitais próprios para termos outra estratégia que será, depois, anunciada

a resposta está aqui agora o que isso significa é que eu gostava de perceber, vamos ter um novo investidor?

FP3

MALU15

Citação de: Imortal10 em 20 de Setembro de 2017, 08:20

Os prémios de assinatura, salvo aquilo que já disseram em páginas anteriores, não entra para gastos com pessoal mas custos com transações de jogadores
Não. Todos os prémios de assinatura, renovação, despesas na compra, são capitalizadas nos activos intangíveis, e vão depois a custos via amortização dos direitos de atletas, numa base anual e durante o nº de anos do contrato.
Na rubrica de Gastos com transações de direitos de atletas só vão todas despesas (comissões, ...) que ocorrerem nas vendas.

MALU15

Citação de: Red2802 em 20 de Setembro de 2017, 02:14
Citação de: Semper Fidelis em 20 de Setembro de 2017, 02:04
Citação de: Red2802 em 20 de Setembro de 2017, 01:58
Citação de: Maka em 20 de Setembro de 2017, 01:44
Citação de: Red2802 em 20 de Setembro de 2017, 01:37
Citação de: Maka em 20 de Setembro de 2017, 01:18
Citação de: fmatos em 20 de Setembro de 2017, 01:11
Citação de: Maka em 20 de Setembro de 2017, 00:47
Quem frequenta este tópico sabe que sou participante assíduo neste espaço, e que, não tendo originalmente formação académica na área, acabei, nos últimos anos, por me ver no papel de gestor de uma pequena empresa, e, como tal, acabei por procurar e obter formação na área de gestão e finanças.

Como tal, deixo a seguinte pergunta/desafio: alguém me consegue explicar quais as consequências (positivas) de recuperarmos os CP's? Isto é, qual a utilidade REAL (e não meramente técnica) de todos os sacrifícios que estamos (e pelos vistos iremos continuar) a fazer para ter resultados acumulados positivos que permitam anular os resultados acumulados negativos que fomos tendo?

Digo isto porque, se houve algo de que me fui apercebendo ao longo dos tempos enquanto fui aprofundando o meu conhecimento de finanças e contabilidade, é de que é uma área dominada, ad absurdum, por tecnocratas e pela tecnocracia. Pessoas (e entidades) que põem questões técnicas à frente da 'realidade real'.
Para mim o exemplo máximo disto é a questão 'vendas de jogadores da formação vs. vendas de jogadores que nos custaram dinheiro'. Porque é que acham que se dá prioridar às vendas dos Lindelofs e dos Semedos (poderia também falar em Edersons, Bernardos, Guedes, Cancelos, etc) em vez dos Salvios e dos Jimenez? O dinheiro que entra não é o mesmo (assumindo vendas iguais, claro)? É, claro que é. Se vendermos um Bernardo por 15M ou um Salvio por 15M, o dinheiro real que entra é o mesmo. A diferença está no conceito de "mais-valia", que não passa de um conceito meramente técnico sem correspondência na 'realidade real', mas que, devido às regras contabilísticas (escritas, claro está, por tecnocratas), embelezam muito as DR's.
Daí vir dizendo há muito que este Benfica actual é o triunfo dos tecnocratas. Primeiro as questões técnicas, depois a realidade. Se puderem coincidir, óptimo. Se não for possível.............sucks to be you, realidade.

But I digress.............

Respondendo à tua questão dos capitais próprios...

Do conhecimento que tenho da minha formação na área e pelo que ouvi, pessoalmente, o DSO dizer, na prática, uma SAD ter capitais próprios negativos não tem prejuízo nenhum a não ser estar, teorica e contabilisticamente, em falência técnica.

Obrigado.

Mas atenção, que penso estarmos a falar de coisas diferentes.
Uma coisa são CP's negativos - e isso concordo que é desejável evitar, mesmo tendo em conta que o Activo num clube de futebol é algo muito fluido, tendo em conta a natureza dos 'passes' de jogadores.
Outra coisa é o que nós pelos vistos estamos a tentar fazer, que é recuperar os CP's perdidos com os sucessivos resultados negativos. Ou seja, recuperar CP's até serem iguais ao capital social (115M, penso, mas alguém que me corrija, sff). Qual a utilidade REAL desta demanda?

Uma empresa com capitais próprios negativos, na prática, vale zero.

Isto é, os seus donos, se venderem tudo o que a empresa tem (activo) não chega para suprir as suas responsabilidades (passivo).

Quer isto dizer que quem investir numa empresa em falência técnica através, por exemplo, da compra de ações, está a comprar dívidas, pelo menos numa primeira fase.

E diz-se tecnicamente porque é uma fotografia à data, uma visão estática.

Com aumentos de capital a situação pode ser revertida. Pode ser através de investidores ou da incorporação de resultados no capital, que é o caso que está a suceder actualmente.

Recuperar os capitais próprios perdidos é, na prática, devolver o valor da empresa a quem a detém. Isso reflete-se, expurgados os efeitos especulativos, na cotação das ações e no valor de mercado da sociedade.

Se um dia, por exemplo, o clube decidir vender parte da sua participação na SAD irá conseguir receber um montante muito superior se o valor de mercado for uma referência, como deve ser.

Caso contrário, a falência técnica pode dar azo a que se queira vender a SAD por 1 euro (como há inúmeros casos) e ser um bom negócio para quem vende.

Continua a haver alguma confusão em relação ao que quis de facto dizer.

Nunca falei em CP's negativos, a questão nunca foi essa.
Apenas quis saber qual a real utilidade de, de repente e em tão pouco tempo, querermos recuperar os CP's todos que fomos perdendo desde que a SAD foi constituída. É que eles já são positivos (67M), e já o ano passado o eram (21M).

Por isso, volto a perguntar: tendo em conta que já há 2 (ou 3?) anos que temos CP's positivos, qual a utilidade real (e, já agora, qual a pressa) de continuar a querer recuperar CP's a este ritmo? Estará iminente a alienação de parte da SAD? É a única explicação racional que encontro para esta 'sede' repentina de recuperação de CP's até ao capital social.

A utilidade, em primeira instância, é aumentar o valor de mercado da SAD.

Se o clube tem lá 40%, quer dizer que investiu 40% de 115 milhões, ou seja, 46 milhões.

Ora, num processo de consolidação de contas, se o capital da SAD está em metade, o clube Sport Lisboa e Benfica tem que ter reflectido nas suas contas essa perda de valor. Normalmente isso faz-se registando uma imparidade do mesmo montante que tem impactos enormes nos resultados do próprio clube.

Se a SAD recuperar o seu capital social na totalidade, acontece o processo inverso no clube. Contabilisticamente, e, repito, se existir uma correcta consolidação de contas do grupo, o clube tem um proveito imediato, na mesma proporção, devido à eliminação da imparidade.

uma pergunta: se a cotação das acções da SAD subirem tendo o clube 40% das mesmas é uma subida do lado dos activos, certo?

dessa forma mais facilmente se recuperariam os capitais próprios pois os mesmos se se calculam pela diferença ACTIVO - PASSIVO nesse caso a parcela ACTIVO estaria a ser valorizada tornando o balanço mais positivo

A valorização da SAD tem efeitos directos no balanço do clube, porque tem um activo valorizado, neste caso uma participação numa empresa (a SAD).
Correcto, mas só por via dos resultados positivos da SAD por aplicação do método de equivalência proporcional (MEP) ano a ano e nunca por via da valorização da cotação a preços de mercado bolsista, e isto só pode influenciar os valores de eventuas aquisições ou aumentos de capital.

Pedro Nunes 28

Citação de: MALU15 em 20 de Setembro de 2017, 09:03

Não. Todos os prémios de assinatura, renovação, despesas na compra, são capitalizadas nos activos intangíveis, e vão depois a custos via amortização dos direitos de atletas, numa base anual e durante o nº de anos do contrato.
Na rubrica de Gastos com transações de direitos de atletas só vão todas despesas (comissões, ...) que ocorrerem nas vendas.
São os 20 milhões já referidos ?

Pedro Nunes 28

Citação de: pempitas em 20 de Setembro de 2017, 09:17

Poderão tbm as receitas com assinaturas da BTV reverter para a SAD, ou uma percentagem dessa receita.
Um Benfiquista se quiser ver todos os jogos do seu clube é penalizado comparativamente a um lagarto ou tripeiro porque terá que assinar a porco tv e a BTV,no entanto,ninguém questiona isso e parece que está tudo bem. Mais grave é quando parece que o dinheiro ainda por cima ficará para a NOS......enfim !

BenficaSetsFire

Citação de: Mvcas2013 em 19 de Setembro de 2017, 19:30
Eh pa eu aqui so costumo ler mas perante tantos pontapés na Análise Financeira e Contabildade, deixem-me só fazer alguns comentários sucintos:

4) Sim tivemos um aumento de 13 M nos Custos com Pessoal. Não é um dado bom visto assim de relance. Então mas o ano passado não tivemos um ano de sucesso desportivo?? Não sabem que existe um prémio fixo para o plantel por cada título conquistado? Se bem me lembro de notícias que vão saindo, normalmente são 3 M para o plantel. Ora temos o 36, uma Supertaca do ano passado e a Taça de Portugal, logo 3x3 = 9 dos tais 13 que naturalmente será aumento da massa salarial normal.

Pensem nas coisas com calma antes de escreverem sobre temas que não dominam.

Ninguém gosta do momento da equipa e do planeamento mal feito da época, mas sinceramente se são mesmo do Benfica, procurem ser mais positivos e otimistas pois assim vão morrer muito mais cedo.

Saudações benfiquistas

MC

Encontrei isto nas melhores mensagens. Ignorando os outros pontos e isolando esta explicação para a rubrica escandalosa dos custos com pessoal, explica-me esse ponto como deve ser:

Dizes que aumentou 13M por causa de "prémios". Melhor, 9M por prémios e o resto por aumento normal. Agora explica-me bem como é que em relação a uma época onde já se tinham pago prémios (campeonato+taça da liga+quartos da champions) se aumentariam 9M por campeonato+taça de portugal+supertaça? A não ser que a supertaça valha os 9M, não faz qualquer tipo de sentido.

Mas já não fazia qualquer tipo de sentido valorizar os prémios dessa forma. Alguém acredita que a supertaça, troféu de um jogo apenas, daria o mesmo prémio que o campeonato?

Sejam sérios nas análises. Todas as explicações que li aqui não fazem qualquer tipo de sentido. Esta rubrica precisa de ser detalhadamente explicada, é escandalosa.

"se são mesmo do Benfica, procurem ser mais positivos e otimistas". Posso responder com um "se são mesmo do Benfica comecem a questionar nem que sejam algumas coisas na gestão do clube"? A direcção pode não agradecer, mas o Sport Lisboa e Benfica certamente agradece.

MALU15

Citação de: Pedro Nunes 28 em 20 de Setembro de 2017, 09:15
Citação de: MALU15 em 20 de Setembro de 2017, 09:03

São os 20 milhões já referidos ?
Sim, e ficam logo em custos porque os atletas deixam de pertencer ao activo.