As Finanças do Benfica

Eterno Benfica

#67380
Citação de: Dandy em 05 de Março de 2019, 17:41
Citação de: Dandy em 05 de Março de 2019, 16:55





   Em contas muito simples e de modo a que leigos como eu consigam entender ... alguém consegue dizer-me quanto dinheiro, APROXIMADAMENTE, é que estamos a dever?


   » Independentemente de ser o clube ou de ser a SAD ...

   » Independentemente de ser a bancos, a empresas, ao Estado, a particulares, ...



   Quanto é que o Benfica deve, no total, neste momento?

   Valor aproximado, por favor.


   Obrigado.










   Estive a pensar melhor, no que escrevi, e proponho até que façamos um jogo. Entre todos, será mais fácil chegar a um valor aproximado e "fidedigno".

   Quem desejar e achar que sabe ... escreve aqui o total de endividamento do Benfica ... mas justifica o número apresentando as parcelas (e os respectivos valores) que integrem esse total que veicule como sendo o "Endividamento Total".


   Começo eu:


   EO 2016-2019: 50 milhões de euros

   EO 2017-2020: 60 milhões de euros

   EO 2018-2020: 45 milhões de euros


   Total: 155 milhões de euros


   Ou seja ... para mim, neste momento, o Benfica deve, PELO MENOS, 155 milhões de euros.

   Eu sei que deve mais mas como não sei justificar em quê ... apresento aquilo que sei.

   Peço a quem souber, por favor, que complemente a informação que escrevi.
Se abrires o relatório semestral (basta escrever Benfica cmvm no google) na pagina 40 tens la descrito a divida financeira do Benfica.

Mas é basicamente o que disseste. 155M nos 3 EO e depois +/- 12M de divida a 2 bancos.

Eterno Benfica

Citação de: VanHooijdonk em 06 de Março de 2019, 19:28
Qual será o orçamento do ajax?
Com tt venda regular pq n conseguem aumentar os ordenados e reter talento?
Não vi o relatorio e conta deles, mas quando jogamos contra eles vi uma noticia que dizia que eles gastam em salários mais 10M que nós.

bnfc

Citação de: Eterno Benfica em 06 de Março de 2019, 20:24
Citação de: VanHooijdonk em 06 de Março de 2019, 19:28
Qual será o orçamento do ajax?
Com tt venda regular pq n conseguem aumentar os ordenados e reter talento?
Não vi o relatorio e conta deles, mas quando jogamos contra eles vi uma noticia que dizia que eles gastam em salários mais 10M que nós.

O futebol holandês teve um período muito bom, até finais do anos 90. Investiam muito, iam buscar grandes craques (PSV com Romário, Ronaldo), conseguiam segurar os melhores durante muitos anos (a última champions do Ajax tem altos craques da formação, que ficaram durante largos anos na equipa; o próprio van der Sar só saiu aos 29 anos). No início do século começaram a perder poder de compra e a perder qualidade. Mesmo a formação do Ajax sofreu bastante, deixando de produzir o que produzia. Começaram a investir muito em jovens estrangeiros, de qualidade algo duvidosa. Porventura, terá sido isso a estar na origem da perda de competitividade. A formação sofreu, o resto veio atrás.


Eterno Benfica

Citação de: bnfc em 06 de Março de 2019, 20:58
Citação de: Eterno Benfica em 06 de Março de 2019, 20:24
Citação de: VanHooijdonk em 06 de Março de 2019, 19:28
Qual será o orçamento do ajax?
Com tt venda regular pq n conseguem aumentar os ordenados e reter talento?
Não vi o relatorio e conta deles, mas quando jogamos contra eles vi uma noticia que dizia que eles gastam em salários mais 10M que nós.

O futebol holandês teve um período muito bom, até finais do anos 90. Investiam muito, iam buscar grandes craques (PSV com Romário, Ronaldo), conseguiam segurar os melhores durante muitos anos (a última champions do Ajax tem altos craques da formação, que ficaram durante largos anos na equipa; o próprio van der Sar só saiu aos 29 anos). No início do século começaram a perder poder de compra e a perder qualidade. Mesmo a formação do Ajax sofreu bastante, deixando de produzir o que produzia. Começaram a investir muito em jovens estrangeiros, de qualidade algo duvidosa. Porventura, terá sido isso a estar na origem da perda de competitividade. A formação sofreu, o resto veio atrás.
O Ajax no inicio do milenio ainda forma (ou passa por lá) o Van der Vaart, Ibra, Sneijder, Suarez (acho que tb andou por lá). O PSV o Robben e havia outro que agora nao me lembro. O Feyernoord o Van Persie...

Acho que o campeonato Holandês, assim como o Português, divergiu dos principais campeonatos em termos de receita, e por isso deixou de conseguir segurar jogadores, neste passado mais recente.

Mas eles agora estão com politicas de fazer aumentar a competitividade do campeonato deles. Nao sei se ja têm a centralização dos direitos TV, mas distribuem entre eles parte do dinheiro que recebem da UCL.

Impensável acontecer por cá tal coisa. Mas acho que é o caminho ideal.

E a situação financeira do Ajax deve ser bem melhor que a nossa. Digo isto unicamente pela capacidade de negociação que têm, tendo em conta os valores pelos quais venderam agora os jogadores.

slb_always

Citação de: Dandy em 06 de Março de 2019, 20:11
Citação de: slb_always em 06 de Março de 2019, 19:56
Segundo esse post do Benfica Eagle o Benfica faz 140 mlhões de receitas operacionais de Sad mais clube. Alguém me explica como ?

Sem contar com as receitas da Uefa, temos receitas de tv, bilheteira e patrocinios.. Mas isso tudo dá 140 milhões ? Não creio.. O que me está a faltar ?




   De acordo com a Deloitte, em 2017/18 até foi mais:

   150 ME.

   Cento e cinquenta.


   Página 6:


   file:///C:/Users/Em%C3%ADlia/Downloads/deloitte-uk-deloitte-football-money-league-2019%20(2).pdf

vou dar uma olhada. Obrigado

BossMil

Como percebo pouco disto, preciso de um esclarecimento adicional.

Nós recorremos a uma entidade externa, para com um mecanismo de financiamento, antecipar valores relativos ao contrato de TV, ficando essa entidade externa com direito ao crédito do montante negociado mais o juro combinado. Creio que melhor ou pior explicado é mais ou menos isto.


A minha dúvida é em relação à forma como isso fica espelhado nas contas.
A cedência do crédito à entidade que nos adiantou a verba ficou como passivo, enquanto reduzimos a dívida bancária diminui com o pagamento. Será isto?

Agradecia uma explicação de quem entenda melhor disto que eu...

Obrigado

BossMil

Outra questão.

O Benfica continuando a apresentar lucros consecutivamente, incorrerá mais cedo ou mais tarde na obrigação de "partilhar com o estado", possivelmente através do IRC ou outros impostos.


Provavelmente, as soluções para evitar ter de pagar muito passem por investir mais no plantel (ordenados e aquisições) e em infra-estruturas / equipamentos.


Quais os outros mecanismos, soluções ou estratégias poderá o DSO e sus muchachos utilizar para tirar benefícios para o clube e evitar pagar desnecessários impostos?

(Não vale dizer casamentos, pk a coitada da moça não pode andar em divórcios todos os anos).

adeptoBancada

Citação de: BossMil em 07 de Março de 2019, 00:21
Outra questão.

O Benfica continuando a apresentar lucros consecutivamente, incorrerá mais cedo ou mais tarde na obrigação de "partilhar com o estado", possivelmente através do IRC ou outros impostos.


Provavelmente, as soluções para evitar ter de pagar muito passem por investir mais no plantel (ordenados e aquisições) e em infra-estruturas / equipamentos.


Quais os outros mecanismos, soluções ou estratégias poderá o DSO e sus muchachos utilizar para tirar benefícios para o clube e evitar pagar desnecessários impostos?

(Não vale dizer casamentos, pk a coitada da moça não pode andar em divórcios todos os anos).
Aumentar salários, comprar jogadores mais caros, prémios, investir na rádio Benfica, construir mais campos, aumentar o estadio, constituir um novo Caixa futebol campus no norte.

BossMil

Citação de: tfouto em 07 de Março de 2019, 00:26
Citação de: BossMil em 07 de Março de 2019, 00:21
Outra questão.

O Benfica continuando a apresentar lucros consecutivamente, incorrerá mais cedo ou mais tarde na obrigação de "partilhar com o estado", possivelmente através do IRC ou outros impostos.


Provavelmente, as soluções para evitar ter de pagar muito passem por investir mais no plantel (ordenados e aquisições) e em infra-estruturas / equipamentos.


Quais os outros mecanismos, soluções ou estratégias poderá o DSO e sus muchachos utilizar para tirar benefícios para o clube e evitar pagar desnecessários impostos?

(Não vale dizer casamentos, pk a coitada da moça não pode andar em divórcios todos os anos).
Aumentar salários, comprar jogadores mais caros, prémios, investir na rádio Benfica, construir mais campos, aumentar o estadio, constituir um novo Caixa futebol campus no norte.

A rádio Benfica e a Casa dos Jogadores (ex jogadores cuja vida deu voltas complicadas) são projectos que deveriam estar em andamento.

O aumento do investimento no plantel é uma das lógicas mais lineares.

Mas não me tinha ocorrido um CFC no Norte! Seria fantástico. Quase como mover um peão para a última casa no tabuleiro de xadrez... GOSTO!

boladeneve

Citação de: tfouto em 07 de Março de 2019, 00:26
Citação de: BossMil em 07 de Março de 2019, 00:21
Outra questão.

O Benfica continuando a apresentar lucros consecutivamente, incorrerá mais cedo ou mais tarde na obrigação de "partilhar com o estado", possivelmente através do IRC ou outros impostos.


Provavelmente, as soluções para evitar ter de pagar muito passem por investir mais no plantel (ordenados e aquisições) e em infra-estruturas / equipamentos.


Quais os outros mecanismos, soluções ou estratégias poderá o DSO e sus muchachos utilizar para tirar benefícios para o clube e evitar pagar desnecessários impostos?

(Não vale dizer casamentos, pk a coitada da moça não pode andar em divórcios todos os anos).
Aumentar salários, comprar jogadores mais caros, prémios, investir na rádio Benfica, construir mais campos, aumentar o estadio, constituir um novo Caixa futebol campus no norte.

A maior parte desses investimentos não têm impacto significativo nos resultados anuais, uma vez que a sua amortização é muito gradual.

No caso do ativos intangíveis não é tanto assim, porque os jogadores são amortizados ao longo da duração do contrato, mas não parece ser essa a estratégia da SAD.

É curioso que se está a deixar de falar no bicho papão do passivo, para perceber um lugar comum da vida das empresas de sucesso: menos custos financeiros, mas mais impostos.

Quanto a medidas alternativas, quem sabe se a passagem do estádio para o clube não vai permitir canalizar valores interessantes para o clube, que salvo erro está isento de tributação sobre mais valias...

boladeneve

Citação de: BossMil em 07 de Março de 2019, 00:15
Como percebo pouco disto, preciso de um esclarecimento adicional.

Nós recorremos a uma entidade externa, para com um mecanismo de financiamento, antecipar valores relativos ao contrato de TV, ficando essa entidade externa com direito ao crédito do montante negociado mais o juro combinado. Creio que melhor ou pior explicado é mais ou menos isto.


A minha dúvida é em relação à forma como isso fica espelhado nas contas.
A cedência do crédito à entidade que nos adiantou a verba ficou como passivo, enquanto reduzimos a dívida bancária diminui com o pagamento. Será isto?

Agradecia uma explicação de quem entenda melhor disto que eu...

Obrigado

Nas contas, o montante que estaria em dívida bancária, está agora em "outros passivos".

Nós próximos anos, à medida que a SAD fatura à NOS, o valor reservado para o financiador da operação de antecipação é transferido com juros acrescidos, resultando uma diminuição dos tais "outros passivos", até totalizar o valor antecipado. 4 anos creio...

Será mais ou menos isto. Se estiver errado o Malu está no direito de me pontapear a boca.

adeptoBancada

Existe alguma estimativa de quando o passivo chegar aos 0?

BossMil

Citação de: boladeneve em 07 de Março de 2019, 00:51
Citação de: tfouto em 07 de Março de 2019, 00:26
Citação de: BossMil em 07 de Março de 2019, 00:21
Outra questão.

O Benfica continuando a apresentar lucros consecutivamente, incorrerá mais cedo ou mais tarde na obrigação de "partilhar com o estado", possivelmente através do IRC ou outros impostos.


Provavelmente, as soluções para evitar ter de pagar muito passem por investir mais no plantel (ordenados e aquisições) e em infra-estruturas / equipamentos.


Quais os outros mecanismos, soluções ou estratégias poderá o DSO e sus muchachos utilizar para tirar benefícios para o clube e evitar pagar desnecessários impostos?

(Não vale dizer casamentos, pk a coitada da moça não pode andar em divórcios todos os anos).
Aumentar salários, comprar jogadores mais caros, prémios, investir na rádio Benfica, construir mais campos, aumentar o estadio, constituir um novo Caixa futebol campus no norte.

A maior parte desses investimentos não têm impacto significativo nos resultados anuais, uma vez que a sua amortização é muito gradual.

No caso do ativos intangíveis não é tanto assim, porque os jogadores são amortizados ao longo da duração do contrato, mas não parece ser essa a estratégia da SAD.

É curioso que se está a deixar de falar no bicho papão do passivo, para perceber um lugar comum da vida das empresas de sucesso: menos custos financeiros, mas mais impostos.

Quanto a medidas alternativas, quem sabe se a passagem do estádio para o clube não vai permitir canalizar valores interessantes para o clube, que salvo erro está isento de tributação sobre mais valias...

Como por exemplo o naming do estádio ir para o clube em vez da sad?

boladeneve

Citação de: tfouto em 07 de Março de 2019, 00:58
Existe alguma estimativa de quando o passivo chegar aos 0?

O passivo só é zero em empresas sem atividade.

Se te referes ao passivo financeiro, neste momento essa é uma decisão da administração da SAD.

Ou seja, se for essa a prioridade, parece alcançável no imediato. É tudo uma questão de venda de ativos e/ou antecipação de mais receita.

Não vejo é que seja essa a prioridade, nem deve ser. Não há qualquer pressa.

boladeneve

Citação de: BossMil em 07 de Março de 2019, 01:02
Citação de: boladeneve em 07 de Março de 2019, 00:51
Citação de: tfouto em 07 de Março de 2019, 00:26
Citação de: BossMil em 07 de Março de 2019, 00:21
Outra questão.

O Benfica continuando a apresentar lucros consecutivamente, incorrerá mais cedo ou mais tarde na obrigação de "partilhar com o estado", possivelmente através do IRC ou outros impostos.


Provavelmente, as soluções para evitar ter de pagar muito passem por investir mais no plantel (ordenados e aquisições) e em infra-estruturas / equipamentos.


Quais os outros mecanismos, soluções ou estratégias poderá o DSO e sus muchachos utilizar para tirar benefícios para o clube e evitar pagar desnecessários impostos?

(Não vale dizer casamentos, pk a coitada da moça não pode andar em divórcios todos os anos).
Aumentar salários, comprar jogadores mais caros, prémios, investir na rádio Benfica, construir mais campos, aumentar o estadio, constituir um novo Caixa futebol campus no norte.

A maior parte desses investimentos não têm impacto significativo nos resultados anuais, uma vez que a sua amortização é muito gradual.

No caso do ativos intangíveis não é tanto assim, porque os jogadores são amortizados ao longo da duração do contrato, mas não parece ser essa a estratégia da SAD.

É curioso que se está a deixar de falar no bicho papão do passivo, para perceber um lugar comum da vida das empresas de sucesso: menos custos financeiros, mas mais impostos.

Quanto a medidas alternativas, quem sabe se a passagem do estádio para o clube não vai permitir canalizar valores interessantes para o clube, que salvo erro está isento de tributação sobre mais valias...

Como por exemplo o naming do estádio ir para o clube em vez da sad?

Por exemplo.

Ou cobrar um aluguer à SAD...