As Finanças do Benfica

Dandy

Citação de: tecoteco em 22 de Março de 2019, 20:40
Citação de: Dandy em 21 de Março de 2019, 22:40






   Estive a ver a entrevista do Zenha.

   Disse que a anterior direcção já antecipara 2 (dois) anos das receitas relativas ao contrato com a "NOS".

   Acrescentou, ainda, que a actual direcção fez o mesmo ... em cima dos 2 (dois) anos que a anterior direcção antecipara.

   Ou seja, daquilo que ouvi ... parece-me que os Viscondes anteciparam 4 (quatro) anos do contrato com a "NOS".

Sim é mais ou menos isso. 4 anos já foram dos 10 (quase 200M€ antecipados em 446M€) e ainda querem antecipar mais 3 anos. Estão apenas no 1º ano de contrato da tv (em 10) e no 1º ano da sporting tv (em 12 anos)





   Onde viste isso de quererem antecipar mais 3 (três) anos?

   É dedução (lógica) tua ... ou isso já foi mesmo veiculado por algum responsável deles?





Dandy

Citação de: jone1970 em 22 de Março de 2019, 23:02
Citação de: tecoteco em 22 de Março de 2019, 22:58
Citação de: CitriC em 22 de Março de 2019, 22:52
Citação de: tecoteco em 22 de Março de 2019, 20:40
Citação de: Dandy em 21 de Março de 2019, 22:40






   Estive a ver a entrevista do Zenha.

   Disse que a anterior direcção já antecipara 2 (dois) anos das receitas relativas ao contrato com a "NOS".

   Acrescentou, ainda, que a actual direcção fez o mesmo ... em cima dos 2 (dois) anos que a anterior direcção antecipara.

   Ou seja, daquilo que ouvi ... parece-me que os Viscondes anteciparam 4 (quatro) anos do contrato com a "NOS".

Sim é mais ou menos isso. 4 anos já foram dos 10 (quase 200M€ antecipados em 446M€) e ainda querem antecipar mais 3 anos. Estão apenas no 1º ano de contrato da tv (em 10) e no 1º ano da sporting tv (em 12 anos)

"Cadê" a autoridade da concorrência ?

ficou tudo abafado, porque o porto e o sporting perderam "crédito" na banca, e agora só têm essa opção de adiantar os contratos de 10 anos. Mesmo o vieira prometeu que o Benfica pagava à banca devido a "outros" assuntos.

O Benfica adiantou 100M€ (2,5 anos - tv e btv)
O Porto adiantou mais de 110M€ (3 anos - tv, porto canal, publicidade - camisolas e estádio)
O Sporting já vai com quase 200M€ adiantados e quer chegar aos 300M€ (mais de 4 anos - tv, sporting tv, publicidade - camisolas e estádio)

Não concordo com o teu raciocinio.
O Benfica não adiantou 100M. o Benfica cedeu créditos de 100M por 5 anos. Isto é, todos os anos nos proximos 5, dos 40M que vai receber da NOS, metades deles já têm destino.
Em relação aos "outros" não sei nem me interessa, mas no exemplo do Sporting, se adiantaram 200M isso representa 5 anos do contrato com a NOS, ou seja, não vão ver nenhum da NOS nos proximos 5 anos




   Nos próximos 5 (cinco) anos ... ou nos primeiros 5 (cinco) anos do contrato iniciado em 2016/17?

   Ou seja:

   Em que data foi tomada e adoptada essa decisão?

   (dou por adquirido que o contrato do Benfica, com a Nos, foi iniciado a 1 de Julho de 2016 ... e termina a 30 de Junho de 2026)





Dandy

Citação de: tecoteco em 22 de Março de 2019, 23:11
Citação de: jone1970 em 22 de Março de 2019, 23:06
Citação de: tecoteco em 22 de Março de 2019, 23:03
Citação de: jone1970 em 22 de Março de 2019, 23:02
Citação de: tecoteco em 22 de Março de 2019, 22:58
Citação de: CitriC em 22 de Março de 2019, 22:52
Citação de: tecoteco em 22 de Março de 2019, 20:40
Citação de: Dandy em 21 de Março de 2019, 22:40






   Estive a ver a entrevista do Zenha.

   Disse que a anterior direcção já antecipara 2 (dois) anos das receitas relativas ao contrato com a "NOS".

   Acrescentou, ainda, que a actual direcção fez o mesmo ... em cima dos 2 (dois) anos que a anterior direcção antecipara.

   Ou seja, daquilo que ouvi ... parece-me que os Viscondes anteciparam 4 (quatro) anos do contrato com a "NOS".

Sim é mais ou menos isso. 4 anos já foram dos 10 (quase 200M€ antecipados em 446M€) e ainda querem antecipar mais 3 anos. Estão apenas no 1º ano de contrato da tv (em 10) e no 1º ano da sporting tv (em 12 anos)

"Cadê" a autoridade da concorrência ?

ficou tudo abafado, porque o porto e o sporting perderam "crédito" na banca, e agora só têm essa opção de adiantar os contratos de 10 anos. Mesmo o vieira prometeu que o Benfica pagava à banca devido a "outros" assuntos.

O Benfica adiantou 100M€ (2,5 anos - tv e btv)
O Porto adiantou mais de 110M€ (3 anos - tv, porto canal, publicidade - camisolas e estádio)
O Sporting já vai com quase 200M€ adiantados e quer chegar aos 300M€ (mais de 4 anos - tv, sporting tv, publicidade - camisolas e estádio)

Não concordo com o teu raciocinio.
O Benfica não adiantou 100M. o Benfica cedeu créditos de 100M por 5 anos. Isto é, todos os anos nos proximos 5, dos 40M que vai receber da NOS, metades deles já têm destino.
Em relação aos "outros" não sei nem me interessa, mas no exemplo do Sporting, se adiantaram 200M isso representa 5 anos do contrato com a NOS, ou seja, não vão ver nenhum da NOS nos proximos 5 anos

entende como quiseres, na prática deixou de ser passivo exigivel. é contabilizado como adiantamento de receitas, equivalente a 2,5 anos dos 10 anos.

epa,
eu de contabilidade só mesmo aqui as de casa.
mas no meu entender da coisa, o Benfica não adiantou receitas.
já tem é destino para parte delas nos proximos 4 anos

vais ter de me desculpar, mas sim, adiantou receitas futuras de um cliente para pagar a fornecedores, com apoio de uma instituição financeira.

isso é considerado adiantamento de clientes, em termos contabilisticos.

se adiantam metade dos proximos 5 anos, ou 100% dos próximos 2,5 anos, na prática ambas as situações são consideradas adiantamento de clientes.

o que referi é que Benfica adiantou o equivalente a 2,5 anos, o porto adiantou o equivalente a 3 anos e o sporting 4 e querem 7 anos adiantados.




   Sabes dizer-me, por favor, quando é que essa decisão foi implementada pelo Benfica?





pmpereira11

Citação de: jone1970 em 23 de Março de 2019, 01:32
Citação de: tecoteco em 23 de Março de 2019, 00:11
Citação de: jone1970 em 22 de Março de 2019, 23:26
respondendo ao Tecoteco e ao pmpereira11:

Eu admito estar errado mas vou tentar dar a minha interpretação da coisa
o Benfica não recebeu cash nenhum nem da NOS nem da tal instituição finenceira.

Vou tentar dar um exemplo mais pratico.
Eu devia 100€ ao Tecoteco.
O pmpereira11 tem uma pipa de massa guardada e paga esses 100€ ao Tecoteco em meu nome com a condição de eu lhe dar todos os meses, nos proximos 5, 20€ do meu ordenado.
Ou seja,
o meu patrão não me adiantou dinheiro nenhum.
Agora basta substituir Tecoteco por Banca Portuguesa, pmpereira11 por instituição financeira e o meu patrão por NOS

esse exemplo está incorrecto, porque terias de me dar 22€ em cada um dos proximos 5 anos. eu em vez de aguardar pelos 110€... recebo agora 100€, e eu entrego logo esse dinheiro a credores (banca e/ou fornecedores)

houve adiantamento via entidade financeira. a NOS paga a uma entidade nos próximos 5 anos 118M€, que já nos adiantou agora o dinheiro 91M€!

Essa dos 22M x 5 é óbvia e irrelevante para o que aqui estamos a conversar. Ninguém entra em nenhum negocio sem o propósito de ganhar algum.
Agora a questão é: A NOS adiantou alguma coisa? Ou melhor ainda. A NOS foi "tida e achada" no negócio com a entidade financeira que permitiu ao Benfica liquidar a divida com a banca Portuguesa?

No meu ponto de vista, o que houve na prática foi que o Benfica contraiu um empréstimo a uma entidade financeira internacional com o propósito de liquidar uma divida á banca Portuguesa. Esse empréstimo, como já disseste, deixa de fazer parte de passivo exigível e será liquidado com créditos futuros da NOS, ou seja, a NOS não adiantou nenhum dinheiro do contrato de cedência de direitos televisivos ao Benfica.

Mas posso estar completamente enganado....
Estás enganado. Não foi a NOS que adiantou o dinheiro mas sim a instituição financeira com quem contratualizaste a cessão de créditos e não teria adiantado se não tivesses o contrato com a NOS.

Tamagnini

Citação de: piratas15 em 23 de Março de 2019, 09:35
Há uma coisa que me  tem feito grande confusão desde que estes contratados foram assinados com os três grandes com a Nos e com Altice (mas mais com a Nos ) , alguém me pode explicar onde a Nos vai buscar assim tanto dinheiro para pagar estas autênticas fortunas  é assim tão rica uma empresa portuguesa, que consegue dispor de estas verbas , porque não creio que seja só o mercado publicitário em Portugal possa gerar tanto dinheiro ( somos um mercado pobre e pequeno por isso as minhas suspeitas..)alguém por favor que me possa explicar onde nasce tanto dinheiro (a Altice posso compreender melhor que tenha algum dinheiro pois era antiga Pt , mas o Bava deve ter deixado aquilo de rastos ...) por favor alguém com alguma paciência explique - me pois sou um autêntico " cego" em termos de finanças , obrigado 👍

A NOS faz o mesmo que os clubes. Vive de empréstimos obrigacionistas, por enquanto ainda com juros bastante apelativos. Paga dívida com aquisição de nova dívida.

Dandy

Citação de: piratas15 em 23 de Março de 2019, 09:35
Há uma coisa que me  tem feito grande confusão desde que estes contratados foram assinados com os três grandes com a Nos e com Altice (mas mais com a Nos ) , alguém me pode explicar onde a Nos vai buscar assim tanto dinheiro para pagar estas autênticas fortunas  é assim tão rica uma empresa portuguesa, que consegue dispor de estas verbas , porque não creio que seja só o mercado publicitário em Portugal possa gerar tanto dinheiro ( somos um mercado pobre e pequeno por isso as minhas suspeitas..)alguém por favor que me possa explicar onde nasce tanto dinheiro (a Altice posso compreender melhor que tenha algum dinheiro pois era antiga Pt , mas o Bava deve ter deixado aquilo de rastos ...) por favor alguém com alguma paciência explique - me pois sou um autêntico " cego" em termos de finanças , obrigado 👍





   A "Nos" tinha, no 1º semestre de 2018, 1.640.000 (um milhão e seiscentos e quarenta mil) clientes de televisão por subscrição.

   Um milhão e seiscentos e quarenta mil.

   Calcula, agora, quanto é que a empresa consegue alcançar em termos de receitas ... se cada um desses clientes consumir, mensalmente, "X" euros.

   https://www.anacom.pt/streaming/TVS1S18.pdf?contentId=1461991&field=ATTACHED_FILE





MALU15

Citação de: Dandy em 23 de Março de 2019, 10:31
Citação de: tecoteco em 22 de Março de 2019, 23:11
Citação de: jone1970 em 22 de Março de 2019, 23:06
Citação de: tecoteco em 22 de Março de 2019, 23:03
Citação de: jone1970 em 22 de Março de 2019, 23:02
Citação de: tecoteco em 22 de Março de 2019, 22:58
Citação de: CitriC em 22 de Março de 2019, 22:52
Citação de: tecoteco em 22 de Março de 2019, 20:40
Citação de: Dandy em 21 de Março de 2019, 22:40






   Estive a ver a entrevista do Zenha.

   Disse que a anterior direcção já antecipara 2 (dois) anos das receitas relativas ao contrato com a "NOS".

   Acrescentou, ainda, que a actual direcção fez o mesmo ... em cima dos 2 (dois) anos que a anterior direcção antecipara.

   Ou seja, daquilo que ouvi ... parece-me que os Viscondes anteciparam 4 (quatro) anos do contrato com a "NOS".

Sim é mais ou menos isso. 4 anos já foram dos 10 (quase 200M€ antecipados em 446M€) e ainda querem antecipar mais 3 anos. Estão apenas no 1º ano de contrato da tv (em 10) e no 1º ano da sporting tv (em 12 anos)

"Cadê" a autoridade da concorrência ?

ficou tudo abafado, porque o porto e o sporting perderam "crédito" na banca, e agora só têm essa opção de adiantar os contratos de 10 anos. Mesmo o vieira prometeu que o Benfica pagava à banca devido a "outros" assuntos.

O Benfica adiantou 100M€ (2,5 anos - tv e btv)
O Porto adiantou mais de 110M€ (3 anos - tv, porto canal, publicidade - camisolas e estádio)
O Sporting já vai com quase 200M€ adiantados e quer chegar aos 300M€ (mais de 4 anos - tv, sporting tv, publicidade - camisolas e estádio)

Não concordo com o teu raciocinio.
O Benfica não adiantou 100M. o Benfica cedeu créditos de 100M por 5 anos. Isto é, todos os anos nos proximos 5, dos 40M que vai receber da NOS, metades deles já têm destino.
Em relação aos "outros" não sei nem me interessa, mas no exemplo do Sporting, se adiantaram 200M isso representa 5 anos do contrato com a NOS, ou seja, não vão ver nenhum da NOS nos proximos 5 anos

entende como quiseres, na prática deixou de ser passivo exigivel. é contabilizado como adiantamento de receitas, equivalente a 2,5 anos dos 10 anos.

epa,
eu de contabilidade só mesmo aqui as de casa.
mas no meu entender da coisa, o Benfica não adiantou receitas.
já tem é destino para parte delas nos proximos 4 anos

vais ter de me desculpar, mas sim, adiantou receitas futuras de um cliente para pagar a fornecedores, com apoio de uma instituição financeira.

isso é considerado adiantamento de clientes, em termos contabilisticos.

se adiantam metade dos proximos 5 anos, ou 100% dos próximos 2,5 anos, na prática ambas as situações são consideradas adiantamento de clientes.

o que referi é que Benfica adiantou o equivalente a 2,5 anos, o porto adiantou o equivalente a 3 anos e o sporting 4 e querem 7 anos adiantados.




   Sabes dizer-me, por favor, quando é que essa decisão foi implementada pelo Benfica?

A decisão foi implementada em Março de 2018. Mas sendo rigorosos, a BSAD cedeu o correspondente a 2,75 anos de créditos correspondente a 108,1Me de receita bruta tendo encaixado 90,8Me em termos líquidos, suportando assim 17,3Me de custos de juros e outras despesas com a operação. (Ver texto abaixo constante do prospecto de emissão do EO 2018/21).

E para que fique claro de uma vez por todas, em termos de contas, com esta operação a BSAD amortizou 90,8Me de dívida bancária e registou no passivo em outros credores o total dos 108,1Me, os quais irão ser regularizados nos períodos a que dizem respeito, como mera operação contabilística indoor por conta do reconhecimento das respectivas receitas e consequentes custos (juros, ...) afectando assim os exercícios de cada ano, mas já sem se operar qualquer modificação dos valores referidos, assumindo que as operações foram registadas em Euros e não em outras divisas.

_____________
"Por outro lado, foram cedidos, sem recurso, créditos futuros relativos aos proveitos do contrato de exploração dos direitos de transmissão televisiva celebrado com a NOS, que são registados como passivo e associados aos proveitos do contrato com a NOS nos prazos normais deste. Esses créditos correspondem a 50% do valor das receitas previstas no referido contrato referentes às épocas 2018/2019 a 2022/2023 e a 25% do valor das da época 2023/2024, totalizando um valor de €108,1 milhões. A Emitente recebeu pela cedência desses créditos um montante de €90,8 milhões."

rsd

Cada vez que alguém compara o nosso adiantamento de receitas com os dos outros dá-me a volta à barriga (não em termos contabilísticos, porque isso é igual).

flsb

De uma forma simplista , o Benfica para antecipar 90,8M paga 108,1M ,o sporting para antecipar 65M paga 75M .Não gosto .

werty10

Citação de: flsb em 23 de Março de 2019, 13:28
De uma forma simplista , o Benfica para antecipar 90,8M paga 108,1M ,o sporting para antecipar 65M paga 75M .Não gosto .

Supostamente antecipou ou cedeu 100.

Desses, 90,8 foram para pagar passivo bancário.

flsb

Citação de: werty10 em 23 de Março de 2019, 13:39
Citação de: flsb em 23 de Março de 2019, 13:28
De uma forma simplista , o Benfica para antecipar 90,8M paga 108,1M ,o sporting para antecipar 65M paga 75M .Não gosto .

Supostamente antecipou ou cedeu 100.

Desses, 90,8 foram para pagar passivo bancário.
O que diz o Malu é que antecipámos 108,1M mas sÓ recebemos liquido 90.8M .

werty10

Citação de: flsb em 23 de Março de 2019, 13:42
Citação de: werty10 em 23 de Março de 2019, 13:39
Citação de: flsb em 23 de Março de 2019, 13:28
De uma forma simplista , o Benfica para antecipar 90,8M paga 108,1M ,o sporting para antecipar 65M paga 75M .Não gosto .

Supostamente antecipou ou cedeu 100.

Desses, 90,8 foram para pagar passivo bancário.
O que diz o Malu é que antecipámos 108,1M mas sÓ recebemos liquido 90.8M .

Não contesto.

De finanças o Malu é que sabe.

MALU15

#67602
Citação de: flsb em 23 de Março de 2019, 13:28
De uma forma simplista , o Benfica para antecipar 90,8M paga 108,1M ,o sporting para antecipar 65M paga 75M .Não gosto .
Não gostas, mas há uma razão entre outras. Os valores do Sporting não são oficiais e propositadamente, por isso tanto podem ser esses como outros quaisquer, enquanto que os do Benfica são reportados em documentos oficiais, e contemplam uma realidade diferente em termos temporais, ou seja em Março de 2018 o Benfica já recebeu 50% das receitas que se irão vencer das épocas de 2018/19, 2019/20, 2020/21, 2021/22, 2022/23 e 25% de 2023/24, abrangendo assim um período de 5,25 anos, e em consequência disso suportou juros dos montantes e prazos antecipados, mas com o destino que lhe deu (amortizou dívida bancária) deixou de ter de pagar custos com juros dessa dívida bancária e se vires as duas operações no seu conjunto verás que os custos finais não são aqueles, de que agora não gostas.

Mas não esquecer que neste mesmo período dos 5,25 anos a BSAD não vê afectado o seu plano de encaixes de tesouraria em mais do que em 50%, o que certamente não compromete o seu futuro em termos de disponibilidades provenientes das receitas da exploração, e se te deres ao trabalho de actualizares os valores em cada ano (recebemos antecipadamente) os valores dos juros serão bem menores.

Não confundir os 100M, que é o valor de amortização de dívida bancária, com a temática da operação de cedência, pois a única ligação que tem é que os 90,8Me juntamente com mais 9,2Me serviram para efectuar a amortização da dívida bancária.

flsb

Citação de: MALU15 em 23 de Março de 2019, 14:36
Citação de: flsb em 23 de Março de 2019, 13:28
De uma forma simplista , o Benfica para antecipar 90,8M paga 108,1M ,o sporting para antecipar 65M paga 75M .Não gosto .
Não gostas, mas há uma razão entre outras. Os valores do Sporting não são oficiais e propositadamente, por isso tanto podem ser esses como outros quaisquer, enquanto que os do Benfica são reportados em documentos oficiais, e contemplam uma realidade diferente em termos temporais, ou seja em Março de 2018 o Benfica já recebeu 50% das receitas que se irão vencer das épocas de 2018/19, 2019/20, 2020/21, 2021/22, 2022/23 e 25% de 2023/24, abrangendo assim um período de 5,25 anos, e em consequência disso suportou juros dos montantes e prazos antecipados, mas com o destino que lhe deu (amortizou dívida bancária) deixou de ter de pagar custos com juros dessa dívida bancária e se vires as duas operações no seu conjunto verás que os custos finais não são aqueles, de que agora não gostas.

Mas não esquecer que neste mesmo período dos 5,25 anos a BSAD não vê afectado o seu plano de encaixes de tesouraria em mais do que em 50%, o que certamente não compromete o seu futuro em termos de disponibilidades provenientes das receitas da exploração, e se te deres ao trabalho de actualizares os valores em cada ano (recebemos antecipadamente) os valores dos juros serão bem menores.

Não confundir os 100M, que é o valor de amortização de dívida bancária, com a temática da operação de cedência, pois a única ligação que tem é que os 90,8Me juntamente com mais 9,2Me serviram para efectuar a amortização da dívida bancária.

Excluindo o destino dado ao dinheiro e as implicações que este adiantamento tem em tesourarias futuras , pois aí estamos muito mais objetivos e seguros , não gosto do valor que o Benfica pagou de taxas e juros por esta antecipação de receitas . Temos condições para conseguir melhor no mercado financeiro ou então os relatórios e contas são mentirosos .

:Garrincha:

Já que apanho aqui o MALU, existe alguma explicação para os 35 milhões em caixa? Para despesas correntes ou podemos esperar uma redução agressiva do passivo ou até a não renovação do empréstimo obrigacionista?