As Finanças do Benfica

Snyper

É impressionante a quantidade de posts com mentiras descaradas e contra-informação que aparecem sempre que sai um R&C, repetidos até à exaustão.

Uma pessoa vem aqui para ler uns resumos e tem de filtrar 70% dos posts ou mais com:

- perguntas respondidas 2 posts antes;
- mentiras já expostas mas que continuam a repetir a ver se cola;
- pessoas que caem de paraquedas sem ler nada para trás, leem as aldrabices, assumem como verdade universal uma vez que dá jeito para bater no Vieira e começam a postar todas indignadas e a perguntar como é possível acontecer x e y;
- assuntos que nada têm a ver com as finanças do Benfica (sim percebo a ironia);
- os eternos "Se's", "aí se não vendêssemos x tínhamos prejuízo"

Este já foi o único tópico limpo no meio do imenso lixo que é postado diariamente nos outros tópicos mas infelizmente está a seguir o mesmo caminho.

antiporcos

Com menos receitas ordinárias e com a subida da massa salarial é óbvio que passa a ser obrigatório realizar mais valias relevantes nas vendas.
A questão é que mesmo quando as vendas não eram tão necessárias acabamos por vender na mesma, por isso a minha preocupação com isso é relativa.
Mas para mim a questão fundamental aqui é a mudança de paradigma. Acredito que o Vieira e o DSO tivessem a estratégia de assentar um crescimento em resultados operacionais nulos, ou seja, termos durante vários anos seguidos um equilíbrio entre despesas ordinárias e receitas ordinárias que não obrigasse a vendas. Isso é que ia permitir segurar os jogadores que formamos e gastaríamos no mercado o valor das vendas que fizéssemos. Como as receitas ordinárias até estavam a aumentar todos o seu anos, a manutenção dos melhores jogadores era possível porque conseguíamos aumentar esses salários por via do aumento de receitas. É claro, melhor futebol origina mais receitas, na champions e não só. Pessoalmente acho que o catalizador para esta estratégia foi o sucesso do bernardo e do cancelo. A lógica é compreensível, se formamos tantas estrelas, e num curto período além destes dois, foi também o André gomes, o Renato, o Guedes, o Félix, etc., se os mantivermos será mais fácil chegarmos ao sucesso do que ir comprar esse talento fora. Só que a estratégia esbarrou em duas realidades: 1- os muito bons jogadores são difíceis de segurar, ou por causa do salário, ou por causa da vontade do jogador, ou por causa da gula do empresário. No limite fez-se finca pé e dissemos que queríamos a cláusula a pronto e mesmo assim o atlético chegou cá e levou o Felix. 2- já tínhamos perdido um campeonato por falta de investimento. Há 3 anos estou convencido que bastava termos ido buscar um GR, e até podia ter sido em Janeiro, que seriamos campeões. Mas a hecatombe do ano passado deixou marcas e aí acho que deixou mais marcas no Vieira do que no DSO. A minha convicção é que o Vieira percebeu que este modelo não era viável porque dependia de uma série de alinhamento de astros difícil de atingir. Além disso, depois de um cataclismo daqueles a reacção do Vieira é a comum em quem arrisca e se espalha ao comprido. A solução é voltar ao que se conhece e à segurança. É ter o Jesus novamente, investir e subir a massa salarial e conseguir o equilíbrio nas contas com as vendas proporcionadas pelo grande potenciador de talentos desde que não sejam das camadas jovens do clube. Era, aliás, a única maneira de conseguir o regresso o JJ. Como após 17 anos o homem ainda tem dificuldades em perceber como funciona o futebol, passamos de um extremo para o outro. Da aposta à maluca na formação para a aposta à maluca nas compras.
No meu entender, é isso que está em jogo nestas eleições. Queremos mais 4 anos de zigue-zague de estratégias? De verdades hoje que amanhã são mentiras e vice-versa? Eu, pessoalmente, quero uma direcção com um rumo equilibrado, estou farto de dogmas seixalistas intercalados com dogmas jesuítas.
Isto tudo para dizer que o que me preocupa mais são estas inversões bruscas de rumo. Em relação às contas, acho que o próximo ano será de prejuízo mas a seguir iremos recuperar normalmente porque voltaremos a uma gestão equilibrada das finanças.

MALU15

Citação de: Dr.Lecter em 09 de Setembro de 2020, 22:13
Citação de: Eterno Benfica em 09 de Setembro de 2020, 22:11
Citação de: Dr.Lecter em 09 de Setembro de 2020, 21:26
Citação de: MALU15 em 09 de Setembro de 2020, 21:15
Citação de: nuno16577 em 09 de Setembro de 2020, 21:07
Citação de: MALU15 em 09 de Setembro de 2020, 21:02
Citação de: werty10 em 09 de Setembro de 2020, 20:46
Citação de: MALU15 em 09 de Setembro de 2020, 13:19
Citação de: ACampos em 09 de Setembro de 2020, 11:45
Com este investimento, para o ano teremos de vender obrigatoriamente por causa do FairPlay Financeiro, certo?
Certo ? Mas porquê ?

Os princípios em que assenta o FPF não têm isso subjacente, desde que o clube não infrinja a regra base dos défices sucessivos (máximo 30 milhões em 3 anos) tendo assim uma gestão equilibrada em "break-even", que por princípio significa que não gastam mais do que ganham, restringindo a acumulação de dívidas. Para além disto ainda há a questão da dedução dos custos associados à academia e nem o Benfica tem um propritário único, como terá o City e o PSG.

Que tal te parecem estes resultados Malu?
Eu ainda não vi nada do R&C, apenas tomei agora conhecimento do resultado. Eu tinha estimado um resultado da ordem dos 50Me, mas como foi inferior é natural que o efeito da redução de poveitos provocado pela pandemia tenha sido bem superior, pois há poucos elementos disponíveis, só agora no R&C se pode ver ver quais foram os efeitos reais.
Desculpa, e pergunto se me poderes responder , tendo o Benfica tido  294,4M de total de receitas(pelo menos é o que me parece) não achas pouco um resultado de 42M ?
É como já disse inferior ao que tinha estimado, mas só depois da análise de algumas variações que ainda não fiz, poderei concluir sobre a razoabilidade ou não do resultado obtido. A pandemia teve dois efeitos - redução de proveitos e aumento de alguns tipos de custos - pois a não existência de jogos por si só teve impactos mistos.

MALU, fiquei sem perceber se o Pedrinho entra nestas contas ou não. Porque o comunicado à CMVM saiu em Março mas depois não vem especificado o custo com a operação e custos de intermediação como acontece com o Weigl por exemplo.
Oh Lecter, ainda não vi o R&C, apenas a notícia, mas olha que afinal já estamos nos 69%. Com o investimento brutal  que estamos a fazer, na próxima época estamos facilmente acima dos 70%.

Sim, já vi. Tem a ver com a perda de receitas operacionais também. Mas está mais alto do que esperava, ainda assim.
Os efeitos da pandemia são tramados, pois para além de haver quebras de receitas e redução de parcelas de custos variáveis, a parcela mais significativa dos custos fixos mantem-se, o que infuencia todo o cálculo de rácios.

golfdreamer

Citação de: NEW em 09 de Setembro de 2020, 23:08
Citação de: golfdreamer em 09 de Setembro de 2020, 22:53
Citação de: NEW em 09 de Setembro de 2020, 22:40
Citação de: golfdreamer em 09 de Setembro de 2020, 22:32
São obviamente bons resultados, obviamente inflacionados pela venda do Félix outra coisa não seria de esperar.

Por "coincidência", obviamente, o novo EO não é incluído neste relatório.

A mim o que me preocupa é passarmos de resultados Operacionais negativos de -1M para - 39M.
Terei que ir ver os Res. Ope passados mas diria que isto deve estar no Top 2 dos piores resultados de sempre.
Eu imaginava isso na época 20/21 com Cavani, Vertonghen, JJ e mais todos os outros salários adicionais, agora em em 19/20?

Para o ano vai ser bonito vai, ou vendemos meia equipa ou vamos ter que ir pedir ao Mendes para ir espetar mais uns miúdos no Wolverampton.

Todos os resultados financeiros ficam resolvidos com uns Quartos-Final da liga dos campeões, se o Benfica entrar na Champions a folha salarial ainda vai aumentar e muito, mas provavelmente os resultados desportivos também e por consequência a valorização do plantel.

Porque nós conseguimos passar a fase de grupos regularmente... é exactamente este tipo de gestão que nós NÃO precisamos!

Precisamos de um tipo de gestão mais equilibrada, é verdade que não costumamos passar a fase de grupos mas também não é costume a compra de Vertonghen, Everton, Waldschmidt mais os tais jogadores de Top Mundial que ainda vão chegar, não é garantia de nada mas a probabilidade de avançar na Champions vai aumentar, com o plantel do ano passado é que não passamos da fase de grupos.

Mas percebo perfeitamente os teus receios.

Com esta aposta drastica a única coisa garantida é o aumento de despesa operacional.
A receita operacional pode ser melhor efectivamente como pode ser igual ou ainda pior por causa do covid.

O facto é que o ano passado gastamos dinheiro no RDT no Vinicius no Weigl e o resultado foram uns Res. Operacionais MUITO negativos.

Obviamente que o Benfica tinha que investir o seu investimento... de forma inteligente e racional.
Assim? Duvido que chegemos a algum lado.

Kumbayala

Citação de: Jmarques10 em 09 de Setembro de 2020, 23:23
Quase 300 milhões de faturação e apenas 45 milhões de lucro. Será bonito para o ano. Muito.

Margem de lucro de 15%, o que é excelente para um clube de futebol.
Muito provável que desça a margem para os 7/8% ano que vem.

Polaco

Ainda não veio a mais antiga lenga lenga a seguir ás Contas que é a de não baixar o Passivo-ou-talvez-custos-ou-talvez-despesa-ou-sei-lá-o-quê ?
nem interessa, é demasiado elevado chame-se lá como como fôr.

paulomaia1972

Citação de: Kumbayala em 09 de Setembro de 2020, 23:27
Citação de: Jmarques10 em 09 de Setembro de 2020, 23:23
Quase 300 milhões de faturação e apenas 45 milhões de lucro. Será bonito para o ano. Muito.

Margem de lucro de 15%, o que é excelente para um clube de futebol.
Muito provável que desça a margem para os 7/8% ano que vem.

por este caminho acreditas em lucro? Seria necessário fazer muito dinheiro em vendas.

JPSilva

Perfeitamente possível e até provável que no próximo ano estejamos acima dos 70%. Mas não há milagres com tantos meses nesta situação de pandemia.

pica_foices


JCCSLB

Como é que num ano que vendemos como nunca só temos 41M de lucro?

MALU15

Citação de: pmpereira11 em 09 de Setembro de 2020, 23:20
Citação de: Kumbayala em 09 de Setembro de 2020, 23:12
Em relação aos Ativos intangíveis - plantel de futebol como é que este é avaliado? Sei que é hábito nos relatórios do Benfica estar subvalorizado.

Temos o caso do Sporting, salvo erro, que avalia o plantel através do trasnfermarket.
O Benfica e o sporting valorizam os jogadores ao custo de aquisição.
Todos os clubes e SAD`s valorizam o seu plantel ao custo histórico de aquisição, capitalizando todos os custos que possam estar envolvidos nas aquisições e ou renovações de contratos e procedendo às consequentes amortizações por duodécimos mensais em função do nº de anos dos contratos iniciais ou que resultem de renovações.

Eterno Benfica

Só agora dei uma olhada no R&C, e apesar do Clientes e Forncedores com prazo <1 ano ter saldo positivo, o ativo corrente é menor que o passivo corrente em 50M devido aos outros passivos!

Aumentamos o valor do emprestimo que já tinhamos com o NB?



De notar que o filho do Gaioso ainda é jogador do Benfica. Claramente tem contrato profissional pelo potencial tremendo e qualidade que já demonstra em tão tenra idade... 20 anos.

Cyb3rNeo

Citação de: Jmarques10 em 09 de Setembro de 2020, 23:23
Quase 300 milhões de faturação e apenas 45 milhões de lucro. Será bonito para o ano. Muito.
É o 7º ano seguido em que temos lucros. O que te leva a crer que no 8º ano será o descalabro?

HuRi

alguém me consegue explicar a noticia que eu li sobre o Fairplay financeiro que o Benfica está prestes a quebrar? ou é mais noticia de banha de cobra?

Dr.Lecter

Citação de: MALU15 em 09 de Setembro de 2020, 23:26
Citação de: Dr.Lecter em 09 de Setembro de 2020, 22:13
Citação de: Eterno Benfica em 09 de Setembro de 2020, 22:11
Citação de: Dr.Lecter em 09 de Setembro de 2020, 21:26
Citação de: MALU15 em 09 de Setembro de 2020, 21:15
Citação de: nuno16577 em 09 de Setembro de 2020, 21:07
Citação de: MALU15 em 09 de Setembro de 2020, 21:02
Citação de: werty10 em 09 de Setembro de 2020, 20:46
Citação de: MALU15 em 09 de Setembro de 2020, 13:19
Citação de: ACampos em 09 de Setembro de 2020, 11:45
Com este investimento, para o ano teremos de vender obrigatoriamente por causa do FairPlay Financeiro, certo?
Certo ? Mas porquê ?

Os princípios em que assenta o FPF não têm isso subjacente, desde que o clube não infrinja a regra base dos défices sucessivos (máximo 30 milhões em 3 anos) tendo assim uma gestão equilibrada em "break-even", que por princípio significa que não gastam mais do que ganham, restringindo a acumulação de dívidas. Para além disto ainda há a questão da dedução dos custos associados à academia e nem o Benfica tem um propritário único, como terá o City e o PSG.

Que tal te parecem estes resultados Malu?
Eu ainda não vi nada do R&C, apenas tomei agora conhecimento do resultado. Eu tinha estimado um resultado da ordem dos 50Me, mas como foi inferior é natural que o efeito da redução de poveitos provocado pela pandemia tenha sido bem superior, pois há poucos elementos disponíveis, só agora no R&C se pode ver ver quais foram os efeitos reais.
Desculpa, e pergunto se me poderes responder , tendo o Benfica tido  294,4M de total de receitas(pelo menos é o que me parece) não achas pouco um resultado de 42M ?
É como já disse inferior ao que tinha estimado, mas só depois da análise de algumas variações que ainda não fiz, poderei concluir sobre a razoabilidade ou não do resultado obtido. A pandemia teve dois efeitos - redução de proveitos e aumento de alguns tipos de custos - pois a não existência de jogos por si só teve impactos mistos.

MALU, fiquei sem perceber se o Pedrinho entra nestas contas ou não. Porque o comunicado à CMVM saiu em Março mas depois não vem especificado o custo com a operação e custos de intermediação como acontece com o Weigl por exemplo.
Oh Lecter, ainda não vi o R&C, apenas a notícia, mas olha que afinal já estamos nos 69%. Com o investimento brutal  que estamos a fazer, na próxima época estamos facilmente acima dos 70%.

Sim, já vi. Tem a ver com a perda de receitas operacionais também. Mas está mais alto do que esperava, ainda assim.
Os efeitos da pandemia são tramados, pois para além de haver quebras de receitas e redução de parcelas de custos variáveis, a parcela mais significativa dos custos fixos mantem-se, o que infuencia todo o cálculo de rácios.

MALU, vê o meu post sobre as disponibilidades sff.