As Finanças do Benfica

slb2tuga

Falhar a Champions num ano de grande investimento é obra

Toca a vender agora

Kampz

Muito preocupado.

Para ganhar eleições tentaram tapar um mandato inteiro repleto de gestão desportiva danosa, incompetente e irresponsável, de uma assentada, num ano em que todos os clubes estão a ter uma postura mais prudente.

Pior, num ano de pandemia mundial, fizeram-no com a fantasia de que iriam colocar excedentários atenuando a balança de transferências e os custos com pessoal, algo que nunca conseguiram fazer num par de décadas à frente do clube.

Agora, temos 80M€ investido em jogadores, parte relevante para as mesmas posições, continuamos com 3 lacunas gravíssimas no 11 (DE, MC, PL) e um plantel fraco e vamos bater recordes em custos operacionais.

Entretanto as 5 principais fontes de receita, historicamente:

1ª) Vendas de atletas - neste mercado, para fazer valores razoáveis neste ponto, equivalentes à de outros mercados, teriam que vender 3 ou 4 dos melhores jogadores, colocando definitivamente de parte o sucesso desportivo.

2ª) UCL (sobretudo prémios e transmissões) - ardeu com estilo; a Liga Europa não anda nem perto dos mesmos patamares e a nossa não participação pode ter até impactos colaterais negativos severos neste contexto que vivemos (e.g. renegociação com patrocinadores).

3ª) Direitos televisivos - como é sabido, 50% das receitas foram já antecipadas pelo que apenas temos a receber metade do valor nesta rubrica, isto se sequer existirem jogos (que é uma dúvida real este ano); curiosamente antecipámos para pagar dívida e agora fizemos um EO de 50M€ com taxa de 4% para investir (que temos que pagar em 3 anos).

4ª) Bilhética (incluindo lugares cativos) - Possivelmente será uma rubrica sem qualquer receita a registar este ano ou, mesmo que o seja na segunda metade da época, será sempre marginal comparativamente com outros anos.

5ª) Outras - Desde o merchandising (produto não essencial a preços elevados em ano de poupança e elevadas dificuldades financeiras para as famílias), a eventos corporate (normalmente associados aos dias de jogo), praticamente todas as fontes de receita estão totalmente em cheque.

Ainda referir que mesmo as fontes mais estáveis, como os patrocínios, terão um risco elevado de não se verificar sobretudo caso a competição pare. Podemos ter patrocinadores a ativar cláusulas de força maior e/ou a entrar em incumprimento por manifestas dificuldades (não esquecer o impacto que um agravamento da pandemia pode ter na Emirates).

Não consigo estimar o impacto mas atrevo-me a dizer que teremos um prejuízo que não deverá andar longe dos 80-100M€ este ano, com impactos gravíssimos para a próxima década.

Gostava de uma análise cuidada e racional de quem domina (claramente) mais do que eu as nossas contas...

P.S. - Atenção que a UCL só atenuaria, sempre, parte do problema. Todos os clubes vão sofrer mas nós, quer pelo título oferecido o ano passado como pelo falhanço de hoje, juntamente com uma gestão de campanha eleitoral, colocámo-nos na fila da frente para sofrer nos próximos anos.

paulomaia1972

Kampz

Citação de: Mats_Ture em 15 de Setembro de 2020, 22:37
As minhas contas de merceeiro pós-descalabro:

Ausência de 50 milhões da Champions
+
Quebra de uns 20 milhões com a pandemia (?)
+
Acréscimo de 20 milhões em amortizações de passes (?)
+
Acréscimo salarial de uns 10 milhões de euros (?)

= 100 milhões (?)

Vs

Direitos televisivos/patrocínios de 8 milhões que transitam da época passada porque 3 jogos foram depois de junho.
+
Mais-valias de uns 40 milhões de euros com Seferovic, Cervi, Krovinovic, Chiquinho, Samaris, Pepê, Heriberto e uns pozinhos de outros dispensáveis (?)
+
Mais-valias de 30 milhões com Vinicius (?)

= 78 milhões (?)

Seria mais ou menos isto? Ou estou a ver mal?

Faltaria um pouco mais de 20 milhões para cobrir perdas. Espero que não se ponham a vender miúdos da formação à toa...

E mais um empréstimo obrigacionista de 50 milhões para fazer face às necessidades de tesouraria.

Nunca na vida fazes 70M€ com esses jogadores este ano. Excluindo o efeito Mendes com o Vinícius, ainda por confirmar, arrisco-me a dizer que nem propostas para fazeres metade vais ter.

Kampz

Citação de: Fabio G. em 15 de Setembro de 2020, 22:10
Citação de: ItsY2Inferno em 15 de Setembro de 2020, 22:02
Parece-me que virá o central e o JJ ainda falou no avançado

Deve ser vendido o Vinícius e possivelmente um dos miúdos... secalhar o Dantas e quiçá o Gonçalo Ramos
O Ramos é intransferível neste momento, acredito, que se venderem algum miúdo seja o Dantas, mas vendam é os "cancros" Pizzi e André Almeida e o cepo do Seferovic isto sim é urgente vender.

Neste momento não haverá nenhum intransferível, parece-me óbvio.

Não digo que seja saldos mas qualquer proposta razoável será certamente aceite.

Zizou_SLB

Citação de: cesarslb em 15 de Setembro de 2020, 22:45
Temos de ir com calma...a Benfica tem até 30/06/21 para equilibrar as contas...dito isto, e dado que há eleições acredito que ainda virão os jogadores que eram para vir...se eu fosse presidente venderia o Pizzi, Rafa, Almeida e na última das hipóteses o Ruben...

Meu caro, dinheiro não é o resultado líquido. O que Benfica vai tar à rasca é com €€€. O Vieira antecipou receita atrás de receita. Com esta brincadeira vamo continuar a dever mais favores

Carminati

Citação de: Kampz em 15 de Setembro de 2020, 22:53

Deve ser vendido o Vinícius e possivelmente um dos miúdos... secalhar o Dantas e quiçá o Gonçalo Ramos
O Ramos é intransferível neste momento, acredito, que se venderem algum miúdo seja o Dantas, mas vendam é os "cancros" Pizzi e André Almeida e o cepo do Seferovic isto sim é urgente vender.

E JM não nos consegue ajudar a nós e salvar o porto ao mesmo tempo....

cesarslb

Citação de: Zizou_SLB em 15 de Setembro de 2020, 22:56
Temos de ir com calma...a Benfica tem até 30/06/21 para equilibrar as contas...dito isto, e dado que há eleições acredito que ainda virão os jogadores que eram para vir...se eu fosse presidente venderia o Pizzi, Rafa, Almeida e na última das hipóteses o Ruben...

Meu caro, dinheiro não é o resultado líquido. O que Benfica vai tar à rasca é com €€€. O Vieira antecipou receita atrás de receita. Com esta brincadeira vamo continuar a dever mais favores
Caríssimo eu sei que não porque trabalho em contabilidade... dito isto quase todas estas contratações apenas começam a ser pagas em 2021 pelo que a tesouraria não ficará arrasada... dito isto existiram apenas algumas dificuldades que se devem traduzir numa venda adicional ao que estava previsto...

Kampz

Citação de: Carminati em 15 de Setembro de 2020, 22:58
Citação de: Kampz em 15 de Setembro de 2020, 22:53

E JM não nos consegue ajudar a nós e salvar o porto ao mesmo tempo....

JM ajuda os clubes que estão desesperados.

Entrou em força connosco quando estávamos completamente de rastos e ele colocou Rodrigo (30M), André Gomes (15M€) e logo depois (aliás, já existiam rumores nessa altura) o pack Bernardo, Cancelo e Ivan por 45M€.

Agora metemos o JJ e decidimos ir aos Evertons em vez dos Dyegos, ele obviamente vai fazer circular o dinheiro pelo Norte onde o desespero é muito grande e depois volta cá quando estivermos outra vez sem liquidez e dispostos a dar-lhe os 15%/20% que ele gosta.

Zizou_SLB

Citação de: cesarslb em 15 de Setembro de 2020, 23:00

Caríssimo eu sei que não porque trabalho em contabilidade... dito isto quase todas estas contratações apenas começam a ser pagas em 2021 pelo que a tesouraria não ficará arrasada... dito isto existiram apenas algumas dificuldades que se devem traduzir numa venda adicional ao que estava previsto...

Isso não sei. Também não sabia que havia contas caucionadas.

Kampz

Mas os ordenados, dos que vieram e dos que não vão sair, vão ter que ser pagos entretanto. E não é com o dinheiro de grandes vendas (só indo meio 11), não é com UCL, é pouco com o que resta de direitos televisivos, nada com bilhética, merchandising e afins...

Acredito que a liquidez este ano estava "garantida" com EO e UCL. Não havendo UCL...ou vendem meio plantel e arriscam-se a perder poleiro e pioram ainda mais o nosso nível, ou vão ter que ser MUITO criativos (medo).

cesarslb

Citação de: Zizou_SLB em 15 de Setembro de 2020, 23:01

Isso não sei. Também não sabia que havia contas caucionadas.
Acho que como há eleições o Vieira vai continuar a apostar e vai fazer o que estava previsto... poderá apenas fazer uma venda que não estava prevista... depois se correr mal faz novo eo...

cesarslb

Citação de: Kampz em 15 de Setembro de 2020, 23:04

Mas os ordenados, dos que vieram e dos que não vão sair, vão ter que ser pagos entretanto. E não é com o dinheiro de grandes vendas (só indo meio 11), não é com UCL, é pouco com o que resta de direitos televisivos, nada com bilhética, merchandising e afins...

Acredito que a liquidez este ano estava "garantida" com EO e UCL. Não havendo UCL...ou vendem meio plantel e arriscam-se a perder poleiro e pioram ainda mais o nosso nível, ou vão ter que ser MUITO criativos (medo).
Basicamente foram a vida cerca de 40 milhões...se eu mandasse vendia os jogadores que ganham demasiado para o que jogam: Pizzi,Rafa, Seferovic,Fejsa, Ferreyra entre outros... assim equilibrava os custos salariais e dificuldades eventuais de tesouraria...

Mats_Ture

Citação de: Kampz em 15 de Setembro de 2020, 22:52
Citação de: Mats_Ture em 15 de Setembro de 2020, 22:37
As minhas contas de merceeiro pós-descalabro:

Ausência de 50 milhões da Champions
+
Quebra de uns 20 milhões com a pandemia (?)
+
Acréscimo de 20 milhões em amortizações de passes (?)
+
Acréscimo salarial de uns 10 milhões de euros (?)

= 100 milhões (?)

Vs

Direitos televisivos/patrocínios de 8 milhões que transitam da época passada porque 3 jogos foram depois de junho.
+
Mais-valias de uns 40 milhões de euros com Seferovic, Cervi, Krovinovic, Chiquinho, Samaris, Pepê, Heriberto e uns pozinhos de outros dispensáveis (?)
+
Mais-valias de 30 milhões com Vinicius (?)

= 78 milhões (?)

Seria mais ou menos isto? Ou estou a ver mal?

Faltaria um pouco mais de 20 milhões para cobrir perdas. Espero que não se ponham a vender miúdos da formação à toa...

E mais um empréstimo obrigacionista de 50 milhões para fazer face às necessidades de tesouraria.

Nunca na vida fazes 70M€ com esses jogadores este ano. Excluindo o efeito Mendes com o Vinícius, ainda por confirmar, arrisco-me a dizer que nem propostas para fazeres metade vais ter.

Um exemplo:

Seferovic 10
Cervi 10
Krovinovic 5
Chiquinho 5
Samaris 3
Pepê 3
Heriberto 1
= 37

E estou a falar de mais-valias. O mercado está semi-parado, mas com desconto os jogadores são vendidos. Vide Acuna, que foi por 10 milhões.

BERNA_1961

O problema é que a venda de jogadores não entra para os resultados operacionais na UEFA.
Assim, menos 40/50 milhões vai doer e muito ...
O fair play financeiro no rácio gastos pessoal/proveitos operacionais vai estar em causa...
Medo.