Departamento Médico e Preparação Física

peter_slb

Citação de: NSC em 12 de Setembro de 2016, 15:02
Citação de: Nuno_Mota em 12 de Setembro de 2016, 14:49
Pessoal, este vai ser o meu primeiro post neste tópico, mas nesta fase não tenho tempo para entrar em "debate".

Terminei este ano o curso de Medicina e, apesar de nunca ter feito uma cirurgia, já estive presente como 1º ajudante em dezenas de cirurgias ortopédicas (tudo o que foram cadeiras opcionais, fiz em ortopedia) e, para esclarecer esta questão da ferida cirúrgica infetada, isto é uma situação possível e prevista entre as várias complicações que a cirurgia pode ter.

Basicamente, toda a nossa pele está colonizada por bactérias e, com a entrada do endoscópio (aqueles dois tubinhos que entram pelos furinhos) para "espreitar" ou "reparar" a articulação, é possível que entre com eles bactérias que possam infetar a articulação. Agora, ser possível, não é ser provável. Numa cirurgia deste tipo (cirurgia minimamente invasiva em que, com 3 ou 4 pontos fechas a ferida cirurgica), estes riscos andam abaixo de 1%.

Toda a zona (e numa cirurgia ao tornozelo, "toda a zona" refiro-me desde os pés até ao joelho) é desinfetada no bloco cirúrgico (que já por si é um lugar estéril) por isso, apesar de os riscos de infeção serem possíveis, são extremamente improváveis.

Sobretudo, acho que deve haver alguma contenção e não meter "as lesões todas no mesmo saco". Uma lesão muscular como a do Rafa que chegou e, com 2 dias de treino faz uma lesão no próprio jogo, não me parece que se possam imputar responsabilidades ao departamento médico...

Mas neste caso, uma lesão como a do Jardel que pára, regressa e tem imediatamente uma recaída....uma lesão como a do Jonas (jogar ou não jogar na Madeira era indiferente - a infeção ocorreu no próprio bloco cirúrgico, com toda a certeza) que infeta o tornozelo numa operação em que os riscos são baixíssimos...

Pah, podemos discutir todas as lesões e eu arranjo-vos forma de vos provar, uma a uma, que em qualquer uma delas "pode acontecer" uma infelicidade....mas 10 ou 12 infelicidades quando ainda vamos em Setembro? Com o historial de lesões da época passada?

Desculpem não entrar em debate (tenho o tempo todo contadinho nesta fase), mas que pelo menos que tenha servido para esclarecer de onde veio a infeção na articulação.

Abaixo de 1% no bloco. E depois de sair do bloco? E depois de treinar alguns dias?
De onde veio a infecção, já agora? É que eu não fiquei esclarecido?

mas senão podia treinar por haver risco de apanhar uma infecção, não treinava, havendo esse risco, um departamente médico competente não o deixava treinar enquanto a ferida não estivesse completamente cicatrizada.

O que se passa actualmente no Benfica, no que ao departamente médico diz respeito, é tão surreal que parece sabotagem, mesmo para incompetentes, isto já parece demais.

NSC

Citação de: AguiaFX em 12 de Setembro de 2016, 15:03
Citação de: NSC em 12 de Setembro de 2016, 14:59
Citação de: AguiaFX em 12 de Setembro de 2016, 14:45
Citação de: NSC em 12 de Setembro de 2016, 14:31
Citação de: AguiaFX em 12 de Setembro de 2016, 14:26
Citação de: AnotherDoom em 12 de Setembro de 2016, 14:22
Como é que um departamento médico de um clube de topo, que acompanha um jogador diariamente, o deixa apanhar uma infecção do local de uma intervenção cirúrgica?

Se é acompanhado diariamente, com devidos tratamentos... como é possível?
Com muita competência, com certeza.
O que é que a competência de um profissional médico tem a ver com o facto de um jogador apanhar uma infecção? Queriam que colocasse o jogador em ambiente esterilizado, de quarentena?
Sim, a única forma de evitar uma infeção é ficar num ambiente esterilizado, de quarentena.

Instrumentos e ambientes esterilizados durante a operação, e um antisséptico e uma ligadura a proteger no pós-operatório são mais do que suficientes para evitar isso.

É como disse o AnotherDoom, ele é acompanhado diariamente. Não é admissível isto acontecer.
«Instrumentos e ambientes esterilizados durante a operação» fazem parte do protocolo.

Mas «um antisséptico e uma ligadura a proteger no pós-operatório são mais do que suficientes» é, peço desculpa pela franqueza, de quem não sabe o que casa gasta.
Assim nunca havia infecções no pós-operatório. E isso é o pão nosso de cada dia.
Numa operação da dimensão da do Jonas, sim, é mais do que suficiente.
Lê o comentário do camarada Nuno_Mota, ele que com certeza tem mais bagagem que nós os dois juntos sobre o assunto.
Já li. E o «suficiente» não é bem assim. Costuma ser.
No bloco temos nós quase a certeza que não houve infecção («quase» porque 1% é pouco mas é 1%. E não tenho aqui as percentagens presentes, mas é baixa). Ora a única maneira de manter (ou descer) essa baixa probabilidade é mantê-lo em ambiente esterilizado, como num bloco operatório. Mal sai, aumenta a probabilidade. Tenha ele as ligaduras e antissépticos que tiver. É assim.
Como estamos a falar de um jogador que desenvolveu uma infecção no pé onde foi operado, em algum sítio apanhou essa infecção. E, de acordo com as probabilidades, terá desenvolvido essa infecção depois de sair do bloco, mesmo seguindo todo o protocolo nestas situações.

Slb04Sempre

Como é possível continuar a falar de azar e forças ocultas.. Esta mais que provada a incompetência dos departamentos médicos e de preparação física.. Isto não acontece em mais lado nenhum, ano após ano a sabotar a equipa de futebol.

Baron_Davis

Nao se trata de uma situação rara, todos os santos anos é este carnaval

São sempre 4,5,6,7 jogadores fora por lesão, sistematicamente

É um verdadeiro tiro no pé, uma vergonha o num de casos de lesão do Benfica nos últimos largos anos


Furasteiro

Citação de: NSC em 12 de Setembro de 2016, 14:32
Citação de: Furasteiro em 12 de Setembro de 2016, 14:07
Não volto a comentar neste tópico depois deste post.

Contextualizando, sou fisioterapeuta licenciado na escola onde alguns desses profissionais tb se formaram e foram professores. Se quiserem acreditar de alguém que está perfeitamente à vontade para falar da área e que trabalha em futebol (não em Portugal) e que não procura emprego no Benfica, temos profissionais competentes a trabalhar com os nossos atletas, basta nas entrevistas depois das vitórias dos anos anteriores de jogadores influentes da equipa a elogiar tanto estrutura, o clube e os fisioterapeutas, coisa rara nos egocêntricos futebolistas.

No desporto, como em qualquer outro emprego do mundo há alturas em que as coisas surgem sem que alguém encontre um motivo, em África por exemplo chamariam feitiço. não quero com isto dizer que não existe algo que esteja a ser feito que se calhar possa estar a provocar está onda de lesoes, contudo acredito que nem tudo passa por responsabilidade.do departamento.

a.existência de lesoes recidivas, é visto por muitos profissionais de saúde por algo inevitável, que deve ser evitado é certo, mas dada a exigência do alto rendimento implica que se corram riscos, nós adeptos não gostamos de ouvir que o atleta fica 1 mês fora, nem nós, nem o departamento, nem o jogador nem a equipa técnica. Portanto cortar 1 ou 2 semanas no processo de reabilitação tem estes inconvenientes.

com esta frase termino "são tão maus que o Salvio era dado como um jogador arruinado pelas lesões, negociável, e é hoje porventura o jogador em melhor forma do plantel" aqui o mérito será exclusivamente do Rui vitória e sua equipa técnica?? NÃO

Aspecto importante: o Sálvio teve tempo para voltar depois da lesão. Não houve pressões para voltar logo para o campo. Se calhar contou muito...
exactamente, teve todo o tempo recuperou convenientemente. contudo no alto rendimento nem sempre se tem esse tempo, logo o risco de recivida é maior.

tiagoterceira

Erros parvos de profissionais incompetentes
É só isso
A partir daqui a culpa começa a alastrar ao presidente LFV

Slipknot_BMC

neste momento temos 5/6 lesionados na equipa A mais 6/7 na equipa B

Azares !!

Oscor78

Eu ja acredito em bruxas. Esta porcaria nao e normal  :buck2:

ItsY2Inferno


jmjc

azares do caralho??? não se trata somente de azar!!!por este andar vamos precisar de tds os jogadores da equipa B!

andre_04_SLB

Só agora acordaram para a realidade? Enfim, eu é que era o mau. Os 23 desta vida e os Blanks que falem agora!

Eusébio10

Começo a pensar que é propositado. Lesionam-se os craques, jogam os putos da formação e assim ninguém tem que ficar no banco.

BlankFile

Citação de: andre_04_SLB em 12 de Setembro de 2016, 15:44
Só agora acordaram para a realidade? Enfim, eu é que era o mau. Os 23 desta vida e os Blanks que falem agora!

Rapaz, acalma lá a passarinha que eu também já critiquei o departamento médico imensas vezes. Agora, não podemos imputar-lhes responsabilidades em tudo o que é lesão! Temos que ter em conta uma série de condicionantes. O tipo de lesão, o perfil físico e morfológico do atleta, a sua capacidade de recuperação. É óbvio que há incompetência do departamento médico na gestão de alguns casos, mas nem tanto ao mar nem tanto à terra.

Os Andrés desta vida que ganhem um pouco de humildade e saibam respeitar os outros e as suas opiniões. E isso não se compra no supermercado.

_James_

Citação de: Co Co Brien em 12 de Setembro de 2016, 11:33
Estes preparadores físicos são de uma coisa..que nem têm comparação.  >:(

Sim, claramente maus!

Deviam preparar o Zivkovic, o Jonas e o Jovic para terem pernas de ferro. Assim quando um levasse uma cacetada na perna e os outros levassem um pisão no pé, os adversários é que se aleijavam.

E mais! Os preparadores deveriam ainda desmultiplicar-se pelas seleções. Deste modo, as lesões do Jiménez (uma vez mais preparação para perna de ferro) e do Mitroglou seriam evitadas.

Haja paciência para tanta ignorância!

ItsY2Inferno

#3074
Só nos resta uma solução:


Contratar o Eduardo Barroso.  :tomates: