A velha Catedral - Estádio da Luz

Alexandre1976


IPASLB

Quando eu fui ao estádio da luz pela primeira vez e cheirei o relvado foi para toda a vida.

Bleach

um estádio que nunca devia ter caido...mas sim remodelado...mas o ladrão do pato bravo tinha de se encher mais os seus amigos...

Maverick1904

Citação de: r_pereira79 em 08 de Setembro de 2022, 13:17
Lembro-me do meu 1º jogo na Luz, Benfica-Beira Mar época 90/91. Depois com o passar dos anos fui ver muitos jogos na antiga Luz,e já vi muitos na nova. Quem foi ao antigo estádio e ouve relatos de jogadores que lá jogaram todos dizem o mesmo,aquele 3º anel metia medo,intimidava,os adversários já entravam a perder. hoje em dia infelizmente isso perdeu-se,penso que muito se deve ao facto de hoje em dia ir-se ao estádio ver um jogo ser uma verdadeira feira de vaidades. È selfie na roulote com a bifana na mao,é na banca dos cachecois,é na estatua do king,é nas bancadas. E perde-se o essencial,gritar,apoiar o Benfica. Por mim fazia-se uma petição para voltar a erguer a velhinha catedral (sei que infelizmente é impossivel,estou a brincar).  :bandeiraslb2: :bandeiraslb2:

Foi o meu primeiro jogo também :)


Mikaeil

@PhotoHistorylx
"O antigo estádio do Sport Lisboa e Benfica, e o atual em construção" (15/05/2003)


RedVC

#1476
Dor e alegria


Eduardo Gomes

#1477

Armani

Citação de: Eduardo Gomes em 22 de Setembro de 2022, 15:34


Estes posts são importantes para que a juventude entenda que o Benfica não é de 2003.

4x4x2

Citação de: Mikaeil em 26 de Setembro de 2022, 11:11
@PhotoHistorylx
"O antigo estádio do Sport Lisboa e Benfica, e o atual em construção" (15/05/2003)



De fora o novo é mais imponente

RedVC

#1480
Citação de: Armani em 27 de Setembro de 2022, 10:47
Citação de: Eduardo Gomes em 22 de Setembro de 2022, 15:34


Estes posts são importantes para que a juventude entenda que o Benfica não é de 2003.


Viver um jogo com a Luz cheia era transcendente. Nada comparável com o ambiente do atual Estádio. Talvez as noites mais empolgantes tenham sido vividas com o terceiro anel ainda parcialmente fechado, nos tempos de Eusébio, Coluna, J. Augusto, Simões, etc. Esse ambiente eu não vivi mas tive uma aproximação quando assisti a jogos com Bento, Humberto, Nené e Chalana, etc.

Só entrar na antiga Catedral era uma experiência mística. Ainda com as bancadas despidas já se sentia. Eu e o meu pai gostávamos de ir o mais cedo possível. Ali, a conversar se doutrinava os mais pequenos... A ler um jornal e a comentar dias passados. Sair mais cedo no final dos jogos? Nunca. Ainda hoje não o faço. É a negação do Benfiquismo.

E quando estava cheio... E o pessoal a trepidar as bancadas com os pés... Tudo tremia. E a entrada dos jogadores. Tudo ressoava. E o homem da bandeira a dar uma volta ao Estádio. Emoção. Mais tarde é que apareceu o homem da águia.

Quem lá esteve sabe o que eu digo. Ainda está nos nossos ossos.

Tribunal cheio de índios, Catedral, Luz dos nossos sonhos partilhados com familiares ou simples desconhecidos. Fusão com a nossa meninice e adolescência. Alguns fracassos, muitos sucessos, títulos e festas! Partilha. Memórias dos que partiram. Emoção.

Era o sentimento coletivo. Era o nós à frente do eu. Era todos por um.

Não faço ideia do que seria o ambiente nas Amoreiras ou no Campo Grande, mas na velha Catedral, meus amigos... Era o Benfica! Arrasador! A Europa tremia naquele relvado e a olhar para as bancadas.






Eduardo Gomes




dameo38