Surf

XHITA



Surf: Benfica namora 'Saca'

Conversações em curso.
Decisão importantíssima.

Por Gabriela Melo

A associação entre Benfica e surf pode conhecer novo desenvolvimento caso Tiago Saca Pires, único português a qualificar-se para o mais apetecível circuito mundial do planeta, o World Tour da Association of Surfing Professionals, responda de forma positiva ao assédio do núcleo do clube encarnado.

«Há conversações em curso entre as partes», garante Hélder Fonseca, responsável pelo recém-criado núcleo Benfica Surf antes de orientar mais um encontro de aprendizes de surfista, na praia da Fonte da Telha, Costa da Caparica. «Seria óptimo se conseguíssemos cativá-lo. O clube tem condições para levar a modalidade ao mais alto nível, porque dispõe de uma estrutura adequada, que é o mais difícil de encontrar», disse.

Em troca, o Benfica oferece ao surfista da Ericeira a logística dos outros atletas protegidos pelo mesmo emblema, a incluir o departamento médico, que «nenhum clube de surf dispõe». E Hélder Fonseca justifica: «Fomos os primeiros a apostar na modalidade. Temos muita fé nas nossas esperanças mas queremos acrescentar a experiência e mais-valia de nomes conhecidos, que podem evidenciar o Benfica. Trata-se de criar uma imagem semelhante à das outras modalidades.»

Benfica e surf deram as mãos há pouco tempo. O actual projecto é herdeiro da marca Benfica Aventura, que «deu prejuízo». Foi então que o mentor da modalidade no seio do núcleo encarnado, Orlando Chaves, desenvolveu um plano específico e autónomo para o surf e o bodyboard, que já estão entre os desportos mais praticados em Portugal. «Apresentado o projecto ao director das modalidades do Benfica, Carlos Lisboa gostou e defendeu-o junto da cúpula. O fruto desta parceria arrancou em Janeiro último», conta Hélder Fonseca.

Além da dinamização da escola, a intenção por detrás do Benfica Surf é criar um grupo competitivo, que se apresente nos campeonatos sob égide da Federação Portuguesa de Surf. Esperanças e seniores são os primeiros representantes encarnados na forja. O projecto «é viável» e deve estar à prova em «Janeiro do próximo ano», quando os alunos ainda em formação medirem forças com rivais.

Reviravolta dramática

No entanto, o plano sofreu duro revés há poucos meses, com a inesperada morte de Orlando Chaves, vítima de leucemia. «Adoeceu no início do Verão, quando iniciámos a parte mais exigente deste processo, e faleceu no último dia da época balnear, a 30 de Setembro. Até nisso soube escolher o momento», comenta o coordenador técnico do surf do Benfica com muita mágoa.

Esta situação dramática obrigou à reconversão da escola de surf de Orlando Chaves, Vício de Praia, numa nova empresa. «Queremos continuar o legado dele mas com uma nova cara», frisa Hélder Fonseca.



_________________________________________________________________________________


Primeiros passos do Benfica Surf

Núcleo dispõe de matéria-prima e material.
Falta valor orçamentado para a competição.

O Benfica Surf pretende apresentar-se nas competições nacionais, a partir de Janeiro do próximo ano, com quatro surfistas esperanças.

Os eleitos são os bodyboarders Tigas e Mariana e os surfistas Edu e Gui, que ontem se treinaram na praia da Fonte da Telha, Costa da Caparica, sob supervisão de dois dos seis membros da estrutura directiva do projecto, o técnico de boyboard, Ricardo Guedes, e o coordenador e professor de surf, Hélder Fonseca.

A escola oferece serviços em sete níveis de aprendizagem e dispõe de material próprio, em resultado de acordos com marcas patrocinadoras. O Benfica Surf também faz uso de duas carrinhas de transporte de alunos, de atletas e de ferramentas para a prática das modalidades.

O valor orçamentado para a entrada nas competições ronda os 40 mil euros, dos quais metade «já estão garantidos». Falta reunir os restantes 20 mil. O núcleo recebeu do Benfica «a possibilidade de usufruir da marca e praticamente toda a logística». A parceria prevê uma distribuição algo desequilibrada da riqueza - «55 por cento para o clube e 45 por cento para a escola» - mas só depois de pagas as despesas.



_________________________________________________________________________________


Kelly Slater é exemplo a seguir

Gui é dos prometedores atletas do Benfica e tem olhos postos no melhor surfista de sempre.

Guilherme Chaves, filho do malogrado mentor do Benfica Surf, Orlando Chaves, tem 12 anos mas é norteado pela ambição de se tornar profissional, seguindo exemplos de Tiago Pires e do ídolo maior, o americano Kelly Slater, considerado melhor de sempre.Quando goza férias, Gui, que tem «sorte de integrar família amante de praia», passa os dias no mar. Está-lhe no sangue porque o irmão Gonçalo, perto de completar três anos, «também tem vício da prancha». Escola convida a moderação na prática desportiva (frequenta 8.º ano), mas o prometedor atleta do Benfica Surf antecipa o futuro: «Quero tornar-me profissional. Quero ser como Slater, meu ídolo. Também era o favorito do meu pai.» Embora admire Slater, não esquece Saca, que espera ver vestido à Benfica: «Gostava de o ter cá. É a vedeta portuguesa. Gostava de conhecer e com quem gostava de aprender.» Concretizar o sonho de «surfar pelo Benfica» é outro dos objectivos de Gui, que se iniciou aos sete anos. É craque na manobra-raínha, tubo, e está a aprender aéreos. Inspiração provém do mar, de onde retira simples prazeres de se sentir «saudável e com muita energia».


O_Glorioso


Bernardo.8


JM21


zerocool

Parece-me que ambos teriam a ganhar com esta união....

Van Grogh

#20
2009.11.02 11h55 Benfica quer contratar Tiago Pires
O Benfica está em conversações com Tiago Pires com vista à sua contratação para o lote de atletas do clube da Luz.     
A notícia é avançada pelo jornal desportivo "A Bola", entretanto já confirmada pelo responsável do recém-criado núcleo Benfica Surf, Hélder Fonseca.
«Há conversações em curso entre as partes», confirmou este responsável, em declarações prestadas antes de um encontro de aprendizes de surfistas, na praia da Fonte da Telha, Costa da Caparica, assumindo que «seria óptimo se conseguíssemos cativá-lo. O clube tem condições para levar a modalidade ao mais alto nível, porque dispõe de uma estrutura adequada, que é o mais difícil de encontrar».
Esta não é a primeira incursão do Benfica no surf. Há 4 anos atrás, os encarnados surpreenderam meio mundo ao anunciar a criação de uma equipa de surf encabeçada pelo francês Eric Rebiére. Anos depois dessa aposta aparentemente falhada, o interesse benfiquista nesta modalidade volta a surgir e tem agora os olhos postos no melhor surfista português de todos os tempos - e um confesso benfiquista.

in SurfPortugal

:flagglorioso:

Para quando o anúncio formal??

flexter

o benfica só tem equipa de surf?? ou de bodyboaRD??

zerocool


zerocool

Benfica procura surfistas de todas as Idades


O Benfica Surf vai realizar uma acção de captação de atletas para participarem na Taça de Portugal de 2010.
A sessão de captação será realizada na Praia da Cabana do Pescador (Bar Ngaru Beach Lounge), na Costa da Caparica, nos dias 12 e 13 de Junho, a partir das 9h30m.
No dia 10 de Junho todos os inscritos receberão um email do BenficaSurf a informar a hora da sua entrada na água. A Taça de Portugal irá realizar-se em local ainda por definir e terá a duração de 5 dias, de 20 a 25 de Julho de 2010.

Os atletas seleccionados serão federados pelo S.L. Benfica na Federação Portuguesa de Surf e participarão nas competições nacionais de águia ao peito. A secção de surf do clube já confirmou que suportará os custos de participação. As condições de treino, transporte, alojamento e alimentação serão combinadas após a constituição da equipa. A equipa será treinada pelo Prof. Miguel Almeida e pelo Coordenador do Benfica Surf.

Os interessados poderão inscrever-se nas seguintes categorias:

Surf

Sénior: 18 a 27 anos
Júnior: 16 e 17 anos
Cadete: 14 e 15 anos
Juvenil: até 13 anos
Feminino Júnior: até 17 anos
Feminino Sénior: 18 anos ou mais

Bodyboard

Sénior: 18 a 27 anos
Júnior: 16 e 17 anos
Cadete: 14 e 15 anos
Juvenil: até 13 anos
Feminino Júnior: até 17 anos
Feminino Sénior: 18 anos ou mais

Kneeboard

Open: Todas as idades

Longboard

Open: Todas as idades


Red Zeppelin

Não sou conhecedor da modalidade, mas alguns dos nomes apontados aí em cima se confirmaram?

Van Grogh

Entrevista com Tiago Pires: "Adorava ter o emblema do Benfica na prancha"

http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=12146

:slb2:



Van Hooijdonk


zerocool

Já em tempos se falou nisso...era uma boa aposta.

zerocool

Quiksilver Pro: Saca tem encontro marcado com Slater nas meias-finaisPor Redacção

O português Tiago Pires garantiu, esta terça-feira, a presença nas meias-finais do Quiksilver Pro em Gold Coast, Austrália, levando a melhor sobre o australiano Matt Wilkinson nos instantes finais da bateria.

Saca só confirmou a vitória no último minuto com uma onda pontuada com 7.57, em 10 pontos possíveis, determinante na vitória do português que terminou com 14.64 pontos, em 20 possíveis, contra os 14.40 de Matt Wilkinson.

Tiago Pires era no final o espelho da satisfação onde até revelou um pouco da estratégia aplicada para levar de vencida o surfista australiano: «Nos instantes finais sabia que tinha de esperar por uma boa onda para poder fazer uma boa pontuação, e isso, felizmente, aconteceu no final. Estou muito feliz.»

Em relação à expectativa quanto às meias-finais, nas quais vai ter pela frente o «eterno» Kelly Slater, o surfista luso declara que apenas quer manter uma boa «performance». «Agora é concentrar-me e fazer o meu melhor surf», disse.




Força Saca!!!!!!!!!!!

brunovet

dois benfiquistas estão nas meias finais.
saca e jordy smith.
até nisto somos grandes. :slb2: