SL Benfica 33 - 23 Colégio de Gaia

    Competição
    Fase
    Final
    Data
    Sáb, 17 Setembro, 2022, 19:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    Canal 11

     

    HISTÓRICA CONQUISTA!

     

    O Benfica venceu o Colégio de Gaia, por 33-23, e conquistou a Supertaça.

     

     

    Continua a fazer História a equipa feminina de andebol do Benfica. Nesta noite de sábado, em Gondomar, as águias foram superiores, venceram a formação do Colégio de Gaia e conquistaram assim a Supertaça... 30 anos após a última!

     

    Começou da melhor maneira a temporada oficial do andebol feminino! Após o inolvidável regresso às conquistas na época transata, o Benfica iniciou 2022/23 a ganhar e a escrever mais uma bonita página na sua caminhada. Três décadas volvidas, as águias conquistaram a Supertaça e fizeram-no de forma taxativa e com uma belíssima exibição.

     

    No Pavilhão Multiusos de Gondomar, com uma assistência significativa nas bancadas, Mihaela Minciuna abriu o marcador nos segundos iniciais e deu o mote.

     

    Apesar do bom início das encarnadas, as adversárias reagiram prontamente e conseguiram o empate aos quatro golos. Resposta imediata e vantagem de três golos, contudo, a meio da primeira parte registava-se um 8-7, ao que se seguiu um empate a oito. Era preciso fazer algo e, aos 19', João Alexandre Florêncio pediu time-out para reunir e reorganizar as tropas.

     

    O Benfica teimava em assentar o seu jogo e não conseguia disparar no marcador, com o 15-14 ao intervalo a ser sintomático do exibido em quadra... um golo apenas a separar as duas formações e tudo em aberto!

     

    O tempo de descanso fez bem ao Glorioso, que, na reentrada em campo, se apresentou transfigurado, com maior ambição e novas dinâmicas. Ora, os frutos desta nova postura não tardaram, e três golos de rajada colocaram o placard em 18-14, dando confiança e alento à equipa.

     

    Com 20-15, e com as águias a dispararem para números mais vastos, foi altura de a treinadora Paula Marisa Castro parar o jogo... mas pouco havia a fazer! O Benfica estava intratável e, com muita qualidade coletiva, perante a riqueza do plantel, voou para uma vitória categórica: 33-23.

     

    Com este resultado, 30 anos volvidos, o Benfica conquista a Supertaça, a terceira do seu palmarés!

     

    DECLARAÇÕES

     

    Sílvio Cervan (vice-presidente do Benfica): "Mais uma vitória, para juntar a outras que conseguimos hoje [sábado]. O Benfica tem uma aposta no deporto feminino e enche-nos de alegria. Fomos superiores contra uma excelente equipa, com jogadoras de Seleção Nacional. Acho que o selecionador José António Silva, que esteve aqui, tirou boas notas e viu boa matéria-prima, porque o Benfica tem aqui atletas de muita qualidade."

     

    João Alexandre Florêncio (treinador do Benfica): "É um orgulho, elas merecem. Queremos muito puxar pelo andebol feminino, à imagem das conquistas do masculino. A Supertaça reforça a nossa confiança. Nem tudo correu bem, mas as atletas já mostraram o que é o ADN Benfica. Ao intervalo, foi preciso ralhar muito com elas [risos], porque não estavam a fazer o que era previsto, fruto da ansiedade. Depois estabilizaram e fizeram uma segunda parte ao nível esperado. Mesmo assim, falhámos muitas bolas aos seis metros, mas o que interessa é ter a Supertaça no Museu e o desporto feminino do Clube está de parabéns, já que também o hóquei e o basquetebol venceram. Fizemos linha, vamos seguir para bingo!"

     

    Adriana Lage (capitã e pivô): "Há 30 anos que não vencíamos a Supertaça e, por isso, há ainda mais simbolismo. Na segunda parte, foi preciso acalmar a parte emocional e jogar mais com a cabeça. Quando começámos a fazer isso, ganhámos bolas na defesa e fizemos contra-ataques, a nossa arma. Há quatro épocas que ambicionávamos vencer este título, foi possível agora e no dia do meu aniversário. Não podia estar mais orgulhosa, nunca mais irei esquecer-me de os Benfiquistas me terem cantado os parabéns. Adorei partilhar este dia com os adeptos."

     

    Nádia Rodrigues (pivô): "Foi bastante renhido na primeira parte, mas na segunda parte entrámos com mais garra e querer. Após mês e meio de pré-época, é o melhor resultado que podíamos ter. Não sabemos o que é perder há bastante tempo [15 meses], o que é muito bom. Vitória é fruto do trabalho."

     

    Viktoriya Borshchenko (central): "É um início de época bom e há que continuar desta forma no futuro. É muito bom vencer esta Supertaça, sinto-me muito satisfeita e orgulhosa por todas as minhas companheiras de equipa."

     

    Maria Unjanque (lateral-esquerda): "Estamos a trabalhar bastante e lutaremos para vencer as restantes competições. Há 30 anos, a geração das nossas treinadoras venceu e agora estamos a tentar seguir-lhes os passos. Ao intervalo, o míster disse-nos para manter a cabeça no lugar e jogarmos o que sabemos."

     

    Mihaela Minciuna (universal): "É importante começar a ganhar, porque continuamos a fazer o trabalho da época passada, que teve só vitórias. Isso implicava vencer o primeiro troféu e agradecer aos adeptos, que foram o oitavo jogador."

     

    FICHA DE JOGO

     

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/09/17/andebol-feminino-benfica-colegio-de-gaia-supertaca

     

    Coming soon


    Por administrador a Sábado, 28 Outubro 2023