NA FINAL FOUR DA EHF EUROPEAN LEAGUE
Andebol do Benfica foi empatar à Eslovénia a 27 golos, depois de ter vencido o Gorenje Velenje (36-29) na partida da 1.ª mão dos quartos de final.
A equipa de andebol do Benfica assegurou, esta terça-feira, na Eslovénia, frente ao Gorenje Velenje, a presença na final four da EHF European League apesar do empate, por 27-27. No jogo da 1.ª mão, as águias haviam vencido, por 36-29, no Pavilhão n.º 2 da Luz.
Com as bancadas cheias e com o público do seu lado, o conjunto esloveno entrou mais forte, eficaz e a optar por ataques rápidos, dado precisar de recuperar de uma desvantagem de sete tentos. Forte na linha dos seis metros, o Gorenje Velenje tentava distanciar-se, mas o Benfica estava melhor na linha dos nove metros e mantinha o adversário por perto. A meio da primeira parte, a equipa da casa cometeu vários erros no ataque e esbarrou no muro Sergey Hernández. Aproveitaram os encarnados para passar para a frente do marcador aos 20 minutos (8-9). O Gorenje Velenje sentiu a cambalhota no marcador e as águias foram aumentando a distância para 11-15 até ao intervalo.
Com apenas 30 minutos para evitar a eliminação, o Gorenje Velenje veio do balneário determinado em dar a volta ao texto. Em contra-ataque ou através de ataques organizados, a linha de seis metros continuava a ser a preferida na hora de alvejar a baliza encarnada. Tranquilas e experientes, as águias geriam bem as incidências da partida. Na parte final do desafio, os eslovenos recuperaram no marcador e até lograram passar para o comando, mas o jogo terminou empatado (27-27), resultado que coloca o Benfica na final four da EHF European League, fase em que poderá enfrentar o Magdeburgo (Alemanha), RK Nexe (Croácia) ou Orlen Wisla Plock (Polónia).
O Benfica vira-se agora, de novo, para as andanças do Campeonato Nacional, onde vai medir forças com a Sanjoanense, na 26.ª jornada.
DECLARAÇÕES
Chema Rodríguez (treinador do Benfica): "Conseguimos algo histórico para o Benfica, a equipa fez um trabalho extraordinário. Aliás, a equipa tem estado incrível nesta competição europeia. Os jogadores alcançaram algo incrível e estou muito feliz por eles, porque têm trabalhado muito ao longo da época. Agora vamos desfrutar para depois preparar esta final four e tentar alcançar novas metas."
Sergey Hernández (guarda-redes do Benfica): "A nossa exibição foi muito completa. Tal como havia dito, o jogo em casa seria fundamental, porque é muito difícil vencer na Eslovénia. Fizemos história para o Clube e não tenho palavras para descrever o que sinto. Os adeptos têm muita paixão. Acho que posso falar por todos: queremos mais! Há muito trabalho feito e que muitas pessoas não veem. Quero agradecer ao corpo técnico e aos adeptos. Estamos na final four e vamos trabalhar para fazer o melhor possível. O Benfica é o melhor clube do mundo."
FICHA DE JOGO
Local: Red Hall (Eslovénia)
Formação inicial do Benfica: Sergey Hernández, Jonas Källman, Rogério Moraes, Lazar Kukic, Demis Grigoras, Ole Rahmel e Alexis Borges
Suplentes: Gustavo Capdeville, Mahamadou Keita, Bélone Moreira, Paulo Moreno, Carlos Martins, Petar Djordjic, Tadej Kljun, Luciano da Silva e Francisco Pereira
Ao intervalo: 11-15
Marcadores do Benfica: Jonas Källman (5), Demis Grigoras (4), Petar Djordjic (4), Bélone Moreira (3), Ole Rahmel (3), Alexis Borges (2), Lazar Kukic (2), Paulo Moreno (1), Rogério Moraes (1), Tadej Kljun (1) e Luciano da Silva (1)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/05/03/andebol-benfica-jogo-gorenje-velenje-2-mao-quartos-de-final-ehf-european-league
Coming soon
- Universo Benfica a Terça, 3 Maio 2022
- Universo Benfica a Segunda, 25 Abril 2022
- Universo Benfica a Sexta, 22 Abril 2022