SL Benfica 90 - 93 Sporting CP

  • Basket
  • Masculino
  • Seniores
  • 2022/2023
  • Campeonato Nacional
    Competição
    Fase
    Fase regular
    Ronda
    12ª Jornada
    Data
    Qua, 14 Dezembro, 2022, 19:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTV

     

    FOI DISPUTADO ATÉ AO ÚLTIMO SEGUNDO

     

    Num dérbi em que a linha de três pontos foi decisiva, o Benfica não virou a cara à luta, discutiu o resultado até ao apito final, mas perdeu a invencibilidade na Liga Placard.

     

     

    Benfica enfrentou o Sporting, no Pavilhão Fidelidade, em dérbi de basquetebol a contar para a 12.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic e perdeu, por 90-93. 

     

    Antes da bola ao ar, dois momentos emocionantes no Pavilhão Fidelidade. A Federação Portuguesa de Basquetebol entregou ao atleta do Benfica Ivan Almeida o prémio MVP do mês de novembro; e cumpriu-se um minuto de silêncio em memória de Hermínio Barreto, antigo selecionador nacional. 

     

    Na quadra, o jogo arrancou melhor para os da casa, com um parcial de 9-2 a abrir o 1.º quartoDefesa agressiva dos encarnados não deixava o Sporting lançar de forma confortável e as recuperações de bola na defesa permitiam aos comandados por Norberto Alves saírem em transição. Com o passar dos minutos, o Sporting equilibrou a luta das tabelas, conseguiu jogar dentro e mostrar alguma eficácia no tiro exterior. Ainda assim, o Benfica liderava o resultado, através de boas jogadas coletivas que superavam as marcações diretas. No fim do 1.º quarto, o Benfica vencia, por 28-24

     

    2.º quarto do dérbi parecia ir pelo mesmo caminho dos primeiros 10 minutos, com os encarnados muito eficazes na hora de atirar ao cesto. Parcial de 11-2 e o Benfica na frente por 13 pontos (39-26). Os verdes e brancos quiseram ir buscar o resultado e conseguiram-no com o lançamento dos três pontos, aspeto em que tiveram, na primeira parte, maior eficácia. A aproximação do rival deixou as águias nervosas, que desperdiçavam cestos fáceis e insistiam no jogo exterior que não resultava. O intervalo chegou ao Pavilhão Fidelidade com o Sporting na frente (47-49). 

     

    Benfica veio melhor dos balneários e logrou um parcial de 5-0 que permitiu a cambalhota no marcador. Uma vez mais, as águias não mantiveram a consistência e permitiram aos verdes e brancos a recuperação no marcador num 3.º quarto bastante equilibrado, emocionante, ainda que nem sempre bem jogado do ponto de vista técnico. No fim do 3.º quarto, o Benfica ganhava, por 63-62

     

    4.º e último quarto do jogo foi emotivo, muito disputado e com cada ponto a ser discutido até ao limite. O Sporting, desta vez, esteve melhor no arranque destes derradeiros 10 minutos do dérbi. O Benfica sentia dificuldades em manter a qualidade exibicional evidenciada na primeira metade e o conjunto leonino aproveitava para cavar distâncias. À entrada para os cinco minutos finais da partida, o Sporting viu dois dos seus jogadores excluídos (Diogo Ventura e Travante Williams), já não carburou no ataque como fizera até então e os encarnados motivaram-se e acreditaram ser possível. Aproximaram-se, assustaram, mas já não foram a tempo de alterar o rumo dos acontecimentos e acabaram derrotados, por 90-93

     

    Apesar do desaire, o Benfica lidera a classificação, com 23 pontos, e desloca-se aos Açores na próxima ronda para enfrentar o Lusitânia. 

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Quando os jogos são equilibrados, qualquer equipa pode ganhar e tem de se dar os parabéns a quem ganha. Sentimos que hoje [quarta-feira] não estávamos com energia, cansados, o jogo com o FC Porto foi muito próximo, não houve tempo para descansar, e o Sporting teve mais um dia para descansar. Sentimos que até tivemos um bom momento, mas depois, fisicamente, a equipa não teve energia e não tivemos discernimento no ataque. Como equipa coesa e unida que somos, que quer ganhar sempre, disputámos o jogo até ao fim, mas o cansaço foi muito evidente. Sábado e terça-feira teremos mais jogos… e a Federação tem de rever isto."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/12/14/basquetebol-benfica-sporting-12-jornada-1-fase-liga-betclic

     

    Onze Inicial

    Banco

    Treinador

    Momentos

    Onze Inicial

    Banco

    Treinador

    Momentos

    Coming soon

    Notícias relacionadas

    Nenhum item encontrado