BB Bamberg 73 - 87 SL Benfica

    Fase
    Qualificação - Final
    Data
    Dom, 25 Setembro, 2022, 17:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTV

     

    É HISTÓRICO! É BENFICA!

     

    O Glorioso garantiu o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

     

     

    Enorme Benfica!!! A equipa de basquetebol defrontou e venceu o Brose Bamberg, garantindo o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. É histórico!

     

    Após as vitórias perante o Golden Eagle Ylli e o Keravnos, havia apenas mais um obstáculo a ultrapassar para escrever mais uma bonita página de história na longa vida da secção de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica.

     

    Pela frente os alemães do Brose Bamberg, teoricamente favoritos ao apuramento, e foi um Benfica enorme aquele que desde cedo entrou em quadra para dizer "presente" e contrariar esse mesmo favoritismo.

     

    Benfiquistas convocados para o Pavilhão Fidelidade e foram 1393 os adeptos no jogo decisivo deste domingo, um apoio crescente ao longo desta campanha, e tão decisivo!

     

    Início com sinal mais das águias e Terrell Carter abriu as hostilidades com os primeiros dois pontos no jogo. Os visitantes reagiram, empataram (6-6) e, da linha de lance livre saltaram para a frente. Primeiro quarto pautado pelo equilíbrio, com Ivan Almeida, com um triplo a dar nova vantagem aos encarnados... o primeiro de muitos, numa noite de inspiração do camisola número 96. Novo empate, desta feita aos 14 pontos, reação dos alemães, mas José Barbosa, em cima do soar da buzina, com um lançamento exterior, colocou o marcador em 21-20. Um ponto a separar as duas formações, justo para o produzido!

     

    Reentrada fortíssima dos comandados de Norberto Alves a mostrar ao que iam e Ivan Almeida colocou o Benfica na dianteira. Com 21-26, o técnico da formação germânica parou o jogo e o empate surgiu (26-26), mas Tomás Barroso, como tão bem sabe, disparou para o voo da águia. Enorme Benfica em quadra, a colocar o marcador em 26-37, onze pontos de diferença, e a obrigar a nova paragem no cronómetro. Firmes, os encarnados não se atemorizaram e os 33-44 ao intervalo eram sintomáticos da qualidade demonstrada.

     

    O 3.º quarto foi espetacular! Houve de tudo, com Ivan Almeida a pegar na batuta e a ser fulcral, coroando um jogo coletivo de entrega, vontade e abnegação, com o David a mostrar ao Golias que esta é a camisola do Glorioso! Triplos, afundanços, "abafos", momentos de espetacularidade e um 59-70 a fechar para gáudio dos adeptos, incansáveis no apoio à equipa.

     

    Derradeiros dez minutos a separar o Benfica do sonho... e algum nervosismo e turn overs de parte a parte, com as formações a acusarem o peso da responsabilidade. O Brose Bamberg não atirou a toalha ao chão, lutou até ao final, mas este Benfica, personalizado, a jogar coletivamente, com uma defesa agressiva e assertivo no ataque, estava imperial. Ivan Almeida continuou a dar show, marcou 39 pontos para além de decisivo em outros parâmetros do desafio, e o Glorioso ganhou!

     

    73-87, um resultado que permite às águias uma qualificação inédita para a fase de grupos da Liga dos Campeões, onde vão alinhar no grupo F da prova com BAXI Manresa, VEF Riga e Limoges CSP.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador): "Estamos muito contentes, os jogadores mereciam muito isto, como o Tomás Barroso que está aqui há uma vida. Quem conhece o nível do Bamberg, percebeu o que fizemos e nunca nenhuma equipa portuguesa tinha estado na Liga dos Campeões. Estou muito satisfeito pelos nossos adeptos que nos empurraram de uma maneira impressionante para ganhar. Quero dizer-lhes obrigado por terem estado aqui! Acreditaram como nós! Defendemos muito bem, raramente cometemos erros, e no ataque fomos inteligentes. Foi um trabalho coletivo, como tinha dito antes do jogo. Eles são de outro planeta, mas os jogadores acreditaram muito. Eles esperavam que viéssemos com atitude que não fosse vencedora. Pressionámos no campo inteiro até à exaustão."

     

    Ivan Almeida (extremo): "Já sabia que íamos à Champions! Quando vejo os dois plantéis, somos mais fortes que eles. Temos de saber valorizar-nos. Ganhámos o jogo na defesa, dá para ver a química da equipa em campo."

     

    Tomás Barroso (base e capitão): "Só tenho a agradecer a oportunidade. Foi mais um dia em que tive a honra de vestir esta camisola, agradecer ao treinador, e ao Benfica por organizar esta ronda. Estamos a desfrutar o que é o Benfica! O que disse no balneário foi que quando vestimos esta camisola nunca nos podemos considerar inferiores a outras equipas. Partimos para cada jogo para ganhar! Arrisco-me dizer que se houver este ambiente sempre em casa, não perderemos nenhum jogo."

     

    Toney Douglas (base): "É uma sensação fantástica. Os adeptos acreditaram em nós, todos nós acreditámos e alcançámos o apuramento. Seremos sempre relembrados por ter feito história, há que desfrutar, mas agora ainda há muito trabalho para fazer." 

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/09/25/basquetebol-benfica-brose-bamberg-final-ronda-qualificacao-champions

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sexta, 5 Janeiro 2024