Darüşşafaka SK 83 - 72 SL Benfica

    Fase
    Qualificação - 2ª Fase de Grupos
    Ronda
    Jogo 2
    Data
    Qua, 11 Janeiro, 2023, 17:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    SportTV1

     

    FORAM BRAVOS

     

    O Benfica foi eliminado da Liga dos Campeões, após perder no prolongamento por 83-72 em casa dos turcos do Darüssafaka, no jogo 2 do play-in.

     

     

    A equipa de basquetebol do Benfica perdeu nesta quarta-feira, 11 de janeiro, com o Darüssafaka, na Volkswagen Arena, na Turquia, por 83-72, no 2.º jogo do play-in da Liga dos Campeões. Os encarnados capitularam no prolongamento e estão fora da competição.

     

    Foi uma derrota ingrata para o conjunto treinado por Norberto Alves. Os campeões nacionais entraram muito bem na Volkswagen Arena e colocaram muitas dificuldades à equipa turca, que sabia de antemão que um triunfo a colocava na fase seguinte.

     

    Agressivos a defender, os benfiquistas obrigaram o Darüssafaka a cometer erros (sete turnovers no 1.º período) e com um pouco mais de discernimento podiam ter fechado o parcial com uma vantagem mais dilatada.

     

    Com acerto no jogo exterior e fortes na zona pintada, os encarnados fecharam os primeiros 10 minutos a vencer por 18-24.

     

    O 2.º período não foi tão bem jogado pelas duas equipas, com as defesas de ambos os conjuntos a levarem a melhor. Sempre na frente do marcador, o Benfica voltou a ser superior no parcial (17-18) e recolheu às cabinas a vencer por 35-42.

     

    Na segunda parte viu-se em campo um Darüssafaka diferente, para melhor. Os benfiquistas entraram bem, apostados em não repetir um mau começo de segunda parte (fatídico na partida com o Limoges), mas, após alcançarem uma vantagem de 10 pontos, viram o treinador da equipa turca pedir um desconto de tempo, que acabou por ser determinante.

     

    O conjunto da casa partiu para um parcial de 13 pontos, levando o marcador de um 40-50 para um 53-50. Desta feita, o Benfica abanou, mas não caiu e, personalizado, equilibrou a contenda. Apesar do parcial desfavorável de 20-11 no 3.º quarto, os encarnados entraram no último tempo da partida a perder apenas por dois pontos (55-53).

     

    A lutar pela vida na competição, o Benfica (com muito do jogo a passar por Toney Douglas) voltou a ganhar um parcial (13-15) e teve nos últimos segundos a oportunidade de vencer a partida e trazer a decisão para a Luz.

     

    Faltou talvez maior clarividência nos últimos segundos, e o lançamento de Ivan Almeida, no derradeiro momento, não teve sucesso. 68-68 no final dos 40 minutos regulamentares e a partida foi para prolongamento.

     

    Talvez atordoado com a oportunidade gorada de resolver a contenda nos últimos segundos, o Benfica não conseguiu bater a forte equipa turca e acabou por perder por 83-72.

     

    Um resultado que dita a eliminação do Benfica da Liga dos Campeões. Uma derrota com sabor amargo, mas que em nada apaga a excelente imagem que o campeão nacional deixou na competição.

     

    Foi um trabalho fantástico da equipa treinada por Norberto Alves, que abandona a prova sem nunca ter perdido fora de casa nos 40 minutos regulamentaresForam bravos!

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Tivemos boas oportunidades para vencer este jogo. Houve alguns detalhes que falharam nas últimas posses de bola. No prolongamento não fizemos algumas coisas que devíamos ter feito, alguns lançamentos foram más decisões. Em termos gerais, no cinco para cinco em campo jogámos uma boa defesa perante uma equipa com talento, que joga numa Liga mais competitiva que a nossa. Estou orgulhoso dos meus jogadores porque é a primeira vez que jogamos nesta competição. Sentimos que podemos competir com estas equipas e ganhar os jogos."

     

    Toney Douglas (base do Benfica): "Tivemos a oportunidade de vencer a partida. Alguns detalhes ao longo do encontro não correram bem, mas, no cômputo geral, demos tudo o que tínhamos dentro de campo. Fica um pouco atravessado, mas agora temos de seguir e melhorar. É o que podemos fazer."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/01/11/basquetebol-darussafaka-benfica-direto-jogo-2-play-in-liga-dos-campeoes

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sábado, 6 Janeiro 2024