SL Benfica 97 - 93 FC Porto

    Competição
    Fase
    Oitavos-de-Final
    Data
    Dom, 11 Dezembro, 2022, 17:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTV

     

    HINO À MODALIDADE, VITÓRIA DO BENFICA!

     

    Pavilhão com 1200 adeptos, clássico espetacular, com as águias a superiorizarem-se ao FC Porto (97-93) e a garantirem lugar nos quartos de final da Taça de Portugal.

     

     

    Espetacular! Clássico emocionante, muito bem jogado e com incerteza até ao final. O Benfica foi melhor, ganhou ao FC Porto, num Pavilhão Fidelidade vestido de vermelho rubro, e carimbou presença nos quartos de final da Taça de Portugal de basquetebol.

     

    Depois de mais uma espetacular vitória na Liga dos Campeões (84-71, frente ao VEF Riga) e na liderança da Liga portuguesa, foi um Benfica ambicioso e decidido a dar mais um passo na Taça de Portugal aquele que entrou em quadra, num jogo de "mata-mata", a colocar frente a frente as duas melhores equipas da atualidade em terras lusas, como, aliás, o jogo viria a comprovar.

     

    Antes da bola ao ar, tempo ainda para Norberto Alves receber o prémio de melhor treinador do mês de novembro, uma distinção atribuída pela Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol, aplausos dos 1200 adeptos presentes nas bancadas do Pavilhão Fidelidade... e começou o clássico!

     

    Foi o FC Porto a abrir o marcador, mas na resposta pronta Aaron Broussard lançou da linha dos três pontos e deu o mote para um encontro em que o lançamento do perímetro exterior seria rei e senhor. Falta antidesportiva assinalada aos Dragões e aproveitou o Benfica para pegar no jogo e colocar o marcador em 9-2. Triplos a caírem em catadupa dos dois lados, FC Porto a explorar as transições rápidas a equilibrar, com a formação comandada por Norberto Alves, mais consistente e superior, a fechar os primeiros dez minutos na frente: 28-22.

     

    Ora, dois triplos dos dragões igualaram o jogo (28-28) e time out imediato pelo técnico das águias. Não resultou, Benfica muito perdulário nesta fase, e mais um lançamento de três pontos a dar vantagem aos azuis e brancos (28-31). Com um parcial de 0-14, novo time out pedido pelo banco dos encarnados e, finalmente, a equipa respondeu em conformidade. Triplo de Betinho a dar um abanão e dois triplos de Makram Ben Romdhane a concretizarem nova reviravolta (37-36). Antes do intervalo, tempo ainda para um afundanço do camisola n.º 12 do Benfica, reação dos dragões e cinco pontos a separarem as formações: 45-50... num clássico espetacular, com as percentagens de eficácia elevadíssimas a serem sintomáticas do desenhado pelos artistas em quadra.

     

    O intervalo fez bem ao Benfica, com a equipa a entrar mais agressiva e os frutos dessa postura não tardaram. Aaron Broussard abriu a segunda metade com um triplo, águias ganhavam a luta das tabelas... e show time no Pavilhão Fidelidade, com os adeptos ao rubro! Afundanço de Betinho (56-52), seguido de um alley-oop perfeito de Ivan Almeida (58-52)... e foi momento de Fernando Sá parar o encontro. Equilíbrio nos números, equilíbrio na quadra, movimentações espetaculares e muita técnica e inteligência de parte a parte: 68-71... três pontos a separarem as duas equipas à entrada dos derradeiros dez minutos do clássico e tudo em aberto em relação ao vencedor.

     

    Reatar e Aaron Broussard e Toney Douglas a darem vantagem às águias (74-71), mas do outro lado da barricada a resposta foi pronta com Max Landis a não falhar. E chegou um dos momentos decisivos da partida: time out pedido pelos encarnados e a equipa entrou em quadra com uma defesa à zona muito personalizada num 1x3x1... O FC Porto pareceu algo surpreendido e teve dificuldades em adaptar-se, o que trouxe ainda maior confiança ao Glorioso. Tudo empatado a 80 pontos, isto com cinco minutos para jogar, e emoção até ao fim.

     

    Mais uma vez o jogo exterior foi fulcral para as águias voarem para a vitória. Makram Ben Romdhane disparou para o 93-84 com 27 segundos para o soar da buzina... mas nada estava decidido! Emoção a rodos no Pavilhão, adeptos de pé em simbiose e a jogarem com a equipa, com os azuis e brancos a apostarem nas faltas sucessivas para reentrarem na discussão. Aqui, a experiência, o sangue-frio e a cabeça dos encarnados decidiram, com Toney Douglas a não vacilar na linha de lance livre. Acabou, 97-93... e o Benfica ganhou! Clássico espetacular, disputado até ao limite, incerto no vencedor até ao final, com as duas equipas a rubricarem um verdadeiro hino à modalidade.

     

    O Benfica garantiu presença nos "quartos" da prova-rainha e torna a entrar em quadra na próxima quarta-feira, 14 de dezembro, com uma receção ao Sporting. O dérbi, da 12.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional, tem a bola ao ar marcada para as 19h00, no Pavilhão Fidelidade.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Sabíamos que este jogo era uma final antecipada da Taça de Portugal. Tivemos um grande apoio do público e isso foi decisivo, principalmente em alguns momentos em que defensivamente tivemos algumas dificuldades. Quando mudámos para a defesa zona, mudámos o jogo, mudámos claramente o ritmo do jogo deles, começaram a ter mais dificuldades em sair e isso foi muito importante para a nossa vitória. Na segunda parte tivemos uma atitude ainda mais agressiva, é evidente que com tantos jogos consecutivos cometemos alguns erros defensivos, isso reflete-se na percentagem de lançamentos que eles tiveram, mas nós também tivemos. Penso que a mudança para a defesa a zona foi o que nos deu maior confiança e foi decisivo. Foi um jogo intenso, foi preciso ter muita cabeça. Todos somos uma equipa, jogadores, adeptos, todos… e foram decisivos na vitória. Muito obrigado a todos, foi muito importante e ficámos contentes por vermos tanta gente no Pavilhão a apoiar-nos!"

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/12/11/basquetebol-jogo-benfica-fc-porto-oitavos-de-final-taca-de-portugal

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sexta, 5 Janeiro 2024