SL Benfica 97 - 91 UD Oliveirense

    Competição
    Fase
    Meias-Finais
    Data
    Sáb, 22 Janeiro, 2022, 19:30
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    RTP 2

     

    FINAL GARANTIDA!

     

    O Benfica venceu a Oliveirense nas meias-finais da XIII edição da Taça Hugo dos Santos.

     

     

    A equipa masculina de basquetebol do Benfica venceu a Oliveirense por 97-91 nas meias-finais da XIII edição da Taça Hugo dos Santos, neste sábado, 22 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Sines. Segue-se a final da prova, neste domingo, 23 de janeiro, frente ao Sporting, às 18h00.

     

    Benfica começou bem o encontro, a dominar a luta das tabelas com uma eficácia na ordem dos 70% no primeiro quarto, com a Oliveirense a responder com o jogo exterior mais eficaz. Isso mesmo teve tradução no marcador, com os encarnados a assumirem a liderança com vantagens de 10-4, 19-13, 21-16 e a finalizaram o parcial com um 26-19.

     

    No segundo quarto o Benfica cometeu vários erros ofensivos, falhando demasiados lançamentos de três pontos, daí que tenha feito os primeiros cinco minutos do mesmo sem qualquer ponto, possibilitando a aproximação da Oliveirense para 26-25. O desconto de tempo pedido por Norberto Alves teve efeito imediato, com Frank Gaines a fazer um triplo e a sofrer falta, somando quatro pontos e colocando o jogo em 30-26.

     

     

    A dois minutos do final do período, a Oliveirense igualou o jogo a 36-36, e no último minuto Derrick Colter com um triplo colocou o resultado em 38-40, o qual foi desfeito por Aaron Broussard, levando a igualdade para o intervalo a 40 pontos.

     

    No terceiro quarto, o acerto defensivo do Benfica só surgiu a meio do parcial, com os encarnados a abrirem uma vantagem de 62-56. Aproveitando alguma desconcentração da Oliveirense no ataque e aumentando a agressividade no jogo, com Frank Gaines em bom plano nos lançamentos, o Benfica terminou o terceiro período na frente por 71-63.

     

    Benfica teve a melhor fase no jogo no início do último quarto, quando conseguiram aumentar a velocidade e a concentração nas transições. Os encarnados abriram uma vantagem de 13 pontos, 78-65, a pouco mais de sete minutos do final do jogo.

     

    A menos de quatro minutos do final do encontro, a Oliveirense reduziu para 84-76 e Norberto Alves parou o jogo. Nos últimos dois minutos, as águias, fruto do cansaço, permitiram a aproximação do oponente até aos 95-91, mas Frank Gaines fechou o jogo na linha de lançamento livre (97-91).

     

    Benfica assegurou a presença na final da competição, a qual será disputada este domingo, 23 de janeiro, às 18h00, no Pavilhão Multiusos de Sines.

     

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Em primeiro lugar, defrontámos uma grande equipa que lutou até ao fim para ganhar o jogo. Não tiveram o resultado que queriam, mas tiveram uma atitude fantástica. Da nossa parte, acusámos o cansaço. Na semana passada estivemos todos em isolamento, sem treinar, depois jogo a meio da semana com o Sporting, tentámos rodar a equipa o máximo que podíamos porque na parte final sabíamos que seria um jogo assim, como foi. Vencemos porque esta equipa tem um excecional espírito de grupo. Alguns jogadores estiveram assintomáticos, mas acusaram cansaço. A equipa lutou e têm de estar orgulhosos deles. Sabíamos que seria um jogo complicado. A equipa conseguiu superar! Vamos defrontar o Sporting, que tem uma identidade muito bem definida. Defende bem, nós temos jogadores experientes, mas estamos longe de consolidar o nosso modelo de jogo. Mas nas finais contam as questões mentais, como lidamos com os bons e maus momentos. Queremos ser consistentes, pois nos últimos dois jogos tivemos muitas oscilações de qualidade ofensiva e defensiva."

     

    FICHA DE JOGO

     

    Local: Pavilhão Multiusos de Sines

     

    Cinco inicial do Benfica: José Barbosa, Frank Gaines, Betinho Gomes, Makram Ben Romdhane e Dennis Clifford

     

    Suplentes: Aaron Broussard, Travis Munnings, José Silva, Eduardo Francisco, Hugo Silva, Guilherme Saiote e Arnette Hallman

     

    Pontuadores do Benfica: Frank Gaines (31), Aaron Broussard (15), Makram Ben Romdhane (15), José Barbosa (13), Betinho Gomes (9), Travis Munnings (8), José Silva (2), Arnette Hallman (2) e Dennis Clifford (2)

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/01/22/basquetebol-jogo-benfica-oliveirense-xiii-taca-hugo-dos-santos-meia-final

     

    Coming soon


    Por administrador a Sábado, 6 Janeiro 2024