Trunfo Gerson a fechar fase de grupos da Youth League
O Benfica bateu o Zenit por 1-0 na 6.ª jornada da Liga dos Campeões jovem da UEFA.
Já apurada para os oitavos de final, a equipa Sub-19 do Benfica recebeu e venceu, nesta terça-feira, o Zenit por 1-0 na 6.ª jornada do Grupo G da UEFA Youth League, no Benfica Campus.
A atuar em casa e com as bancadas bem compostas, o Benfica quis desde cedo impor-se no jogo… e foi isso que fez. A primeira tentativa surgiu, aos 7’, pelos pés de Fábio Baptista, que, de longe, tentou o remate, mas a bola saiu rasteira e à figura do guarda-redes do Zenit.
Só se via Benfica, e aos 16’ Henrique Araújo esteve perto de inaugurar o marcador. O camisola 9 das águias recebeu a bola, fugiu do adversário pela direita, rematou, mas o guardião Odoevski impediu o golo.
Aos 29’, o Zenit aproveitou o contra-ataque e, com o seu primeiro remate na partida por Nogtev, pôs à prova Leo Kokubo numa defesa estirada que deu canto.
As melhores ocasiões continuavam a surgir por parte do Clube da Luz. À passagem do minuto 36, Jair Tavares recuperou a bola perto da área, passou para Ronaldo Camará e este encheu o pé para um remate fortíssimo que rasou a baliza adversária, dando a sensação de golo nas bancadas.
Apesar das várias tentativas da equipa da casa, o árbitro apitou para o intervalo e as formações foram para o balneário sem golos no marcador.
A segunda parte começou com uma alteração no xadrez do Benfica: Jair Tavares saiu para dar entrada a Gerson Sousa (estreia na Youth League).
O Benfica continuava por cima e a rondar a baliza adversária. Tanto rondou que aos 59’ estabeleceu a vantagem no Benfica Campus: Ronaldo Camará recuperou a bola, passou para Gerson Sousa e este, à entrada da área, recebeu de pé direito, chutou de pé esquerdo, fazendo o esférico bater no poste, depois nas costas do guarda-redes Odoevski e entrar (autogolo). Estava feito o 1-0 com o decisivo contributo de Gerson, o trunfo que saiu do banco.
O treinador Luís Castro recorreu a dupla substituição aos 69’: Diogo Nascimento por Fábio Baptista e Paulo Bernardo por Ronaldo Camará.
Mais pressionante, com mais remates à baliza e mais posse de bola… era assim que o Benfica seguia no Seixal, num panorama idêntico ao da primeira parte.
Aos 88’, Gonçalo Loureiro esteve muito perto de aumentar a vantagem dos encarnados, com um cabeceamento que rasou o poste direito da baliza russa.
Já no tempo de compensação (90’+3’), Tiago Araújo teve nos pés mais uma oportunidade de dilatar o resultado, mas o guardião do Zenit impediu que isso acontecesse.
O Benfica fecha assim a fase de grupos da Youth League com um triunfo (1-0), no primeiro lugar do Grupo G com 15 pontos.
FICHA DE JOGO
Local: Benfica Campus
Onze do Benfica: Leo Kokubo, Fábio Baptista (Diogo Nascimento, 69'), Gonçalo Loureiro, Morato, Rafael Rodrigues, Henrique Jocu, Francisco Saldanha, Ronaldo Camará (Paulo Bernardo, 69'), Jair Tavares (Gerson Sousa, 46'), Tiago Araújo e Henrique Araújo
Suplentes: Samuel Soares, Alexandre Penetra, Adrian Bajrami, Diogo Nascimento, Paulo Bernardo, Gerson Sousa e Luís Lopes
Golos do Benfica: Daniil Odoevski (p.b.)
DECLARAÇÕES
Luís Castro (treinador do Benfica): “Foi um jogo muito bem conseguido. A maior parte dos jogadores tinha poucos minutos, houve seis estreias a titular na Youth League, inclusive o Gerson, e isso só prova que o Benfica está a trabalhar coletivamente. Dominámos o jogo de início ao fim.”
Gerson Sousa (jogador do Benfica): “Entrei para ajudar a equipa. Ganhámos praticamente todos os jogos. O Benfica em tudo o que entra é para ganhar, e foi isso que fizemos.”
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2019/12/10/futebol-direto-youth-league-jogo-benfica-zenit-6-jornada-grupo-g
Coming soon
- administrador a Sábado, 28 Outubro 2023
- Universo Benfica a Terça, 10 Dezembro 2019
- Ruud a Segunda, 9 Setembro 2019