ENTRADA A TODO O GÁS
O Benfica venceu o Farense (3-0) na 4.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Juniores e encostou-se ao topo da classificação.
O Benfica-Farense encerrou, na tarde deste domingo, 3 de março, no Campo n.º 1 do Benfica Campus, a 4.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Juniores. As águias venceram por 3-0.
Ao corrente dos resultados da jornada que se verificaram no dia anterior – em que o líder (Académico de Viseu) foi empatar a casa do Sporting (2-2), e o FC Porto, que seguia em igualdade pontual com o Benfica, perdeu em Famalicão (1-0) –, os encarnados entraram na partida a todo o gás, fazendo dois golos nos primeiros sete minutos de jogo.
Logo aos 2', Olívio Tomé inaugurou o marcador. Progressão de Francisco Neto pelo centro do terreno, a colocar na direita em Guilherme Peixoto, que recebeu já no interior da área e centrou ligeiramente atrasado para a marca de penálti, onde apareceu o camisola 11 encarnado, solto de marcação, a atirar de pé esquerdo para balançar as redes (1-0).
Aos 7', apareceu a segunda dose. André Gomes recuperou uma bola no círculo central, galgou metros, combinou duas vezes com Olívio Tomé, este variou o flanco para a direita, onde surgiu Francisco Neto, à entrada da área, a armar o remate, que foi desviado por um defensor algarvio para o fundo da própria baliza (2-0).
A partir daqui, o jogo entrou numa toada menos frenética, não só porque o Benfica se sentiu desobrigado da urgência de marcar, mas também a reação do Farense a que então se assistiu nunca causou grandes sobressaltos aos donos da casa. Aqui e ali, eram estes que iam espreitando o ampliar da vantagem, como aos 21', numa grande jogada coletiva que culminou com Jair Monteiro a picar a bola sobre o guarda-redes, mas a errar o alvo por pouco. Ou logo no minuto seguinte, quando Tiago Freitas surgiu a cabecear à entrada da pequena área.
Porém, seria mesmo com 2-0 que a partida chegaria ao intervalo.
No reatamento, mais uma entrada fulgurante do Benfica quase resultava no 3-0. Logo aos 46', assistido por Olívio Tomé da banda contrária, Guilherme Peixoto encheu o pé da quina da pequena área, para uma defesa apertada do guardião. Jair Monteiro, da marca da grande penalidade, falhou a recarga.
O Farense só aos 50' obrigou Arnas Voitinovicius a intervenção difícil, e não mais tornou a incomodar o guardião encarnado.
O Benfica voltaria a estar perto do golo aos 68', quando Francisco Neto cabeceou à trave, após bom trabalho, na esquerda, de Guilherme Afonso, que, entretanto entrara para o lugar de Olívio Tomé.
Mas o 3-0 acabaria mesmo por chegar na derradeira jogada do desafio. No último dos três minutos de compensação, Tiago Freitas desenvencilhou-se com grande classe do seu marcador e lançou na profundidade o recém-entrado Jelani Trevisan, que ganhou na corrida ao central e o primeiro toque que deu na bola foi para chutá-la cruzada lá para dentro.
A bola já nem voltou ao círculo central, estava cumprida a missão. O Benfica soma nove pontos e junta-se ao SC Braga no topo da tabela (embora os bracarenses tenham menos um jogo). Na próxima jornada haverá um FC Porto-Benfica agendado para as 15h00 do dia 9 de março, no Estádio Dr. Jorge Sampaio.
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/03/03/futebol-formacao-benfica-farense-sub-19-4-jornada-2-fase-apuramento-campeao-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica a Terça, 27 Fevereiro 2024
- Universo Benfica a Quarta, 14 Fevereiro 2024