Sporting CP 1 - 2 SL Benfica
Benfica vence dérbi que virou à esquerda
Os três golos do Sporting-Benfica em Sub-23 foram apontados com o pé canhoto.
A equipa de Sub-23 do Benfica foi neste sábado ao Estádio Aurélio Pereira vencer o Sporting por 1-2, no dérbi da 26.ª jornada da Liga Revelação. Rodrigo marcou para os da casa, Diogo Capitão e Paulo Bernardo para as águias.
Em Alcochete, frente a frente, o líder – Benfica – com 54 pontos e o 3.º classificado – Sporting – com 49 pontos. Os leões, a jogar em casa, começaram melhor e aos 5' adiantaram-se no marcador por intermédio de Rodrigo, com um remate algo enrolado de meia distância (1-0). Antes, aos 4', Jovane Cabral, num livre direto, a obrigar Kokubo a grande defesa.
Com o golo apontado, o Sporting acentuou a pressão exercida sobre o Benfica, com os comandados por Luís Castro a sentir dificuldades na construção ofensiva. Com o passar dos minutos, as águias colocaram o seu futebol à flor da relva e equilibraram a contenda.
Aos 20', Luís Lopes, num remate acrobático, a levar perigo até à baliza de Diogo Sousa, após cruzamento de Tiago Araújo, com conta, peso e medida. Aos 24', respondeu o Sporting num contra-ataque conduzido ministrado por Jovane Cabral e Bruno Tavares.
Num lance de bola parada (pontapé de canto), aos 34', Diogo Capitão a empatar o dérbi (1-1). Na área, a bola ficou entre Pedro Ganchas e o capitão dos encarnados, com este, de pé esquerdo, a bater Diogo Sousa.
Os verdes e brancos tentavam reagir ao tento sofrido, mas sentiam dificuldades em exercer a mesma pressão que conseguiram fazer nos 15 minutos iniciais da partida; os encarnados, por outro lado, pareciam crescer no desafio.
À passagem dos 43', cambalhota no marcador! Paulo Bernardo, com um tiro do meio da rua, fez o 1-2. O remate do 10 do Benfica parecia ir para fora, mas o guarda-redes leonino, Diogo Sousa, com uma má abordagem ao lance, colocou o esférico na baliza.
Até ao apito para o intervalo, não houve mais alterações no resultado. No final dos 45', Sporting-Benfica, 1-2, em Alcochete.
O segundo tempo começou algo morno, com as duas equipas a arriscarem pouco. O safanão no marasmo foi dado por Mitrovski, aos 54'. O avançado macedónio do Sporting, através de um livre direto, a atirar com um estrondo ao poste da baliza defendida por Kokubo, que parecia batido.
O lance foi sol de pouca dura. O dérbi voltou a baixar o ritmo, com o esférico a andar muito longe de ambas as balizas. Mais confortável no jogo o Benfica com a vantagem no marcador. O Sporting tentava encontrar espaços para penetrar na área encarnada, mas sem sucesso.
Aproveitava Luís Castro, treinador benfiquista, para mexer na equipa, colocando no jogo pedras para refrescar a equipa, mas sem alterar o xadrez tático na sua génese. Aos 82', Fati, de pé esquerdo, a assustar Kokubo, mas o remate saiu ao lado.
Aos 88', tudo ainda mais complicado para o conjunto leonino. Rodrigo, marcador do tento do Sporting, a derrubar Jair Tavares, a ver o segundo cartão amarelo e a receber a consequente ordem de expulsão.
Com a vitória no dérbi (1-2), os Sub-23 do Benfica alcançam a 5.º triunfo consecutivo e cimentam a liderança, com 57 pontos. Curioso o facto de os três tentos da partida terem sido apontados com o pé canhoto. Na próxima ronda, as águias recebem o Marítimo, no Benfica Campus.
DECLARAÇÕES
Luís Castro (treinador do Benfica): “Foi uma vitória excelente num jogo com duas boas equipas. Entrámos a perder e melhorámos até ao 1-2. Na segunda parte sabíamos que o Sporting ia estar por cima e provavelmente íamos ter dificuldades. A equipa aguentou, esteve unida e vir ganhar aqui [Alcochete] é excelente. Quando jogamos bem estamos mais perto de vencer. Estar em 1.º lugar não é o foco do Benfica, o foco é trabalhar jogadores para a primeira equipa. Claro que Formar a Ganhar é melhor, é isso que tentamos, mas não colocamos o 1.º lugar à frente da formação. O que estamos a fazer é formar jogadores, mas vencer é sempre mais saboroso.”
Paulo Bernardo (jogador do Benfica): “Foi um grande jogo com duas boas equipas. Saímos vitoriosos que era o que queríamos. Todos os golos são especiais, mas frente ao Sporting temos outro orgulho. O importante é ajudar a equipa.”
FICHA DE JOGO
Local: Estádio Aurélio Pereira
Onze do Benfica: Leo Kokubo, Tomás Domingos, Miguel Nóbrega, Pedro Ganchas, Frimpong (Rafael Rodrigues, 46'), Diogo Capitão, Vukotic, Ronaldo Camará (Jair Tavares, 46'), Tiago Araújo (Ricardo Araújo, 69'), Paulo Bernardo (Tomás Azevedo, 90'+2') e Luís Lopes (João Borges, 80')
Suplentes: Carlos Santos, Rafael Rodrigues, Gonçalo Loureiro, Armalas, Ricardo Araújo, Fábio Baptista, Tomás Azevedo, Montenegro, Jair Tavares e João Borges
Marcha do marcador: 1-0, 1-1 e 1-2
Golos do Benfica: Diogo Capitão (34') e Paulo Bernardo (43')
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/01/18/direto-futebol-sub-23-sporting-benfica-26-jornada-liga-revelacao
Coming soon
- Universo Benfica a Sábado, 18 Janeiro 2020
- Universo Benfica a Quinta, 16 Janeiro 2020
- Ruud a Quarta, 7 Agosto 2019