GCR Nun'Álvares 1 - 4 SL Benfica

    Competição
    Fase
    Final
    Data
    Dom, 2 Abril, 2023, 17:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    Canal 11

     

    A TAÇA DE PORTUGAL É NOSSA!

     

    O Benfica venceu o Nun'Álvares, por 4-1, e conquistou a sétima Taça de Portugal do seu historial.

     

     

    Benfica venceu o Nun'Álvares, por 4-1, neste domingo, 2 de abril, e conquistou a Taça de Portugal de futsal feminino. Triunfo sem contestação!

     

    As comandadas de Alex Pinto entraram a todo o vapor no encontro e, logo aos 2', Odete Rocha negou o golo a Fifó com uma grande defesa. A pressão do Benfica acabou por refletir-se no marcador aos 4', quando Janice colocou a bola na baliza do Nun'Álvares com um remate seco e colocado junto ao poste.

     

    Em vantagem no marcador, as Pentacampeãs Nacionais não tiraram o pé do acelerador e criaram boas oportunidades por Angélica Alves (7') e Leninha (8'), que esbarraram em defesas de Odete Rocha. Aos 14', a guarda-redes Ana Catarina entrou em ação pela primeira vez, com uma grande defesa a travar um remate de Taninha.

     

    A oportunidade do Nun'Álvares motivou um novo cerco do Benfica à área contrária, mas, uma vez mais, a guarda-redes adversária estava no sítio certo para negar o golo a Raquel Santos (15') e Janice (16').

     

    No regresso dos balneários, a formação de Fafe reagiu e viveu o seu melhor momento no encontro, sem conseguir, porém, desmontar a sólida estrutura defensiva da equipa encarnada. Aos 25', Fifó sacudiu a pressão com um remate que esbarrou em Odete Santos e, dois minutos volvidos, foi a vez de Leninha atirar ao lado em excelente posição.

     

    A mesma Leninha acabaria por redimir-se, aos 27', com o golo que ampliou a vantagem do Benfica. Aos 30', Carla Vanessa reduziu para o Nun'Álvares, mas a sensação de equilíbrio de um jogo de sentido único desapareceu logo aos 33', quando Inês Fernandes marcou o 3-1.

     

    Numa última tentativa de reduzir a desvantagem, o Nun'Álvares arriscou o 5 para 4, com cinco faltas, e ficou exposto aos contra-ataques do Benfica. Aos 37', Leninha acertou no poste e, nos últimos segundos, Fifó revelou melhor pontaria perante uma baliza vazia para sentenciar as contas finais. Estava lançada a festa de mais um título em tons de encarnado!

     

    DECLARAÇÕES

     

    Alex Pinto (treinador do Benfica): "Quando saímos de Lisboa em direção à Póvoa [de Varzim] vínhamos com um objetivo único que era fazer esta reconquista para o Clube, algo que falhou na época passada e que tinha de voltar a casa neste ano. Felizmente voltou. Acabámos por fazer um grande jogo. Estão de parabéns todas as jogadoras, mas também o staff e todos os adeptos que se deslocaram ao pavilhão. Esta é uma vitória para os Benfiquistas. A Taça é dedicada a todos eles, que fizeram sentir-se aqui ou que nos apoiaram à distância. Quanto ao jogo, acabámos por controlar. Não fomos sempre tão pressionantes como costumamos ser, mas as finais conquistam-se com alguma razão e com alguma inteligência. Depois de um jogo desgastante como o de sábado, tivemos de baixar um pouco as linhas e controlar, com e sem bola, de forma diferente daquela que costumamos fazer. Não tão incisivos, mas mais eficazes."

     

    Inês Fernandes (universal e capitã de equipa): "Foi uma competição intensa contra duas equipas muito fortes. A Taça vem numa altura da época em que estivemos muito tempo separadas devido ao Europeu. Tivemos três semanas com cinco ou seis atletas a treinar na Luz e as outras oito do plantel ao serviço da Seleção. Ainda assim fizemos dois jogos muito sérios. Fomos muito solidárias na fase defensiva, tivemos o domínio territorial e é uma conquista que nos assenta bem, porque fomos rigorosas e sérias. Toda a gente está sempre à espera que a equipa jogue para deslumbrar, mas temos sido muito competentes nas decisões e isso é um sinal de maturidade. Estou muito orgulhosa da equipa. Sabe bem reconquistar, mas, por mim, tirava o 're' e conquistava todos os troféus. Obrigado, também, aos adeptos, porque nunca nos deixam cair. Há uma onda vermelha muito forte, e há tantas equipas do Benfica que [esse apoio] tem de ser dividido. Por isso ainda valorizamos mais quem esteve no pavilhão a apoiar-nos."

     

    Fifó (ala): "Dominámos a maior parte do jogo, mas tivemos a infelicidade de sofrer um golo que podia ter sido evitado com mais calma. Soubemos reagir e isso é muito importante. Os títulos não são uma questão de hábito, mas sim de trabalho. Nós batalhamos muito para estar nestas fases e para conseguir ganhar títulos. Esta equipa é muito unida, muito competitiva e temos sempre fome de vencer. Já ganhámos muitos títulos, mas queremos sempre mais, e é esse o segredo do nosso sucesso. Quero agradecer aos Benfiquistas que vieram ao pavilhão e aos que nos apoiaram desde casa. Estamos muito gratas pelo apoio deles, que é muito importante para nós."

     

    Ana Catarina (guarda-redes): "O objetivo passava por ganhar, não só pela questão de jogarmos no Benfica e termos de vencer, mas, acima de tudo, porque no ano passado fugiu-nos a Taça de Portugal, no desempate por penáltis. Queríamos recuperar esse título para o Museu Cosme Damião e, felizmente, conseguimos. Fomos a melhor equipa em campo, apesar de termos tido uma meia-final difícil e muito cansativa. Nas dificuldades é que se veem as grandes equipas."

     

    Maria Pereira (ala): "Ganhar por este clube, com estas atletas ao meu lado e com esta equipa técnica é sempre diferente e continuará a ser diferente. Vamos lutar por todas a taças."

     

    Janice (pivô): "É um sentimento único. Somos uma equipa batalhadora, que tem crescido ao longo da época. O Alex [Pinto] tem-nos mostrado aquilo que temos de melhorar e os pequenos pormenores que têm de ser afinados para podermos fazer a diferença. Mostrámos, uma vez mais, que somos uma equipa unida e honrámos a camisola do Benfica, que é sempre importante. Demos o máximo, saímos vencedoras e estamos muito felizes."

     

    Angélica Alves (pivô): "É a minha primeira Taça de Portugal por este clube e é sempre especial. Acima de tudo é uma vitória do coletivo e estou muito feliz por todas nós."

     

    Leninha (ala): "No ano passado falhámos este objetivo. Voltar a reconquistar aquilo que nos pertence e aquilo porque nós trabalhamos é muito importante."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/04/02/futsal-feminino-jogo-benfica-nun-alvares-final-final-four-taca-de-portugal

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sábado, 6 Janeiro 2024