BENFICA CONQUISTA A SUPERTAÇA!
Com um sensacional desempenho, a equipa feminina de voleibol do Benfica conquistou a 1.ª Supertaça do seu historial, ao vencer o FC Porto por 1-3, neste sábado, 28 de setembro, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.
Com Marcel Matz na bancada – a equipa masculina das águias também disputa o mesmo troféu neste domingo, 29 de setembro –, a formação comandada por Rui Moreira teve um arranque em falso.
Acumulando dificuldades no ataque, junto à rede, e também na receção, as encarnadas permitiram que o FC Porto se distanciasse. A perder por 10-4, o técnico das águias solicitou timeout.
Apesar da paragem, as rivais mantiveram-se fortes no serviço. Já após um segundo timeout, o Benfica esboçou uma reação. De 18-7, fez um parcial de 0-4 e galvanizou-se. Com o score em 18-11, houve de imediato pedido de desconto de tempo do FC Porto.
Travado o ímpeto encarnado, as azuis e brancas levaram a melhor por 25-16.
No 2.º set, o Benfica entrou mais acutilante no serviço. Todavia, o FC Porto recuperou, colocou-se na dianteira (8-5), até a um novo parcial de 0-4 das águias, que permitiu a reviravolta (8-9).
Imperial a servir, Mariana Garcez contribuiu para a vantagem do Benfica, que passou a vencer por três pontos (9-12). Sem consentir que as azuis e brancas se aproximassem, o Benfica disparou. Na reta final, destaque para o forte serviço de Veronika Djokic (17-23) e para uma ação de Mariana Garcez ao segundo toque, que enganou o bloco portista (19-24).
Igualada a partida (1-1) depois do triunfo por 19-25, no terceiro parcial houve muito equilíbrio. Recorrendo ao sistema de challenge, num ponto que daria o 11-9 favorável às oponentes, o Benfica empatou (10-10), pois houve toque na rede do FC Porto, detetado pela equipa de arbitragem após visionamento das imagens.
Com o contributo de Kyra Holt, autora do 12-13, as vencedoras da última edição da Taça de Portugal avançaram rumo ao triunfo no parcial. Ao 15-17, os adeptos encarnados, incansáveis no apoio, foram ainda mais audíveis!
Com erros consecutivos do FC Porto junto à rede, o Benfica ficou mais perto do objetivo. Bons momentos de voleibol e, sem ceder face à recuperação do adversário (22-23), as águias carimbaram o triunfo no 3.º set (23-25).
A apenas um parcial de erguerem o troféu, as jogadoras do Benfica mostraram muita qualidade em quadra. Com um serviço agressivo, a diferença foi vincada desde cedo (3-8). O resultado pressionou ainda mais as rivais, sem capacidade para ultrapassar a organização tática encarnada.
A dar tudo em cada disputa de bola, com o marcador em 7-13, Cansu Çetin correu para a zona lateral com o intuito de manter o lance vivo. Um adepto do FC Porto ainda tocou na bola, já na bancada, o que condicionou e assustou a internacional turca. No contacto, a zona 4 ficou a sangrar do antebraço, sendo forçada a terminar o clássico com uma ligadura.
Com muita determinação, o Benfica controlou o set e venceu por 10 pontos de diferença (15-25). Com o desfecho favorável (1-3), estava dado o mote para a festa em Santo Tirso!
DECLARAÇÕES
Rui Moreira (treinador do Benfica): "Temos todas as condições, temos um grupo de trabalho multidisciplinar muito bom, e o psicólogo da equipa tem feito um grande trabalho. Identificámos há um ano, porque faz parte do nosso projeto desenvolver atletas jovens, criar uma cultura de vitória e conquistar títulos… O Benfica vive de títulos, queremos ganhar, e nós pensamos que estamos a construir estas três coisas. Na antevisão, disse que o segredo para ganhar hoje era o serviço, o bloco e o controlo emocional. O trabalho tinha vindo a ser feito neste sentido… Não surtiu o efeito desejado na entrada e no 1.º set, porque trabalhamos em diferentes variantes, ou seja, a forma como entramos no jogo e a forma como resolvemos os problemas. Mas surtiu um efeito espetacular depois, algo que não tínhamos conseguido fazer há uma semana. Esse foi o segredo, o controlo emocional! Quando conseguimos travar a entrada forte do FC Porto no 2.º set, virámos o ascendente do jogo e controlámos por completo os sets seguintes. Sinto-me muito feliz e orgulhoso, mas ainda não estou satisfeito, e já estamos a pensar na conquista seguinte. É a 1.ª Supertaça conquistada pelo voleibol feminino do Clube, mais um marco histórico, mas temos já de olhar em frente. Nota ainda para o apoio incansável dos Benfiquistas, em menor número no pavilhão, e, em situações adversas em que estávamos em desvantagem, sentimos sempre o apoio deles. Agora, é manter esta fome de títulos e querer ganhar sempre, ter esta cultura de vitória na equipa, isso é o mais importante."
Angélica Malinverno (capitã e central do Benfica): "É muito especial, depois de uma semana difícil por não termos conquistado a Taça Ibérica. A equipa teve resiliência, saímos com o sentimento de dever cumprido, mas ainda temos muito para trabalhar. Clássico é clássico, foi um jogo muito emocional em vários momentos. Dedico a vitória aos Benfiquistas. A época está a começar, teremos muita emoção pela frente."
Tatiana Rizzo (líbera do Benfica): "Houve muito trabalho, há quase dois meses que trabalhamos em prol destes objetivos. Este jogo foi muito mental, emocional, jogámos bem taticamente e vencemos."
Cansu Çetin (zona 4 do Benfica): "Estou muito feliz! Fizemos um bom trabalho após um grande esforço na quadra. Estou muito orgulhosa desta equipa. Conquistámos o troféu e trabalhámos muito. Obrigada aos nossos adeptos que vieram apoiar-nos. Continuem a ver-nos! Prometo que vamos estar bem."
Kyra Holt (zona 4 do Benfica): "Estou muito feliz! Fizemos história e conseguimos voltar a casa com uma Taça. Temos sempre a pressão de ganhar, estou muito orgulhosa da minha equipa."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/09/28/voleibol-feminino-fc-porto-benfica-jogo-final-supertaca
Coming soon
- Universo Benfica a Domingo, 29 Setembro 2024
- Universo Benfica a Domingo, 29 Setembro 2024
- Universo Benfica a Segunda, 23 Setembro 2024
- Universo Benfica a Quinta, 8 Agosto 2024